sexta-feira, 15 de junho de 2018

Figurinhas fora da Copa

Bom galera, vim com outra matéria. E mais uma matéria sobre Copa, minha gente. Já falei das estatísticas do álbum. Agora, vou vir com uma matéria mais clichê...
Sabe quando você completa o álbum, mas percebe que aquele jogador daquela figurinha sequer foi convocado. Ou deu azar de última hora e se lesionou antes do mundial. Pois bem galera, é duro você gastar uma grana alta, trocar um milhão de figurinhas para no fim, aquele cara da figurinha nem estar no mundial. Algo normal, pois a empresa do álbum escolhe jogadores bem antes do mundial para estar no álbum. E como ninguém é Mãe Diná, n motivos fazem o jogador ficar de fora da grande festa do mundial.
Pois bem, e agora, quem realmente ficou de fora? É muita gente no álbum. Calma, eu sei. O blog vai lhe contar quem te frustrou no álbum. E já adianto que só três seleções chegam ao mundial com todos os jogadores do álbum. Quer saber quem? Vamos ver a seguir.
As seleções estão na ordem dos grupos, de A até H.

Grupo A

Rússia

Dos 18 jogadores no álbum, cinco deles não estarão na Copa. São eles: o zagueiro Vikto Vasin (CSKA), o lateral e meia Dmitri Kombarov (Spartak Moscou), o meia Denis Glushakov (Spartak Moscou) e os atacantes Dmitry Poloz (Zenit) e Aleksandr Kokorin (Zenit). Este último foi a baixa mais sentida, pois era um dos maiores nomes da equipe, carente de grandes nomes. O corte foi devido a uma lesão no joelho sofrida em março, sem tempo de recuperação para o mundial.

Arábia Saudita

A equipe saudita sofreu com as constantes trocas de treinador neste ciclo para a Copa. Com as trocas, muitos jogadores foram trocados. Com isso, 4 jogadores foram trocados. Estão na lista: o lateral Abdullah Al Zori (Al Hilal), o meia-atacante Salman Al Moasher (Al Ahli), e os atacantes Nawaf Al Abed (Al Hilal) e o experiente Nassar Al Shamrani (Al Shabab), jogador que já disputou Copa do Mundo e ficou de fora.

Egito 

Apesar do número não ter sido alto, apenas 3 jogadores, alguns eram regularmente convocados e foi uma surpresa ficarem de fora. Que o diga o atacante Ahmed Hassan, conhecido como Koka (Braga - POR), que era um dos mais conhecidos jogadores do Egito na Europa. Mas o mal desempenho na seleção fez o atacante ficar fora da lista final de Hector Cúper. Junto a ele, estão o zagueiro Ramy Rabia (Al Ahly) e o atacante Amr Gamal (HJK - FIN).

Uruguai

Buscando uma renovação na equipe, o treinador Óscar Tábarez cortou alguns nomes da lista, alguns já bem experientes. Entre eles estão os meias Egídio Arévalo Ríos (Sem clube) e o meia àlvaro Gónzalez (Nacional) deram lugar a jogadores mais jovens. Matías Corujo (Peñarol) foi cortado devido a uma lesão. E por fim, jogadores de certo destaque como o meia Nicolas Lodeiro (Seattle Sounders - EUA) e o atcante Diego Rolán (Málaga - ESP) foram baixas até surpreendentes, mas o mau desempenho em seus clubes fez diferente.


Grupo B

Portugal

O título europeu não impediu que alguns medalhões da esquadra lusa fossem cortados da lista final de Fernando Santos. Dos 4 jogadores cortados da lista, estão jogadores como o lateral Eliseu (Benfica) e o atacante Nani (Lazio - ITA), dois nomes com presença constante na seleção nos últimos anos. Já o volante Danilo Pereira (Porto) era nome certo na convocação, mas porém uma lesão o fez tirar sua chance de ir para a Rússia. Por fim, o criticado André Gomes (Barcelona - ESP) ficou de fora da lista, mais que justificado.

Espanha

Julian Lopentegui pode não estar mais na seleção, demitido a dois dias da estreia. Porém ele fez seus cortes na lista. Mesmo sendo 2 cortes do álbum, um foi bem sentido e muitos não acreditaram: o centroavante Álvaro Morata (Chelsea-ING) ficou de fora, mesmo sendo titular em alguns jogos nas eliminatórias. Além dele, o meia Vitolo (Atlético de Madrid) ficou de fora. Mesmo sendo um dos grandes nomes do Sevilla nos últimos anos antes de ir para o Atleti, ele foi prejudicado por jogar em uma equipe menor (Las Palmas) devido a uma punição de seu time.

Marrocos

Só dois jogadores foram cortados da volta do Marrocos nesse retorno à copa. Nenhum nome de grande destaque e ambos jogam na França: o defensor Fouad Chafik (Dijon) e o atacante Rachid Aliou (Nimes). Ambos estiveram na Copa Africana de Nações do ano passado.

Irã

O Irã segue Marrocos e Espanha e cortou apenas dois jogadores que estavam no álbum. São eles os defensores Vouria Ghafouri (Esteghal) e Jalal Hosseini (Persepolis). Dois jogadores bem experientes e que jogam na liga local.


Grupo C

França

Dentre as favoritas ao título, nenhuma cortou tanto quanto a equipe francesa e muitos desses cortes são bem discutíveis. Embora o zagueiro Laurent Koscielny (Arsenal - ING) tenha se lesionado, outros foram por causa de desempenho. Esse são os casos dos laterais Lucas Digne (Barcelona - ESP) e Layvin Kurzawa (Paris Saint Germain) que perderam espaço em suas equipes. Assim como os atacantes Anthony Martial (Manchester United - ING) e Alexandre Lacazette (Arsenal - ING). Mas nenhum corte foi tão polêmico quanto do meia Adrien Rabiot (Paris Saint Germain), que é titular absoluto de sua equipe. O jogadore ficou tão abalado com o corte que nem quis ficar na lista de espera, que é a lista onde os técnicos podem mudar os jogadores em caso de corte.

Austrália

Alguns jogadores conhecidos da torcida australiana ficaram de fora na convocação final do "interino" Bert Van Marwijk, que entrou na equipe aos 45 do segundo tempo. Com isso, alguns jogadores ficaram de fora. Entre eles estão o zagueiro Bailey Wright (Bristol City-ING), o golerio Mitchell Langerak (Nagoya Grampus - JAP), o zagueiro Ryan Mcgowan (Bradford City-ING) e o meia James Troisi (Melbourne Victory - AUS), sendo este último o mais conhecido e mais experiente entre os cortados.

Peru 

A equipe é uma das poucas sem cortados no álbum. Quase teve um, que é um conhecido daqui. Paolo Guerrero (Flamengo - BRA) havia sido punido por causa de doping nas Eliminatórias para a Copa. Porém, após uma grande apelação que envolveu os capitães adversários do grupo. Com isso, o capitão e maior artilheiro da equipe estará em campo.

Dinamarca

Na convocação final dos dinamarqueses, 4 jogadores do álbum estão de fora. Entre eles está o folclórico atacante Nicklas Bendtner (Rosenborg - NOR), que já atuou em grandes equipes e sempre causou polêmicas fora de campo. Mais uma derrota para o então promissor atacante dinamarquês. Os outros cortados incluem o zagueiro Andreas Bjelland (Brentford -ING), o lateral Peter Ankersen 
(Kobenhavn) e o lateral-esquerdo Riza Durmisi (Bétis - ESP).


Grupo D

Argentina

A complicada lista da seleção argentina teve cortes e reviravoltas. No álbum, três jogadores foram cortados. O goleiro titular Sergio Romero (Manchester United - ING) foi cortado devido a uma lesão nos treinamentos com a seleção. Já o zagueiro Ramiro Funes Mori (Everton - ING) e o polêmico Mauro Icardi (Inter de Milão - ITA) foram cortados. O último ainda sofre com sua vida fora de campo, que nem vou detalhar aqui. Mas o que seria o quarto corte não vingou. O meia Enzo Pérez (River Plate) havia inicialmente ficado de fora da lista final, mas o corte do meia Manuel Lanzini (West Ham - ING) e que nem estava no álbum, fez Enzo voltar a seleção.

Islândia

A Islândia teve apenas um corte: o atacante Vidar Örden Kjartasson (Maccabi Tel Aviv - ISR).

Croácia

Apostando na experiência, a Croácia cortou dois jovens jogadores: o meia Marko Rog (Napoli - ITA) e o também meia Mario Pasalic (Spartak Moscou - RUS). 

Nigéria

Poucas mudanças na seleção africana, cujos jogadores do álbum não eram dos mais badalados do time nigeriano. São eles: o lateral Ola Aina (Hull City - ING), o meia Mikel Angu (Bursaspor - TUR) e o atacante Moses Simon (Gent-BEL).


Grupo E

Brasil

Dois jogadores do álbum estão de fora da lista final de Tite. Um deles não era dos mais badalados e está na lista de espera. É o meia Giuliano (Fenerbahçe - TUR). Mas a outra ausência é bem sentida: o lateral Daniel Alves (PSG - FRA), o nome mais experiente da equipe e um dos líderes do elenco teve uma lesão pouco mais de um mês antes da copa e sem chance de se recuperar a tempo. Uma grande falta para a seleção certamente. 

Suíça

Houve apenas dois cortes na lista final suíça. Um deles seria titular da equipe: o atacante Admir Mehmedi (Wolfsburg - ALE) que teve um lesão antes do torneio. Outro atcante cortado é Eren Derdiyok (Galatasaray - TUR), atacante que foi preterido por outros.

Costa Rica

Sem grande novidades, a Costa Rica só deixou de fora um jogador: o experiente Michael Umaña (Cartaginés), zagueiro com grande experiência na seleção ficou de fora. Uma pena!
PS: De última hora, o lateral Ronald Matarrita (New York City - EUA) foi cortado devido a uma lesão muscular.

Sérvia

Dentre as seleções do Grupo E, a Sérvia foi a que mais deixou jogadores-figurinhas de fora. As várias trocas de técnico deixaram a convocação imprevisível e por isso, 5 jogadores no álbum ficaram de fora. Um deles, o zagueiro Nemanja Nastasic (Schalke 04 - ALE) que era um dos destaques da equipe, ficou fora devido a uma lesão. Os outros cortados foram os também zagueiros Nikola Maksimovic (Spartak Moscou - RUS) e Jagos Vukovic (Hellas Verona - ITA) e os meias Nemanja Gudelj (Guangzhou Evergrande - CHI) e Mijat Gacinov (Eitracht Frankfurt - ALE).


Grupo F

Alemanha

Apesar dos poucos corte (3 apenas), foram cortes um tanto quanto polêmicos. O meia Emre Cam (Liverpool - ING) seria até titular na Rússia, mas as lesões o atrapalharam para conseguir uma vaga no time de Joachim Löw. Já Mario Gotze (Borussia Dortmund) já vinha em queda livre após a Copa de 2014, quando fez o gol do título. Porém, nenhum corte foi tão polêmico quanto do atacante Leroy Sané (Manchester City - ING). Titular no time de Guardiola e vindo de grande temporada, ninguém soube explicar sua falta. Nem mesmo o treinador, que preferiu outro jogador de sua confiança. Vai saber...

México

Um pouco antes dessa matéria, o México estaria completo. Mas o zagueiro Diego Reyes (Porto - POR) foi cortado devido a uma lesão às vésperas da copa.

Suécia

A Suécia vem para a Copa com o álbum completo. Mesmo com Ibrahimovic, lenda do esporte na Suécia querendo entrar de penetra, o treinador sueco não quis mudar o que já vinha convocando.

Coreia do Sul

Nenhuma seleção cortou tanto quanto a Coreia do Sul. Vindo de uma troca de técnico e uma preparação conturbada, a seleção sul-coreana vem com nada mais de 8 mudanças em relação ao álbum (quase metade do time lá). Por lesão, ficaram de fora Kwon Chang Hoon (Dijon - FRA) e o lateral Kim Jin Su (Jeonbuk Hyndai). Os demais cortados são: os defensores Kwak Tae Hwi (Seoul) e Hong Jeong Ho (Jeonbuk Hyndai), os meias Nam Tae Hee (Al Duhail - QAT), Han Kook Young (Sangju Sangmu) e Lee Chung Yong (Crystal Palace - ING), um dos mais importantes nos últimos anos da seleção. Completa a lista o atacante Ji Dong Won (Darmstadt 98 - ALE).


Grupo G

Bélgica

A "Grande geração belga" não vem de muitos cortes, mas um deles causou a revolta do cortado. O meia RadjaNaiggolan (Roma - ITA) já não tinha ido para a última Copa e nem vai para a Rússia. Segundo a impressa local, isso é devido ao comportamento do jogador fora de campo, conhecido por ser assumidamente fumante (além de beber muito), o que gera controvérsias. Mas apesar disso, sempre jogou em alto nível e fez grande temporada por sua equipe. Mas decepcionado, o meia anunciou aposentadoria da seleção belga.

Panamá

Uma das novatas do mundial, a seleção panamenha vinha com todos os jogadores do álbum na convocação final. Entretanto, no último amistoso disputado pelos panamenhos contra a Noruega, o meia Alberto Quintero (Universitario - PER) teve uma lesão no pé (semelhante a de Neymar) e praticamente deu adeus a ser pioneiro de seu país nas copas. 

Tunísia

A equipe de Magreb fez alguns cortes significativos, já que perdeu alguns jogadores importantes por lesão. Entre eles estava o atacante Youssef Msakni (Al Duhail-QAT), esperança de gols da equipe e que ficou de fora por uma lesão perto da copa. Outro grande nome da equipe lesionado é o zagueiro Aymen Abdennour (Olympique de Marseille - FRA). Outros jogadores de fora da convocação final da equipe foram: Taha Yassine Khenissi (Esperance de Tunis) fora também por lesão e junto dele no ataque estão Yoann Touzghar (Sochaux - FRA) e Ahmed Akaichi (Al-Ittihad - KSA).

Inglaterra

Renovando radicalmente a equipe, o técnico Gareth Southgate barrou da equipe medalhões como o goleiro Joe Hart (West Ham), o lateral Ryan Bertrand (Southamptom) e o meia Adam Lallana (Liverpool). Em comum, jogadores que vinham em baixa em suas equipes. Já Alex Oxlande-Chamberlain (Liverpool) teve que ser cortado após se lesionar em uma partida pela Liga dos Campeões.


Grupo H

Polônia

Na Polônia, houve poucos cortes. Um deles foi o do zagueiro Kamil Glik (Mônaco - FRA), que teve um lesão na preparação da equipe para o mundial. Outro jogador do álbum cortado e que foi por opção do técnico Adam Nawalka foi o do meia Krzysztof Maczynski (Légia Varsóvia).


Senegal

Senegal, sem dramas ou histórias mirabolantes manteve seus jogadores do álbum. Parabéns Senegal!

Colômbia

A Colômbia cortou de vez 5 jogadores, todos por opção do técnico José Pekermann. Entre eles, estavam dois jogadores quase certos para o mundial: o meia Edwin Cardona (Boca Juniors - ARG), cortado segundo a impressa por suas polêmicas fora de campo e o atacante Teo Gutierrez (Atlético Junior). Outros cortados incluem o meia Giovanni Moreno (Shangshai Shenhua - CHI) e os atacantes Duván Zapata (Sampdoria - ITA) e Yimmi Chará (agora no Atlético-MG). Mas de última hora, o lateral titular da equipe Frank Fabra (Boca Juniors - ARG) foi cortado por causa de uma lesão.

Japão

E por fim, chegamos na seleção japonesa. Podendo até ter mais jogadores do álbum fora, tal como a Coreia do Sul, o treinador Vahid Halihodzic foi demitido há um mês atrás e já não ia contar com vários jogadores. Mas o novo treinador, Akira Nishino não barrou tanta gente assim presente no álbum. Houve 4 jogadores de fora, que incluem: o goleiro Shusaku Nishikawa (Urawa Red Diamonds), o zagueiro Masato Morishige (Tokyo FC), o meia Hiroshi Kiyotake (Cerezo Osaka) e o atacante Yuya Kubo (Gent - BEL).

Pronto gente, uma lista de todos os cortados feitas. E mostrando os motivos também. Agora vamos curtir a copa?
Adiós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário