quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Uma breve retrospectiva

O ano de 2014 foi um dos mais agitados da história, certamente. Eu sou muito jovem para dizer qual ano foi o mais agitado, mas certamente 2014 foi marcante por várias coisas. Para o mundo, é claro. Na minha vida pessoal, altos e baixos na faculdade, mas consegui me recuperar. A família passou por apertos, mas consegue sobreviver. E agora mesmo, volto de uma viagem para o MS, onde visitei minha avó e meus tios. Farei uma matéria sobre as estradas até lá, mas agora vamos nos concentrar nessa retrospectiva.
No mundo das realizações da engenharia, ficou marcado pelos estádios de futebol inaugurados pelo Brasil a fora para a Copa do Mundo, um evento que muitos acharam que ia dar errado, mas no fim das contas, teve um bom saldo positivo. Mas tudo pode ir por água abaixo para as construtoras, devido a escândalos envolvendo as construtoras nos casos da Petrobrás e do Metrô de São Paulo. Aquilo de sempre, propina, corrupção, desvio de dinheiro público e por aí vai. 2015 tem que ser um ano da virada para estas construtoras, uma vez que estão proibidas de entrarem em licitações.
Falando em política, tivemos as eleições presidenciais mais acirradas desde a redemocratização do país. Aécio Neves e a atual presidente, Dilma Rousseff, tiveram debates acirrados e bem acalorados, com poucas propostas e muitos ataques. No final, Dilma terá mais 4 anos de mandato, apesar de protestos radicais da oposição e escândalos da maior estatal do país.Nos estados, algumas eleições acirradas e outras ganhas com facilidade, como a vitória de Geraldo Alckmin em SP, apesar da pior crise de abastecimento da história do Estado.
No mundo, o Estado Islâmico coloca suas garras na Síria e no Iraque e choca o mundo com suas execuções. A Ucrânia em guerra civil, com um lado pró-Rússia e outro pró-Europa. A retomada de relações entre Cuba e EUA, com mediação do Papa Francisco. Acidentes aéreos na Ásia, sendo que o avião da Malasyan Airlines até hoje não foi encontrado. Por fim, a pior epidemia de Ebola na África, que pôs o mundo em alerta contra o vírus mortal da doença. Os primeiros casos fora do continente africano colocaram países em alerta. Na África, quase 8000 mortes em países como Guiné, Serra Leoa e Libéria, os mais atingidos pela doença.
No esportes, as Olimpíadas de Inverno em Sóchi, na Rússia, quase foram boicotadas em razão da crise da Ucrânia. Mas eles ocorreram e foram um sucesso, com os donos da casa liderando o quadro de medalha. No Brasil, a Copa foi um sucesso dentro e fora de campo, com aeroportos funcionando bem em sua maioria, mas pecando no transporte sobre rodas. No mais, show das torcidas estrangeiras no Brasil. Seleções emergentes brilhando, como a Costa Rica, primeira colocada em um grupo com Inglaterra, Itália e Uruguai, todos campeões mundiais e eliminadas nas quartas, nos pênaltis para a Holanda. E a Argélia, que emocionou durante sua classificação e quase mandou para fora, os campeões do mundo. Mas foi eliminada com honra. Já o Brasil perdeu para os campeões do mundo, no que foi a pior derrota de sua história, justamente em casa e numa semifinal. Os 7 a 1 não serão esquecidos tão cedo. Os que impuseram esta derrota ganharam dos rivais argentinos. Essa foi a seleção alemã, tetracampeã do mundo.
Na Engenharia, inovações. Celulares cada vez mais sofisticados. As ciclovias ao redor do mundo e no Brasil, São Paulo passa a construir muitas ciclovias, no que foi uma atitude muito positiva. Porém, algumas falhas e críticas de motoristas e moradores fizeram algumas serem apagadas. Mais virão por aí, sendo a da Avenida Paulista e  estrela de todas. O setor da construção civil chega no fim do ano com quedas. Espera um 2015 melhor.
Pois é amigos, quis relembrar alguns fatos importantes neste ano. São vários e vários fatos que tenho aqui, mas não vou contar aqui. Hoje é um dia de refletir e fazer acontecer ano que vem. Que eu consiga alcançar meus objetivos na universidade e também do Blog, que fará um ano em 2015. Agradeço a audiência dada por você, leitor do Engenheiro de Vida, seja você brasileiro, norte-americano, espanhol, francês ou indiano. Agradeço a leitura e tenho certeza que o Blog vai crescer, seja aqui e no Facebook.
Um feliz 2015 para você!!!!


Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/engenheirodevida?ref=hl

Nenhum comentário:

Postar um comentário