sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Fatos sobre o Acre

O Brasil é constituído de 26 estados e 1 Distrito Federal. Dentre todos os estados, um é sempre o motivo de piadas da internet por ser supostamente atrasado: o Acre. Não se sabe os motivo para tantas piadas do Acre ser atrasado, terra dos dinossauros ou ainda estar na pré-história. Mas o provável motivo disso acontecer é por ser longe de estados como São Paulo ou por razões históricas, pois foi o último estado a ser integrado a federação, no fim do século XIX e começo do século XX.
Mas o Acre possui algumas curiosidades que o resto do Brasil não sabe ou ignora saber. E como o Acre não é o centro do Universo como alguns lugares se acham, o Blog resolveu fazer justiça. Vamos mostrar que o Acre existe sim e tem algumas coisa interessantes como qualquer lugar no país.







Pois é amigos, a fama do Acre nunca foi boa...

Primeiro estado a ser governado por uma mulher

Enquanto muitos estados brasileiros ainda não foram governados por uma mulher, o Acre foi o primeiro estado brasileiro a ser governado por uma mulher. Iolanda Fleming assumiu o poder em 1986 e ficou apenas 1 ano no cargo. Apesar disso, entrou para a história da política brasileira. Além de ter sido governadora do estado, ela foi anteriormente vereadora da capital do estado Rio Branco, deputada estadual e vice-governadora.


Presença de Geoglifos


O Estado do Acre conta com mais de 300 geoglifos, que são figuras geométricas ou feitas no chão. Embora descobertas por causa do desmatamento da região em 1977, só quase 30 anos depois a descoberta ganhou importância. Não se sabe para que se utilizavam, sendo provavelmente um local para rituais. Por ser próximo do Peru, os geoglifos do Acre podem ter relação com os geoglifos de Nazca, os mais famosos do quesito. 

Só se tornou estado em 1962 e virou brasileiro. E ainda ficou independente

Até o fim do século XIX, o Acre pertencia a Bolívia. No fim do referido século, teve início o Ciclo da Borracha, com muitos migrantes brasileiros, sobretudo do Nordeste, indo à região ganhar dinheiro com a borracha produzida a partir do látex da seringueira. A região virou palco de batalhas entre brasileiros, bolivianos e peruanos, estes último também queriam o território. A questão só foi resolvida em 1903, quando o Brasil comprou o território por 2 milhões de libras esterlinas. Mas por 4 anos, os acrianos declararam independência da Bolívia até se juntar ao Brasil. O processo foi denominado Revolução Acriana.
Mas o Acre só viria a se tornar estado em 1962, sendo que antes era denominado Território Federal do Acre.

Combustíveis mais caros do país

Se em São Paulo e no resto do Centro-Sul, estão reclamando do preço da gasolina estar acima dos três reais, mal sabiam que no Acre a gasolina já estava nesse preço há anos. Sem contar que com os aumentos, o preço médio da gasolina subiu para 3,492 reais. Já o preço do etanol do estado também é o mais caro, estando atualmente na casa do 2,98. Já o Diesel está na casa dos 3,22 reais. 

Muitas personalidades

Algumas das personalidades mais conhecidas no brasil e no mundo nasceram no Acre. Vou citar alguns deles:


Mariana Silva nasceu na capital do estado, Rio branco. Ficou conhecida como senadora pelo PT e por ter sido Ministra do Meio Ambiente do governo Lula até 2008, quando saiu do partido e migrou para PV e PSB, saindo candidata a presidência em duas ocasiões (2010 e 2014). Agora tenta criar seu próprio partido, a Rede.


Enéas Carneiro nasceu também no Acre. Foi para o Rio de Janeiro estudar medicina. Ficou conhecido no Brasil inteiro por suas candidaturas a presidência, tendo ficado em 3°lugar na eleição de 1994, tendo se candidatado em 1989 e 1998. Foi eleito deputado federal por São Paulo com a maior votação da história, com mais de 1,5 milhão de votos. Ficou conhecido por propostas polêmicas sobre a questão nuclear e sua aparência única e seus bordões como "Meu nome é Enéas" e "Com barba ou sem barba, meu nome é Enéas". Faleceu em 2007, vítima de leucemia.


Armando Nogueira, natural de Xapuri e responsável pela criação do jornalismo da Rede Globo, além de ter sido um famoso cronista esportivo. Se mudou para o Rio de Janeiro aos 17 anos e se formou em direito. Faleceu em 2010, vítima de câncer.


Chico Mendes, nascido na mesma Xapuri. Foi seringueiro, líder sindicalista e da causa ambiental. Filho de nordestinos, amou a Amazônia desde criança e só aprendeu a ler aos 20 anos de idade. Protetor do meio ambiente e dos extrativistas da região, foi morto a mando de fazendeiros em 1988. Até hoje, é símbolo nacional e mundial pela preservação do meio ambiente.


Glória Perez, nasceu em rio Branco. É conhecida em todo o Brasil por suas novelas que costumam retratar outras culturas, especialmente fora do Brasil. Se mudou do Acre aos 15 anos e estudou em Brasília. É conhecida por novelas marcantes da RGT como "Barriga de Aluguel", "De corpo e alma", "O Clone" e "América", além de seriados como "A Diarista" e "Amazônia: de Galvez a Chico Mendes", onde se conta a história do Acre.

Terra do PT

Tião Viana, atual governador do Acre

Se muitos reclamam do fato do PT estar no governo federal há mais de 12 anos e o PSDB estar há mais de 20 anos em São Paulo, o PT está bem antes no Acre. Há 16 anos, o partido está no governo estadual do Acre e três nomes diferentes estiveram a frente do estado: Jorge Viana, Binho Marques e o atual, Tião Viana, é irmão de Jorge.

O mais seguro da Região

Segundo dados do Mapa da Violência de 2012, o Acre apresenta o menor índice de homicídios da Região Norte e um dos menores do país. Segundo o mapa, ocorre 19.6 homicídios por cada 100 mil habitantes, tendo índices bem menores que seus vizinhos, como Rondônia e Amazonas. Apesar disso, ainda é pior se comparado a estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Piauí e Santa Catarina.

Nem tão distante

Embora distante e possuindo o ponto mais ocidental do país, localizado na cidade de Mâncio Lima, o Acre nem é tão distante se comparado aos vizinhos. Dista de Brasília em linha reta por 2257 km 2711 km de São Paulo, sendo que por estradas as distâncias ficam entre 3000 km e 3600km. Cidades como Macapá e Boa Vista estão até mais de 4000 km por estradas, sendo que para ir de carro de São Paulo ou de Brasília para Macapá, é necessário passar por Guiana, Suriname e Guiana Francesa, dando um total de mais de 6000 km. Haja combustível...

Shopping Center só em 2011

O belo vila Verde Shopping.
Se você é de São Paulo, deve estar acostumado a frequentar um dos 7382358'532685'1638125766 shoppings que a capital paulista oferece, constrói e projeta. Falando sério agora, o país tem 521 shoppings centers pelo país. O Acre só tem 1 e ganhou o seu primeiro Shopping Center em 2011, estando ele localizado na capital Rio Branco e se chama Vila Verde Shopping. Isso reflete o forte crescimento econômico do Estado, que embora dependa da exportação de madeira, látex e borracha, sem contar a agricultura, cresceu 6.6% em média nos últimos 5 anos, de 2006 a 2011. Embora possa parecer zoeira, o estado não foi o último a ganhar um shopping. Roraima ganhou o seu primeiro no final do ano passado.

Conclusão

O Acre, mesmo não sendo o maior estado brasileiro, o mais rico, o mais aquilo e etc, não chega a ser tão deserto, desabitado ou pouco evoluído. O Estado apresenta crescimento econômico e populacional e apresenta uma ótima mistura de todas as regiões do país. Ao contrário de estados do Sul e Sudeste, que querem se separar do Brasil (ou picuinha de alguns), o Acre quis fazer parte do Brasil. E mesmo com as piadas, o Acre está ali no Mapa, queira os zoeiros ou não!


Fontes:


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário