sábado, 20 de setembro de 2014

Maçonaria e Engenharia: Algumas relações

Ao longo da história, muitas sociedades secretas surgiram. Pouco se sabe quando surgiram e para quê surgiram. Não se sabe se são boas ou ruins. E todo este mistério causa as mais elaboradas ou bizarras teorias da conspiração sobre estes grupos. Algumas dessas ordens se tornaram até populares na cultura Pop e são muito conhecidas pelo nome. Os templários, Skull and Bones, Rosa Cruz, Iluminatis e uma das mais conhecidas, a Maçonaria.
Não se sabe a origem exata da Maçonaria. Uns acreditam que surgiu na Inglaterra da Idade Média. Alguns acreditam ainda que ela surgiu nas areias do Egito dos faraós. Mas a Maçonaria que se conhece hoje, ou pelo menos se especula, surgiu na Inglaterra em 1717. E sabe o que é mais interessante disso tudo? O nome "Maçon" vem do inglês "Mason", que significa pedreiro. Porém, o nome Mason era aplicado a todo e qualquer um que trabalhasse com obras. E então conclui-se que a Maçonaria provavelmente surgiu entre os arquitetos e engenheiros.
Na mudança da Idade Média para Idade Moderna, muitas construções foram erguidas para a burguesia surgida com a mudança. E o nome burguesia vem de "Burgos", que eram muros enormes que cercavam as residências destes comerciantes. Com a construção de muros, castelos, casas e outras obras, surgiu a classe da construção civil, que se inclui os engenheiros. É tão evidente a origem dos maçons com a engenharia, que Deus é conhecido como "Grande arquiteto do Universo".
A maçonaria pode ter sido a grande responsável, em tempos distantes lá atrás, de várias revoluções pelo mundo. Desde a Revolução francesa, passando pela Independência dos Estados Unidos e chegando até aqui com a nossa Independência. E já é sabido que Dom Pedro I, o primeiro imperador do país, era maçon e perdeu até o apoio da Igreja Católica por causa disso. Além dele, muitos governantes tem seus nomes ligados a maçonaria. Deodoro da Fonseca, nosso primeiro presidente. George Washington e Thomas Jefferson, mentores da independência americana. Simon Bolívar, Hugo Chávez e outros nomes desta enorme lista. E neste países em que ela influenciou, deixou suas marcas na arquitetura e construção. Usando uma arquitetura greco-romana, com cores claras, simétricas e com supostas mensagens escondidas, a maçonaria deixou marcas nestas construções. Algumas até bastante conhecidas por nós. Veja só:


Casa Branca- Washington

Museu Imperial- Petrópolis

Pois é amigos, tem mais. Na maçonaria, há vários símbolos. Alguns conhecidos pela ficção ( como O Código da Vinci ). O G gigantes, o esquadro, o compasso, etc. Espera, compasso e esquadro. Uso nas aulas de desenho. E engenheiros usam isto também. E tem mais. Muito mais nos símbolos abaixo, todos relacionados a Engenharia Civil.Cada uma com um significado diferente.

A Alavanca de Arquimedes significa o poder de vontade.
O Pêndulo de plumo, que significa a profundeza de observação.
A Trolha, ou colher de pedreiro, como é popularmente chamada. Significa benevolência com todos.
O pavimento de mosaico preto e branco, representa o dualismo.


A transformação da pedra bruta em pedra polida, representa o trabalho do aprendiz.


O Compasso, que significa a medida da pesquisa.

O Esquadro, que representa a retidão da ação.

O Malho, ou malhete, significa a vontade da aplicação.

O Nível, que representa a o emprego correto dos conhecimentos.

A Régua, que significa a precisão da execução.

O Cinzel, que representa o discernimento na investigação.

O Avental, que representa o trabalho constante.










Bom amigos, está aí só uma pequena relação dos engenheiros com a a Maçonaria. O tema rende várias especulações que nem vou colocar aqui. Pesquisem bem antes de falarem bobagem.


            BOA NOITE! QUE O GRANDE ARQUITETO ESTEJA CONVOSCO!!!!!!




Fontes:
Símbolos
Mais informações aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário