segunda-feira, 27 de julho de 2015

Foi o Pica-Pau que destruiu?


As férias estão acabando. É em momentos como esse que voltamos a ser criança e tenho tempo de assistir desenhos. E lembrei de um episódio do Pica-Pau. Sim, o pássaro mais famosos de todos os tempos também serve como inspiração para escrever sobre engenharia. E um dos meus episódios favoritos da ave mais maluca da história foi sobre a história dos Pica-Paus, denominado "Pica-Pau Internacional". Neste episódio, Pica-Pau conta a seus sobrinhos a história dos Pica-Paus até os dias de hoje, começando desde a pré-história. E é aí que entra a Engenharia...
Vemos ancestrais do Pica-Pau serem responsáveis pela destruição de construções históricas e que permaneceram assim até os dias de hoje. Isso mostra como o Pica-Pau influenciou a vida fora da TV. Mas será que foi ele mesmo que destruiu e modificou tudo que vemos hoje? O Blog investigou o vídeo para ter certeza se ele é inocente ou culpado da destruição de construções históricas.

Segure-me se puder

Torre de Pisa e toda sua formosura

O que aconteceu no episódio: Pica - Pau foi expulso de Atenas após destruir as colunas da cidade. Após levar um pé na bunda dos cavaleiros de ouro (heheh), ele parou em Pisa, na Itália. Ao chegar lá, viu que a Torre de Pisa estava quase sendo terminada. Mas ao ver um pedaço de pau que segurava a torre, não resistiu e picou. Ao destruir o pauzinho, fez com que a torre ficasse torta como vemos nos dias de hoje. Então foi expulso de lá.

O que realmente aconteceu: Seria impossível Pica-Pau ter visto a Torre de Pisa sendo expulso de Atenas da Antiguidade antes de Cristo. E muito menos uma torre gigantesca de quase 14000 toneladas iria tombar por causa de um pedaço de madeira. A Torre de Pisa foi terminada por volta da metade do século XIV, após quase 200 anos de construção e ficou torta devido ao terreno. A Torre foi erguida em um terreno de argila com areia, materiais com pouca resistência a construções mais robustas. O recalque de um lado era maior que o outro e logo após a construção do terceiro andar da torre, o problema foi notado. Na época, o problema seria resolvido colocando mais peso nos andares mais acima no lado do recalque. Isso só fez o problema piorar e chegando ao século XX, a torre chegou a ter 5,5 graus de inclinação, o equivalente a 4,5 metros. Na década de 90, o local foi fechado pelo alto risco de desmoronamento e foi decidido por engenheiros que a torre receberia um reforço nas suas fundações. A fundação recebeu reforço de placas de chumbo e a terra do lado mais recalcado foi tirada aos poucos. Assim, a inclinação foi diminuída e os muros da torre receberam um reforço de cimento. A obra ficou pronta em 2001 e foi reaberta aos turistas no mesmo ano, 
Ela não corre o risco de cair tão cedo e sua inclinação foi diminuída em pouco mais de 40 centímetros e está em 3,97 graus. Mantida mais segura e com sua famosa inclinação, ela recebe turistas do mundo todo, mesmo a Torre tendo sido projetada para abrigar o sino da Catedral da cidade.

Rachado no teto

Coliseu visto de cima.

O que aconteceu no episódio: Logo após ser expulso de Pisa, o Pica-Pau parou em Roma. Mas ele acabou caindo no meio do Coliseu Romano, com um leão na arena. Após fazer seu show escapando do Leão e se arriscando entre seus dentes, ele acabou desagradando o público no local e o leão comeu seu cabelo (como em todo o episódio, ele perde o cabelo). Após isso, o Pica-Pau foge do Coliseu, destruindo seu teto e deixa-o como nós conhecemos hoje. Após isso, a Itália "deu a bota".

O que realmente aconteceu: Construído entre os anos de 70 e 90 d.c,  Coliseu de Roma foi uma das obras mais monumentais feitas pelos romanos. Então seria impossível o Pica-Pau ir ao Coliseu com leões estando em Pisa durante a Idade Média. Mas voltando ao palco romano, ele reunia apresentações com animais como leões, tigres e elefantes,além dos gladiadores e caça, foi o símbolo máximo da política "pão e circo". Dizem que cristãos eram jogados lá quando foram perseguidos pelo Império Romano, mas não se sabe muito a respeito, embora haja relatos. No fim do império e com os espetáculos com gladiadores e animais proibidos, o coliseu sofreu com terremotos que destruíram sua fachada. Mesmo passando por restaurações posteriores, o Coliseu sofreu com saque de seus materiais mais nobres, como o mármore em que se assentavam os mais nobres. Intemperismo e terremotos posteriores danificaram a fachada e os anéis de arquibancadas do maior simbolo da cidade. Mas apesar da deterioração, o Coliseu virou o local mais visitado de Roma e parte da Via Crucis da Igreja Católica durante a Paixão de Cristo desde o século XX. Ainda foi usado na gravação do filme "Gladiador" e se tornou em 2007, uma das novas 7 maravilhas do mundo. Apesar disso, a construção parece sofrer do mesmo mal da Torre de Pisa e seu lado Norte está 40 cm mais alto que o lado Sul.

Cadê o meu Nariz?

Não é Anitta (sem ofensas!)
O que aconteceu no episódio: Após a Itália dar uma bota em Pica- Pau, ele vai parar no Egito. Chegando lá, ele caiu em cima da Esfinge de Gizé. A Esfinge, então, perdeu seu nariz e está sem ele até hoje. Depois disso, Pica-Pau parece ter sido mandado embora de lá...

O que realmente aconteceu: A quebra do nariz da Esfinge não seria possível se o Pica-Pau caísse no Egito na época do Império Romano, pois o nariz estava lá. Se fosse na época de Pisa, talvez sim. Mas em relação a perda do nariz da Esfinge de Gizé, não se sabe ao certo como ela perdeu o nariz. A provavelmente mais antiga escultura feita pelos egípcios antigos, datada de mais de 4500 anos atrás junto das grandes pirâmides, perdeu seu nariz por causa da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte no Egito em 1798. Mas a expedição que encontrou a Pedra de Roseta é inocentada de tal crime pois desenhos datados de 4 décadas antes de Napoleão ir ao Egito já mostravam a Esfinge sem nariz. Então, quem poderia ter feito tal vandalismo? Há duas versões diferentes. A primeira diz respeito ao religioso muçulmano Sa'im al Dahr em 1378, que teria destruído o nariz pois os habitantes locais faziam oferendas a Esfinge, descrita como responsável pelas boas colheitas na agricultura. Cansado da idolatria a escultura, ele decidiu destruir o nariz da Esfinge com algum instrumento, como um cinzel (a Esfinge tem marcas de cinzel). Outra hipóteses é que cristão coptas ou turcos otomanos, mais ou menos na mesma época, destruíram o nariz da Esfinge como forma de protesto ao habitantes locais que puniam ladrões cortando seus narizes. Isso foi feito para desmoralizar os habitantes locais e se tornou comum com os mesmo motivos. É possível que a estátua tivesse uma barba, arrancada da mesma forma.
A esfinge ainda é cercada de muitos mistérios. Desde como ela foi esculpida até a perda do nariz, passando pelo fato dela acompanhar a constelação de Órion, ter sido feita há 10000 anos atrás e se ela é ou não é uma esfinge (dizem que ela representava algum outro deus), só sabemos que ela está entre nós até hoje e encantando gerações.

Desenho de 1755, feito por Frederick Lewis Norden, que inocenta Bonaparte

Pois é amigos, sabemos que Pica-Pau é inocente. Uma ave dessas destruir três magníficas construções é até demais para ele. Mas quando as crianças crescerem, saberão que não foi ele. Só foi um simbolismo de como elas caíram. A infância dura até sabermos informações como essa. Triste, mas é verdade...




Um comentário: