As animações foram feitas para tornar possível aquilo que não conseguimos fazer na vida real. Ou refletir a vida real de uma maneira mais indireta ou talvez direta. Muitas animações estão entre as melhores produções de cinema e de TV de todos os tempos. Embora muitas vezes achamos que as animações foram feitas para crianças, engana-se. Muitas foram produzidas para adultos e com temas mais sérios. Sem contar que seja desenho, curta-metragem, anime e etc, são grandes feitos no mundo das artes.
E quando um clipe musical vem com animação? Nossa, que massa! Misturar música e animação. É uma ótima combinação, usada para todos os gêneros e com todos os temas. Tem aqueles geniais, outros mais polêmicos...enfim, para todos os gostos.
Para aproveitar este meu fim de férias (volto as aulas no dia 9), faço este post para os melhores clipes de animação que já vi. O critério é que além da música ser do meu agrado, o clipe ser bacana. Alguns clipe não são totalmente de animação, mas a mistura entre realidade e desenho também é legal, não é?
E quando um clipe musical vem com animação? Nossa, que massa! Misturar música e animação. É uma ótima combinação, usada para todos os gêneros e com todos os temas. Tem aqueles geniais, outros mais polêmicos...enfim, para todos os gostos.
Para aproveitar este meu fim de férias (volto as aulas no dia 9), faço este post para os melhores clipes de animação que já vi. O critério é que além da música ser do meu agrado, o clipe ser bacana. Alguns clipe não são totalmente de animação, mas a mistura entre realidade e desenho também é legal, não é?
Incubus - Drive
O primeiro da nossa lista não é uma animação completa. A banda Incubus fez sucesso com essa música quase que acústica em 2001, alcançando o nono lugar da Billboard Hot 100 (O principal ranking de músicas tocadas nos EUA e no mundo). Embora o clipe mostre a banda tocando, ele começa com o vocalista Brandon Boyd se desenhando e desenhando outros membros da banda. O clipe faz referência aos desenhos do famoso artista gráfico holandês M.C Escher (não é um funkeiro).
A música, além de ser bem relaxante e positiva, tem um clipe bem original. Vale a pena ver assim como o clipe da música "Dig", que é da mesma banda e é completamente animado.
Jack Johnson - Upside Down
Se falamos em músicas acústicas, Jack Johnson é o cara de fazer uma boa música só com um violão. O artista nascido no Havaí entra na lista com um clipe bem infantil, mas encantador. começa com ele na praia, avistando dali um macaquinho feito de desenho. Ele vai para água escorregando em casca de banana e nada no mar até chegar no mundo do macaquinho, cheio de bichinhos e natureza para todo lado. Uma música também bem calma, como boa parte da discografia de Jack Johnson com uma ótima animação. Combinação perfeita!
Red Hot Chilli Peppers - Californication
"Californication" é um dos maiores sucessos do Red Hot Chilli Peppers, uma banda símbolo da Califórnia, aonde surgiu. O clipe foi feito no auge do sucesso da banda e com a sua melhor formação, com John Frusciante na guitarra. O clipe de Californication é sem dúvidas o melhor já feito pela banda e foi feito em um estilo bem diferente: em forma de um jogo de videogame. Talvez os fãs (assim como eu) esperam jogar este jogo maluco da banda até hoje. No clipe, os integrantes se revezam pelos cenários de Califórnia. Além disso, a letra faz críticas a indústria cinematográfica de Hollywood e a cultura pop em geral. No fim do clipe, os avatares do jogo viram os próprios integrantes quando tocam em um cubo 3D. Genial, só digo isso! Sem contar a música, imperdível em qualquer show da banda.
Linkin Park - Breaking the Habit
Dando sequência a lista, um clipe em estilo mangá. E dirigido por um dos integrantes da banda. Assim é o clipe da música "Breaking the Habit" da também californiana banda Linkin Park. O clipe feito em um estilo de anime é bastante escuro e sombrio, mostrando o sofrimento de várias pessoas. Indo e voltando. E no fim do clipe, é mostrada a banda tocando em cima de um prédio. Tudo isso em estilo anime. A música presente no álbum Meteora (o melhor de todos da banda), teve seu videoclipe dirigido por Joe Hahn, Dj da banda. Joe ainda dirigiu outros clipes do grupo, mas este talvez tenha sido o melhor deles.
Britney Spears - Break the Ice
Não sou um fã de Britney Spears, mais do que conhecida. A "Princesinha do Pop" sempre foi marcada por polêmicas, seja na vida, nas suas músicas e em seu videoclipes. Mas o videoclipe de "Break the Ice" ficou bem legal no quesito de animação, mostrando a cantora como uma heroína de anime. O clipe tem semelhanças com um dos clipes mais famosos da cantora, "Toxic", sendo que neste clipe, a cantora também vive uma heroína, mas de carne e osso. "Break the Ice" não foi um sucesso como "Toxic" e outras clássicas da cantora, mas o videoclipe ficou bem feito e a música também tem uma batida bacana, um tanto diferente de outras da Britney.
Pearl Jam - Do the Evolution
A banda mais duradoura do Grunge também marca presença. E este é o meu videoclipe favorito quando se trata de animação. A música "Do the Evolution" tem uma letra que combina bem com o videoclipe feito. O clipe mostra a evolução da terra até hoje e mostra problemas causados pela humanidade ao longo de sua evolução. Violência, ódio, guerras e problemas com o meio-ambiente marcam presenças no videoclipe que faz uma leitura bem legal do mundo moderno, sem contar hipóteses apocalípticas, como o mundo acabar por bombas nucleares. A música composta pelo guitarrista da banda Stone Gossard, teve seu videoclipe dirigido por Todd McFarlane, famoso desenhista de HQs e criador de Spawn, o soldado do inferno. Só ele mesmo para fazer um videoclipe tão cru, mas genial...
Korn - Freak on a Leash
Os pioneiros do Nu Metal, a banda Korn conseguiu na sua melhor música, o seu melhor videoclipe. O videoclipe de "Freak on a Leash" começa com uma animação de um policial perseguindo crianças e assim que a sua arma atira por acidente, a bala sai do quadro e vai para o mundo real até chegar nos integrantes da banda, que mandam a bala de volta para o quadro. O destaque do clipe fica por conta da mistura do real com a animação, os efeitos especiais (em slow motion, no bom estilo do filme Matrix) e sem contar que no clipe, a capa do álbum da banda 'Follow the Leader" aparece no clipe por alguns instantes. O final deste clipe coincide com o começo do videoclipe da banda, do single "Falling Away from Me", compartilhando a mesma animação. O videoclipe foi considerado pela revista Kerrang! um dos 100 melhores clipes já feitos, tendo este ficado na 10°colocação. Sem contar ainda os inúmeros prêmios que a banda ganhou, incluindo um Grammy. E a música ajudou bastante no clipe, sendo ela bem executada e com alguns improvisos.
Gorillaz - Fell Good Inc.
Esta banda é especialista em clipes de animação. Por já ser uma própria animação. A banda surgiu a partir de um projeto do vocalista da banda Blur, Damon Albarn e por Jamie Hawlett, um desenhista. A banda virtual que mistura rap com rock e com música eletrônica. A banda virtual lançou muitos videoclipes e eu poderia fazer uma lista só deles, mas preferi ficar com o meu favorito. "Fell Good Inc.", que conta com a participação de rappers reais (o grupo De La Soul), além de ser uma das melhores músicas do grupo, tem um videoclipe com diversos simbolismo. A Corporação Fell Good Inc. seria como uma prisão e a ilha, sendo a liberdade para os jovens. Além do simbolismo, a perfeita sincronia dos diferentes ritmos e o tema da música renderam prêmios e bastante sucesso para a banda virtual.
O Rappa - Súplica Cearense
Para terminar com chave de ouro esta lista, não poderia faltar uma banda brazuca. E uma das melhores. O Rappa é conhecido por suas músicas com fortes críticas sociais, seja diretamente ou indiretamente. Apesar da música "Súplica Cearense" ser uma conhecida música por retratar a seca no nordeste, em especial no estado do Ceará e ter feito sucesso na voz de Luiz Gonzaga (o primeiro popstar brasileiro), a composição feita pelo cantor baiano Gordurinha chegou na boca de outros artista, inclusive no grupo carioca. Para o videoclipe, feito em animação, foi escolhido um personagem cearense famoso: Antônio Conselheiro, um líder messiânico que nasceu em Quixeramobim (CE). Ele e seus seguidores construíram o Arraial do Canudos, que chegou a ter 25000 habitantes em seu auge, vindo de diversas partes do Nordeste para o Norte da Bahia, no meio do Sertão. O governo decidiu atacar Canudos por considerá-la uma ameaça a soberania do país e considerá-la uma sociedade monarquista, comandada por um lunático. Com a ajuda das elites locais e do clero que temiam o crescimento de Canudos, o exército atacou a região entre os anos de 1896 e 1897.
As expedições falharam por falta de conhecimento da região, de clima hostil. As três primeiras expedições falharam e o povo da região resistiu bravamente, mas na 4° e última expedição, o arraial foi totalmente destruído e Antônio conselheiro morto. Essa 4° expedição é a que é retratada no clipe, que mostra a queda de Canudos e a morte de Conselheiro. A banda conseguiu realizar um belo videoclipe, que serve até como explicação para o final do confronto. Melhor que ler Os Sertões, de Euclides da Cunha, que retrata a Guerra dos canudos em mais de 600 páginas...brincadeira, os dois são ótimos!
Bônus...
Alguns videoclipes em animação que ficam de bônus para vocês:
Pitty - Na sua estante: A roqueira baiana mostra neste clipe a paixão entre um homem de lata e uma humana, com um final bem triste.
Frejat - Segredos: Um dos integrantes do Barão Vermelho, Roberto Frejat fez um excelente clipe em animação, referência no brasil. Além desse, há outra animação do cantor também boa, intitulada "Túnel do tempo".
Sepultura e Carlinhos Brown - Ratamahatta: A mais famosa banda de Heavy Metal brasileiro se juntou ao baiano Carlinhos Brown para uma música bem tribal e retrata o bem interior do Brasil, no melhor álbum da banda Roots.
Smashing Pumpkins - Tonight Tonight: Uma das mais famosas bandas de rock alternativo, o Smashing Pumpkins fez um clipe bem criativo pelas estrelas e planetas do universo.
Avenged Sevenfold - A Little Piece of Heaven: Um dos representantes do metal moderno, o Avenged Sevenfold fez um clipe de uma história bem bizarra de um cara que mata a namorada e fica com o cadáver dela (?) e após isso, coisas malucas acontecem. Um bizarra história de amor composta pelo falecido baterista da banda The Rev.
Korn - Right Now: Para fechar de vez a lista, a mais uma vez o Korn marca presença. O clipe de right Now também é mais uma animação da banda, só que esta é bem mais violenta que "Freak on a Leash", mostrando um sujeito se mutilando e fazendo várias coisa, digamos, nojentas. Veja se tiver coragem este videoclipe censurado em vários países. Assim, encerro os melhores clipes de animação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário