terça-feira, 4 de julho de 2017

Análise das Oitavas de final da Libertadores

A Libertadores entra agora na sua segunda fase. Se fosse como anteriormente (digo, até o ano passado), certamente a final já teria sido disputada e nós já saberíamos quem seria o campeão. Porém, a competição mudou esse ano e vamos com Libertadores até novembro. E por isso, as Oitavas-de-Final começam agora em julho. E outra novidade desse ano foi o sorteio para a determinação de confrontos, em vez do ranking de times. Com isso, tivemos mais emoção em saber quem vai pegar quem.
Os dezesseis melhores times da fase de grupos passaram para esta fase com foco somente no título. E dentre eles, temos seis brasileiros na disputa. Dois deles já ficaram de fora: a Chapecoense, que não passou por causa de um típico problema que ocorre nos campeonatos brasileiros da vida e o Flamengo, por problemas com a competição mesmo. No mais, temos as equipes do Palmeiras, Santos, Grêmio, Atlético-MG, Atlético-PR e Botafogo representando as cores do Brasil no torneio.
Nesse post, conheça os confrontos e uma análise para ver quem passa e quem seu time pode pegar nas quartas-de-final (isso também foi sorteado). Vamos direto no ponto.

Guaraní (PAR) X River Plate (ARG)

O confronto que já foi semifinal (isso em 2015), é o primeiro jogo das oitavas por ordem do chaveamento. De um lado, temos um dos mais tradicionais times sulamericanos contra um emergente time do Paraguai. O Guaraní tem evoluído nas últimas competições e não foi surpresa passar em segundo lugar, atrás do Grêmio. Já o River se classificou com tranquilidade e vem com grande favoritismo. Campeão em 2015, foi eliminado nas oitavas passadas para o surpreendente Indepediente Del Valle do Equador, que ficaria com o vice-campeonato. Já os paraguaios, passaram pelo mesmo time equatoriano antes de estarem na fase de grupos. 
Momento: Ambas as equipes fazem bons campeonatos e estão na vice-liderança em seus países, mas a fase do Guaraní é melhor e a equipe vem de 5 vitórias seguidas. Já o River Plate vem mais irregular, com uma vitória ali, uma derrota em seguida e depois de um empate.
Olho neles: O River tem ótimos jogadores em todos os setores. Na defesa, o zagueiro Maidana e o lateral Casco já passaram pela seleção.  No meio-campo, Ignácio Fernández  e Gonzalo Martínez são os destaques. E no ataque, a dupla Driussi e Alario tem feito muitos gols. E a equipe ainda se reforçou com bons nomes, como o zagueiro Pinola, o meia Enzo Pérez e o atacante Scocco. Já do lado do Guaraní, nomes menos conhecidos, mas eficientes. Olho no bom goleiro Aguilar, no meia Camacho (ex-Avaí) e no jovem de 17 anos, Antônio Marín. 
Quem passa? O confronto promete ser bastante disputado no Paraguai, mas o emergente time paraguaio não é favorito diante do River Plate, que está em boa fase em 2017. Apesar dos últimos jogos não terem sido bons, a campanha argentina na competição continental foi melhor e a camisa faz a diferença. Cabe aos paraguaios surpreenderem, pois se valendo de tradição e jogadores decisivos, o River Plate passa para as quartas tranquilamente


Jorge Wilstermann (BOL) X Atlético-MG (BRA)

O time boliviano surpreendeu e passou para esta fase da competição. Mas a equipe pegará um time que foi campeão recentemente e que está em boa fase. O Atlético-MG foi o último campeão brasileiro da Libertadores e vem fazendo participações constantes desde então. A equipe não conseguiu ir além das quartas desde então, sendo que ano passado perdeu a vaga para o aguerrido time do São Paulo. Mas os comandados de Roger Machado querem fazer diferente.
Momento: O momento de ambos é bem diferente. Enquanto o time boliviano vem de péssima campanha no boliviano, ficando em 10° lugar de 12 times no Apertura, a equipe mineira vem crescendo de produção, já estando próximo das primeiras posições do Brasileiro. A equipe brasileira tem um ataque forte e que está melhor entrosado neste momento. Na Libertadores, o Atlético passou tranquilo pelo grupo e tem a melhor campanha e o melhor ataque da competição.  Já os bolivianos ficaram em segundo no grupo do Palmeiras e venceram todas em casa.
Olho neles: A equipe mineira tem mais jogadores de destaque e que podem fazer a diferença. Desde estrangeiros como o meia equatoriano Cazares e o atacante Otero, passando por um ataque composto por dois jogadores que foram da seleção: Robinho e Fred. Este último é o artilheiro da competição com 6 gols. Já do lado boliviano, o destaque da equipe era o meia Thomaz, que deixou a equipe para ir ao São Paulo. Outro brasileiro da equipe é o zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo e Flamengo. No mais, poucos nomes conhecidos
Quem passa? O Atlético-MG é bastante favorito, embora terá que enfrentar um jogo mais duro na ida, na altitude de 2.500 m de Cochabamba. Porém, a história será bem diferente no Horto. Porém, a equipe boliviana mostrou que pode ser dura, já que conseguiu golear o tradicional Peñarol e só perdeu uma vez por mais de um gol de diferença. O Atlético é claramente favorito, mas terá que fazer esforço para não sofrer.

The Strongest (BOL) X Lanús (ARG)

Ambas as equipes querem mostrar que podem ir longe na Libertadores. Os bolivianos já há algum tempo ficaram na fase de grupos e não passaram por pouco. Mas nessa temporada foi diferente e aproveitando bem o fator casa para passarem em segundo. Já os argentinos fizeram boa campanha em um grupo equilibrado, e a qualidade técnica da equipe fez a diferença. Passaram em primeiro.
Momento: O Lanús vem em ascensão na Argentina e mesmo não fazendo um campeonato bom (está em 8° lugar), ainda é  campeão argentino. E a equipe está invicta há 8 jogos. Já os bolivianos terminaram o Apertura em segundo lugar e a equipe vinha invicta até ser goleado na última rodada do boliviano
Olho neles: O Lanús possui um trio de ataque forte e que dá trabalha. Os pontas Acosta e Silva junto do goleador Sand concentram as estatísticas de gols e assistências da equipe. Não bastando o ataque ser bom, a defesa foi excelente e só tomou 3 gols nas 6 partidas (seriam mais se a derrota para a Chapecoense fosse contada), mas mostra o equilíbrio da equipe. Já o The Strongest tem como principal destaque Alejandro Chumacero, meia que faz muitos gols e que entra bem na área, sendo o artilheiro da Libertadores se contarmos desde as fases preliminares. Outros jogadores de destaque são os meias Escobar (conhecido aqui no Brasil) e Bejarano, que costumam chegar ao ataque. E lá na frente, o experiente uruguaio Matías Alonso tem feito gols sim. A equipe conta com vários jogadores que passaram pela seleção boliviana. Experiência não é problema para a equipe.
Quem passa? O confronto é aberto e cheio de possibilidades. Caso consiga uma boa vitória em casa, certamente o The Strogenst passa. Mas se o Lanús for ser um visitante chato como tem sido na competição, o Lanús passa para a próxima fase. Confronto duro, mas que pela qualidade técnica, o Lanús passa. Se resistir a altitude e a força do Strongest em La Paz, já é uma vitória quase certa.

Emelec (EQU) X San Lorenzo (ARG)

O confronto coloca em frente equatorianos e argentinos, sendo equipes que não estavam entre as favoritas para passarem em seus grupos. Ambos precisaram lutar até a última rodada para garantir seu lugar nas oitavas. O San Lorenzo resume bem isso, quando foi de um time praticamente eliminado (tinha apenas 1 ponto nas 3 primeiras rodadas) e venceu todos os jogos no returno para garantir o primeiro lugar. Já o Emelec não sofreu tanto, mas precisou suar a camisa nas duas últimas rodadas para consegui o segundo lugar.
Momento: As equipes estão bem em seus campeonatos. O Emelec vem na 3° posição no campeonato local, enquanto o San Lorenzo vem na 7° posição. Ambas as equipes ficaram de fora das oitavas na edição passada e ir além garante uma melhor participação para ambas. Desde que foi campeão, em 2014, o San Lorenzo nunca conseguiu passar da fase de grupos e tendo o azar de cair em grupos difíceis. Já o Emelec não era favorito esse ano, mas com sua casa reformada, vem firme para as oitavas.
Olho neles: O San Lorenzo ainda possui jogadores que participaram do título de 2014, como o goleiro Torrico, o meia Ortigoza e o atacante Blandi. Outros destaques incluem os meias Mussis e Belluschi, sendo o time bastante experiente. Já o Emelec possui uma equipe mais jovem e tem como destaque os meias Preciado e Angulo, e no ataque se destaca o argentino Vides.
Quem passa? Os equipes estão bem irregulares, mas os resultados dos argentinos nas últimas partidas tem sido melhores. O confronto promete ser equilibrado, mas o San Lorenzo é favorito pela tradição e por ser uma equipe mais qualificada. Resta o Emelec fazer um bom dever de casa para surpreender. Os resultados na fase de grupo contra o River Plate não foram dos melhores (derrota em casa e empate fora). Por essas, os argentinos passam.

Atlético-PR (BRA) X Santos (BRA)

Era esperado um confronto entre brasileiros, já que a maior parte deles passou para esta fase da competição. E as duas equipes se enfrentaram no Brasileiro, com vitória de 2 a 0 para a equipe do Santos em plena Arena da Baixada. Mas desta vez promete ser diferente.
Momento: A equipe paranaense mudou de treinador (saiu Paulo Autuori e entrou Eduardo Baptista, ex-Palmeiras) e embora os primeiros resultados não foram bons, a equipe engatou uma boa sequência de vitórias, mesmo não estando em posições mais altas na tabela. Já a equipe de Santos, que também mudou de treinador (saiu Dorival Jr. e entrou Levir Culpi), está em posições mais altas da tabela, mas não vem fazendo bons jogos. Vale lembrar que tanto Santos quanto Atlético-PR estão na Copa do Brasil, e ambas perderam suas partidas.
Olho neles:O Santos manteve a base do ano passado e o principal destaque da equipe tem sido o meia Lucas Lima, ainda que ele esteja cercado de polêmicas recentes. Outros destaques tem sido o goleiro Vanderlei, que é o que mais tem se destacado, além dos atacantes Bruno Henrique e Copete que vem fazendo bons jogos. Do lado paranaense, o conjunto tem se destacado e o ataque não tem feito a diferença. O Atlético tem como destaque o goleiro Weverton e na linha, o meia argentino Lucho González tem se destacado no torneio por sua experiência junto com a juventude de Matheus Rossetto. Olho também no lateral Sidcley, que vem crescendo nas últimas partidas.
Quem passa? O confronto promete ser bem equilibrado. O Santos não perdeu na competição e o Atlético-PR vem de atuações irregulares na competição. Ganha partidas consideradas difíceis e perde pontos em partidas mais fáceis, especialmente em casa. Pela qualidade e tradição, o Santos é favorito. Mas os paranaenses já mostraram desde as fases preliminares que podem surpreender. Mas os paulistas tem uma boa vantagem e o Santos ainda é a única equipe invicta nessa fase da competição.

Barcelona (EQU) X Palmeiras (BRA)

Um confronto que promete fortes emoções, com duas torcidas bastante apaixonadas. De um lado, o campeão equatoriano contra o campeão brasileiro. Será uma confronto duro e que renderá fortes emoções.
Momento: As equipes vem bem em seus campeonatos nacionais. O Barcelona vem em segundo no Equatoriano, enquanto o Palmeiras está em 4°  lugar e continua subindo no campeonato. O momento alviverde é melhor que o "culé equatoriano". A equipe voltou a ter o campeão Cuca no banco e o bom futebol parece ter voltado, já que na passagem de Eduardo Baptista no time, a equipe fez jogos bastante sofridos. Já os equatorianos começaram muito bem a competição, praticamente se classificando na 4° rodada. Após isso, sofreu duas goleadas para os mais tradicionais do seu grupo (Atlético Nacional e Estudiantes).
Olho neles: A equipe do Palmeiras aos poucos engrenou. Se Fernando Prass no gol já se destaca, o meio-campo tem o ex-Atlético Nacional Guerra como líder. Porém, a equipe ficará sem ele para esse jogo e sem Felipe Melo, esse último graças a suspensão (injusta) que sofreu por causa da confusão contra o Peñarol. No ataque, Roger Guedes e Dudu subiram de produção e os gols tem ficado por conta de William, que ofuscou a grande contratação da temporada, o ex-Atlético Nacional Borja. A equipe tem um bom elenco, sem dúvidas. Já o Barcelona tem como destaques principais o meia argentino Díaz e o atacante uruguaio Alvez, artilheiro da equipe. Entre os locais, destaque para Castillo.
Quem passa? O Palmeiras é favorito por tudo que vem mostrando ultimamente e além de contar com o técnico campeão brasileiro de volta, tem um técnico que ganhou a Libertadores pelo Atlético-MG em 2013. Mas não se engane com os equatorianos, que são fortes em casa e que incomodam fora. Mas se fizer tudo direitinho, a equipe alviverde passa tranquila.


Godoy Cruz (ARG) X Grêmio (BRA)

No confronto entre um novato nesta fase contra uma equipe acostumada a disputar essa fase da competição, não sabemos como pode acabar. De um lado, temos um time argentino emergente contra uma das mais tradicionais equipes brasileiras. Assim podemos descrever Godoy Cruz contra Grêmio.
Momento: O momento de ambas as equipes é diferente. Apesar das derrotas recentes, o Grêmio vem bem no Brasileiro e caminha bem para as semifinais da Copa do Brasil, na qual é o atual campeão. Sem contar o bom futebol que a equipe vem praticando, considerado o mais bem jogado do país. Já o Godoy Cruz vem irregular, estando em 14° lugar no Argentino. Na competição, ambas as equipes passaram tranquilas pela fase de grupos, já que caíram em grupos fracos. Resta saber quem permanece na briga.
Olho neles: A equipe gaúcha tem mostrado um bom futebol e muito se deve a boa fase do meia-atacante Luan e do centroavante paraguaio Barríos, que estão fazendo a diferença. O meia Ramiro e o zagueiro Pedro Geromel são os outros destaques da equipe gremista. Do lado argentino, não há tantos jogadores conhecidos e os destaques ficam por conta do meia González e dos atacantes Correa e García. 
Quem passa? O Grêmio tem um grande favoritismo contra os argentinos. Pelo momento, pela camisa e tradição da equipe, é muito difícil esperar que o Godoy Cruz faça alguma coisa. Pode até complicar caso jogue bem em casa. Mas em Porto Alegre, a história promete ser outra. 

Nacional (URU) X Botafogo (BRA)

Por fim, um confronto de equipes tradicionais. De um lado, um tri-campeão sulamericano e do outro, uma equipe tradicional do Rio de Janeiro. Nacional e Botafogo travam um confronto bastante interessante nesta fase do torneio.
Momento: Os cariocas ocupam o meio da tabela. Já os uruguaios lideram o seu campeonato e estão invictos há mais de um mês. Apesar do momento, o Botafogo provou ser uma equipe que se superou a cada jogo. Desde a primeira fase até a fase de grupos, enfrentou quatro campeões de Libertadores. E eliminou todos eles, inclusive ganhando duas vezes do atual campeão, o Atlético Nacional. E vem agora mais um em seu caminho, sendo que o Nacional passou no grupo com a pior campanha entre os segundos colocados, tendo um ataque que marcou apenas 5 gols e uma defesa que sofreu apenas 3. Seja como for, o confronto promete altas doses de emoção.
Olho neles: O Botafogo não tem grandes estrelas e teve baixas no elenco, como a aposentadoria do meia Montillo, contratado para ser um dos craques da equipe, mas que não resistiu as lesões que teve. Com isso, cabe ao goleiro "Gatito" Fernández, aos meias Camilo e Bruno Silva e aos atacantes Roger e Rodrigo Pimpão ajudarem a equipe superar mais um desafio. Já o Nacional tem bons jogadores na defesa como Polenta e Fucile, além dos meias González e Romero e no ataque, Fernández e Aguirre. 
Quem passa? Como tem sido nessa Libertadores, mais um time tradicional no caminho do Botafogo. Se mostrar o mesmo futebol que foi capaz de derrotar Colo Colo, Olímpia, Estudiantes e Atlético Nacional, certamente o Fogão passa. Mas se não tiver com a mesma determinação, será passado pelos uruguaios. Jogo duro contra um adversário tradicional e em boa fase. Mas o Botafogo, caso fizer o jogo inteligente que vem fazendo, passa. Com emoção, é claro.

Como serão as quartas?

As quartas estão marcadas para setembro. E nas oitavas, embora o primeiro jogo seja em julho, o segundo jogo das oitavas será em agosto. Em um mês, muita coisa sobre essas equipes pode mudar drasticamente e se refletir na competição continental. Então, largar bem agora nessa primeira partida das oitavas será de grande importância para as equipes.
Apesar disso, não custa arriscar como serão as quartas. Com o chaveamento já definido, podemos imaginar os confrontos. Pode haver muitos bons confrontos e claro, envolvendo brasileiros já na próxima fase.

Quartas de final 1: Um grande jogo pode se confirmar caso River Plate e Atlético-MG passem por seus rivais. Neste caso, um grande desafio para os brasileiros se afirmarem como potência continental. Já para os argentinos, mais uma equipe brasileira no seu caminho. Na última vez que o River viu um time mineiro, as coisas não foram muito boas. Mas a história pode ser outra:
Quartas de final 2: Não envolvendo brasileiros, um confronto argentino é o mais provável. Lanús e San Lorenzo fariam um jogo bastante equilibrado. No campeonato argentino, empate entre os dois. Mas a julgar pelos adversários, um jogo entre Emelec e The Strongest não seria tão improvável.
Quartas de final 3: Um brasileiro está certo nas quartas, que vai sair entre Santos e Atlético-PR. O Santos e favorito. No outro lado, o Palmeiras tem grandes chances de passar. E um grande clássico pode ocorrer nas quartas-de-final. E apontar um vencedor é difícil em um confronto deste tipo.
Quartas de final 4: Outro confronto brasileiro é possível, sendo que Grêmio e Botafogo fariam um jogo disputado, mas com o Grêmio favorito. Mas cuidado com o Nacional, que eliminou um brasileiro nas oitavas passada (Corinthians) e que pode passar. Grêmio e Botafogo e Grêmio e Nacional são os confrontos mais possíveis nesse momento.

É isso galero. Agora curtam a Libertadores e esperem grandes momentos. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário