quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Nova fase nas competições europeias

Aos amantes do futebol europeu, a segunda fase das principais competições de clubes da Europa vai começar. A Uefa Champions League e a Uefa Europe League estão em suas fase de mata-mata, quem perdeu já era. Serão jogos de emoção até o fim e a expectativa de ver grandes craques, grandes jogos e até mesmo, grandes surpresas na competição. Tudo começa em fevereiro do ano que vem.
As partidas da Liga dos campeões serão disputadas com partidas de ida nos dia 17 e 18 (4 jogos) e 24 e 25 (restante) de fevereiro. A volta será realizada nos dias 11 e 12, 18 e 19 de março. Já a fase de 16 avos da Liga Europa será realizada nos dias 19 (ida) e 26 (volta) de fevereiro. As partidas foram definidas por sorteio.


Oitavas da Champions



A competição mais importante de clubes da Europa entra em sua fase de mata-mata, com grandes jogos. Alguns são reedições de oitavas passadas ou encontros da temporada passada. Nada está decidido antes do apito final do jogo de volta. Tudo isso para avançar de fase e chegar logo a final, no Estádio Olímpico de Berlim em 6 de Junho. Eis os jogos e uma breve análise:

Paris Saint-Germain x Chelsea

Reedição das quartas-de-final da temporada passada, o PSG promete ir pra cima e com tudo contra o Chelsea. Os times bilionários terão um personagem em especial para a partida: o zagueiro David Luiz, ex-Chelsea e agora no time francês com Thiago Silva, Zlatan Ibrahimovic, Edinson Cavani e Lucas. Do lado inglês, o desafeto do atleta, o técnico português José Mourinho comanda craques como Eden Hazard, Cesc Fábregas, Diego Costa, Oscar e William, e ainda conta com o retorno do ídolo Didier Drogba. O jogo promete altas emoções como na temporada passada, quando os ingleses eliminaram a equipe de Paris por 2 a 0 em casa, após a derrota na França por 3 a 1. Difícil saber quem passará num jogo tão equilibrado, mas é uma pena um dos favoritos ter que sair nessa fase da competição. 

Manchester City x Barcelona

Mais uma reedição, desta vez das oitavas da temporada passada. O bilionário time inglês enfrenta o tradicional Barcelona, tentando uma revanche contra o time catalão. Os citzens se classificaram no sufoco e na última rodada, não justificando o alto investimento na equipe azul de Manchester. Apesar disso, a equipe conta com  Sergio Aguero em ótima fase no time azul, junto de Yaya Touré, David Silva e Samir Nasri. Já os comandados por Luis Enrique na equipe catalã tem um trio de ataque que aos poucos começa a funcionar e promete dar trabalho com Lionel Messi, Neymar e Luis Suárez, que aos poucos entra em forma após a suspensão. A equipe conta com os experientes Xavi e Iniesta para o meio-campo, junto de Sergio Busquets e Ivan Rakitic. Na temporada passada, com vitórias por 2 a 0 em Manchester e 2 a 1 em Barcelona, o Barça é favorito para passar, mas o Manchester City vem em um crescente no campeonato inglês e promete não vacilar como fez nas últimas Champions, quando saiu em fases preliminares. 

Bayer Leverkusen x Atlético de Madrid

Um duelo interessante entre um time espanhol e uma equipe alemã. A boa equipe alemã se classificou em segundo do seu grupo após perder para o Mônaco e empatar com o eliminada Benfica e perdeu a chance de se livrar de um adversário mais difícil nas Oitavas. O Atlético de Madrid não vem com os destaques da última temporada, como Diego Costa, Filipe Luis e Thibaut Courtais. Mas outros ficaram e chegaram, como o meio-campo Koke e a defesa, com Diego Godín e o brasileiro Miranda. Chegaram para reforçar o time o croata Mario Mandzukic. Já o time alemão vem com jogadores jovens e rápidos, que prometem não facilitar para o time espanhol, como o turco Hakan Çalhanoglu, o sul-coreano Heung-Min Son,  alemães como Karim Bellarabi e Stefan Kissling. O Atlético de Madrid, quase campeão da temporada passada é favorito para o duelo e tudo isso graças a jogadores mais experientes, mas o time alemão não quer dar vexame como na última temporada, quando foi goleado e eliminado pelo PSG.  

Juventus x Borussia Dortmund

Um jogo que já foi decisão de Liga dos Campeões. Isso em 1997, quando o Borussia ganhou aquela edição da Juve por 3 a 1. Agora decidem uma vaga para a próxima fase da competição, em um duelo bastante equilibrado. O time italiano não é protagonista há muito tempo, quando perdeu a final para o Milan em 2003. Mesmo dominando o campeonato italiano há três temporadas, não consegue alçar voos mais altos na Champions. Mas desta vez, o time italiano que mantém há muito tempo Paul Pogba, Arturo Vidal e Andrea Pirlo, conta com Carlitos Tévez no ataque em uma excelente fase. No lado amarelo, o Borussia vice-campeão em 2013 perdeu peças importantes como Mario Götze e Robert Lewandowski daquele tempo e não vive boa fase no campeonato alemão, lutando contra o rebaixamento. Mas o técnico Jurgen Klopp pode contar com o destaque Marco Reus, que convive com lesões nesta temporada. O time alemão conta com o retorno de Shinji Kagawa e Ikay Gundogan a suas melhores formas junto de Pierre Aubameyang no ataque e a defesa com Matt Hummels e Neven Subotic. Não dá para apontar o favorito para o confronto, mas a Juventus vem em um momento melhor em seu campeonato nacional. Mas em Champions tudo isso muda, já que não foi à toa que o time alemão passou em primeiro com duas rodadas de antecedência e o time italiano só passou na última rodada, no sufoco.

Schalke 04 x Real Madrid 

Outra reedição de oitavas de final, mas com um pesadelo tremendo para os alemães. Goleados em casa por 6 a 1 pelos espanhois na temporada passada, em casa, o Schalke não quer passar novo vexame. Para o Real, a vitória é um passo importante rumo ao 11° título continental. O Schalke, comandado por Roberto Di Matteo, campeão pelo Chelsea e que eliminou um time badalado quando todos achavam impossível como o Barcelona, terá de mostrar isso novamente, em um time sem grandes destaques e que se classificou na última rodada. Os destaques ficam por conta dos atacantes Klass Jan Huntelaar e o camaronês Eric Choupo-Moting. Além deles, os campeões do mundo e seu elenco Julian Draxler e o defensor Benedikt Höwedes. Já no lado espanhol, uma constelação de craques. Só para citar alguns: o alemão Toni Kroos, o francês Karim Benzema, o galês Gareth Bale e principalmente o melhor jogador do mundo, o português mais conhecido no mundo após Saramago, Cristiano Ronaldo. Vai ser complicado para o time alemão  parar um time que venceu suas últimas vinte partidas com uma média de quatro gols por jogo. Seria uma das maiores zebras da história do futebol se isso acontecesse, mas tudo se mostra no campo. Basta ao Schalke 04 perguntar para Atlético de Madrid e Real Sociedad como se faz...     

Shakhtar Donetsk x Bayern de Munique

Outro confronto com um vencedor quase definido. Neste caso, o Bayern de Munique é todo favorito para cima dos ucranianos do Shakhtar. A equipe que conta com treze brasileiros, mesmo jogando longe da cidade de Donetsk por causa da crise entre Ucrânia e Rússia, no caso na cidade de Lviv. Classificou-se quando não era favorita no grupo, mas a equipe do artilheiro da Champions, Luiz Adriano (9 gols) e de brasileiros como Douglas Costa, Fred e Alex Teixeira, não poderá fazer tanta frente ao poderoso time alemão. Os comandados por Pep Guardiola, multi-campeão pelo Barcelona, conta com a base da seleção alemã campeã do mundo, como Thomas Müller, Jerome Boateng, Bastian Schweinsteinger, Philipp Lahm e o goleiro Manuel Neuer, indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo, ainda conta com outros craques como Robert Lewandowski, Frank Ribéry e Arjen Robben, só pra citar. Os alemães são amplamente favoritos, muito também em função do time ucraniano que irá parar por três meses, devido ao inverno ucraniano. Já o Bayern, jogando em janeiro, se manterá forte para o resto da temporada.

Arsenal x Mônaco 

Depois de anos de azar pegando adversários favoritos ao título, o time do Arsenal pegou um adversário mais fácil. Embora tenha ficado em 1° lugar do seu grupo, o time francês que outrora fora bilionário e contava com estrelas como Falcão Garcia e James Rodríguez, se desfez de suas estrelas e hoje conta com um time mais humilde, que está no meio da tabela do francês. Já o Arsenal, também no meio da tabela na Premier League, conta com um time mais acostumado em competições europeias e jogadores mais decisivos. O time francês conta com alguns jogadores experientes como o meia português João Moutinho, o atacante búlgaro Dimitar Berbatov e o zagueiro português Ricardo Carvalho e jovens, como o belga Ferreira Carrasco, o brasileiro Fabinho e o atacante argentino Lucas Ocampos. Já o Arsenal vem com um Alexis Sánchez em ótima fase e artilheiro do time da temporada, junto do meia galês Aaron Ramsey, o meia inglês Jack Wilshere e o espanhol Santi Carzola, e ainda pode contar com o campeão mundial Mesut Özil nesta fase. O Arsenal é favorito, mas o Mônaco queimou minha língua, pois não era favorito para avançar de fase, como disse na análise de grupos (https://engenheirodevida.blogspot.com/b/post-preview?token=VtkNVUoBAAA.aS8Ln9wnAZgcJ4SmCkGkTQ.SHf8aPQQkOaIku8di3FWnQ&postId=3350877113548011015&type=POST#!/2014/08/analise-da-fase-de-grupos-da-uefa.html). 

Basel x Porto 

Dois times que não são muito badalados e que podem avançar de fase, sendo o adversário mais fraco da próxima fase. O time suiço se classificou após eliminar o poderoso Liverpool do grupo e pode surpreender o bom time português, que liderou o grupo de ponta a ponta. O time suiço mostrou um futebol bem jogado na primeira fase e conta com jogadores jovens e velozes no ataque, como os camaronês Breel Embolo e o paraguaio Derlis González, regidos por meias como o suiço Fabian Frei e o albanês Shkëlzen Gashi. Já o time português também vem com jogadores jovens e com algumas descobertas bem interessantes, que depois sempre são vendidas para times europeus por uma fortuna, como o argelino Yacine Brahimi, o zagueiro holandês Bruno Martins Indi, e os laterais brasileiros Danilo e Alexsandro. Sem contar os nomes experientes, como o artilheiro colombiano Jackson Martínez e o meia Ricardo Quaresmo, ídolo do clube. O duelo vai ser equilibrado, mas o Porto conta com a vantagem de ter um elenco melhor e ser uma equipe acostumada a disputar a competição. Mas o Basel pode surpreender mais uma vez, assim como contra o Liverpool. Mas isso tudo se resolve no campo. 



16 Avos da Uefa Europa League


Enquanto boa parte das atenções estarão voltadas para a Champions League, a liga Europa terá alguns jogos bem interessantes. Com a presença de campeões europeus e dos times que foram eliminados da Champions League, mas terminaram em terceiro nos seus grupos, estão classificados para esta fase da Liga Europa, se juntando aos outras 24 equipes classificadas nas fases de grupo. Os times que foram para a Liga Europa vindos da Liga dos Campeões são: Olympiacos, Liverpool, Zenit, Anderlecht, Sporting Lisboa, Roma, Ajax e Athletic Bilbao. 
Os times que vem da Champions League ajudam a elevar o nível da competição, pois anteriormente muitos times que disputavam a competição vem de países com pouca tradição no futebol, como Dínamo Minsk (Belarus), Karabakh (Azerbaijão) ou Helsinki (Finlândia). Apesar disso, muitos times que estão na competição apresentam boas equipes, bons elencos e poderiam ter disputado a Champions League. O campeão da competição enfrenta o campeão da Champions. É a chance que muitos times querem aparecer e mostrar que não são tão fáceis assim. A final da Liga Europa desta temporada será no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia no dia 27 de maio. 
Vamos ver quais os confrontos e os destaques de cada equipe.

Torino FC (ITA) X Athletic Club (ESP) 

Para começar, um confronto entre um time que passou na fase de grupos e uma equipe vinda da Champions. O Athletic Bilbao era apontado por mim como favorito para passar pela fase de grupos, mas decepcionou. Mas pegará um adversário teoricamente mais fácil, que é o Torino da Itália. Ambas as equipes estão no meio da tabela em seus campeonatos nacionais. O time espanhol é famosa por contar com jogadores bascos e revela bons jogadores, com destaques no elenco atual o zagueiro Aymeric Laporte, que é francês e o meio-campo Ander Iturraspe. Já o Torino tem como destaques o lateral Matteo Darmian e o atacante Fábio Quagliarella. Por ter sido vice-campeão da competição há dois anos atrás e mais habituado com grandes jogos, o Athletic Bilbao é favorito ao confronto. 

Sevilla FC (ESP) X VfL Borussia Mönchengladbach (GER) 

O atual campeão terá um grande desafio se quiser manter o título. O Sevilla terá pela frente a boa equipe do Borussia Mönchengladbach, da Alemanha. Ambas as equipes estão bem em seus campeonatos e dão trabalho para os times grandes. O Borussia vem com uma boa campanha e estava invicto no ano até ser derrotado pelo seu xará de Dortmund. Alguns jogadores são constantemente convocados pela seleção alemã, como o  meia Cristoph Kramer e o atacante Max Kruse, além de ter outros bons jogadores como o meia Granit Xhaka, da Suiça. O Sevilla manteve a base campeã do ano passado, mas perdeu o seu melhor jogador, Rakitic para o Barcelona. Mas ainda tem como destaques o goleiro português Beto e o atacante colombiano Carlos Bacca. Para este duelo, o Borussia é favorito, mas o Sevilla superou bons times na campanha ao título passado, como Porto e Valencia e é mais habituado a competições europeias. 

VfL Wolfsburg (GER) X Sporting Clube de Portugal (POR) 

Um duelo interessante entre alemães e portugueses. O Sporting volta as competições europeias, mas foi eliminado na Champions, mas ganha vida nova na Europa League. Já o Wolsfburg quer provar o porquê de estar bem no alemão e que está preparado para levar o título. Os alemães cairiam no grupo da morte e se classificaram com uma boa vitória fora de casa contra o Lille. O time dos brasileiros Luiz Gustavo (Volante da Seleção) e o zagueiro Naldo. A equipe conta com bons jogadores, como o belga Kevin De Bruyne, os croatas Ivan Perisic e Ivica Olic e o lateral Ricardo Rodríguez da Suiça. Já os portugueses vem com um bom time, contando com jovens como os portugueses William Carvalho e Cedric e jogadores mais experientes como Nani e o argelino  Islam Slimani. O duelo promete ser equilibrado, mas o Wolfsburg é favorito pelo bom elenco que montou ao longo das temporadas anteriores.

AFC Ajax (NED) X Legia Warszawa (POL) 

O campeão holandês e tetra campeão da Champions enfrenta o time polonês que surpreendeu e fez uma das melhores campanhas da primeira fase da competição, com 5 vitórias em seis jogos. O jovem time do Ajax caiu em um grupo com times como Barcelona e PSG e sequer teve chances de disputar a vaga para a próxima fase da Champions, mas tem chance de mostrar o bom futebol da tradicional equipe holandesa. O Ajax conta com bons jovens como os dinamarqueses Lasse Shöne e Lucas Andersen, o holandês Davy Klassen e o goleiro da seleção holandesa Jasper Cillessen e o sul-africano Thulani Serero. O time polonês conta com alguns jogadores da seleção polonesa, como Tomasz Jodlowiec e o português Orlando Sá como seu artilheiro. O Ajax é favorito para passar no confronto, mas a boa fase do time polonês e a animação da equipe jogar em seu país a final de uma competição importante, pode acabar com o sonho holandês de chegar a final. 

Aalborg BK (DEN) X Club Brugge KV (BEL) 

Um jogo sem muitas emoções se comparado aos demais. O Aalborg da Dinamarca enfrenta o Club Brugge, um dos maiores times da Bélgica. O Brugge já chegou a ser um time muito forte no continente e foi vice-campeão da Champioms e da Copa da Uefa (hoje Liga Europa) nos anos 70. Já o Aalborg é o atual campeão da Dinamarca. Contando com bons jogadores jovens, como o brasileiro Felipe Gedoz, convocado para seleção olímpica e Nicolas Castillo, atacante chileno e nomes mais experientes, como o volante brasileiro Fernando e o meia belga Timmy Simons, o Brugge é favorito contra os dinamarqueses, que contam com uma equipe toda nórdica e tem como destaque o atacante Anders Jacobsen. Ambos os times podem não ir longe na competição, mas lutarão muito para passar para as oitavas-de-final.

RSC Anderlecht (BEL) X FC Dinamo-Moscow (RUS) 

Um confronto interessante entre um time vindo da Liga dos Campeões contra o time de melhor campanha na competição até o momento. Com 6 vitórias em 6 jogos (100% de aproveitamento) e indo bem no campeonato russo, o Dínamo é muito favorito contra o tradicional clube belga, que já foi campeão da competição em 1983. Os russos unem a experiência de jogadores russos, como os meias Igor Denisov e Yuri Zhirkov, o meia francês Mathieu Valbuena e o atacante germano-brasileiro Kevin Kuranyi com jovens promissores como o meia russo Alexi Ionov e o atacante e artilheiro do time, Aleksandr Kokorin. Já os belgas tem um time mais jovem que o rival e apostam na velocidade dos meias Dennis Praet (meia belga cobiçado por muitos time europeus), o hondurenho Andy Najar e o atacante sérvio Aleksandar Mitrovic e jogadores mais rodados, como o meia da seleção Steven Defour. Os russos pela campanha e do bom time montado são favoritos, mas o fato de ficarem quase dois meses sem jogar devido ao inverno russo facilita a vida para os belgas, que terão mais ritmo de jogo. 

FC Dnipro Dnipropetrovsk (UKR) Olympiacos FC (GRE) 

Outro time que veio da Champions League contra um time da ex-URSS. O Dnipro pega o bom time grego do Olympiacos. Os gregos quase mandaram a Juventus para a competição, mas o empate do time italiano contra o Atlético de Madrid eliminou o time grego, que fez jogos duros contra os rivais. Agora pega o time do Dnipro, que se classificou na última rodada com uma vitória simples sobre o Saint Étienne da França. O time grego vem com nomes experientes, como o atacante argentino Alejandro Domínguez, o zagueiro e lateral francês Eric Abidal  e o meia espanhol David Fuster, tendo como craque o atacante grego Kostas Mitroglou. O time ucraniano tem nomes da seleção ucraniana, entre eles o lateral Artem Fedetisky e os meias Yevhen Konoplyanka e o experiente Roslan Rotan como destaques. O time grego é favorito para passar pelo confronto, pelo fato de ter um elenco mais experiente e pelo fato do time ucraniano jogar longe de sua cidade devido aos confrontos no leste da Ucrânia e dele ficar parado por dois meses devido ao inverno.

Trabzonspor A.Ş. (TUR) X SSC Napoli (ITA) 

Um confronto de turcos contra italianos. O Trabzonspor vai ter pela frente um bom time italiano, o Napoli. A equipe turca se classificou na última rodada e vai precisar da experiência de jogadores conhecidos para superar a equipe da Terra da Bota. No elenco, há nomes conhecidos como o lateral português José Bosingwa e do atacante paraguaio Óscar Cardozo. Apesar disso, a equipe está em 5° lugar na Liga turca, assim como o Napoli. O time italiano tem alguns nomes de peso em seu elenco, como o argentino Gonalo Higuaín, os espanhóis José Callejón e Raúl Albiol, os brasileiros Henrique e Rafael, sem contar no principal jogador, o eslovaco Marek Hamsik. Pelo elenco que tem, que dominou seu grupo na competição, o Napoli é extremamente favorito. Mas não pode bobear, assim como anda fazendo na temporada do italiano.

EA Guingamp (FRA) X FC Dynamo Kyiv (UKR) 

Uma equipe em ascensão contra outra que luta para voltar a se agigantar. Assim é o confronto entre o Guingamp e Dínamo de Kiev. A equipe francesa veio para a competição graças a conquista da Copa da França passada e passou sufoco no seu grupo, mas se classificou com uma vitória fora de casa. A equipe ainda está no meio da tabela do campeonato francês, mas vem numa ótima sequência de vitórias, tendo inclusive derrotado o poderoso PSG. A equipe tem jogadores pouco conhecidos e os destaques ficam com os meias franceses Jeremy Pied e Claudio Beauvue, sem contar o experiente defensor dinamarquês Lars Jacobsen. Já o Dínamo de Kiev liderou seu grupo na competição de ponta a ponta, sem contar que lidera com boa vantagem o campeonato ucraniano, tentando retomar a hegemonia no país aonde quem anda ganhando tudo é o Shakthar. A melhor das equipes soviéticas vem com jogadores que sempre são convocados a seleção ucraniana, tendo como destaques os atacante Andriy Yarmolenko e Artem Kravets, sem contar outros destaques como o zagueiro austríaco Aleksandar Dragovic e o atacante holandês Jeremain Lens. Pela campanha e pela camisa, o Dínamo é favorito contra os franceses, mas a boa fase francesa e o inverno que paralisa o campeonato ucraniano podem ajudar o Guingamp a alçar voos mais altos na competição.

Villarreal CF (ESP) X FC Salzburg (AUT) 

Confronto entre duas equipes muito bem montadas. Os espanhóis terão um páreo duro pela frente, já que a equipe austríaca não é uma equipe fraca. O Villareral vem bem no espanhol, estando próxima do G-4 do campeonato e de bons resultados no últimos jogos. Os principais nomes da equipe são os atacantes, o argentino Lucas Vietto e o conhecido mexicano Giovanni dos Santos, que finalmente desencantou na equipe amarela. Na equipe, ainda joga o zagueiro brasileiro Gabriel Paulista, conhecido por atuar no Vitória da Bahia. Já no lado austríaco, o Salzburg vem invicto na competição e não quer repetir o feito de temporadas anteriores, de fazer uma boa primeira fase e cair logo de cara no mata-mata. A equipe é bem entrosada e conta com alguns jogadores interessantes, tendo como destaques os jogadores da seleção da Áustria, como o zagueiro Martin Hinteregger e o meia Stefan Ilsanker e os atacantes goleadores da competição, o espanhol Soriano e o brasileiro Alan, artilheiro da competição com 8 gols.   O duelo promete ser equilibrado nas das partidas, mas a equipe espanhola leva uma pequena vantagem por ser mais experiente em jogos decisivos.

AS Roma (ITA) X Feyenoord (NED)

Um duelo entre juventude e experiência. A experiente equipe italiana contra os jovens do Feyenoord. A equipe holandesa, a primeira equipe de seu país a ser campeã da Champions (em 1970) e que iniciou a dominação holandesa na competição, também já foi duas vezes campeã desta competição, a última em 2002. Após isso, poucos troféus, mas a equipe vem sabendo formar jogadores. Por isso, conta com muitos jovens no elenco, mas tem nomes experientes no plantel, como o zagueiro holandês Joris Mathinjsen, o lateral australiano Luke Wilkshere e o atacante turco Kazim Richards. Entre os promissores jovens, estão alguns que jogaram a copa passada como zagueiro Terence Kongolo e o meio-campo Jordy Clasie. Já os romanos apostam em jogadores experiente, como o mais que experiente capitão e ídolo Francesco Totti e outros bem conhecidos, como o malinês Saydou Keita, o lateral brazuca Maicon e o lateral inglês Ashley Cole. Entretanto, os destaques estão em jogadores mais jovens, entre eles o marfinês Gervinho, o sérvio Adam Ljajic, o bósnio Miralem Pjanic e o belga Radja Nainggolan. Apesar dos destaques, a Roma foi eliminada em casa pelo Manchester City na Champions e humilhada em casa pelo Bayern de Munique (parecia a Alemanha). Mas pode se redimir nesta competição e lutar até pelo título, mas vai ter que passar pelo bom time do Feyenoord, que promete não facilitar.

PSV Eindhoven (NED) X Football Club Zenit (RUS)

Mais um duelo entre juventude holandesa e experiência, mas desta vez a experiência vem da Rússia. O PSV, campeão  da Champions em 1988 e da Liga Europa em 1978 enfrenta o Zenit, que já ganhou a competição em 2008. O jovem time holandês conta com bons nomes locais que estiveram na Copa e que se destacaram, que são os casos do meio-campo Georginio Wijnauldum e do atacante Memphis Depay, e também incluindo o atacante Luuk De Jong, futuro centroavante da seleção laranja. Para comandar a juventude, um pouco de experiência do defensor meio-campo mexicano Andrés Guardado, que mesmo tendo 28 anos, é um dos mais velhos dessa equipe. A juventude holandesa encontra uma equipe russa de medalhões como o volante ucraniano Anatoliy Timoshchuck, o meio-campo português Danny e os atacantes russos Andrei Arshavin e Alexander Kherzakov. Mas o destaques da equipe são um tanto mais jovens como o centroavante venezuelano Salomon Rondón, o atacante brasileiro Hulk e o meia belga Axel Witsel. Será um duelo bom entre duas equipes que lideram seus campeonatos nacionais, com o Zenit apontado como favorito, por ter um time mais experiente e vinda Champions. Mas o time holandês está em boa fase e mesmo se classificando na última rodada, pode se aproveitar do tempo de inatividade do time russo, que vocês já sabem. 

Liverpool FC (ENG) X Beşiktaş JK (TUR) 

Quem diria, o multi-campeão e maior campeão inglês da Champions, aqui? Após decepcionar na Champions, o Luverpool parou aqui como prêmio de consolação. Mas terá pela frente um bom time turco, o Besiktas. A equipe da terra dos Beatles passa por uma péssima fase após a saída do astro Luiz Suárez e lesão de muitos jogadores. Leva a campo a tradição de 5 títulos de Champions e 3 de Liga Europa com jogadores experientes como o meia inglês Steve Gerrard (lenda da equipe) e jovens como o brasileiro Philippe Coutinho. Ao contrário do Liverpool, a fase do time turco já é bem melhor, com a equipe liderando seu campeonato nacional e seu grupo na Liga Europa, vencendo o também inglês Tottenham. A equipe turca tem nomes da seleção local em seu plantel, como o defensor Ersan Gülum e os meias Gökhan Tören e Olcan Sahan. O destaque da equipe é o senegalês Demba Ba, ex-Chelsea e que conhece bem os ingleses. Não hesitaria dizer que o time turco neste momento é favorito pelos resultados, mas tradição e camisa podem fazer a diferença para o Liverpool, se querem a Europa de volta.

Tottenham Hotspur FC (ENG) ACF Fiorentina (ITA)

Mais um bom duelo nesta Europe League. Dois times de mesmo nível, Fiorentina e Tottenham medem forças para saber quem continua na competição. A equipe londrina vem de temporada irregular, mas mesmo usando uma equipe reserva na competição, se deu bem, mesmo se classificando em segundo. A Fiorentina também vem irregular nesta temporada, mas vem numa crescente e promete agitar seu campeonato. O time inglês conta com bons jogadores, que poderiam estar em grandes times europeus, mas não se sabe o porquê de não jogarem bem. Apesar disso, o time de meias talentosos como o dinamarquês Christian Eriksen, o belga Nacer Chadli  e o argentino Erik Lamela, do bom goleiro Hugo Lloris e do atacante Emmanuel Adebayor promete contra a Fiorentina. A equipe roxa conta com jogadores cobiçados no mercado europeu, como o ala e meia colombiano Guillermo Cuadrado, experientes como o meia chileno David Pizzarro, o ala peruano Juan Vargas e o centroavante alemão Mário Gómez a jovens bons de bola, como o montenegrino Stefan Savic, o meia-atacante esloveno Jasmin Kurtic e o atacante senegalês Khouma Babacar. O duelo promete ser equilibrado entre duas equipes bem semelhantes e apontar um vencedor é bem complicado nesta partida. Mas aposto na vitória da Viola. 

Celtic FC (SCO) X F.C. Internazionale Milano (ITA) 

Este é o duelo mais estrelado desta fase da Liga Europa. Dois campeões da Champions se defrontam nesta fase e querendo ir em frente. De um lado, o Celtic da Escócia que foi o primeiro time britânico a ganhar a Champions League, isso em 1967. Já a Inter de Milão foi campeã três vezes da Liga dos campeões, sendo a última em 2010 e tendo sido a primeira equipe italiana a ganhar o torneio. Além disso, a equipe azul de Milão já foi 3 vezes campeã da Copa da Uefa, sendo o time escocês vice-campeão em 2003. A equipe verde e de uma das torcidas mais fanáticas e bonitas da Europa vem bem no campeonato nacional, mas só ela domina este campeonato desde a falência do seu maior rival, o Glasgow  Rangers. Os escoceses se classificaram com um pouco de sorte para esta fase da competição e apostam em jogadores locais como os meias Scott Brown e o jovem Callum McGregor e em estrangeiros, como o atacante e goleador da equipe, o irlandês Anthony Stokes e seu parceiro sueco John Guidetti. Já a equipe italiana não vem bem em seu campeonato local, amargando por enquanto a 11/ posição. Já na Liga Europa, a equipe teve uma certa facilidade em se classificar em primeiro de seu grupo, que não era dos mais fortes. A equipe italiana ainda tem bons nomes, como o goleiro esloveno Samir Handanovic, o meia croata Mateo Kovacic, o volante chileno Gary Medel e os atcantes argentinos Rodrigo Palacio e o poêmico Mauro Icardi. Mesmo a fase não sendo boa, a Inter é favorita contra o Celtic pelo elenco mais forte. Mas quando a fase não é boa, tudo pode acontecer... 

BSC Young Boys (SUI) X Everton (ENG)

Para finalizar, um confronto anglo-suiço. As suiços do Young Boys medem forças contra o outro time de Liverpool, o Everton. A equipe inglesa passou pelo grupo da morte em primeiro lugar, enquanto os suiços passaram bem em segundo. A equipe da capital suiça vem em uma boa fase em seu campeonato local e promete aprontar contra os ingleses. Entre os destaques da equipe, estão nomes da seleção suiça, como o experiente zagueiro Steve Von Bergen até jogadores mais novos e que vem na competição, como os atacantes Guillaume Hoarau (francês) e o jovem Yuya Kubo (japonês). Já do lado inglês, há jogadores bem mais conhecidos e experientes como os defesnores da seleção inglesa Phil Jangielka, Leighton Baine e meias como Gareth Barry e Leon Osman, sem contar o multi-campeão Samuel Eto'o. Na equipe, ainda há espaço para bons jovens como o meia inglês Ross Barkley e os atacantes belgas Kevin Mirallas e Romelo Lukaku, protegidos lá atrás pelo goleirão estadudinense Tim Howard. O duelo promete ser bem disputado, mas o Everton possui um elenco melhor e mais experiente, mesmo não estando bem no inglês. Mas tudo pode mudar.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário