domingo, 7 de dezembro de 2014

Vilões da ficção que poderiam ser reais e seus crimes na vida real

Olá amigos, como vão? Espero que estejam bem. Alguns nem tanto, pois estão de prova final. Outros já sabem que ficaram triste e outros nem sabem como se sentem. Bom, fiz mais um post que pode alegrá-los, com uma pegada bem parecida com o do anterior: compará-los à realidade.
Quando uma história de ficção é criada, muitos elementos podem ser fantasiados, frutos da nossa infinita imaginação humana. Mas qualquer banda desenhada ou série fictícia tem o quê de real na história, refletindo de maneiro mais ou menos clara alguma situação da realidade, seja ela boa ou ruim.
E as personagens escolhidas quase sempre para representar a realidade são nosso queridos vilões. Seja em animes ou em HQs, sempre eles mexem com o universo da história e criam o conflito, essencial a qualquer narrativa. E muitos vilões são até mais admirados que os próprios protagonistas da história, sendo ícones de admiração mundial. Alguns exemplos famosos são o Coringa (Batman), Magneto (X-Men) e Scar (Rei Leão).
Lembrando de alguns vilões que passaram pela minha infância ou até mesmo de histórias que ainda acompanho, percebi que alguns deles podem existir no mundo real. Não chegariam a fazer todas aquelas maluquices (assim espero) e cometeriam crimes que vemos por aí todos os dias. Não teriam poderes mágicos, místicos ou mutantes, mas teriam dinheiro, poder e armas. Alguns deles seriam parecidos com figuras reais, mas não irei acusar quem seriam. Mas abaixo, vilões que poderiam existir e causar dor de cabeça para nós, a menos que exista um Superman ou Chapolin Colorado por aí.

Dr. Maki Gero

Universo de: Dragon Ball Z e Dragon Ball GT
Profissão: Cientista e Inventor
Crimes de que seria acusado no mundo real: Homicídio doloso e terrorismo

O Dr. Maki Gero é um vilão de Dragon Ball Z. Ele é mais conhecido por construir os androides n°17, n°18, n°19 e n°16. Além disso, ele construiu o super vilão da temporada Cell, a criação máxima de Gero após coletar os dados dos mais poderosos guerreiros do universo (como Goku, Vegeta e Freeza). O próprio Dr. Gero também se transformou em um androide, visto que estava perto da morte.
O objetivo de Dr. Maki Gero era de se vingar do protagonista Goku após a destruição da organização na qual trabalhava, a Patrulha Vermelha (Red Ribbon ou simplesmente RR). A Patrulha Vermelha era uma organização que visava dominar o mundo, com androides e generais, mas foram derrotados por Goku. Anos mais tarde, Gero cria androides super-dotados para destruir Goku. Mas o próprio foi morto por suas próprias criações, n°17 e n°18. Após isso, os androides, em uma realidade alternativa na qual Goku morre em um problema do coração, destroem o mundo e promovem um verdadeiro banho de sangue. Apenas Trunks, filho de Vegeta, sobrevive e volta ao passado para mudar a realidade dele. Mas acaba mudando tudo e aparece outra criação, ainda mais terrível, do próprio Gero. Trata-se de Cell, a criação que demorou 24 anos para se desenvolver no laboratório secreto de Gero, atrás do que ele tinha nas montanhas. Ele volta ao passado, com o objetivo de se desenvolver por completo, absorvendo os androides 17 e 18.
Voltando na vida real, não será difícil imaginar que no futuro possam existir pessoas geniais e de má índole que possam inventar armas sofisticadas ou até robôs (androides) com o objetivo de promover ataques terroristas ou até mesmo para assassinar. Gero seria acusado de de crimes como homicídio e terrorismo se tivesse construído os androides neste mundo aqui. No Brasil, seria condenado a 4321647167234619784 anos de prisão, ficando apenas 30 anos preso. Mas como virou um androide, o intitulado Androide n° 20, se tornou imortal. Valeria a pena soltar?

Equipe Rocket


Universo: Pokemon
Profissão: Organização criminosa
Crimes de que seria acusado: Formação de quadrilha, caça ilegal,  maltrato aos animais, biopirataria e sequestro

A Equipe Rocket é uma famosa organização criminosa de Pokemon que visa dominar o mundo a partir da manipulação para o mal de tais espécies pokémons, especialmente os mais raros ou lendários. Engana-se que os seus integrantes sejam apenas aqueles atrapalhados da Jesse, do James e do Meowth ou mesmo seus rivais, Cassidy e Butch e o objetivo é capturar o Pikachu de Ash. A Equipe Rocket é constituída de diversos outros criminosos, mercenários e cientistas que visam capturar pokémons raros para objetivo nada amigáveis, seja no anime ou no jogo.
A organização é liderada por Giovanni, que tanto no jogo ou no anime é o líder de ginásio da cidade de Veridian, sempre mencionado por Jesse, James e Meowth como "chefe". A Equipe Rocket nos animes é responsável pela criação de Mewtwo, após forçarem o raro pokémon Mew evoluir. Além disso, tenta capturar diversos pokémons raros ao longo da série, em diversos continentes. Mas Ash sempre aparece e estraga os planos da organização.
Embora os recorrentes Jesse, James e Meowth sejam a parte cômica do anime, não seriam isentos de culpa como toda a Equipe Rocket. No mundo real, seriam indiciados por crimes como formação de quadrilha, caça ilegal e sequestro, já que diversas vezes sequestraram alguém do grupo de Ash ou algum secundário. Maltrato aos animais seria outro crime na conta da quadrilha, pois se levarmos em conta que os pokémons seriam animais no mundo real, Luisa Mell seria o Ash. Por fim, cairia na conta a biopirataria, já que contrabandeiam espécies pokémons e outros recursos naturais, como aquelas pedras evolutivas de um lugar para o outro. Na vida real, não seria difícil imaginar isso para a Equipe Rocket, já que sempre estão em todo lugar atrás do Pikachu. Mas engana-se que o objetivo maior seja um simples Pikachu.

Lex Luthor
Universo: Superman, Batman e outros da DC
Profissão: Empresário, cientista e presidente do Estados Unidos
Crimes de que seria acusado: Homicídio doloso, tentativa de homicídio, falsidade ideológica dentre outros

Alexander Joseph Luthor ou Lex Luthor, é o principal vilão das histórias do Superman. Ele vive tentando superá-lo e derrotá-lo. Já teve várias origens nas constantes reedições dos quadrinhos. Nas primeiras histórias, é retratado como um cientista louco. Mas após a década de 60 e 70, mostra-se como um empresário inescrupuloso e careca. Além disso, é um grande sedutor, mas sempre foi apaixonado por Lois Lane. Também foi dito que ele e Superman (na época, Superboy) foram amigos na adolescência e Clark Kent (Superman), construiu um laboratório para Lex. Isso se deve ao fato de Lex ajudá-lo. Mas após um acidente, Luthor fica careca.
É dito que teve uma infância difícil, sendo em uma das versões sendo filho de pai alcoólatra e que após sua morte, pegou o dinheiro de um seguro deste e fundou sua empresa, a Lexcorp. Em outra origem, foi adotado por um casal rico junto de sua irmã. Após seu pai adotivo coagir sua irmã, Lena, a dar a herança dela e de seu irmão para eles, ela se recusa e é morta pelo pai. Luthor transfere o dinheiro para um conta na qual tem acesso quando atinge a maioridade. Após isso, Luthor se torna o homem ambicioso e cruel que é.
Ao longo das histórias, Luthor tentou derrotar Superman várias vezes, seja por terceiros ou pessoalmente. Seu desejo era superá-lo e achava um absurdo Superman ter poderes de nascença. Embora não possua poderes sobre-humanos, ele dispõe de dinheiro e tecnologia, inventando armas e uma armadura para si. Além disso, possuiu um anel de kriptonita, a famosa fraqueza de Kal-el. Mas isso o torna um homem canceroso. Com o câncer avançando, transferiu seu cérebro para um corpo mais jovem, que foi dito que era seu filho Lex Jr. Forjou sua morte num acidente de avião.
Após ficar louco e tentar destruir Metrópolis, torna-se um filantropo e ajuda a reconstruir Gotham City (cidade do Batman) e  ajudou a Liga da Justiça. Conquistou popularidade e se tornou o presidente dos Estados Unidos. Nesse tempo, ficou mais popular ao impedir uma invasão alienígena com a ajuda dos heróis e melhorou a educação do país. Mas ele sabia da invasão muito antes dela ocorrer e nesse tempo, em resposta a retaliação das empresas Wayne, matou a namorada de Batman (Bruce Wayne).
Lex Luthor é com certeza um dos vilões mais populares do mundo e ainda figura como o 4° maior vilão da história dos quadrinhos segundo a IGN. Mas isso não o torna imune aos crimes que cometeu, como o assassinato de Vesper Fairchild e outros, além de várias tentativas de assassinato. Quando disse que era Lex Jr, seria processado certamente por falsidade ideológica. Sem contar que durante sua presidência, seria acusado de omissão durante a invasão alienígena que supostamente evitou. Em outras palavras, seria capa da Veja junto do Lula e da Dilma. E não duvide de que haja alguns empresários assim.


Rei do Crime

Universo: Homem-Aranha, Justiceiro, Demolidor e outros.
Profissão: Empresário e filantropo
Crimes: Vários, como lavagem de dinheiro, tráfico de armas, sequestro, formação de quadrilha, homicídios dolosos etc.

Wilson Fisk ou Rei do Crime (Kingpin no original), é um vilão da Marvel recorrente nas histórias de Homem-Aranha, Justiceiro e Demolidor. É um empresário mafioso que comanda o crime de Nova York, sempre acima de qualquer suspeita. Seria retratado como um típico mafioso ítalo-americano, mas foi mudado para ser um empresário que age na clandestinidade, embora não transparecesse nada para sua família, especialmente sua mulher Vanessa e seu filho Richard.
Embora pareça um empresário de bem e generoso, sendo um filantropo e aparentemente, um homem de bem. Mas para um homem de porte avantajado que possui uma força aparentemente sobre-humana, age por meio de terceiros. Depois de ser ridicularizado na infância por seu porte avantajado, entra para o crime como guarda-costas de uma mafioso. Após ganhar sua confiança, tornou-se seu braço direito. Mas acabou o matando e assumindo os negócios. Após ser derrotado por gangues rivais, foi para o japão, onde ficou rico novamente. voltou para Nova York e para o crime novamente, já que tinha largado o crime por causa de sua mulher.
É um inimigo de vários heróis da Marvel. Apesar de ser forte o bastante para enfrentar seus inimigos, envia terceiros como Mercenário (inimigo do Justiceiro) e Elektra (inimiga de Demolidor, antes de ficar do bem) dentre outros. Usa seu poder financeiro para fazer alianças com os mais diversos vilões e já se aliou a vilões como Apocalypse dos X-Men. Também deu origem, indiretamente, ao Demolidor, uma vez que Matt Murdock ficou cega após ser atropelado e atingido por um caminhão com produtos radioativos das empresas de Fisk. O pai do Demolidor também trabalhou para o Rei do Crime.
Graças a uma combinação de poder financeiro, atributos físicos e mental (Fisk é formado em ciências Políticas), batalhou com os mais diversos heróis do universo da Marvel. O Rei do Crime está em 10° lugar dentre os melhores vilões de todos os tempos da IGN. Fisk no mundo real responderia por diversos crimes, como assassinatos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, além de comandar uma verdadeira máfia. Wilson Fisk é um empresário sem escrúpulos que elimina qualquer um de seus caminhos. Wilson Fisk é um dos vilões mais realistas já criado e não seria estranho compará-lo a Lex Luthor. 


Sakyo
Universo: Yu Yu Hakusho
Profissão: Jogador de jogos de azar e aparentemente, empresário
Crimes de que seria acusado: Tráfico de seres humanos (no anime, youkais), assassinato (indução ao suicídio), lavagem de dinheiro e manipulação de resultados

Sakyo ou Sr. Sakyo é um personagem de Yu Yu Hakusho. Embora longe de ser um vilão principal, é ligado aos vilões da Saga do Torneio das Trevas, os irmãos Toguro. Além de ser o dono do time Toguro, ele é o organizador do torneio. É um dos membros do chamado Black Black Club, uma organização secreta que reúne senhores do crime em negócios extremamente obscuros, como a tortura e escravização de youkais, referidos como demônios erroneamente, já que são criaturas sobrenaturais.
Filho de pais pobres, possui cinco irmãos, provavelmente mais velhos, que vieram a se tornar funcionários públicos. Ele não desejava ser como seus irmãos e ao longo da infância e da adolescência, desenvolveu uma personalidade aparentemente sociopata. Torturava animais e desejava matar qualquer um. Na vida adulta, descobriu os jogos e começou a ganhar apostas em grandes quantias de dinheiro. Após ganhar muito dinheiro, passa a apostar a própria vida algumas vezes, tendo até então, nunca perdido uma aposta.
Contrata os irmãos Toguro para serem seus guarda-costas. Mais além, os irmão passam a ajudar Sakyo a ganhar cada vez mais apostas. A primeira aparição de Sakyo no anime foi quando a protagonista Yusuke, junto de Kuwabara e Botan, invadem a mansão de Gonzo Tarukane, com o objetivo de resgatar Yukina, a irmã gêmea de Hiei que era torturada, afim de chorar e de suas lágrimas, obter delas pedras preciosas. Sakyo aposta na derrota dos irmãos Toguro, que trabalhavam para Tarukane. Tarukane era membro do Black Black Club e apostou na vitória dos irmãos Toguro. Sakyo apostou uma fortuna absurda na vitória de Yusuke e Kuwabara, equivalendo toda a fortuna de Tarukane. Sakyo ganha a aposta, mas é revelado que os Toguros trabalhavam para Sakyo e facilitaram  a vitória de Yusuke para que Sakyo ganhasse o dinheiro.
Durante o torneio das trevas, Sakyo demonstra ser uma pessoa extremamente educada, gentil e caridosa, chegando a salvar Keko, a namorada de Yusuke e Shizuru, a irmã de Kuwabara, por quem acaba se apaixonando. Convida Yusuke a participar do torneio por meio de Toguro Ototo e na luta final entre Yusuke e Toguro Ototo, aposta sua vida contra Koenma. Toguro perde a luta e Sakyo se suicida, explodindo o estádio aonde havia a luta.
Mesmo não sendo um vilão principal do anime e nem aparentando ser um sociopata, Sakyo cometeu inúmeros crimes durante suas aparições. No mundo real, os youkais poderiam ser substituídos por trabalhadores escravos, além do que seriam torturados e eventualmente, mortos. Além disso, vemos que Sakyo ganha seu dinheiro de maneira ilícita e aparentemente, lava-o. Além disso, ficou provado que nas apostas ilícitas ele manipula o jogo a seu favor e induz os perdedores ao suicídio. Sakyo seria alguém que agiria não aqui na web e muito provavelmente, usaria a Deep Web para suas apostas, junto de ouros membros do Black Black Club.

Síndrome
Universo: Os Incríveis
Profissão: Inventor de armas
Crimes de que seria acusado: Tráfico de armas, assassinato e presumivelmente, terrorismo

Um vilão de filme aqui na lista. Síndrome é o vilão do filme Os Incríveis, filme de grande sucesso da parceria Disney-Pixar. Síndrome apareceu no começo do filme, mas ele quando criança, quando conhecido como Bochecha ou Gurincrível, sendo o maior fã do Sr. Incrível, protagonista da animação. Entretanto era rechaçado pelo Sr. Incrível por sempre querer seu ajudante, pois o herói dizia que trabalhava e gostava de fazê-lo sozinho. Além disso, o garoto podia se machucar.
Após  um tempo, depois que os ditos Supers como Sr. Incrível e sua família (Mulher-Elástica e seus filhos Violeta, Flecha e Zezé) foram proibidos de agir e de esconder seus poderes, Sr. Incrível tem um emprego normal até ser demitido por agredir o patrão que se recusa a ajudar uma vítima de assalto. Síndrome, por meio de sua secretária Mirrage, oferece uma oportunidade de emprego que Beto Pêra não pensa em duas vezes em aceitar. Após dizer que trabalhava fora para sua mulher, Beto enfrenta robôs desenvolvidos por Síndrome. Após uma luta e outra, Síndrome se revela para Sr. Incrível como um rival para ele e diz que por odiá-lo, desenvolveu armas que vendeu e outras para derrotá-lo. Após aparentemente ter matado Sr. Incrível, a protagonista descobre que o plano de Síndrome era matar todos os super-heróis, incluindo sua família. Tudo com o objetivo de se tornar o único super-herói. Tanto que manda seu robô mais poderoso para derrotá-lo, mas o robô sai de seu controle e quase o derrota. No final, é morto quando a capa de sua roupa fica presa na turbina de um avião, após sequestrar Zezé.
Síndrome, antes de tudo, poderia ser classificado como portador de alguma doença mental, devendo-se isso a ser um obcecado a se tornar um super-herói. Mas para isso, ele quer matar os ditos super. Mas aparentemente, ele sabia bem o que estava fazendo. Dito isso, ele seria acusado de vários homicídios dolosos e de tentativas de outros. Fora isso, o robô que ele mandou para destruir a cidade e depois salvá-la seria considerada uma forma de terrorismo. Por fim, Síndrome disse que passou a vida ganhando dinheiro vendendo armas, mas não se sabe se foram negócios lícitos ou ilícitos, deixando em aberto a acusação de tráfico de armas.

Bem galera, aqui foram alguns exemplos de vilões que poderiam existir sem sombra de dúvidas. Não sou um expert em direito e se algum amigo que faz direito ajudar, ficaria agradecido. Além disso, quem se lembrar de mais vilões que seriam reais, fiquem a vontade para comentar.
Que a força esteja com você!







Um comentário: