segunda-feira, 1 de abril de 2019

A Linha 13 - Jade completou 1 ano. E aí?

Olá amigos. Desculpem a demora em vos escrever. Eu tenho tido muitas atividades em meu tempo livre, mas nunca incluo atualizar o Blog que vocês tanto amam e querem que eu atualize toda a semana. Mas não tenho patrocinadores, não sou um influenciador digital e nem nada do tipo, então não sou obrigado a atualizar isso aqui. Brincadeira, eu faço esse blog pois amo trazer a minha visão de mundo para todo o mundo (literalmente). E vamos falar de um assunto do qual esperei anos para falar e agora, um ano depois de pronta, eu posso falar dela: a linha 13- Jade da CPTM, que foi inaugurada em 31 de março de 2018 (um sábado). No apagar das luzes, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) inaugurou a linha após uma promessa de 16 anos e que nem pronta pra Copa de 2014 ficou. Ficou pronta na Copa da Rússia e em seus últimos dias de mandato, pois o mesmo viria se candidatar (e fracassar miseravelmente) à presidência e passar o bastão para Márcio França (PSB-SP).

Um histórico de eras anteriores

Antiga estação de Guarulhos. Fonte: http://oblogferroviario.blogspot.com/2012/07/e-se-i-tramway-da-cantareira.html
Bem, o que seria a Linha 13- Jade? Foi a primeira linha construída pela CPTM (as outras são das antigas ferrovias) e marcou o fato de Guarulhos receber um modal de transporte por trilhos após mais de 50 anos da desativação do Ramal de Guarulhos do antigo Tranway da Cantareira, que operou entre 1883 até 1965. O Tramway da Cantareira era uma linha de trens de carga e de passageiros que ligava o centro de São Paulo (na altura do Mercado Municipal) até a Zona Norte, no bairro do Tremembé e com ramais para o Horto Florestal e para Guaurulhos. Em Guarulhos, ele chegou em 1915 e o ramal vinha da estação Areal (próximo da estação atual Portuguesa Tietê da Linha 1- Azul). Parte desse ramal hoje é o trajeto da Linha 1- Azul, que inclui as estações Portuguesa Tietê, Carandiru, Parada Inglesa e Tucuruvi. O ramal ainda passava pelo Jaçanã, cuja estação e a linha foi imortalizada pela música "Saudosa Maloca" de Adoniran Barbosa (1910-1982), o mais famoso sambista paulistano. Em Guarulhos, a linha passava pelo atual Anel Viário (atuais avenidas Júlio Prestes, Torres Tibagy, Gopoúva, Humberto Alencar Castelo Branco, Antônio de Souza e Tancredo Neves) que liga o bairro da Vila Galvão (na divisa com São Paulo) com a região de Cumbica (próximo ao aeroporto). Havia 6 estações em Guarulhos: Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Vila Augusta, Guarulhos e Cumbica. Nenhum delas existe mais e quase não há vestígios, exceto na antiga estação Guarulhos onde hoje fica a Praça IV Centenário (Centro de Guarulhos), em que há um pequeno espaço da antiga estação com uma réplica das antigas locomotivas (as famosas "Maria-Fumaças"). Fora isso, pouca gente sabe que Guarulhos teve trem antes dos trens da CPTM finalmente chegarem aqui.

Mapa da Linha em sua máxima extensão. Fonte: https://i1.wp.com/www.ferreoclube.com.br/wp-content/uploads/2016/07/TRAJETO620.jpg

As Obras

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Obras do Viaduto Estaiado sobre a Rodovia Hélio Smidt. Fonte: https://www.metrocptm.com.br/cptm-detalha-inicio-da-operacao-da-linha-13-jade-partir-de-abril/

A linha era prometida desde os primórdios dos anos 2000, porém nunca houve nada de concreto. Projetos iniciais previam que a Linha 1- Azul seria expandida até o Jaçanã e de lá até o Aeroporto de Cumbica. Porém, a Linha 1 - Azul parou mesmo no Tucuruvi e atualmente será ligada com Guarulhos por meio de um corredor de ônibus. O Corredor de ônibus liga os Terminais Taboão e Cecap em Guarulhos ao Terminal Vila Galvão, na divisa entre Guarulhos e São Paulo. Mas voltando aos trilhos, havia estudo de duas linhas até Guarulhos: a Linha 13 - Jade (existente) e a Linha 14 - Ônix, que ligariam a estação Brás atpe o Aeroporto. A Linha 13 teria três estações (Brás, Engenheiro Goulart e Zezinho Magalhães - CECAP). Já a Linha 14- Ônix seria uma linha expressa entre o Brás e o Aeroporto. Mas o projeto da Linha 14 foi abandonado e o da Linha 13 modificado, que passou a ligar a estação Engenheiro Goulart com o Aeroporto, tendo três estações (Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP e Aeroporto- Guarulhos). Mas o conceito da linha 14 não foi abandonado, uma vez que atualmente existem embarques das estações Brás e Luz para o Aeroporto (veremos isso depois).
Depois de muita demora, as obras começaram no final de 2013 e terminaram no começo de 2018. A linha seria muito útil para o deslocamento dos turistas durante a Copa do Mundo de 2014, porém só ficou pronta para a próxima Copa mesmo. A dificuldade da obra era o fato dela passar por áreas ambientais (do Parque Ecológico do Tietê), o que exigiu que a linha tivesse um trajeto em boa parte elevado. Doas 12,2 km da linha, 7,9 km são elevados e o que inclui as estações localizadas em Guarulhos. Além do parque, a linha passa por diversas rodovias como a Ayrton Senna, Presidente Dutra e Hélio Smidt. Outra causa da demora foi a estação Aeroporto-Guarulhos, que originalmente seria próxima do Terminal 2 do Aeroporto, que é o mais movimentado. Porém, a concessionária que assumiu o controle do Aeroporto exigiu o espaço para a construção de um futuro Shopping. A falta de pressão do governo estadual fez a linha ter que terminar próxima do Terminal 1 (menos movimentado) e com isso, para se chegar nos terminais mais distantes (2 e 3) e mais movimentados, o que causou problemas (que veremos).
A obra contou com financiamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo Federal e além das obras estruturais, houve edital para a construção de trens específicos para a linha. Os trens que estão sendo fabricados pela empresa chinesa Sifang chegarão esse ano para a linha. Os 8 trens em fabricação forma a série TUE CRRC e que tem como diferencial espaço para bagagens.

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Trem TUE CRRC da chinesa Sifang (simulação). Fonte: https://www.metro-report.com/news/single-view/view/crrc-to-supply-commuter-emus-to-sao-paulo.html

Operação

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Estação Aeroporto-Guarulhos vista de fora. Fonte: https://mobilidadesampa.com.br/2018/04/inauguracao-da-linha-13-jade/

A linha começou a operar no dia 31 de março de 2018, um sábado. Inicialmente, devido ao período de testes, a linha operava aos fins de semana entre às 10 hrs da manhã e às 15 hrs da tarde. A operação foi assim até o mês de abril, quando a operação foi expandida para os dias úteis, mas mantendo o mesmo horário inicial de funcionamento. Neste mesmo mês, a cobrança também foi iniciada. Apenas no dia 4 de junho de 2018, a linha passou a operar no horário das outras linhas. O intervalo varia de 20 minutos nos horários de pico (entre as 5h e as 8h e as 17h às 20hrs) e 30 minutos nos outros horários dos dias úteis, além de fim de semana e feriados.
No mês de outubro, começou a operação do serviço Connect. Ele passou a operar no dia 3 de outubro, com partidas da estação Brás até a estação Aeroporto-Guarulhos (e vice-versa). Até o dia de hoje (01/04), a operação do Connect consistia de 12 partidas (6 do Brás e 6 do Aeroporto) nos seguintes horários: 6h25, 7h05, 7h45, 18h05, 18h45 e 19h25 de segunda à sexta e aos sábados, os horários são os seguintes: 6h25, 7h05 e 7h45. A partir de amanhã, haverá mais 4 horários de partida durante a semana (5h45, 8h25, 17h25 e 20h05) e aos fins de semana (5h45 e 8h25). Com isso, haverá 20 partidas diárias (10 de cada sentido) durante a semana e aos fins de semana, terão 10. O serviço não funciona nos domingos. A passagem custa 4,30 (preço normal) e a viagem dura 35 minutos, com paradas nas estações intermediárias (Tatuapé, Engenheiro Goulart e Guarulhos-CECAP). Os trens operam nos trilhos da linha 13 e da linha 12.


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Estação Guarulhos - CECAP.

Já no dia 16 de outubro, entrou em operação o expresso Aeroporto. O Expresso Aeroporto é um serviço expresso desde a Estação Luz até a estação Aeroporto-Guarulhos sem paradas e com trajeto com duração de 35 minutos. Ao contrário do Connect, a passagem cobrada deste serviço é de R$8,60 e não há conexão gratuita com outras linhas (como o Connect ou a operação normal). Há uma bilheteria própria para o serviço, seja na Luz ou na estação do Aeroporto. Os horários de partida são os seguintes: às 10, 12, 14, 16 e 22 horas da estação da Luz e às 9, 11, 13, 15 e 21 horas da estação Aeroporto-Guarulhos.

Movimento

Atualmente, a linha possui capacidade para transportar 120 mil pessoas diariamente, porém a linha recebe atualmente menos de 15 mil pessoas diariamente (dados de janeiro/2019). A estação mais movimentada é a Aeroporto-Guarulhos com pouco mais de 6 mil pessoas por dia e pouco mais de 2.400 pessoas da estação Guarulhos CECAP. Já Engenheiro Goulart recebe 5900 pessoas por dia.

Futuro

Atualmente, a Linha 13 - Jade possui 12,2 km e ainda está em sua Fase I. A Fase II está na fase de projeto executivo e prevê a ampliação da linha nas duas pontas existentes. A primeira seria a expansão da Linha para dentro da cidade de Guarulhos com mais quatro estações, incluindo uma estação próxima ao Terminal 2 e as futuras estações São João, Presidente Dutra e Bonsucesso. Já na outra ponta, estuda-se levar a linha até o Brás. Já outro projeto prevê que a linha 13 - Jade chegue até a estação Chácara Klabin, se conectando assim com a Linha 2 e 5 do Metrô. Inclui também as estações Jd. da Glória, Dom Pedro I, Pq. da Mooca, Sapucaia, Demétrio Ribeiro, Itapura, Serra do Botucatu, Guaiaúna, Gabriela Mistral e Cangaíba. Esta fase é a chamada fase III. Segundo fontes, a entrega das estações novas em Guarulhos ficaria para 2024 (será mesmo?). Já as estações a frente de Engenheiro Goulart segue sem previsão.
Ampliação da Linha até o bairro do Bonsucesso, em Guarulhos.

Problemas 

Nesse primeiro ano de linha, muitos problemas começaram a aparecer. Nada em relação com as estações, que possuem uma excelente infraestrutura e uma arquitetura bastante moderna em relação ao restante da rede da CPTM. Entretanto, a linha que veio para facilitar o acesso ao Aeroporto e também à cidade de Guarulhos ainda está longe de cumprir o papel que lhe foi atribuído.

Falta de integração com os ônibus

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Vista do Terminal Taboão
Para começar, a linha-13 Jade mesmo estando em Guarulhos está muito isolada do resto da cidade. Embora a linha esteja integrada ao Terminal de ônibus do Taboão (próximo da estação Aeroporto-Guarulhos) e ao Terminal Rodoviário (na estação Guarulhos-CECAP), não são muitas linhas que passam ou possuem ponto final nestas estações. Embora algumas linhas da cidade indiquem que passam pelas estações, nem todas as linhas que vão para o Terminal Taboão informam que se integram à CPTM. No caso deste autor que voltou a residir no bairro do Presidente Dutra, do outro lado do Aeroporto, para se chegar às estações de trem ou para minha casa é necessário tomar dois ônibus. Uma opção seria eu pegar o ônibus (bem lotado) para o Terminal São João (Linha 433) e ao chegar no Terminal São João, tomo mais um ônibus para a minha casa (mas neste terminal, tenho mais opções). Outra opção é pegar a Linha 331 (Cidade Satélite - Taboão), na qual desço no Terminal CECAP e de lá tenho ao menos 4 opções de ir para casa. Em ambas tenho chances de pegar muito trânsito, mas nas vezes que utilizei demorei entre 30 e 40 minutos utilizando duas conduções (Guarulhos também possui bilhete único). Entretanto isso é bem cansativo por não haver ônibus direto e sem contar o grande intervalo das linhas no Terminal Taboão, especialmente a 433 que mesmo em horários de pico demora até 15 minutos. Já a linha 331 demora até 20 minutos. Esses intervalos atrapalham a integração dos ônibus municipais com os trens. 
Segundo a prefeitura, 17 linhas passam pelo Terminal Taboão, sendo 10 delas por micro-ônibus (linhas alimentadoras) e 7 estruturais. Com isso, a lotação das linhas atrapalha o conforto de quem vai para a estação, além de que ao chegar no terminal os usuários tem outra dificuldade. Os usuários tem que atravessar a Avenida Natália Zarif, pois a estação não fica na mesma calçada que o Terminal (que fica no meio da avenida). Embora não muito movimentada, essa avenida de grande capacidade tem como risco a alta velocidade dos carros e caminhões que trafegam por lá.

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Rodoviária de Guarulhos, integrada com a estação Guarulhos - CECAP

Localização

Outro fator é a localização das estações em Guarulhos. Ambas ficam em locais pouco movimentados da cidade. Com exceção do Terminal Taboão que possui um relativo movimento (25 mil pessoas/dia), a estação Guarulhos-CECAP próxima ao Terminal Rodoviário não recebe tanto movimento por conta do próprio Terminal Rodoviário ser muito pouco movimentado (mesmo tendo 20 posições de embarque e desembarque) e poucas linhas de ônibus municipal circularem por lá. E o próprio bairro do CECAP é pouco habitado e possui apenas 11 mil pessoas.Embora outros bairros ao redor possuam um grande potencial (bairros como a Vila Barros, Cumbica, Taboão e Bela Vista) por ter uma população somada de 200 mil pessoas, isso é desperdiçado com poucas linhas municipais estarem integradas as estações. Com isso, moradores de bairros mais distantes como o meu precisam de no mínimo dois ônibus para chegarem até uma das estações. E o fato de haver muitas empresas e poucas habitações (fora os condomínios do CECAP) não ajuda a incrementar o potencial.

Localização das estações em relação a Cidade. Eles estão na parte central da cidade, próxima ao aeroporto. Porém, os bairros mais densamente habitados estão distantes dessa parte da cidade. 

Baldeações e integração com outras linhas

O fato é que não houve muita migração de quem utilizava os ônibus intermunicipais para os trens, embora a integração direta com a estação Brás aumentou significadamente o número de usuários. É sabido que pelo IBGE a maior migração pendular do Brasil é a de Guarulhos para São Paulo. Cerca de 130 mil pessoas (10% da população de Guarulhos) viajam para São Paulo para trabalhar ou estudar durante a semana. E a grande maioria utiliza os ônibus intermunicipais para irem até São Paulo em alguma estação de metrô, especialmente as estações Armênia e Tucuruvi da Linha 1-Azul ou para as estações Brás e Penha da Linha 3 - Vermelha. A ligação por trilhos ajudaria muito a diminuir a lotação dos ônibus e as pessoas economizariam tempo, pois o trânsito na Via Dutra durante a semana aumenta o tempo de viagem, além da passagem que em algumas linhas chega a custar mais de 7 reais (uma das mais caras dentre ônibus intermunicipais). Porém, a maioria das viagens para na Estação Engenheiro Goulart, que possui conexão com a Linha 12 - Safira. Porém esta estação já é pouco movimentada para aquela linha e ainda é necessário mais um trem para se chegar às estações mais movimentadas e ao metrô, como Brás e Tatuapé. Uma conexão com a estação Brás ou Luz como era previsto originalmente faria mais sentido e facilitaria a viagem. Porém, parando em Engenheiro Goulart, o passageiro precisa fazer mais uma baldeação. E a depender do destino, são necessárias várias baldeações. Imagina se a pessoa trabalha na Vila Olímpia (Linha 9 - Esmeralda). Seriam necessárias 4 baldeações (Eng. Goulart-Brás-República-Pinheiros) ou (Eng. Goulart-Brás-Luz-Pinheiros). Com o Connect, o número cai para 3. Entretanto, seja em Engenheiro Goulart ou no Brás, os passageiros vindos de Guarulhos irão enfrentar os trens já lotados para o Centro vindos do resto da Zona Leste. E o tempo de economia de viagem não vale o conforto. Por isso, nem todos migraram para o trem. Mesmo com o Connect ou o Expresso Aeroporto, não chega a valer a pena.

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Estação Engenheiro Goulart, que faz a ligação entre as linhas 12 e 13. Estação distante do centro de São Paulo. Fonte: https://www.metrocptm.com.br/estacao-engenheiro-goulart-da-linha-12-sera-reaberta-no-final-de-julho/

Intervalos longos

Ainda temos o tempo. Os intervalos mínimos da Linha 13 são de 20 minutos nos horários de pico. Embora houve diminuição do que anteriormente foi 30 minutos, ainda é o maior intervalo da linha. As demais linhas da CPTM possuem no máximo 8 minutos de intervalo nos horários de pico. E não chegam a 15 minutos nos horários fora do pico e fins de semana. É muito tempo para uma linha que precisa ser rápida, seja para quem sai ou vem para o Aeroporto. E o tempo de espera faz com que o passageiro prefira outras opções de deslocamento, seja os ônibus intermunicipais ou mesmo táxis e Ubers da vida. Embora moderna, os intervalos absurdos da Linha 13 ainda não tem previsão para abaixar.

Problemas de chegar no Aeroporto


Ainda temos o problema de quem entra ou sai do Aeroporto. A estação Aeroporto-Guarulhos é próxima ao Terminal 1, que não é o mais movimentado do local. Os terminais 2 e 3 são os mais movimentados mas estão distantes. A concessionária do aeroporto disponibiliza ônibus gratuito para acessar os terminais a partir de uma das saídas da estação (do Terminal 1). Gasta-se mais 7 minutos do terminal 1 para o 2 e mais 14 minutos até o 3. Os intervalos dos ônibus é de cerca de 15 minutos. O fato de pegar mais um ônibus no aeroporto e os intervalos de 15 minutos entre os ônibus nas paradas mais complica do que facilita a vida dos passageiros e também dos trabalhadores do Aeroporto.
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Ônibus da concessionária do Aeroporto para a transferência dos passageiros da linha 13 para os terminais. Fonte: http://www.escolhaodestino.com/como-ir-e-vir-do-aeroporto-de-guarulhos/

O que fazer?

Muitas ideias já foram dadas para resolver o acesso dos passageiros da estação ao aeroporto. A concessionária responsável pela administração do Aeroporto já disse que estuda a possibilidade de construir um monotrilho partindo da estação Aeroporto-Guarulhos até os terminais. Mas ela não informou mais detalhes sobre quando as obras começariam e onde ficariam as estações. 
Outra ideia estudada (e absurda) é uma enorme passarela de 1,4 km que passaria pelos três terminais.  Mas essa passarela não seria uma esteira rolante, como aquela que existe na conexão das estações Paulista e Consolação do Metrô. Os custos seriam arcados pela concessionária do Aeroporto.
Embora existam planos para melhorar a conexão aeroporto e CPTM, nenhuma delas irá de fato resolver o problema e são soluções até desconfortáveis (caso da passarela). O monotrilho é interessante, entretanto a baixa capacidade do modal e o tempo de obra (vide as Linhas 15 e 17) causam desconfiança.
Para aumentar o número de passageiros, além da expansão para os bairros mais distantes como o São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, mais linhas de ônibus (municipais e intermunicipais) nas estações ajudariam a melhor a integrar.
Já com relação aos intervalos do trem, não há previsão de reduzir em curto prazo o intervalo no horário de pico (de 20 minutos). Caso o movimento aumente, é necessário diminuir o intervalo entre os trens. O problema é que a diminuição desse intervalo depende da modernização da sinalização da Linha 12 - Safira, que ainda hoje não tem previsão de acabar. Mas com a redução, o intervalo passaria a ficar entre 8 e 12 minutos.

Conclusão

Ainda há muito para se fazer para melhorar a operação da Linha 13 - Jade. Desde o intervalo de trens até as suas conexões, passando pela sua integração com a cidade e o Aeroporto, muito deve ser feito para tornar a Linha 13 movimentada. São necessário investimentos a mais além da obra que foi realizada nos últimos 5 anos. Embora tenha uma excelente infraestrutura, esta ainda está muito ociosa e bem abaixo de sua capacidade prevista. 
A expansão ajudaria a linha ganhar novos passageiros e troná-la mais acessível para os moradores da cidade. E uma estação próxima aos terminais mais movimentados tornaria a Linha 13 a melhor alternativa para ir e sair do Aeroporto sem precisar encarar os congestionamentos da Via Dutra e da Ayrton Senna. Com a diminuição do intervalo dos trens e na velocidade dos trens, quem sabe a Linha 13 se torna a opção mais barata e rápida de chegar no Aeroporto? Vai demorar um tempo, mas não esperamos que essas melhorias demorem décadas para serem implantadas. Como a obra da própria linha.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_13_da_CPTM
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tramway_da_Cantareira#Ramal_de_Guarulhos
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/linha-13-jade-completa-1-ano-e-cptm-amplia-viagens-ate-o-bras/
https://diariodotransporte.com.br/2019/04/01/governo-de-sao-paulo-preve-linha-13-jade-ate-bonsucesso-a-partir-de-2024/
https://www.metrocptm.com.br/e-muito-cedo-para-dizer-que-a-linha-13-jade-foi-um-erro/
https://www.guarulhoshoje.com.br/2018/05/02/prefeitura-oferece-opcoes-de-linhas-de-onibus-para-ligacao-com-o-trem-de-guarulhos/
https://viatrolebus.com.br/2019/02/passarela-de-14-km-fara-conexao-de-estacao-da-cptm-com-aeroporto-de-guarulhos/
https://www.gru.com.br/pt/passageiro/como-chegar-sair/translado-interno




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