domingo, 7 de abril de 2019

Os maiores "baixinhos" da História

Fala minha gente, como vai? Estou bem sim, mas ultimamente eu ando me sentido um tanto mal com alguns aspectos da minha vida. Bem, como sabem minha vida profissional não anda tão boa. E minha vida amorosa tampouco vai melhor. E um dos fatores que andam me atrapalhando a minha auto estima e meu sucesso tem nome: minha altura. Sim leitores, o blogueiro aqui não parece com nada daquele engenheiro idealizado e com mais de 1,80 m de altura. Bem, não vou divulgar a minha altura, porém não meço mais que 1,72 m de altura. Minha altura varia, pois ora estou mais baixo e ora mais alto. Mas minha altura anda atrapalhando minhas paqueras nos apps da vida. Posso ser tudo de bom, mas não ter 1,85 m é um pecado para as mulheres nesses locais. E assim vai, cada dia que passa me sinto mais baixo, fisicamente e psicologicamente. Isso porque os meus amigos que na infância eram mais baixos que eu estão bem mais altos...
Bem, e as pesquisas contribuem para corroborar a minha frustração. Segundo pesquisas de universidades estrangeiras (irei colocar as matérias no fim da matéria), homens mais altos tem grandes vantagens na hora de conseguir um emprego e na hora da paquera. Não à toa, a ex-modelo Adriana Lima (1,78 m de altura) declarou que 'homens com menos de 1,80 m de altura eram apenas amigos". A ex-angel da Victoria Secrets foi casada com o jogador de basquete sérvio Marko Jaric (2,01 m). Uma frase dessas saiu da boca de uma mulher mais alta que a média, mas que as mais baixas também declarariam numa boa, já que a imagem que temos de um casal historicamente é de um homem mais alto e uma mulher mais baixa. E na hora da paquera, mais de 70% das mulheres preferem homens sendo mais altos que elas. E nos apps, muitas ainda querem que o cara seja mais alto que elas com salto (LOL!).
Boa parte dos grandes executivos das grandes empresas são homens com mais de 1,80 m de altura. As chances do seu salário serem maiores é diretamente proporcional ao quão mais alto você é. E na política, a grande maioria dos presidentes estadunidenses tinha mais de 1,80 m de altura. Obama (1,85 m), Trump (1,90 m) e Bush (1,82 m) poderiam jogar basquete e voleibol com tranquilidade. A altura abre muitas portas e tudo isso tem a ver com a nossa percepção do mundo. Independente da tua competência, a primeira coisa que vão olhar é a sua aparência e a altura é uma das primeiras coisas. Uma pessoa mais alta é vista como mais inteligente, mais atraente, mais forte e com uma maior capacidade de liderança, além de serem vistas como mais saudáveis. Nas sociedades tribais na era das cavernas, os mais altos sempre eram os líderes e com maiores chances de deixar descendentes.
Apesar das vantagens, os altos tem algumas desvantagens. No jogo do amor, eles convivem com as grandes expectativas. No caso dos homens, ainda há o mito que a altura é diretamente proporcional ao tamanho do órgão sexual e também ao desempenho sexual. Entretanto, uma coisa não tem nada a ver com a outra e isso pode causar problemas para homens mais altos e com pênis mais próximos a média (ou abaixo dela). No caso das mulheres, os homens tendem a desejar mais as baixinhas, pelo fato de as mais baixas serem consideradas mais atraentes e 'femininas" e assim, mulheres mais baixas tem dificuldades de arrumar um par. Outra complicação é para a saúde, pois é sabido que pessoas mais altas sofrem mais danos em quedas e ainda tem mais chances de desenvolverem doenças como o câncer, assim podendo ter uma expectativa de vida menor que os mais baixinhos. E nos esportes, mesmo havendo vantagem em esportes como o vôlei e o basquete, em outros como o automobilismo e a ginástica artística a altura pode trazer vantagens pelo fato de as atividades envolverem movimentos rápidos. E pessoas mais altas tem reações nervosos mais demoradas que os mais baixos. Mas tudo isso depende do esporte.
Porém, eu fui percebendo que mesmo não sendo tão alto assim, consegui me adaptar de algumas maneiras. Sempre joguei vôlei e basquete, esportes dos mais altos, mas que consegui me destacar de alguma maneira e compensando a falta de estatura com meus saltos. Além disso, no futsal sempre atuei como goleiro. Não que o goleiro no futsal tenha que ser alto, mas o fato de ter reação rápida me fez ir para o gol. E claro, posso não ter uma vida amorosa agitada, mas já fiquei com garotas das mais baixas até bem mais altas que eu. E elas nem reclamaram da minha altura em nenhum momento... (parei de me gabar aqui).
Bom, embora fiz essa matéria para aumentar a minha auto-estima, fiz para aumentar a de todo mundo que alguma vez na vida se sentiu incapaz de fazer alguma coisa por causa da altura. E fui pesquisando e conhecendo figuras de sucesso, seja na política, nas artes e nos esportes, que foram importantes para a história do mundo e a altura não atrapalhou em nada disso. Todos eles tinham o talento acima do tamanho e assim conquistaram a fama, a glória e por que não, o amor.
O blog reuniu figuras históricas de sucesso e alguns vão te surpreender, pois suas atitudes não correspondiam ao seu físico. Prepare-se para ver os grande baixinhos da história (segundo minha visão, é claro).

Políticos

Alexandre, o Grande (356 a.c - 323 a.c)

Resultado de imagem para alexander the great

Um dos maiores imperadores da História, o imperador da Macedônia Alexandre, o Grande dominou quase todo o mundo antigo naquela época, dominando áreas das atuais Palestina, Turquia, Egito, Oriente Médio, Pérsia e até a Índia. Tudo isso no alto dos seus apenas 1,52 m de altura (o nome era o oposto do que ele dizia).Talvez o tamanho do império compensasse sua baixa estatura.

Luís XIV (1638 -1715)

Resultado de imagem para luis xiv

O maior símbolo das monarquias absolutistas da Europa entre os séculos XVI e XVII, Luís XIV, aquele que disse a célebre frase "O Estado sou Eu" e chamado de " Rei Sol". Sendo o Sol uma estrela pequena no Universo e classificada como uma Anã Amarela, Luís XIV não era dos mais altos e media apenas 1,65 m. Embora na média para a época, Luís XIV foi um dos popularizadores dos saltos altos, cujo usava para disfarçar a sua real estatura.

Napoleão Bonaparte (1769 - 1821)

Resultado de imagem para napoleão

Imperador francês após a Revolução Francesa (1789) e um dos grandes gênios militares da história, Napoleão sempre conviveu com a fama de baixinho. Apesar de que para os padrões atuais ele não seria tão alto (media 1,68 m), ele era um homem com uma altura até acima da média dos franceses no período. Apesar disso, seu nome batizou um termo na psicologia denominado "Complexo de Napoleão", que descreve comportamentos de inferioridade afetados pela altura.

Dom Pedro I (1798 - 1834)

Resultado de imagem para dom pedro I

Filho do Rei Dom João VI e primeiro Imperador do Brasil, cujo também declarou a independência do país em 1822, Dom Pedro I não era nenhum gigante como alguns até imaginam. Estudos de sua ossada mostram que provavelmente ele media entre 1,66 m e no máximo 1,73 m de altura. Em compensação, seu filho Dom Pedro II (1825 - 1891) media mais de 1,90 m de altura. Apesar da altura, o poder e a personalidade o ajudaram a ter várias amantes...

Imperador Meiji (1852-1912)

Resultado de imagem para meiji

Imperador japonês entre 1867 até 1912, Meiji foi quem tornou o país até então atrasado economicamente em uma das grandes potências do mundo durante a Revolução Industrial. Isso até escondeu sua estatura, pois media apenas 1,62 m. Seus sucessores não foram muito longe, tendo seu filho Hirohito 1,65 m e ex-imperador Akihito 1,65 m.

Nicolau II (1868 - 1918)

Resultado de imagem para nicolau II

Último Czar da Rússia e cujo governo desastroso levou à derrotas militares e econômicas, foi derrubado na Revolução Russa de 1917. O Czar media 1,70 m.


Friedrich Engels (1820 - 1895)

Resultado de imagem para friedrich engels

Um dos pais do comunismo junto de Karl Marx (1818 - 1883) e autor de livros como "A Ideologia Alemã", "Manifesto Comunista" e "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado", o filósofo alemão era descrito como um homem que media 5 ft 6 in (5 pés e 6 polegadas), que no nosso sistema métrico mede 1,67 m. Era mais baixo que seu genial colega, pois Marx media 1,75 m.


Lênin (1870 - 1924)

Resultado de imagem para lênin

O grande líder na Revolução Russa de 1917, que resultou na derrubada da monarquia russa, na implantação do primeiro estado socialista do mundo e na criação da União Soviética, Vladimir Ilich Ulianov (nome verdadeiro de Lênin) foi e não foi um grande homem. Foi pelos seus feitos, mas não na sua estatura. Media apenas 1,65 m.

Josef Stalin (1878 - 1953)

Resultado de imagem para stalin

Sucessor de Lênin no governo soviético, cujo ficou no poder entre 1924 e 1953, Stálin é um dos líderes mais controversos da história. Se por um lado tornou a União Soviética uma superpotência capaz de bater de frente com os Estados Unidos, por outro é considerado um dos grandes genocidas da história e que teria matado mais de 20 milhões de pessoas, incluindo mortes pela fome e pelos trabalhos forçados nos Gulags. Apesar da imagem imponente do líder soviético, o mesmo media apenas 1,65 m de altura.

Winston Churchill (1874 - 1965)

Resultado de imagem para winston churchill

Um dos maiores líderes políticos da história do Reino Unido, Churchill liderou o pais durante a II Guerra Mundial e foi fundamental na liderança das forças contra a Alemanha de Hitler. Sendo referência para os conservadores do mundo todo e tendo sido Primeiro-Ministro duas vezes (1940-1945 e 1951-1955), além de ganhador do Nobel de Literatura de 1953, o líder britânico media 1,67 m de altura.


Benito Mussolini (1883-1945)

Resultado de imagem para benito mussolini

O ditador italiano, um dos maiores expoentes do facismo que dominou os governos autoritários na metade do século XX, Mussolini era conhecido como "Duce" (líder em italiano) e governou o país com mãos de ferro entre 1922 e 1945. O impiedoso facista italiano media apenas 1,69 m de altura.

Francisco Franco (1892-1975)

Resultado de imagem para francisco franco

Franco foi um dos governantes mais autoritários da Europa e simpatizante do conservadorismo e nazifacismo da época. Governou o país desde o final da Guerra Civil Espanhola, em 1936 até a sua morte em 1975. Apesar da imagem de poder nas mãos, Franco media apenas 1,63 m de altura.

Josip Tito (1892-1980)

Resultado de imagem para tito

Líder da resistência da Iugoslávia contra os nazistas (os Partizans) e depois disso o dirigente do país entre 1944 e 1980, Josip Tito tornou a Iugoslávia um país bem menos fechado e independente da influência soviética, além de bem próspero, tanto que sua morte causou o começo do fim do país que hoje se dividiu 7 países. Apesar da fama dos seus conterrâneos de serem altos graças aos esportistas altos das região, o grande líder iugoslavo media apenas 1,70 m.

Nicolae Ceauseascu (1918-1989)

Resultado de imagem para nicolae ceausescu

O ditador socialista da Romênia entre 1965 e 1989, ele foi derrubado após a queda do socialismo em seu país no ano de 1989. Considerado um dos dirigentes europeus mais autoritários no período da Guerra fria, Ceauseascu teve um trágico fim: foi fuzilado ao vivo no dia do natal. Ceauseascu tinha apenas 1,68 m de altura.


Gandhi (1869 - 1948)

Resultado de imagem para gandhi

Um dos maiores líderes pacifistas da história e líder da independência da Índia em 1947, Gandhi combateu o grande Império Britânico com coragem e atitude apesar do seu princípio da Não-Violência. Tudo isso no alto de seu 1,64 m de altura.

Martin Luther King Jr. (1929 - 1968)

Resultado de imagem para martin luther king

Grande líder civil na luta pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, no período em que os negros eram cidadãos de segunda classe, além da convivência pacífica entre as etnias ("I have a dream") e do amor ao próximo, o pastor Batista e ganhador do Nobel da Paz de 1964, media apenas 1,69 m. Em comparação, outro grande líder pelos direitos dos negros, Malcom X (1925-1965) media 1,92 m de altura. Baita diferença!

Yasser Arafat (1929-2004)

Resultado de imagem para yasser arafat

Líder palestino contra a dominação de Israel sobre os territórios árabes, foi presidente da Organização de Libertação da Palestina (OLP)  desde 1969 e líder do FATAH, anteriormente um grupo terrorista. Yasser partiu para o caminho da diplomacia e seus esforços o fizeram ganhar o Nobel da Paz em 1994, junto do então Primeiro-Ministro de Israel Shimon Peres (1923-2016). Embora sua luta esteja viva e longe do caminho da paz, Arafat conseguiu um grande passo para a grande paz do Oriente Médio no alto de seus 1,57 m de altura.

Getúlio Vargas (1882 - 1954)

Resultado de imagem para getulio vargas

O presidente que mais tempo permaneceu no poder no Brasil no período republicano (ficou entre 1930 e 1945 e 1951 até 1954), Vargas foi uma das figuras mais controversas desse período. Se por um lado garantiu a industrialização do Brasil e os direito trabalhistas, por outro ficou marcado por um governo autoritário e simpático ao nazifacismo. Cuidava muito da imagem, seja do Estado ou de si mesmo, escondendo o fato de ter apenas 1,63 m. Os fotógrafos do presidente tinham que usar truques para mostrá-lo mais alto do que era de fato.

Ho Chi Minh (1890 - 1969)

Resultado de imagem para ho chi minh

Líder da independência do Vietnã em relação à França, além de estadista nos primeiros anos do país (1945-1969), tendo nascido Nguyen Sinh Cung, media apenas 1,65 m.

Deng Xiaoping (1904 - 1997)

Resultado de imagem para deng xiaoping

Sucessor do líder da Revolução Chinesa Mao Tsé-Tung (1893 - 1976) e dirigente do país até então, Deng Xiaoping foi o líder chinês entre 1978 até 1992. Foi ele que implantou o modelo atual da economia chinesa, cujo abriu para o capitalismo dentro do socialismo de Estado da China e que permitiu a ciração das Zonas  Econômicas Especiais (ZEEs). Sendo assim, Deng foi quem fez a China se tornar a grande economia no mundo atual e crescer em ritmo alucinante. Uma antítese com a sua altura: apenas 1,52 m.

Silvio Berlusconi (1936 -)

Resultado de imagem para silvio berlusconi

Um dos homens mais ricos e poderosos da Itália, tendo sido Primeiro-Ministro do país por 3 vezes (1994-1995, 2001-2006 e 2008-2011), além de ter sido proprietário do A.C Milan (um dos maiores da Europa) e do grupo Mediaset, além de ter protagonizado escândalos sexuais, Berlusconi é um grande personagem da Itália moderna apesar de seus 1,65 m de altura, que não o impedem de se relacionar com mulheres bem mais altas que ele. Como curiosidade, sua filha Bárbara, que já namorou o jogador Alexandre Pato tem 1,70 m de altura.

Nicolas Sarkozy (1955 -)

Resultado de imagem para nicolas sarkozy

Presidente francês entre 2007 e 2012, Sarkozy é uma figura bastante polêmica na França e é acusado de diversos crimes como corrupção, envolvendo até o personagem seguinte da nossa lista. Apesar de medir apenas 1,66 m de altura, conquistou o coração da ex-modelo italiana Carla Bruni (1967-) que mede 1,76 m de altura. Outra curiosidade é que seu irmão, Olivier, que é casado com a ex-atriz e agora estilista Mary Kate Olsen tem 1,90 m de altura.

Vladimir Putin (1952-)

Resultado de imagem para putin

Presidente russo desde 2000 e ex-espião da KGB, Putin se tornou um dos homens mais poderosos do mundo e capaz de bater de frente com qualquer líder mundial. Putin passa uma imagem de homem forte e sempre é visto em atividades esportivas e até sem camisa. Tanto poder para esconder sua real altura: 1,70 m apenas, menor que os rivais estadunidenses no período (só Trump tem 1,90 m).

Lula (1945-)

Resultado de imagem para lula

Por fim, chegamos ao mais controverso presidente brasileiro dos últimos anos. Luís Inácio Lula da Silva, atualmente preso por corrupção (em casos bastantes controversos), Lula foi líder sindical durante a ditadura militar, deputado federal constituinte e presidente do Brasil entre 2002 e 2010, no período mais próspero da economia brasileira nos últimos tempos juntamente com a guinada dos casos de corrupção e da Lava Jato, além de ter eleito sua sucessora Dilma Rousseff (além do seguinte, Michel Temer). Mesmo ex-presidente, Lula ainda tem muita influência na atual política brasileira mesmo medindo 1,68 m de altura. Como curiosidade, seus sucessores antes de Jair Bolsonaro (1,85 m) não foram além de 1,70 m (Dilma e Temer tem essa altura).

Esportistas

Pelé (1940-)

Resultado de imagem para pelé

O "Rei do Futebol", tricampeão do mundo com a seleção brasileira e autor de 1,238 gols, Edson Arantes do Nascimento teve uma carreira fabulosa nos gramados, tendo jogado com a camisa da seleção ou do Santos F.C. Sendo excelente nos mais diferente fundamentos do futebol, Pelé nem era tão alto para um grande cabeceador como ele. As diferentes fontes indicam que Pelé tem entre 1,70 m e 1,73 m.

Garrincha (1933-1983)

Resultado de imagem para garrincha

O "Anjo das Pernas Tortas" foi um dos maiores jogadores de todos os tempo, com dribles extremamente desconcertantes e vários gols. Foi bicampeão do mundo com a seleção (1958 e 1962) e formou grande dupla com Pelé, dupla que nunca perdeu um jogo jogando junta. Grande ídolo do Botafogo e bastante controverso fora dos gramados, foi casado com a cantora Elza Soares (em casamento conturbado) e infelizmente perdeu a vida em decorrência do alcoolismo. Tendo a perna direita 6 cm maior que a esquerda, Garrincha tinha 1,69 m de altura.

Zagallo (1931 -)

Resultado de imagem para zagallo

Um dos maiores vencedores do futebol brasileiro, sendo bicampeão do mundo com a seleção em 1958 e 1962, campeão como técnico em 1970 e como auxiliar em 1994, Mario Jorge Lobo Zagallo foi um dos mais brilhantes jogadores taticamente falando e ídolo no Botafogo e no Flamengo. Por apenas 2 cm, a sua altura não é o quadrado do seu número favorito: o 13 (mede 1,67 m).

Rivellino (1946-)

Resultado de imagem para rivellino

Grande ídolo do Corinthians e do Fluminense e integrante da seleção campeã do mundo em 1970, bem como um dos maiores times de todos os tempos e jogado as copas de 1974 e 1978, Roberto Rivellino é uma das grandes referências do futebol por seu chute forte com a perna esquerda e seu arsenal de dribles desconcertantes. Atualmente comentarista de futebol, Rivellino tem 1,69 m de altura. E foi referência para outro célebre jogador argentino. Adivinhem...

Romário (1966-)

Resultado de imagem para Romário

Um dos maiores centroavantes da história do futebol e atualmente senador da República, Romário foi fundamental na conquista da Copa de 1994 e foi mais um jogador, pelas suas contas, a chegar aos mais de 1.000 gols. No alto de seus 1,67 m de altura, o "Baixinho" Romário era letal onde ninguém imaginaria: os gols de cabeça, algo que nem o genial Ronaldo Fenômeno (1,83 m) era bom.





Roberto Carlos (1973-)

Resultado de imagem para roberto carlos jogador

Para muitos, considerado o melhor lateral-esquerdo da história e dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol, com gols que desafiam a física até hoje. Sua grande força nos chutes e na marcação não condiz com sua estatura, tendo apenas 1,68 m de altura, suficiente para fazer história no Real Madrid e na Seleção Brasileira.

Maradona (1960-)

Resultado de imagem para maradona

Diego Armando maradona é um semi-deus na Argentina e um dos maiores jogadores de todos os tempos. Rápido e habilidosos, conduziu sua seleção no título de 1986 e chegou perto do bi em 1990. Bastante controverso dentro e fora dos campos, Maradona consagrou-se com seus apenas 1,65 m.


Messi (1987-)

Resultado de imagem para messi

Um dos grandes jogadores da atualidade e de todos os tempos, o argentino conhecido como "La Pulga" poderia nem se tornado jogador devido ao seu físico na base. Com dificuldades para crescer, fez tratamentos hormonais para chegar ao 1,70 m que ostenta hoje. Maior jogador da história do Barcelona, pode ser menor que seu grande rival português Cristiano Ronaldo (1,85 m), mas não fica atrás do luso, pois foi eleito 6 vezes o melhor jogador do mundo.

Jorge Campos (1966-)

Resultado de imagem para jorge campos

No futebol, normalmente os goleiros são os jogadores mais altos da equipe. Mas ninguém avisou isso para Jorge Campos. Famoso pelos seus uniformes nada convencionais e por seus gols (marcou 47 gols), era também um goleiro bem mais baixo que o normal: media nada mais que 1,68 m. Mas nada disso impediu dele ter disputado 130 jogos com a seleção mexicana e 2 Copas do Mundo, além de ser considerado um dos maiores goleiros da história do país e inspiração para outros goleiros baixos do México, como Óscar 'El Conejo" Pérez (1,74 m).

Arthur Zanetti (1990-)

Resultado de imagem para arthur zanetti

Único sul-americano que conquistou a medalha de ouro na ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), o ginasta Arthur Zanetti conseguiu o feito na prova considerada a mais difícil da modalidade: as argolas. Os braços fortes de Arthur dão a impressão de um pouco mais que seus 1,56 m de altura.

Muggsy Bogues (1965-)

Resultado de imagem para muggsy bogues

Muggsy Bogues é considerado até hoje o jogador mais baixo da história da NBA. Atuando em um esporte conhecido por jogadores de grande estatura, Muggsy Bogues fez sua parte e se destacou com suas assistências, tendo sido anteriormente o maior assistente da história da franquia do Charlotte Hornets (onde jogou entre 1988 e 1997) e ainda foi campeão mundial pelos EUA em 1986 e ainda esteve no elenco do filme Space Jam (1996). Tudo isso tendo apenas 1,60 m de altura. Como bônus, ele chegou a jogar junto do maior jogador da história da NBA, Manute Bol (1958-2010) no Washington Bullets. Manute tinha 2,31 m, tendo uma diferença impressionante de 71 cm.

Eliud Kipchonge (1984-)

Resultado de imagem para eliud kipchoge

Maratonista queniano, Eliud Kipchonge é o atual medalhista de ouro na Maratona e ainda é o detentor do recorde da maratona, conquistado em Berlim com o tempo de 2h:01m:39s. Considerado o maior maratonista da atualidade, Eliud mede apenas 1,67 m de altura.

Alain Proist (1955-)

Resultado de imagem para alain prost

Mais conhecido no Brasil por ter sido o maior rival de Ayrton Senna (1960-1994), Alain Prost é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos. Tetracampeão da F1 (1985,1986,1989 e 1993), o francês também era bem mais baixo que os rivais. Apesar dos pilotos de F1 não serem muito altos (raramente possuem mais de 1,80m), Prost media apenas 1,65 m.

Música

Prince (1958-2016)

Resultado de imagem para prince

Um dos grandes artistas do Pop mundial, Prince fazia um pouco de tudo. Cantava, dançava, tocava, compunha e tinha uma excelente perfomance nos palcos. Apesar de seu imenso talento, o dono do hit "Purple Rain" media apenas 1,57 m.

Angus (1955-) e Malcom Young (1953-2017)

Resultado de imagem para angus e malcolm

Guitarristas fundadores do AC/DC, os irmãos Young são sempre considerados nas listas de maiores guitarristas de todos os tempos, sendo que Angus se destaca na guitarra-solo e Malcom se destacava na guitarra-base. Donos de riffs e solos inesquecíveis como "Back in Black", "Highway to Hell" e T.NT" e Angus de um dos visuais mais icônicos do Rock, além da performance nos palcos, ambos são bem baixinhos. Angus mede 1,57 m de altura, enquanto seu irmão mais velho media apenas 1,60 m.

Phil Collins (1951-)

Resultado de imagem para phil collins

Um dos mais célebres bateristas e vocalistas da história, Phil Collins liderou a banda de rock Progressivo Genesis (após a saída de Peter Gabriel) e depois tendo uma carreira solo de sucesso, Phil Collins colaborou com o sucesso de vários outros artistas, como o Led Zeppelin. Tudo do alto de seus 1,68 m de altura.

Bruno Mars (1985-)

Resultado de imagem para bruno mars

Nome artístico de Peter Gene Hernandez, Bruno Mars é um dos grandes nomes da música pop atual. Hits como "Just the Way You're Are", "Uptown Funk (feat. Mark Ronson), "Talking to the Moon" dentre outros, Bruno Mars chamou atenção por outra coisa além do talento: a altura. Tendo 1,65 m de altura, ganhou memes por causa da altura graças a uma apresentação no Grammy com Taylor Swift, bem mais alta que ele (1,78 m).


Lars Ulrich (1963-)

Resultado de imagem para lars ulrich

O playboy dinamarquês e potencial jogador de tênis se tornou um dos grandes bateristas do Heavy Metal (apesar das controvérsias) graças a banda que fundou nos anos 80 e que se tornou uma das maiores do gênero: o Metallica. O Trash Metal da banda fez o heavy metal ir para outros caminhos. Lars se manteve por trás de seus colegas de banda mais altos, tendo apenas 1,68 m. Isso não o impediu de sempre ter se relacionado com mulheres bem mais altas que ele...

Bob Marley (1945-1981)

Resultado de imagem para bob marley

Robert Nesta Marley nasceu na pobre Jamaica, porém ganhou o mundo com suas músicas pacíficas e popularizando o Reggae pelo mundo, além do Rastafari. Considerado um dos maiores artistas de todos os tempos, Bob Marley tinha uma altura um tanto aquém do seu talento (mas quem se importa): 1,70 m.

Bono Vox (1960-)

Resultado de imagem para bono vox

Nome artístico de Paul David Hewson, irlandês que viria adotar o nome artístico de Bono, se tornou o frontman da banda mais popular dos últimos tempos: o U2. Dono de diversos hits e sendo uma banda que atua com diversas causas sociais, Bono é considerado um verdadeiro galã no rock, mas é bastante certinho e se casou com a primeira namorada. Bono tem 1,68 m.

Ringo Starr (1940-)

Resultado de imagem para ringo starr

Nome artístico de Richard Starkey, o baterista foi o último Beatle a integrar a banda e assim entrou na formação que revolucionou para sempre a música e a cultura do mundo em geral nos anos 60. Após o final da banda, está desde então em carreira solo e tal como Paul Mccartney, é um dos integrantes da banda ainda vivo e ainda Sir. Era o mais baixo dos Beatles: tem 1,68 m.

Eddie Vedder (1964-)

Resultado de imagem para eddie vedder

O líder da banda Pearl Jam, uma das bandas que conquistaram o mundo na época do Grunge junto do Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains nos 90 nem imaginou o sucesso que a banda poderia fazer ao causa a última grande revolução no rock. Sendo um dos galãs do rock atual, Vedder é mais baixo que outros roqueiros e mede apenas 1,69 m de altura.

Bruce Dickinson (1958-)

Resultado de imagem para bruce dickinson

Um dos maiores frontmen do heavy metal e do rock em geral, Bruce é o vocalista do Iron Maiden desde 1982 com o clássico "The Number of the Beast". Saiu da banda nos anos 90 e voltou neste século e não saiu mais. Além de vocalista talentoso, ele ainda é historiador, piloto de avião da banda, escritor, radialista e empresário. Um "pau pra toda obra" com 1,67 m de altura.

Solimões (1962-)

Resultado de imagem para solimões

Luiz Felizardo, o Solimões, é um dos mais conhecidos cantores sertanejos do país. Formando dupla com Rionegro, ele se destaca até mais pela baixa estatura do que pela música. O cantor mede apenas 1,42 m de altura.

Nelson Ned (1947-2014)

Resultado de imagem para nelson ned

Considerado uma das maiores vozes da música brasileira, Nelson Ned nos fazia até esquecer que era portador de Nanismo. Medindo apenas 1,12 m de altura, ficou conhecido como "O pequeno gigante da canção". Apesar disso, era dono de uma voz grave e fez sucesso até mesmo nos EUA, onde foi o primeiro latino a vender mais de 1 milhão de discos.

Cinema e TV

Stanley Kubrick (1928-1999)

Resultado de imagem para stanley kubrick

Um dos mais geniais diretores de todos os tempos, Stanley Kubrick dirigiu grandes clássicos do cinema como "Spartacus" (1960), "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968), "Laranja Mecânica" (1971) e "O Iluminado" (1980), Kubrick ganhou o Oscar em 1968 por efeitos especiais por 2001. Tendo um gênio difícil, mas genial, Kubrick era muito mais que os 1,69 m indicavam.

Martin Scorcese (1942-)

Resultado de imagem para martin scorsese

Célebre diretor estadunidense, Scorsese é um dos maiores diretores de todos os tempos e dirigiu vários clássicos de Hollywood como "Taxi Driver" (1976), "A Cor do Dinheiro" (1986), "Gangues de Nova York" (2002), "Os Infiltrados" (2007), " A invenção de Hugo Cabret" (2012) e "O Lobo de Wall Street" (2013). Ganhou o Oscar de melhor diretor em 2007 e ainda possui 3 Globos de Ouro (2002, 2007 e 2012) dentre outros. Dirigiu grandes nomes do cinema mesmo tendo 1,63 m de altura.

Spike Lee (1957-)

Resultado de imagem para spike lee

O maior diretor afro-americano, Spike Lee (nascido Shelton) dirigiu clássicos como "Faça a Coisa Certa" (1989), "Malcom X" (1992) e "BlacKKKlansman: O Infiltrado" (2018), sendo o último lhe deu um Oscar por melhor roteiro adaptado (já tinha um honorário por sua obra). Sempre marcado por seus filmes que denunciam o racismo e lutam pelos direitos humanos, Spike Lee tem apenas 1,68 m.

Woody Allen (1935-)

Resultado de imagem para woody allen

Nome artístico de Allan Stewart Könisberg, é um dos grandes cineastas, roteiristas e diretores do cinema, além de ator. Woody Allen dirigiu clássicos do cinema como "Annie Hall" (1977), "A Cor Púrpura de Cairo" (1985), "Hannah e Suas Irmãs" (1987), "Match Point" (2005) e "Meia Noite em Paris" (2012), ganhou 4 Oscares (1 de direção e 3 de roteiro adaptado) e 2 Globos de Ouro, dentre outros. Tendo diversas polêmicas conjugais por aí e grande sucesso, o diretor é um pequeno notável: 1,65 m.

Alfred Hitchcook (1899-1980)

Resultado de imagem para alfred hitchcock

O diretor britânico é conhecido como o "Mestre do Suspense" e dirigiu diversos filmes clássicos do gênero, como "Psicose" (1960), "Rebecca" (1940), " Os pássaros" (1963) e "Rear Window" (1954), alguns de seus filmes são considerados entre os maiores de todos os tempos, apesar de nunca ter ganho um Oscar (ganhou um honorário em 1968). Mesmo com as polêmicas em torno de sua vida, era um gigante no cinema mas não tanto na vida: 1,70 m.

Charlie Chaplin (1889-1977)

Resultado de imagem para chaplin

Um dos mais geniais atores e diretores de todos os tempos, especialmente durante a era do cinema mudo e em preto e branco, Chaplin fez alguns de seus filmes clássicos imemoriais do cinema como "O Circo" (1928),  "Tempos Modernos" (1936),  "O Grande Ditador" (1940) satirizando Hitler, ainda tendo como sua grande personagem, o atrapalhado Carlitos ("The Tramp" no original). Foi agraciado com um Oscar honorário em 1972 e apesar de ter tido uma vida de sucesso, foi barrado do exército durante a I Guerra Mundial por sua baixa estatura: media 1,65 m de altura.

Gary Coleman (1968-2010)

Imagem relacionada

Famoso com a série "Arnold (1978-1986), na qual interpretava a protagonista, sofria de uma disfunção renal que o impediu de crescer e ainda deixou a sua aparência de como uma criança. Depois da série, não fez grandes trabalhos relevantes e ainda trabalhou como segurança quando perdeu todo o dinheiro que outrora tivera. Infelizmente faleceu cedo, em uma morte ainda controversa. Media apenas 1,42 m.

Danny DeVito (1944-)

Resultado de imagem para dany de vitto

Famoso por filmes como "Gêmeos" (1988), no qual era irmão gêmeo de Arnold Schwarzenegger (1,88 m) e como o vilão Pinguim em "Batman - O Retorno" (1992), além de ter produzido "Pulp Fiction" (1994) e ter atuado como diretor e dublador, DeVito sofre de uma doença conhecida como "Doença de Fairbak", um tipo de displasia que impede o crescimento ósseo. Sendo assim, DeVito possui apenas 1,47 m de altura.

Peter Dinklage (1969-)

Resultado de imagem para peter dinklage

Portador de Nanismo, Peter Dinklage é um dos atores mais conhecidos da atualidade, tendo ganhado destaque por interpretar o infame Tyrion Lannister em Game Of Thrones, papel que lhe rendeu 3 Emmys de melhor ator coadjuvante em Série Dramática. Fora a série, apareceu em filmes como "As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (2008),  "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" (2014) e "Vingadores: Guerra Infinita" (2018). Todo o sucesso graças ao charme de seus 1,32 m.

James McAvoy (1979-)

Resultado de imagem para james mcavoy

Um dos atores mais conhecidos da atualidade, McAvoy é um ator escocês conhecido por ter atuado como "As Crônicas de Nárnia", "O Procurado" "Fragmentado", "Vidro", "O Último Rei da Escócia" e principalmente na Franquia "X-Men", na qual interpreta a versão jovem do Professor Xavier. Sendo um dos grande galãs atuais, poucos sabem que ele mede 1,70 m. Mais baixo que o interprete mais velho do professor Xavier, Patrick Stewart (que mede 1,78 m).

Tom Cruise (1962-)

Resultado de imagem para tom cruise

Um dos grande galãs de Hollywood desde os anos 80, Tom Cruise já ganhou 3 Globos de Ouro e Atuou ainda em filmes como "Top Gun" (1986), "Rain Man" (1988),  "Nascido em 4 de Julho" (1989) e "Trovão Tropical" (2007), além das franquias "Missão Impossível" e "Jack Reacher". Atuando em filmes de ação, muitos pensam que o ator é bem alto. Mas o mesmo possui apenas 1,70 m. Além da altura nunca impedir Cruise de atuar em filmes perigosos, ele ainda sempre se relacionou com mulheres bem mais altas que ele. Suas ex-mulheres eram mais altas que ele: Mimi Rogers (1,74 m), Nicole Kidman (1,80 m) e Katie Holmes (1,75 m).

Robert Downey Jr (1965-)

Resultado de imagem para robert downey jr

Anteriormente um bad boy de Hollywood e pouco acreditado, Robert renasceu graças ao Tony Stark/Homem de Ferro (2008) e desde então liderou o Universo Cinematográfico da Marvel e se tornando um dos mais bem pagos atores do mundo. Tendo atuando em filmes como "Chaplin" (1992), "Trovão Tropical" (2007) e na franquia Sherlock Holmes, pelo qual ganhou um Globo de Ouro, Downey Jr. dá a impressão de que é mais alto que o que realmente é. É dito que ele mede 1,74 m, mas muitos dizem que na verdade ele mediria menos de 1,70 m e usa truques para parecer mais alto (como Tom Cruise faz). Só assim para fazer frente ao Capitão América interpretado por Chris Evans (1,83 m).

Michael J. Fox (1961-)

Resultado de imagem para michael j fox

Mais conhecido como a protagonista da série de filmes "De Volta para o Futuro" no papel de Martin McFly, além de ter feito sucesso nos 80 com a série de comédia "Family Ties" que lhe rendeu 3 Emmies e 3 Globos de Ouro, além de ter dublado o ratinho "Stuart Little" na franquia de mesmo nome. Anda um tanto afastado das telas devido ao fato de sofrer com o Mal de Parkinson, fazendo portanto aparições esporádicas. Embora tenha 57 anos atualmente, parece muito uma pessoa mais jovem devido a sua pequena estatura: 1,63 m.

Bruce Lee (1940-1973)

Resultado de imagem para bruce lee

Um dos grandes atores dos filmes de ação e além disso, um dos grandes lutadores de Kung Fu da história, Bruce Lee (nascido Lee Jun-Fan), além de filósofo e cineasta. Lee teve uma morte ainda muito controversa (tal como seu filho Brandon, em 1993). Embora bastante viril e um Ás nas artes marciais, Lee media em torno de 1,71 m.

Jean Claude Van Damme (1960-)

Resultado de imagem para jean claude van damme

Famoso ator e artista marcial belga, Van Damme é um dos grandes nomes dos filmes de ação que vemos por aí, especialmente clássicos como "O Grande Dragão Branco" (1987), "Soldado Universal" (1992) e ainda na franquia "Os Mercenários" (2012). A presença dele nessa matéria é controversa, uma vez que a altura oficial dele é de 1,77 m. Entretanto, alguns dizem que o astro belga mediria algo em torno de 1,62 m. Em quem acreditar?

Daniel Radcliffe (1989-)

Resultado de imagem para daniel radcliffe

O protagonista da franquia Harry Potter (2001-2012) cresceu diante das câmeras. Entretanto, embora envelheceu bastante e até fez outros filmes, como Victor Frankenstein" (2015) e "Truque de Mestre 2" (2016). Mas o jovem ator britânico não cresceu além de seus 1,65 m.

Kit Harington (1986-)

Resultado de imagem para kit harington

Mais conhecido como o Jon Snow da série Game of Thrones, o ator é um dos destaques da série e um dos galãs da atualidade. Entretanto, o (talvez) futuro rei de Westeros não tem mais que 1,70 m de altura.

Chespírito (1929-2014)

Resultado de imagem para chespirito

Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespírito, foi um dos grandes nomes da TV Mexicana e criador de alguns dos maiores sucessos da TV como Chaves e Chapolin, além de outros personagens que fizeram sucesso pelo mundo, especialmente na América do Sul. Criador de personagens que fazem sucesso até hoje (sobretudo no SBT). A contribuição dele é imensurável para o humor mundial, um sucesso gigante para alguém com 1,62 m.

Bruno Gagliasso (1982-)

Resultado de imagem para bruno gagliasso

Um dos maiores galãs da atualidade, Bruno Gagliasso é conhecido por ser um famoso ator de novelas, além de ser empresário junto da esposa Giovanna Ewbank. Apesar dos músculos, o ator não engana ninguém com sua altura: mede apenas 1,70 m.


Jô Soares (1938-)

Resultado de imagem para Jô Soares altura

Um dos mais geniais humoristas e entrevistadores da TV brasileira, Jô Soares sempre se reinventou na televisão e além de suas habilidades artísticas, se destacou como um intelectual e também escritor. Tamanha sabedoria para 1,70 m de altura do "Gordo"".



Outros

Pablo Escobar (1949-1993)

Resultado de imagem para pablo escobar

Um dos maiores traficantes da história e que se tornou ainda um dos homens mais ricos do mundo, acima de qualquer suspeita. Vendendo cocaína para os EUA, Escobar acumulou uma enorme fortuna e chegou a influenciar toda a Colômbia. Com fama de cruel, frio e ambicioso, ele foi morto em 1993 após uma intensa busca. E o poderoso traficante media apenas 1,67 m de altura. E sempre interpretado por homens mais altos na ficção, como o nosso Wagner Moura (1,80 m).


El Chapo (1957-)

Resultado de imagem para el chapo

Joaquín Guzmán, mais conhecido pelo seu apelido de "El Chapo", é considerado o maior traficante da atualidade. Nascido no México, foi ligado ao Cartel de Sinaloa e nos anos 80 se tornou o grande traficante mexicano de cocaína. Foi preso algumas vezes, mas conseguiu escapar duas vezes das prisões mexicanas e agora está preso nos EUA. Tamanha periculosidade no alto de seus 1,68 m de altura (o apelido veio por causa da altura).


Stephen Hawking (1942-2018)

Resultado de imagem para stephen hawking

Um dos grandes cientistas da nossa era, Stephen Hawking foi um dos físicos mais brilhantes da história, além de professor lucasiano emérito da Universidade de Cambridge. Fez estudos sobre buracos negros e sobre o universo em geral, além de ter virado um símbolo de superação por causa de sua doença, a Esclerose Lateral Amiotrófica, que afetou a sua capacidade de falar e se movimentar. Apesar da doença, ele conseguia se movimentar e falar através de um sintetizador. Hawking media apenas 1,69 m (Eddie Reymane, que o interpretou no cinema e ganhou um Oscar por isso mede 1,84 m).

William Shakespare (1564-1616)

Resultado de imagem para shakespeare

O maior escritor ocidental da história, que influenciou toda a literatura do mundo após a sua existência e autor de clássicos como "Hamlet", "Romeu e Julieta", "Macbeth" e "Sonho de uma noite de verão", além de inúmeros sonetos. Porém a sua vida e sua aparência sempre foram um mistério, sua altura inclusive. Mas alguns pesquisadores atribuem a Shakespeare uma altura até acima da média para o século XVI, mas baixa para os padrões de hoje: 1,67 m (5ft 6in).

Pablo Picasso (1881-1973)

Resultado de imagem para pablo picasso

Um dos maiores pintores de todos os tempos e um dos expoentes da pintura cubista, Pablo Picasso fazia sucesso além de seus quadros, com as mulheres e com os intelectuais com sua arte bastante crítica. Tudo isso ofuscando sua baixa estatura de 1,63 m de altura.

Vicent Van Gogh (1853-1890)

Resultado de imagem para vincent van gogh

Um dos grandes nomes da artes moderna e do realismo e pós-impressionismo, Van Gogh viveu uma vida cheia de altos e baixos que lhe custou a vida, morrendo precocemente aos 47 anos. A genialidade do pintor cabia nos seus 1,70 m (levando em conta a fama de grandalhões dos holandeses).

Chico Xavier (1910-2002)

Resultado de imagem para chico xavier

O médium, filantropo e líder espiritual brasileiro tornou o espiritismo popular e ainda fez sucesso com suas obras sociais, seus livros e o seu amor ao próximo. Até hoje é uma das figuras mais admiradas do país (apesar de controvérsias) e ainda ganhou o prêmio de "Maior Brasileiro de todos os tempos". Embora espiritualmente gigante, Chico era um homem fisicamente bem frágil e os seus 1,60 m de altura contribuíram para isso.

Santos Dumont (1873-1932)

Resultado de imagem para santos dumont

Por fim, o maior inventor brasileiro de todos os tempos, inventor do relógio de pulso, dos dirigíveis e do avião (com muitas controvérsias), Dumont queria voar alto e com um objeto mais pesado que o ar, o que conseguiu pela primeira vez na França com o 14-Bis em 1906. Embora pensasse em voar mais e mais alto, Santos Dumont media apenas 1,52 m de altura.


E assim eu encerro essa matéria com um poema de Alberto Caeiro, uma das persona de Fernando Pessoa (1888-1935), um dos maiores escritores de língua portuguesa do mundo e que escreveu tudo do alto dos seus 1,73 m. Assim ele escreveu:

"Da minha aldeia veio quanto da terra se pode ver no Universo... 
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.

Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver"

Portanto, a sua altura física não é o que vai definir a sua vida e sim as suas ambições. Espero que eu e muitos outros possamos avançar na vida e independente da aparência e da altura, possamos voar tão mais alto quanto a atmosfera terrestre. O céu não é o limite.

Bye Bye!

Referências:

5 comentários:

  1. Cara bacana seu post de curiosidades, MAS VÊ SEPARA ESSES PARÁGRAFOS!!!

    Evite posts gigantes assim, um bom post deve ser lido entre 5 a 10min. Quando fiz meu primeiro blog eu também tinha o costume de fazer POSTAGENS GIGANTESCAS ASSIM

    Um abraço pra vc, e sucesso na tua vida, agradeça por ter mais que 1,7m, a sociedade é cruel demais com pessoas baixas por causa de um padrão de beleza que não significa nada no dia a dia...

    Pessoas altas costumam ser desengonçadas, adoecem e morrem mais cedo. Já pessoas baixas costumam ser bem mais ágeis e vivem mais, como podemos notar no Japão

    ResponderExcluir
  2. Ah, sobre o Van Damme, ele possui a mesma altura do Jackie Chan, 1,74m, inclusive essa é a altura da estátua que foi feita em homenagem à ele lá na França. Essa também é a altura do nosso Tony Stark, que nos filmes parece ficar lado a lado com o Capitão Tio Sam, mas eles tem apenas alturas comuns aqui no Brasil e boa parte do mundo kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado. Estou muito deprimido com a minha situação, tenho 1,60. Estou tendo muita dificuldade em conseguir namorar, mas tenho certeza de que o que não falta são exemplos de superação.

    ResponderExcluir
  4. Vale dizer que grandes ícones do cinema como James Dean, Humphrey Bogart, Al Pacino e Dustin Hoffman também tiveram pouca estatura.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que a altura verdadeira do van Damme é 1,73, Robert Downey Jr é 1,70, James Dean 1,58, Humphrey Bogart 1,64, Al Plácido 1,65, Dustin Hoffman 1,64

    ResponderExcluir