terça-feira, 29 de julho de 2014

#Somostodosaurora

Um dos fenômenos mais bonitos que a natureza pode nos proporcionar é a chamada Aurora Polar . A Aurora é formada por luzes de diversas cores(sendo as mais comuns as cores vermelho, verde e azul ), causada pelos gases da atmosfera, sendo cada gás um cor. Vermelho para o nitrogênio, verde para o oxigênio e azul para o hidrogênio. Ela é causada pelo contato do vento solar, que são partículas derivadas das erupções da superfície solar e que percorrem todo o Sistema Solar. Quando o vento solar entra em contato com a Terra, ele é barrado por meio do Campo Magnético Terrestre. Graças a ele, o vento solar não causa nenhum efeito destruidor na Terra, pois caso contrário, seríamos um planeta sem vida. Mas as tempestades solares interferem nos sistemas elétricos e magnéticos, porém isto é um outro assunto.
Aurora Boreal na Noruega (Fonte:  http://viajeaqui.abril.com.br/materias/noruega-aurora-boreal )
                     

Voltando à Aurora, a energia do vento solar no campo magnético terrestre é dissipada nos pólos magnéticos deste campo. Os pólos magnéticos terrestres, como um imã, se localizam no Sul e no Norte do planeta. Mas eles ficam próximos do Pólo Sul e Norte terrestre, em outras palavras, no meio da Antártida e do Ártico, respectivamente. Entretanto, o fenômeno ocorre mesmo em altitudes bem altas, entre 60 km até 100 km, entre a Mesosfera e a Termosfera. Daí outro motivo dele ocorrer em lugares com latitude muito altas.
Muitas pessoas conhecem o fenômeno como Aurora Boreal. O nome foi dado por Galileu Galilei no século XVII em homenagem a deusa romana do amanhecer, Aurora ( Eos em grego ), e de seu filho Bóreas, o vento norte. Aurora Boreal é o nome mais comum dado a este fenômeno belo e muita gente pensa que este é um fenômeno que ocorre no Hemisfério Norte, em países nórdicos ou no Alasca. Engana-se, pois o fenômeno pode ser visto mais perto do nosso país. Aonde, no Rio Grande do Sul? Não, mais longe. Existe a Aurora Austral que ocorre no sul do planeta, porém ele é mais comum na Antártida e para se entrar lá, ou você deve ser militar ou cientista. E o Brasil tem uma base na Antártida, embora ela tenha sido parcialmente destruída por um incêndio.
Aurora Austral na Nova Zelândia ( Fonte : http://www.explicatorium.com/quimica/Aurora-polar.php )
Quer dizer que nunca vou ver uma Aurora Austral? Claro que não! Embora menos frequente, ela pode ocorrer em países próximos do círculo polar antártico como Austrália, Argentina, Chile e Nova Zelândia. Como disse antes, elas não são frequentes. Então é bom ter uma dose de sorte ao viajar para estes países para se observar uma aurora. Mas vale a dica de estar em cidades mais ao sul destes países, como por exemplo, Ushuaia, localizado no extremo sul da Argentina. Por causa disso, para o viajante que quer ver uma aurora, compensa mais ir para países nórdicos, pois além das condições serem melhores para a ocorrência do fenômeno, estão acostumados a receber turistas só para isso. Mas é claro, vale a pena curtir a aurora na Argentina ou no Chile com uns pinguins no frio. Além disso, é bem mais barato.
A melhor época para se observar o fenômeno se dá nos meses de inverno, quando a noite parece durar 24 horas por dia. A Aurora começa no fim da tarde ou a noite. Os meses de ocorrência ou de melhor observação são entre março e abril ou entre setembro e outubro, independente da localização. Há um site que mostra a previsão para aurora e há uma escala nele. Quanto maior o número da escala, maior a chance do fenômeno ocorrer. E claro, para quem quer ver a aurora austral na Argentina, a chance é maior. No fim do post, deixarei o link. Mas deixo claro que para este mês e para o próximo, há previsão de baixa ocorrência.

Área de ocorrência da Aurora Austral ( Fonte: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/como-ver-a-aurora-boreal/ )

Área de frequência da Aurora Boreal. Pode se notar que há mais possibilidades dela ser observada ( Fonte: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/como-ver-a-aurora-boreal/)








Antes de encerrar, irei mais além. Não há auroras somente no planeta Terra. Em planetas como Saturno, Júpiter e Marte, elas ocorrem também e são até mais intensas que as da Terra, especialmente em Júpiter. Netuno, Urano e Mercúrio também há existência do fenômeno. Até mesmo em Io, uma das quatro luas de Galileu em Júpiter. Pena que não possamos acompanhar os fenômenos destes planetas. Sem contar que nós mesmos podemos fazer nossa própria aurora, por meio de explosões nucleares. Ou em laboratório. Mas claro, exige um baita esforço e um baita dinheirão. Melhor viajar e ver o que a natureza nos reservou.
Aurora Jupteriana ( Fonte:  http://www.explicatorium.com/quimica/Aurora-polar.php )


Portanto, não se esqueçam. A Aurora não é só boreal e não ocorre somente no Norte. Mas independentemente de onde observar este fenômeno, certamente será uma experiência inesquecível. Quem sabe quando for engenheiro eu não trabalhe perto de uma delas...
Alguma diferença entre as auroras? Se não existir, o título do meu post está certo. Somo todo aurora, então!




Fontes: 
http://gabrielquerviajar.com.br/a-outra-aurora/
http://scienceblogs.com.br/xisxis/2013/09/voce-sabia-que-existe-a-aurora-austral/
http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/como-ver-a-aurora-boreal/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aurora_polar

Para a previsão sobre as auroras e planejar sua viagem se quiser vê-la, acessem:
http://www.gi.alaska.edu/AuroraForecast
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário