quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
Uma breve retrospectiva
No mundo das realizações da engenharia, ficou marcado pelos estádios de futebol inaugurados pelo Brasil a fora para a Copa do Mundo, um evento que muitos acharam que ia dar errado, mas no fim das contas, teve um bom saldo positivo. Mas tudo pode ir por água abaixo para as construtoras, devido a escândalos envolvendo as construtoras nos casos da Petrobrás e do Metrô de São Paulo. Aquilo de sempre, propina, corrupção, desvio de dinheiro público e por aí vai. 2015 tem que ser um ano da virada para estas construtoras, uma vez que estão proibidas de entrarem em licitações.
Falando em política, tivemos as eleições presidenciais mais acirradas desde a redemocratização do país. Aécio Neves e a atual presidente, Dilma Rousseff, tiveram debates acirrados e bem acalorados, com poucas propostas e muitos ataques. No final, Dilma terá mais 4 anos de mandato, apesar de protestos radicais da oposição e escândalos da maior estatal do país.Nos estados, algumas eleições acirradas e outras ganhas com facilidade, como a vitória de Geraldo Alckmin em SP, apesar da pior crise de abastecimento da história do Estado.
No mundo, o Estado Islâmico coloca suas garras na Síria e no Iraque e choca o mundo com suas execuções. A Ucrânia em guerra civil, com um lado pró-Rússia e outro pró-Europa. A retomada de relações entre Cuba e EUA, com mediação do Papa Francisco. Acidentes aéreos na Ásia, sendo que o avião da Malasyan Airlines até hoje não foi encontrado. Por fim, a pior epidemia de Ebola na África, que pôs o mundo em alerta contra o vírus mortal da doença. Os primeiros casos fora do continente africano colocaram países em alerta. Na África, quase 8000 mortes em países como Guiné, Serra Leoa e Libéria, os mais atingidos pela doença.
No esportes, as Olimpíadas de Inverno em Sóchi, na Rússia, quase foram boicotadas em razão da crise da Ucrânia. Mas eles ocorreram e foram um sucesso, com os donos da casa liderando o quadro de medalha. No Brasil, a Copa foi um sucesso dentro e fora de campo, com aeroportos funcionando bem em sua maioria, mas pecando no transporte sobre rodas. No mais, show das torcidas estrangeiras no Brasil. Seleções emergentes brilhando, como a Costa Rica, primeira colocada em um grupo com Inglaterra, Itália e Uruguai, todos campeões mundiais e eliminadas nas quartas, nos pênaltis para a Holanda. E a Argélia, que emocionou durante sua classificação e quase mandou para fora, os campeões do mundo. Mas foi eliminada com honra. Já o Brasil perdeu para os campeões do mundo, no que foi a pior derrota de sua história, justamente em casa e numa semifinal. Os 7 a 1 não serão esquecidos tão cedo. Os que impuseram esta derrota ganharam dos rivais argentinos. Essa foi a seleção alemã, tetracampeã do mundo.
Na Engenharia, inovações. Celulares cada vez mais sofisticados. As ciclovias ao redor do mundo e no Brasil, São Paulo passa a construir muitas ciclovias, no que foi uma atitude muito positiva. Porém, algumas falhas e críticas de motoristas e moradores fizeram algumas serem apagadas. Mais virão por aí, sendo a da Avenida Paulista e estrela de todas. O setor da construção civil chega no fim do ano com quedas. Espera um 2015 melhor.
Pois é amigos, quis relembrar alguns fatos importantes neste ano. São vários e vários fatos que tenho aqui, mas não vou contar aqui. Hoje é um dia de refletir e fazer acontecer ano que vem. Que eu consiga alcançar meus objetivos na universidade e também do Blog, que fará um ano em 2015. Agradeço a audiência dada por você, leitor do Engenheiro de Vida, seja você brasileiro, norte-americano, espanhol, francês ou indiano. Agradeço a leitura e tenho certeza que o Blog vai crescer, seja aqui e no Facebook.
Um feliz 2015 para você!!!!
Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/engenheirodevida?ref=hl
sábado, 20 de dezembro de 2014
A amante do meu marido e da minha mulher
Bem, vou estar de férias lá no Mato Grosso do Sul. Se der, escrevo de lá. Se não, já vou desejando feliz natal e um bom ano novo!
A história, na íntegra, abaixo.
Ricardo e Renata formavam um casal perfeito. Era bem sucedidos em seus trabalhos. Ele, um engenheiro civil sendo um grande executivo de uma bilionária construtora. Ela, uma advogada das mais requisitadas, desde de políticos corruptos até seriais killers, e quase nunca perdia um julgamento. Jovens, bonitos, cuidavam bem da saúde, correndo no parque ao lado de seu apartamento todos os dias pela manhã. E de noite, iam juntos à academia. Não tinham filhos e talvez, por "n" fatores, nunca iriam tê-los. Outro dia, quem sabe, adotariam uma criança. Até lá, curtiriam a vida de bem casados sem qualquer outra preocupação, a não ser o trabalho e a saúde de ambos.
Moravam no bairro mais badalado da cidade. E em um prédio novo, no último andar. Por ser o mais caro, só eles moravam naquele andar. Havia mais dois apartamentos vazios no mesmo andar. E eles curtiam tudo isso muito bem, com noites inesquecíveis de amor, sempre aprontando suas loucuras amorosas. Sem ninguém para reclamar disso. Curtiam muito bem o bairro, que tinha de tudo: um parque, um shopping, uma universidade prestigiada, um clube, casas de show, casas noturnas, bancos, academia, mercado... uma infinidade de coisas para curtirem.
Mas a rotina daquele casal mudou um pouco depois de um tempo. Apareceu no andar, uma porção de caixas, móveis e um zilhão de coisas. Ricardo acordou naquele sábado, incomodado com aquela barulheira. Queria dormir até mais tarde, já que tinha ficado boa parte da noite acordado corrigindo projetos mal-feitos. Abriu a porta e esbrabejou contra os funcionários da empresa de mudança.
- Caramba!!! São 3 da madrugada e vocês com esta barulheira toda, quem vai morar aí, a Duquesa de Cambridge, o Sheik árabe que comprou aquele time inglês? Olha a bagunça que fizeram no Hall de entrada....
- Senhor, bom dia! São quase meio-dia para sua informação, então não interessa se está dormindo ou não. Vai mudar para cá uma pessoa filha de não sei quem, que é o rei da cocada preta e ele nos pagou uma fortuna para que façamos o melhor serviço. Então não nos atrapalhe, pois com este dinheiro volto pra Sergipe e construo minha casa e abro uma loja lá. - respondeu um dos funcionários.
Agora Ricardo ficara curioso. Quem iria se mudar pra lá? Não é qualquer um que pode comprar aquele apartamento, que ao contrário do dele tinha um espaço bem maior. Era o maior apartamento do prédio. Imaginou que algum famosão iria se mudar para lá. Acordou Renata com a notícia. Ela se levantou e ficou feliz com a notícia, pois queria já alguns vizinhos, pois já não suportava ficar sozinha no andar apenas com Ricardo, parecia cansada daquelas fantasias repetitivas demais. Já Ricardo, um pouco frustrado, pois iria perder o status que tinha no condomínio, já que era considerado o que tinha o apartamento mais bonito. Mas ambos estavam muito curiosos para saber quem iria morar naquele apartamento.
Eis que para um belo carro na porta do prédio naquele sábado. Sairam dois homens com diversas malas. E alguns livros também. Bem grossos, por sinal. E finalmente, carregando uma bolsa, apareceu o novo morador. Ricardo correu até a porta, esperando ele chegar. Quando chegou, não era ele: era ela. Ricardo chamou Renata. não pudera acreditar que era uma garota a nova moradora. Ela olhou para trás, olhou para os dois e perguntou:
- Boa tarde! Vocês são os vizinhos?
- Claro que somos, garota! - respondeu Ricardo, brabo.
- Ai Ricardo, não seja tão grosso com a menina! Não se preocupe, meu anjo, ele não dormiu bem hoje e tá um pouco assim. Como você se chama?
- Eu me esqueci, eu me chamo Eva, Eva Fumagalli. Muito prazer em conhecê-los, e o nome docês?
- Eu me chamo Renata e esse é meu marido, ele se chama Ricardo. Você é do interior? Ou não? Tem um sotaque tão bonito...
- Pois é, eu sou lá de Mato Grosso. Meu pai que comprou este apartamento, não é legal?
- Sim, Eva. Seu pai é o que?
- Ah, ele era fazendeiro. Depois virou o prefeito da cidade e agora é o governador do Estado.
Ricardo e Renata ficaram espantados. Viram que aquela jovem, de pele morena, olhos claros e cabelos castanhos tinha um belo de um cacique. Era gente importante, filha de gente importante. Ricardo, embora disfarçasse, estava encantado com aqueles olhos olhando em direção aos deles. Mas logo mudou o foco:
- Ok, sabemos quem você é. Mas o que veio fazer aqui? - perguntou para ela, Ricardo.
- Eu vim pra cá pra estudar na Universidade daqui. Ouvi dizer que ela é muito boa e meu pai queria que eu me mudasse, mudasse os ares. Tava estudando no Rio de Janeiro, aí meu pai queria que visse pra cá. Lá ficou violento demais, sabe?
- Mas você vai fazer o que, lá?
- Eu vim estudar direito!
- Que maravilha! Eva, eu sou advogada. Posso te ajudar em alguma coisa, sempre que puder. Meu marido é Engenheiro.
- Nossa, que legal. Meu irmão também é, Engenheiro, só que Agrônomo! Cuida lá das fazendas lá do meu pai.
- Eu sou engenheiro civil e digo que amo minha profissão. Mas por quê, você que é lá da roça, quer estudar algo de cidade grande?
- Ricardo, isso é jeito de se falar com a menina.... - esbrabejou Renata.
- Desculpa menina, digo Eva...
- Tudo bem, todo mundo diz isso também, lá no Rio era pior. Meu pai disse que queria uma pessoa da família para conhecer as leis e eu gostava de ver o trabalho dos juízes lá. Meu pai dizem que eles são tão bonzinhos e ganham muito bem. Eu queria ser advogada, mas ouvindo meu pai, vou estudar muito para virar juíza.
- Legal, Eva. Boa sorte lá. A Universidade é muito boa, você vai ter muitos amigos, vai pras festas, ter uns namorados bonitinhos que vejo lá....
- Menos Renata, bem menos! - disse Ricardo, irritado com a declaração da esposa.
- Amor, você era bem mais bonito na época da faculdade, não foi por acaso que me casei com você. Mas os de hoje em dia seriam bem melhores. - Ironizou Renata.
Depois das apresentações, cada um foi para se canto. Eva, já maior de idade, ansiosa pela faculdade. E Ricardo e Renata, continuavam sua rotina de casal de margarina. Passaram as semanas, Eva sofreu o trote, mas já fizera muitas amigas e ia para as festas. Mas Renata, que as vezes chegava tarde em casa, pois trabalhava um pouco longe, estranhava o fato da garota, morando sozinha, não trazia rapazes para seu apartamento. Linda do jeito que é, Eva era muito atraente para ficar só. Passado uns dias, Renata, em um fim de semana, foi visitar Eva. A menina pediu ajuda em um trabalho sobre a Constituição. Renata, logo quis ajudar. Enquanto trabalhava juntas, Renata perguntou:
- Como vai a faculdade, Eva?
- Legal Dona Renata, to gostando muito! As aulas são legais, o pessoal é bem legal.
- Não sou tão velha para ser chamada de dona, mocinha (risadas). E os rapazes da faculdade, são bonitos ou não?
- São né, mas eu sou um pouco tímida. Falo com eles, mas prefiro ser amiga deles. No Rio de Janeiro, só fiquei com dois meninos pois fiquei meio alta numa festa. São bonitos alguns, mas tem um que achei bonito.
- Quem?
- É um mais velho, que conheci numa festa. Gostei dele, nos falamos muito, mas não rolou nada. Mas quem sabe...
- Bom Eva, você é linda, sabia?
- Se eu sou linda, tu é uma Rainha, Dona Renata! - as duas riram.
- Não precisa me chamar de dona, só me chame de Renata. Não sou tão velha, nem tenho trinta anos direito... - riram mais uma vez.
- Tudo bem Renata, mudando de assunto, você pode me ajudar num negócio?
- Que negócio!
- Pois preciso arrumar um estágio, pois a faculdade já me obriga a trabalhar e a estudar.
- Pode deixar querida, lembro como hoje do meu primeiro emprego. Sofria, mas aprendi muito pra prova da OAB. Acho que até sei aonde você pode arrumar.
- Onde?
- O Ricardo precisa de alguém lá, pra ajudar nos processos jurídicos. E ele não encontrou ninguém para o cargo, você gostaria?
- Sim dona, será um prazer.
- Não me chame de dona... - e riram mais uma vez.
E por aí vai. Eva começou a trabalhar com Ricardo. Ricardo, talvez por este motivo, começou a não ligar muito pro trabalho, já que era um executivo dos mais rígidos. Não aguentava olhar para Eva, vestida com aquele vestido, mostrando suas curvas, com aquelas pernas, finas, mas de curvas fechadas. O colo bem bronzeado, conquistado no Rio. E aqueles olhos, cor de esmeralda, que Ricardo não conseguia resistir. Aquela ninfeta, o encantava todos os dias. Queria ficar com ela, mas era casado. "Droga!", dizia ele. Como pode ser casado com uma mulher que já perdeu toda a beleza, quer dizer, ainda era bonita, mas que não se comparava aquela novata estudante de direito? Chegava em casa já com marcas do stress do trabalho. O cabelo dela já começava a ficar branco. E também já não curtia mais o amor com ela. Não demoraria muito tempo para ter uma chance com Eva.
Certa noite, eles saíram do trabalho. Pareciam que chegariam em casa cedo, naquela sexta-feira estrelada. Mas Ricardo mudou de rota. Eva , discretamente abria um sorriso. Foram para um motel, bem longe do prédio onde moravam. E no quarto, se abraçaram e rolaram no chão, fazendo as maiores loucuras. Ela não parava de gritar, parecia ser sua primeira vez. Mas Ricardo descobrira que não.
- Nossa, você é boa mesmo. Onde aprendeu tão bem?
- Lá no Rio, depois de umas festas!
- Te ensinaram bem, pois olha...vou te ensinar mais um pouco!
E continuaram lá. Perto de Renata, a menina parecia um anjo. Agora perto de Ricardo, este anjo perdia sua aréola e suas asas, ao cair em seus braços. O celular de Ricardo estava desligado. O de Eva, ligado. Porém, ninguém ligou. Apesar de ficarem muito tempo juntos naquele lugar, chegaram em casa sem levantar suspeitas. Se despediram discretamente, e Renata beijou o marido. Eva viu aquilo e parecia um pouco triste. Entrou em casa e foi logo dormir.
E os encontros continuaram. Sempre nas segundas, quartas e sextas, quando faziam a festa. Ricardo sempre chegava antes da garota. Para que ninguém suspeitasse, Eva vinha depois, inventando que foi para o bar com as amigas. Mas a brigas do casal começaram. Ricardo chegava tarde em casa. A mulher reclamava, pois ele nunca chegou em casa tão tarde como estava chegando. E no outro dia, não tinha forças para correr. Renata percebeu que o marido perdeu o fôlego. Ou gastava o fôlego com outra coisa. Mas não desconfiava da vizinha do lado. Aliás, foi com Eva que Renata foi desabafar.
Eva ouvia aquelas lamentações muito triste. Se sentia culpada pelo abalo da relação daqueles dois. Mas não queria falar a verdade, pois não queria perder o emprego que Ricardo conseguiu para ela. Mas Renata percebeu a tristeza da menina e perguntou:
- Você sabe de alguma coisa do Ricardo, Eva?
- Não!
- Então por que está triste?
- Sabe, um casal tão bonito como docês é triste saber que tá assim. Mas eu prometo falar com o Ricardo no trabalho.
As duas se abraçaram. Ricardo chegou na hora e se surpreendeu com as duas no apartamento. Após Renata sair para fazer compras, Ricardo conversou com Eva:
- Não contou nada para ela, nada né?
- Não tio, nada não.
- Ótimo, pois você sabe: você perde o seu emprego e eu o meu.
- Tudo bem.
Eva foi para seu apartamento estudar. E Ricardo viu na internet que o governador de Mato Grosso, no caso, o pai de Eva, estava atrás de alguém para ser seu novo secretário. Viu que o salário oferecido era cinco vezes maior que o que ele ganhava na construtora. E com todas as garantias possíveis. E viu em Eva a chance perfeita para o cargo. Queria logo o divórcio, para logo ter o emprego dos sonhos. E sem fazer nada, já que não tinha obra por lá quase. Tinha, mas não eram entregues no prazo. E se tinha, ganharia um dinheiro ainda mais alto por uns esquemas aí...
Propôs isto a Eva. Dos dois se casarem logo. Que Renata fosse logo pro inferno, e os dois seriam felizes para sempre. Em Mato Grosso, claro. Talvez Eva soubesse das intenções de Ricardo. Mas respondeu:
- Não quero ver a Renata mal. apesar de tudo, ele é muito boa amiga. Se não fosse ela, tava boiando legal nas matérias da "facul".
- Não se preocupa, te ensino tudo. Fiz direito também, antes de engenharia. -Blasfemou Ricardo
- Vou pensar....
Mais um fim de semana. Ricardo saiu, mas desta vez foi para um encontro com ex-colegas da faculdade. Renata e Eva ficaram sozinhas no apartamento de Eva. Renata olhou para Eva e lhe disse:
- Sabe Eva, sabe o que pensei.
- O que Renata?
- Eu suspeito que o Ricardo tenha uma bela amante, melhor que eu.
- E quem seria?
- Não faço ideia de quem seja. - Respondeu Renata, para alívio da garota...
- Mas te confesso que queria ter um amante também, nestas horas.
- Nossa Renata, tu me assustou agora. E quem seria?
- Você com esta roupa está tão linda. E sem ela, como seria...
- O que está insinuando? Espera, minha blusa...
E Renata tirou a sua roupa também. As duas logo se beijaram. E foram para a cama de Eva, que curiosamente era uma cama de casal. E se beijaram lá por horas e horas, sem cansar. Fazendo carinho uma na outra. Eva, após o ato, disse;
- Nunca imaginei que seria tão bom. E nem que você gostasse de mulheres. Lá no meu lugar seria difícil isto acontecer. Beijei uma garota no Rio também...
- Mas aqui tudo é possível. Antes de conhecer o Ricardo, eu me envolvi com algumas colegas. Mas elas não eram tão delicadas como você. Se o safado do Ricardo me traisse, eu saberia com quem devia trair...
- Comigo?
- Sim, me encantei com você desde que entrou por esta porta pela primeira vez. Mas casada com o Ricardo, brabo do jeito que era, nunca podia realizar esta fantasia.
Eva ficava cada vez mais confusa. Gostava muito dos dois, aliás, se envolveu amorosamente com os dois. Era amante dos dois ao mesmo tampo. Na semana, de Ricardo. Nos fins de semana, era Renata que visitava o apartamento da moça. Ou as duas saiam para algum lugar para se envolverem. Eva uma hora, se cansou da rotina dupla, embora conseguisse manter com altas notas da faculdade. Estava mal por ser amante dos dois. Cansada, resolveu acabar com a historia.
Aproveitando que o pai de Eva fora acusado de corrupção lá em Mato Grosso, Renata logo quis oferecer seus serviços. Achou que estava na frente de todos, por ser "amiga" da filha do réu e além disso, sua mentora nos estudos. Renata foi ao apartamento de Eva. Se beijaram e Renata ofereceu seus serviços. Eva só disse:
- Tudo bem, falo com meu pai.
Na quarta, quando foram para o motel, Ricardo voltava a insistir na vaga para secretário e queria a qualquer custo, se casar com a morena. Eva só disse:
- Ricardo, eu mudei de ideia. Domingo, falo com você com o meu pai. Mas até lá, nada comigo!
- Combinado!
O casal voltou a ficar eufórico. Mas escondiam um do outro, qual intenção tinham. Ricardo disse que só ia ser promovido e ficar com a vice-presidência da empresa. Renata disse que ia trabalhar no juizado como assistente do juiz, ganhando o dobro do seu salário. Felizes, embora mentindo o casal teve uma noite de amor como há tempos não havia tido.
Chegou o domingo. Renata foi ler seus e-mail no computador. Viu uma de um remetente desconhecido. E lhe mandou um arquivo de vídeo, dizendo aonde Ricardo esteve neste meses nas segundas, quartas e sextas. Estava gravada toda traição e era com...Eva!!! E ela continuou assistindo o video da ninfeta com o seu marido, vendo os interesses dele nela. Divórcio? Secretário de obras ganhando 10000 mil por mês? Ficou revoltada em ver que sua amante era do seu marido também. E que ela era dele, antes dela. Não acreditava no que via. Foi logo falar com eva. Mas antes disso, seu marido gritou:
- Renata! Sua v....
Renata parou. E Ricardo disse:
- Que história é esta de se envolver com a menina do lado. E além disso, defender o pai dela num processo e você ganhar uma grana preta com o velho? Que podre você hein! E eu me casei com você. Olha o vídeo.
- O que! E você? Todas as segunda, quartas e sextas com aquela garota sem vergonha, dizendo que ia se casar com ela só por causa daquele carguinho que o pai dela tava oferecendo e nem me contou nada. Divórcio, Ricardo? Se eu sou ruim, você é 10 vezes pior seu canalha. E ainda foi se envolver com pobre menina...
- Pobre menina? Aquilo é uma sem vergonha de marca maior, pensa comigo mulher, seduziu eu e você e acho que ela queria destruir nosso casamento. Agora com quem ela vai ficar, é outra história. Se aproveitou da gente muito bem, aquela caipirinha devassa.
- Você deve ter razão. Vamos falar com aquela p*******.
Chegaram no apartamento de Eva. Ela estava lá, como quem não fez nada, lendo o código penal. Nele, ainda constava que adultério era crime.
- E está bem desatualizada, garota! - Gritou Renata, que entrou.
- O que vocês querem comigo? Como vocês conseguiram a chave? - respondeu Eva.
- Eu tenho uma copia da chave que você me deu. É esperta, mas não mais que eu. Foi bom eu te deixar bêbada naquele dia. - disse Ricardo
- Não tenho nada a dever pra vocês. Estavam tão carentes que se entregaram pra mim sem qualquer pudor. E além disso, queriam me usar pra arrancar dinheiro do meu pai. Me envolvendo com vocês, descobri que há duas pessoas ruins neste andar. Pareciam cansados um do outro, cansados de seus empregos. E a quem recorreram? A habitante mais jovem e com o pai rico deste prédio, que veio de longe pra estudar. Claro que tudo isso mostrou a vergonha que tenho do meu pai agora. Oferecendo 100000 como se não tivesse nada de mais importante no Estado, desviar dinheiro e foi acusado disso. E os maiores interessados: vocês. Fui eu, a fonte de todas as confissões de seus pecados. Vocês queriam ganhar com a desgraça dos outros. Vocês, o casala mais bonito que conheci fazendo tudo isso por...dinheiro e prazer. Há mais coisas do que isso, vocês não acham? Estavam tristes e nem se deram conta. Acharam que uma garota bonita e exótica com dinheiro resolveria o problema. Eu me envolvi com vocês, também errei muito feio e peço desculpas por estragar a vida de casal. Mas eu não queria nada em troca, só atenção que pouco tive de meus pais e do resto da família. Errei, mas vocês erraram comigo ao querer mais que prazer e sim, dinheiro. Deus perdoa tudo, mas pode ser que vocês não. Eu eu também de não os perdoar. O que vocês acham disso?
Os dois ficaram paralisados. Sem reação, com a maturidade da garota. Revelou todos os podres deles. Choraram e se abraçaram no mesmo momento. Eva também chorou, pois sabe que seu único pecado foi quase destruir o casamento dos dois. Mas queria cometer mais um deles;
- Sabem, senhores. Eu desculpo vocês, se vocês se desculparem...
Ela tirou a roupa, bem lentamente. O casal, envolvido com a beleza da jovem, logo a agarraram. E tudo terminou assim, num ménage à trois...
....não. Depois daquilo, Eva se mudou dali. Só disse que queria morar com as amigas da faculdade, não quis contar os seus pecados para ele. Mudou de emprego e começou a trabalhar no tribunal. Seu pai foi condenado, mas sabe como as coisas são. Não ficou preso e ainda deu um belo carro para Eva. Já o casal, voltou ao que era antes, sem a vizinha sedutora, que mostrou-lhe todos os seus pecados. E eles tiveram um filho. Ou melhor uma filha, que deram o nome de ... Eva!
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Nova fase nas competições europeias
As partidas da Liga dos campeões serão disputadas com partidas de ida nos dia 17 e 18 (4 jogos) e 24 e 25 (restante) de fevereiro. A volta será realizada nos dias 11 e 12, 18 e 19 de março. Já a fase de 16 avos da Liga Europa será realizada nos dias 19 (ida) e 26 (volta) de fevereiro. As partidas foram definidas por sorteio.
Oitavas da Champions
Paris Saint-Germain x Chelsea
Manchester City x Barcelona
Bayer Leverkusen x Atlético de Madrid
Juventus x Borussia Dortmund
Schalke 04 x Real Madrid
Shakhtar Donetsk x Bayern de Munique
Arsenal x Mônaco
Basel x Porto
16 Avos da Uefa Europa League
Os times que vem da Champions League ajudam a elevar o nível da competição, pois anteriormente muitos times que disputavam a competição vem de países com pouca tradição no futebol, como Dínamo Minsk (Belarus), Karabakh (Azerbaijão) ou Helsinki (Finlândia). Apesar disso, muitos times que estão na competição apresentam boas equipes, bons elencos e poderiam ter disputado a Champions League. O campeão da competição enfrenta o campeão da Champions. É a chance que muitos times querem aparecer e mostrar que não são tão fáceis assim. A final da Liga Europa desta temporada será no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia no dia 27 de maio.
Vamos ver quais os confrontos e os destaques de cada equipe.
Torino FC (ITA) X Athletic Club (ESP)
Sevilla FC (ESP) X VfL Borussia Mönchengladbach (GER)
VfL Wolfsburg (GER) X Sporting Clube de Portugal (POR)
AFC Ajax (NED) X Legia Warszawa (POL)
Aalborg BK (DEN) X Club Brugge KV (BEL)
RSC Anderlecht (BEL) X FC Dinamo-Moscow (RUS)
FC Dnipro Dnipropetrovsk (UKR) Olympiacos FC (GRE)
Trabzonspor A.Ş. (TUR) X SSC Napoli (ITA)
EA Guingamp (FRA) X FC Dynamo Kyiv (UKR)
Villarreal CF (ESP) X FC Salzburg (AUT)
AS Roma (ITA) X Feyenoord (NED)
PSV Eindhoven (NED) X Football Club Zenit (RUS)
Liverpool FC (ENG) X Beşiktaş JK (TUR)
Tottenham Hotspur FC (ENG) ACF Fiorentina (ITA)
Celtic FC (SCO) X F.C. Internazionale Milano (ITA)
BSC Young Boys (SUI) X Everton (ENG)
Para finalizar, um confronto anglo-suiço. As suiços do Young Boys medem forças contra o outro time de Liverpool, o Everton. A equipe inglesa passou pelo grupo da morte em primeiro lugar, enquanto os suiços passaram bem em segundo. A equipe da capital suiça vem em uma boa fase em seu campeonato local e promete aprontar contra os ingleses. Entre os destaques da equipe, estão nomes da seleção suiça, como o experiente zagueiro Steve Von Bergen até jogadores mais novos e que vem na competição, como os atacantes Guillaume Hoarau (francês) e o jovem Yuya Kubo (japonês). Já do lado inglês, há jogadores bem mais conhecidos e experientes como os defesnores da seleção inglesa Phil Jangielka, Leighton Baine e meias como Gareth Barry e Leon Osman, sem contar o multi-campeão Samuel Eto'o. Na equipe, ainda há espaço para bons jovens como o meia inglês Ross Barkley e os atacantes belgas Kevin Mirallas e Romelo Lukaku, protegidos lá atrás pelo goleirão estadudinense Tim Howard. O duelo promete ser bem disputado, mas o Everton possui um elenco melhor e mais experiente, mesmo não estando bem no inglês. Mas tudo pode mudar.sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Feliz dia dos engenheiros (atrasado)
Como vocês devem saber, ontem foi o dia do engenheiro. Este que escreve não conseguiu escrever algo a tempo para os futuros engenheiros, para os engenheiros, para os engenheiros antepassados e para aqueles que sonham em entrar na Universidade, mas vou dizendo que é um longo caminho a percorrer.
A Engenharia é uma das áreas mais importantes da vida humana. Aplicando as leis da exata na prática, mudam nossas vidas. Sdja matemática, química ou física, o engenheiro faz por amor aos humanos, não o prazer dos números.
Graças as engenharia, muitos avanços foram conquistados. As construções, as máquinas, os sistema elétricos e as comunicações agradecem aos avanços da engenharia e de quem trabalha nela. E eventos históricos como a revolução industrial foram causados por avanços da engenharia. Não importa se são homens ou mulheres, sua cor, origem ou orientação sexual, os engenheiros são profissinais importantes para o mundo, assim como os médicos, filósofos, advogados e professores.
Aqui, eu deixo a minha homenagem aos construtores e projetores do mundo: os engenheiros!
Seja então para o mundo construir,
E para a nossa realidade mudar,
Basta parar, sonhar e também calcular,
Sem para isso o planeta destruir.
Concreto, máquinas e lâmpadas sorrir,
Transportes elétricos singelos andar,
Antenas genéticas natural estar,
Produção, pessoas e sem erro sair.
Transformar é a arte desta nobre área,
Que embora exata, tem o seu x de humanas,
Que deve progredir sem coisas tão insanas.
Tendo sua ética, suas regras e leis, áureas,
O engenheiro deve trabalhar por melhoria,
Assim será a nobre missão da engenharia.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
Parabéns Guarulhos, uma singela homenagem com suas obras
Para quem quer conhecer melhor a cidade, um pequeno mapa. |
Vivo em uma cidade velhinha, velhinha, 454 anos de pura evolução. Antes era uma parte da capital paulista com o objetivo de proteger os religiosos dos ataques dos índios Tamoios. Só em 1880, a cidade se emancipa de São Paulo, ainda com seu antigo nome Nossa Senhora da Conceição. Só em 1906, a cidade recebe o nome atual, não sabendo-se a origem certa, mas sabemos que é de origem indígena.
Atualmente, já se soma mais de 1,3 milhão de habitantes. A economia de Guarulhos é a 8° maior do Brasil, com um PIB de quase 43 bilhões de reais. Apesar de tanta riqueza, a cidade convive com problemas comuns de todas as grandes cidades: problemas com o transporte público, saúde, educação, violência, dentre outros. Mas aos poucos, os problemas vão sendo superados, mesmo ainda estarmos longe da solução. Em IDH, ainda se encontra em posições mais baixa ( 145° de 645 municípios).
Como futuro engenheiro, algumas obras aqui merecem estar registradas, algumas mais ou menos conhecidas. Alguma delas viraram referência para os moradores de cada região. Então, para homenagear Guarulhos pelos seus 454 anos, seleciono 5 obras que são importantes para a cidade.
Aeroporto de Cumbica
O Famoso GRU |
Shopping Internacional
Passo todo dia perto dele. |
Viaduto Cidade de Guarulhos
Primo pobre, mas temos uma ponte estaiada. |
Terminal Metropolitano do Cecap
Obra será parte do corredor Guarulhos-Tucuruvi. Mas preferia o metrô. |
Futuro corredor. |
Estação de Tratamento de Esgoto do São João
Trabalho sujo por uma cidade mais limpa. |
domingo, 7 de dezembro de 2014
Vilões da ficção que poderiam ser reais e seus crimes na vida real
Quando uma história de ficção é criada, muitos elementos podem ser fantasiados, frutos da nossa infinita imaginação humana. Mas qualquer banda desenhada ou série fictícia tem o quê de real na história, refletindo de maneiro mais ou menos clara alguma situação da realidade, seja ela boa ou ruim.
E as personagens escolhidas quase sempre para representar a realidade são nosso queridos vilões. Seja em animes ou em HQs, sempre eles mexem com o universo da história e criam o conflito, essencial a qualquer narrativa. E muitos vilões são até mais admirados que os próprios protagonistas da história, sendo ícones de admiração mundial. Alguns exemplos famosos são o Coringa (Batman), Magneto (X-Men) e Scar (Rei Leão).
Lembrando de alguns vilões que passaram pela minha infância ou até mesmo de histórias que ainda acompanho, percebi que alguns deles podem existir no mundo real. Não chegariam a fazer todas aquelas maluquices (assim espero) e cometeriam crimes que vemos por aí todos os dias. Não teriam poderes mágicos, místicos ou mutantes, mas teriam dinheiro, poder e armas. Alguns deles seriam parecidos com figuras reais, mas não irei acusar quem seriam. Mas abaixo, vilões que poderiam existir e causar dor de cabeça para nós, a menos que exista um Superman ou Chapolin Colorado por aí.
Dr. Maki Gero
Universo de: Dragon Ball Z e Dragon Ball GT
Profissão: Cientista e Inventor
Crimes de que seria acusado no mundo real: Homicídio doloso e terrorismo
O Dr. Maki Gero é um vilão de Dragon Ball Z. Ele é mais conhecido por construir os androides n°17, n°18, n°19 e n°16. Além disso, ele construiu o super vilão da temporada Cell, a criação máxima de Gero após coletar os dados dos mais poderosos guerreiros do universo (como Goku, Vegeta e Freeza). O próprio Dr. Gero também se transformou em um androide, visto que estava perto da morte.
O objetivo de Dr. Maki Gero era de se vingar do protagonista Goku após a destruição da organização na qual trabalhava, a Patrulha Vermelha (Red Ribbon ou simplesmente RR). A Patrulha Vermelha era uma organização que visava dominar o mundo, com androides e generais, mas foram derrotados por Goku. Anos mais tarde, Gero cria androides super-dotados para destruir Goku. Mas o próprio foi morto por suas próprias criações, n°17 e n°18. Após isso, os androides, em uma realidade alternativa na qual Goku morre em um problema do coração, destroem o mundo e promovem um verdadeiro banho de sangue. Apenas Trunks, filho de Vegeta, sobrevive e volta ao passado para mudar a realidade dele. Mas acaba mudando tudo e aparece outra criação, ainda mais terrível, do próprio Gero. Trata-se de Cell, a criação que demorou 24 anos para se desenvolver no laboratório secreto de Gero, atrás do que ele tinha nas montanhas. Ele volta ao passado, com o objetivo de se desenvolver por completo, absorvendo os androides 17 e 18.
Voltando na vida real, não será difícil imaginar que no futuro possam existir pessoas geniais e de má índole que possam inventar armas sofisticadas ou até robôs (androides) com o objetivo de promover ataques terroristas ou até mesmo para assassinar. Gero seria acusado de de crimes como homicídio e terrorismo se tivesse construído os androides neste mundo aqui. No Brasil, seria condenado a 4321647167234619784 anos de prisão, ficando apenas 30 anos preso. Mas como virou um androide, o intitulado Androide n° 20, se tornou imortal. Valeria a pena soltar?
Equipe Rocket
Universo: Pokemon
Profissão: Organização criminosa
Crimes de que seria acusado: Formação de quadrilha, caça ilegal, maltrato aos animais, biopirataria e sequestro
A Equipe Rocket é uma famosa organização criminosa de Pokemon que visa dominar o mundo a partir da manipulação para o mal de tais espécies pokémons, especialmente os mais raros ou lendários. Engana-se que os seus integrantes sejam apenas aqueles atrapalhados da Jesse, do James e do Meowth ou mesmo seus rivais, Cassidy e Butch e o objetivo é capturar o Pikachu de Ash. A Equipe Rocket é constituída de diversos outros criminosos, mercenários e cientistas que visam capturar pokémons raros para objetivo nada amigáveis, seja no anime ou no jogo.
A organização é liderada por Giovanni, que tanto no jogo ou no anime é o líder de ginásio da cidade de Veridian, sempre mencionado por Jesse, James e Meowth como "chefe". A Equipe Rocket nos animes é responsável pela criação de Mewtwo, após forçarem o raro pokémon Mew evoluir. Além disso, tenta capturar diversos pokémons raros ao longo da série, em diversos continentes. Mas Ash sempre aparece e estraga os planos da organização.
Embora os recorrentes Jesse, James e Meowth sejam a parte cômica do anime, não seriam isentos de culpa como toda a Equipe Rocket. No mundo real, seriam indiciados por crimes como formação de quadrilha, caça ilegal e sequestro, já que diversas vezes sequestraram alguém do grupo de Ash ou algum secundário. Maltrato aos animais seria outro crime na conta da quadrilha, pois se levarmos em conta que os pokémons seriam animais no mundo real, Luisa Mell seria o Ash. Por fim, cairia na conta a biopirataria, já que contrabandeiam espécies pokémons e outros recursos naturais, como aquelas pedras evolutivas de um lugar para o outro. Na vida real, não seria difícil imaginar isso para a Equipe Rocket, já que sempre estão em todo lugar atrás do Pikachu. Mas engana-se que o objetivo maior seja um simples Pikachu.
Rei do Crime
Universo: Homem-Aranha, Justiceiro, Demolidor e outros.
Profissão: Empresário e filantropo
Crimes: Vários, como lavagem de dinheiro, tráfico de armas, sequestro, formação de quadrilha, homicídios dolosos etc.
Wilson Fisk ou Rei do Crime (Kingpin no original), é um vilão da Marvel recorrente nas histórias de Homem-Aranha, Justiceiro e Demolidor. É um empresário mafioso que comanda o crime de Nova York, sempre acima de qualquer suspeita. Seria retratado como um típico mafioso ítalo-americano, mas foi mudado para ser um empresário que age na clandestinidade, embora não transparecesse nada para sua família, especialmente sua mulher Vanessa e seu filho Richard.
Embora pareça um empresário de bem e generoso, sendo um filantropo e aparentemente, um homem de bem. Mas para um homem de porte avantajado que possui uma força aparentemente sobre-humana, age por meio de terceiros. Depois de ser ridicularizado na infância por seu porte avantajado, entra para o crime como guarda-costas de uma mafioso. Após ganhar sua confiança, tornou-se seu braço direito. Mas acabou o matando e assumindo os negócios. Após ser derrotado por gangues rivais, foi para o japão, onde ficou rico novamente. voltou para Nova York e para o crime novamente, já que tinha largado o crime por causa de sua mulher.
É um inimigo de vários heróis da Marvel. Apesar de ser forte o bastante para enfrentar seus inimigos, envia terceiros como Mercenário (inimigo do Justiceiro) e Elektra (inimiga de Demolidor, antes de ficar do bem) dentre outros. Usa seu poder financeiro para fazer alianças com os mais diversos vilões e já se aliou a vilões como Apocalypse dos X-Men. Também deu origem, indiretamente, ao Demolidor, uma vez que Matt Murdock ficou cega após ser atropelado e atingido por um caminhão com produtos radioativos das empresas de Fisk. O pai do Demolidor também trabalhou para o Rei do Crime.
Graças a uma combinação de poder financeiro, atributos físicos e mental (Fisk é formado em ciências Políticas), batalhou com os mais diversos heróis do universo da Marvel. O Rei do Crime está em 10° lugar dentre os melhores vilões de todos os tempos da IGN. Fisk no mundo real responderia por diversos crimes, como assassinatos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, além de comandar uma verdadeira máfia. Wilson Fisk é um empresário sem escrúpulos que elimina qualquer um de seus caminhos. Wilson Fisk é um dos vilões mais realistas já criado e não seria estranho compará-lo a Lex Luthor.
Sakyo
Universo: Yu Yu Hakusho
Profissão: Jogador de jogos de azar e aparentemente, empresário
Crimes de que seria acusado: Tráfico de seres humanos (no anime, youkais), assassinato (indução ao suicídio), lavagem de dinheiro e manipulação de resultados
Sakyo ou Sr. Sakyo é um personagem de Yu Yu Hakusho. Embora longe de ser um vilão principal, é ligado aos vilões da Saga do Torneio das Trevas, os irmãos Toguro. Além de ser o dono do time Toguro, ele é o organizador do torneio. É um dos membros do chamado Black Black Club, uma organização secreta que reúne senhores do crime em negócios extremamente obscuros, como a tortura e escravização de youkais, referidos como demônios erroneamente, já que são criaturas sobrenaturais.
Filho de pais pobres, possui cinco irmãos, provavelmente mais velhos, que vieram a se tornar funcionários públicos. Ele não desejava ser como seus irmãos e ao longo da infância e da adolescência, desenvolveu uma personalidade aparentemente sociopata. Torturava animais e desejava matar qualquer um. Na vida adulta, descobriu os jogos e começou a ganhar apostas em grandes quantias de dinheiro. Após ganhar muito dinheiro, passa a apostar a própria vida algumas vezes, tendo até então, nunca perdido uma aposta.
Contrata os irmãos Toguro para serem seus guarda-costas. Mais além, os irmão passam a ajudar Sakyo a ganhar cada vez mais apostas. A primeira aparição de Sakyo no anime foi quando a protagonista Yusuke, junto de Kuwabara e Botan, invadem a mansão de Gonzo Tarukane, com o objetivo de resgatar Yukina, a irmã gêmea de Hiei que era torturada, afim de chorar e de suas lágrimas, obter delas pedras preciosas. Sakyo aposta na derrota dos irmãos Toguro, que trabalhavam para Tarukane. Tarukane era membro do Black Black Club e apostou na vitória dos irmãos Toguro. Sakyo apostou uma fortuna absurda na vitória de Yusuke e Kuwabara, equivalendo toda a fortuna de Tarukane. Sakyo ganha a aposta, mas é revelado que os Toguros trabalhavam para Sakyo e facilitaram a vitória de Yusuke para que Sakyo ganhasse o dinheiro.
Durante o torneio das trevas, Sakyo demonstra ser uma pessoa extremamente educada, gentil e caridosa, chegando a salvar Keko, a namorada de Yusuke e Shizuru, a irmã de Kuwabara, por quem acaba se apaixonando. Convida Yusuke a participar do torneio por meio de Toguro Ototo e na luta final entre Yusuke e Toguro Ototo, aposta sua vida contra Koenma. Toguro perde a luta e Sakyo se suicida, explodindo o estádio aonde havia a luta.
Mesmo não sendo um vilão principal do anime e nem aparentando ser um sociopata, Sakyo cometeu inúmeros crimes durante suas aparições. No mundo real, os youkais poderiam ser substituídos por trabalhadores escravos, além do que seriam torturados e eventualmente, mortos. Além disso, vemos que Sakyo ganha seu dinheiro de maneira ilícita e aparentemente, lava-o. Além disso, ficou provado que nas apostas ilícitas ele manipula o jogo a seu favor e induz os perdedores ao suicídio. Sakyo seria alguém que agiria não aqui na web e muito provavelmente, usaria a Deep Web para suas apostas, junto de ouros membros do Black Black Club.
SíndromeUniverso: Os Incríveis
Profissão: Inventor de armas
Crimes de que seria acusado: Tráfico de armas, assassinato e presumivelmente, terrorismo
Um vilão de filme aqui na lista. Síndrome é o vilão do filme Os Incríveis, filme de grande sucesso da parceria Disney-Pixar. Síndrome apareceu no começo do filme, mas ele quando criança, quando conhecido como Bochecha ou Gurincrível, sendo o maior fã do Sr. Incrível, protagonista da animação. Entretanto era rechaçado pelo Sr. Incrível por sempre querer seu ajudante, pois o herói dizia que trabalhava e gostava de fazê-lo sozinho. Além disso, o garoto podia se machucar.
Após um tempo, depois que os ditos Supers como Sr. Incrível e sua família (Mulher-Elástica e seus filhos Violeta, Flecha e Zezé) foram proibidos de agir e de esconder seus poderes, Sr. Incrível tem um emprego normal até ser demitido por agredir o patrão que se recusa a ajudar uma vítima de assalto. Síndrome, por meio de sua secretária Mirrage, oferece uma oportunidade de emprego que Beto Pêra não pensa em duas vezes em aceitar. Após dizer que trabalhava fora para sua mulher, Beto enfrenta robôs desenvolvidos por Síndrome. Após uma luta e outra, Síndrome se revela para Sr. Incrível como um rival para ele e diz que por odiá-lo, desenvolveu armas que vendeu e outras para derrotá-lo. Após aparentemente ter matado Sr. Incrível, a protagonista descobre que o plano de Síndrome era matar todos os super-heróis, incluindo sua família. Tudo com o objetivo de se tornar o único super-herói. Tanto que manda seu robô mais poderoso para derrotá-lo, mas o robô sai de seu controle e quase o derrota. No final, é morto quando a capa de sua roupa fica presa na turbina de um avião, após sequestrar Zezé.
Síndrome, antes de tudo, poderia ser classificado como portador de alguma doença mental, devendo-se isso a ser um obcecado a se tornar um super-herói. Mas para isso, ele quer matar os ditos super. Mas aparentemente, ele sabia bem o que estava fazendo. Dito isso, ele seria acusado de vários homicídios dolosos e de tentativas de outros. Fora isso, o robô que ele mandou para destruir a cidade e depois salvá-la seria considerada uma forma de terrorismo. Por fim, Síndrome disse que passou a vida ganhando dinheiro vendendo armas, mas não se sabe se foram negócios lícitos ou ilícitos, deixando em aberto a acusação de tráfico de armas.
Bem galera, aqui foram alguns exemplos de vilões que poderiam existir sem sombra de dúvidas. Não sou um expert em direito e se algum amigo que faz direito ajudar, ficaria agradecido. Além disso, quem se lembrar de mais vilões que seriam reais, fiquem a vontade para comentar.
Que a força esteja com você!