Para quem quer conhecer melhor a cidade, um pequeno mapa. |
Vivo em uma cidade velhinha, velhinha, 454 anos de pura evolução. Antes era uma parte da capital paulista com o objetivo de proteger os religiosos dos ataques dos índios Tamoios. Só em 1880, a cidade se emancipa de São Paulo, ainda com seu antigo nome Nossa Senhora da Conceição. Só em 1906, a cidade recebe o nome atual, não sabendo-se a origem certa, mas sabemos que é de origem indígena.
Atualmente, já se soma mais de 1,3 milhão de habitantes. A economia de Guarulhos é a 8° maior do Brasil, com um PIB de quase 43 bilhões de reais. Apesar de tanta riqueza, a cidade convive com problemas comuns de todas as grandes cidades: problemas com o transporte público, saúde, educação, violência, dentre outros. Mas aos poucos, os problemas vão sendo superados, mesmo ainda estarmos longe da solução. Em IDH, ainda se encontra em posições mais baixa ( 145° de 645 municípios).
Como futuro engenheiro, algumas obras aqui merecem estar registradas, algumas mais ou menos conhecidas. Alguma delas viraram referência para os moradores de cada região. Então, para homenagear Guarulhos pelos seus 454 anos, seleciono 5 obras que são importantes para a cidade.
Aeroporto de Cumbica
O Famoso GRU |
Shopping Internacional
Passo todo dia perto dele. |
Viaduto Cidade de Guarulhos
Primo pobre, mas temos uma ponte estaiada. |
O viaduto que logo se tornou cartão-postal da cidade foi inaugurado em 2010, após muito tempo de obras. Liga o centro de Guarulhos pela Avenida Paulo Faccini até a Rodovia Presidente Dutra sentido Rio de Janeiro e com um outro viaduto anexo, liga o centro ao sentido São Paulo da mesma rodovia. É um viaduto estaiado, ou seja, para sua sustentação usa cabos de aço a partir de um único pilar de 60 metros de altura.
Muitos consideram uma cópia barata do Viaduto Otávio Frias, no Brooklin. Embora menos imponente que seu primo paulistano, o Viaduto Cidade de Guarulhos carrega o nome da cidade em seu pilar para lembrar aos viajantes da Via Dutra que estão passando pela cidade, fato que poucos notam na viagem. Além disso, conta com uma iluminação de 80 holofotes de LED.
Terminal Metropolitano do Cecap
Obra será parte do corredor Guarulhos-Tucuruvi. Mas preferia o metrô. |
Inaugurado a pouco mais de 2 anos, localiza-se no cruzamento de duas grandes avenidas da cidade, a Av. Monteiro Lobato com a Tancredo Neves. Possui 8500 m² de área construída, com rampas, banheiros, piso táctil e bicicletário para 130 bicicletas. É o ponto de partida para o futuro corredor Guarulhos-Metrô Tucuruvi, uma obra que estava em projeto a mais de 25 anos e que vai sair do papel em uma parceria do governo estadual e do municipal.
Muitas linhas municipais intermunicipais passam pelo terminal (21 municipais e 7 intermunicipais) e o número vai aumentar com a instalação do corredor de 32 km. Além disso, marca uma nova era no trasporte municipal, pois até então a cidade não tinha sequer um terminal para ônibus. Hoje, já estão funcionando o Terminal do Taboão, de onde começa o corredor Guarulhos-Tucuruvi e os terminais municipais do São João e Pimentas e futuramente, o terminal da Vila Galvão.
Futuro corredor. |
Estação de Tratamento de Esgoto do São João
Trabalho sujo por uma cidade mais limpa. |
A cidade de Guarulhos era até pouco tempo atrás, uma das cidades que não tratavam nada de seu esgoto. Isso contribuiu para que a cidade fosse uma das maiores poluidores de seus mananciais e de ser uma das cidades que mais poluem o Rio tietê, que corta a cidade na divisa com a capital e Itaquaquecetuba. Mas isso já vem melhorando.
Em 2010, foi inaugurada a ETE São João, no bairro de mesmo nome. Com capacidade de tratar 15% do esgoto da cidade, foi construída dentro do Plano Diretor da cidade e com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), sendo administrados pelo SAAE (Serviço de abastecimento, água e esgoto) da cidade. Foi o começo para o tratamento de esgoto e do saneamento básico municipal, até então inexistente. Atualmente, mais duas ETEs foram inauguradas: a do Bonsucesso em 2011, tratando 20% do esgoto e neste ano, a da Várzea do Palácio que trata 15%. A cidade hoje trata de 50% do esgoto e mais estações vem por aí, como a Estação de Tratamento do Cumbica/Pimentas em obras e as ETEs do Centro e do Cabuçu.
Fica a minha homenagem a cidade em que vivo. Quero que ela melhore cada dia mais, que os problemas vão desaparecendo e que ela seja melhor para todos os guarulhenses!
Parabéns Guarulhos!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário