domingo, 3 de fevereiro de 2019

Vilões da ficção que poderiam ser reais e seus crimes na vida real - Parte 2

Olá amigos, há quanto tempo. Como vão. Primeiramente, agradeço a audiência do blog ainda estar alta mesmo eu tendo que parar de escrever por quase 4 meses. Mas a espera acabou e vamos ter matéria. Com o meu tempo livre agora, já que acabei a Universidade e finalmente ganharei o título de engenheiro (embora eu esteja desempregado), irei escrever mais matérias. Paciência turma...
Mas sobre a matéria, mais uma lista aqui. E uma continuação que já era merecida há muito tempo. Num passado nem tão distante assim, fiz uma matéria sobre vilões da ficção que poderiam facilmente serem criminosos reais. A matéria é um dos sucessos do blog e claro, merecia uma segunda parte. Quem estiver curioso, a matéria da primeira parte pode ser lida aqui. 
Mas sobre a matéria atual, o que acharam da lista? Dúvidas, elogias, críticas e pedidos podem ser feitos aqui nos comentários. Já aviso que essa lista tem uns spoilers! Então bora lá para a lista.

Mariah Dillard

Resultado de imagem para mariah dillard


Universo de: Universo Cinematográfico da Marvel (NETFLIX)
Profissão: Líder comunitária e vereadora
Crimes de que seria acusada na vida real: Homicídios dolosos, tráfico de armas, tráfico de drogas, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Mariah Dillard (ou Stokes, como outros preferem), interpretada brilhantemente na série por Alfre Woddard, é uma vilã presente na série de Luke Cage. Por trás de uma figura de liderança do bairro do Harlem, bairro predominantemente negro de Nova York, estava uma mulher que queria o poder a qualquer custo e que no começo parecia fazê-lo por vias legais, já que era vereadora. Porém, seu financiamento vinha por meio de seu primo, Cornell Stokes (o famigerado "Boca de Algodão") que era o principal líder criminoso da região, especialmente no ramo do tráfico de armas. A complicada relação familiar que Mariah tinha com a família (abusada pelo tio e cobrada pela avó Mama Mabel) fizeram Mariah ser uma personagem dúbia durante a primeira temporada, até ela assassinar Cornell (até então, o principal antagonista de Luke Cage). Após sua morte, ela foi aos poucos assumindo os negócios da família criminosa e se aliou ainda a outros criminosos como Kid Cascavel (rival de Luke Cage e fornecedor de armas) e a Hernan Alvarez, mais conhecido como Shades.
Na segunda temporada, Mariah já comandava o crime no Harlem e ainda cometeu uma enorme atrocidade ao realizar uma chacina contra aliados de outro antagonista da temporada, o jamaicano Bushmaster. Sem contar ainda que ela passou a vender drogas, algo que nem sua família em gerações anteriores trabalhava. Sem dúvidas, os crimes de Mariah só crescerem e ela seria importante mesmo após a sua morte (spoiler).
A versão de Mariah é diferente das HQs, em que ela era chamada de "Black Mariah" (na série, era uma provocação à ela). Nas HQs ela não tinha nenhuma relação com a família Stokes e era basicamente uma mulher obesa e era basicamente um líder criminosa que comandava roubos no Harlem, nada tendo a ver com a política ou com os crimes do Boca de Algodão. Mas baseando-se na série, Mariah seria acusada de diversos crimes. A começar pelos assassinatos de seu primo Boca de Algodão, de uma testemunha deste assassinato e da chacina contra os jamaicanos. Fora estes crimes, a mesma ainda assumiu os negócios da família, que além do clube do bairro (Harlem's Paradise), incluíam roubos, organização criminosa e o tráfico de armas, tendo ela entrado também no tráfico de drogas. Sem contar que como política ela seria acusada de corrupção passiva pelos financiamentos de campanhas vindas de crimes de Cornell. Fora isso, o Harlem's Paradise ainda era uma maneira da família lavar o dinheiro dos crimes e sem contar que no passado, a prostituição também era explorada por Mama Mabel, mas que tinha ficado para trás. O difícil era prender Mariah, que por ter uma imagem pública bastante positiva com outros políticos e a população do bairro, já que ela se apresentava sem relação com os Stokes. Mas ao final da segunda temporada, ela finalmente foi presa.
Embora se apresentando como uma defensora da família, do empoderamento feminino e dos negros, Mariah Dillard escondia uma face criminosa bastante macabra. Algo que muitos políticos ao redor do mundo escondem, seja lá no Harlem ou no Brasil, já que muitos políticos foram e são financiados pelo crime organizado, fazendo vista grossa após isso ao crime organizado.
Caso a série continuasse, apesar de morta, ela iria influenciar a série ainda numa possível terceira temporada (parabéns Netflix!). Querem saber como? Bastam assistir.

Abutre

Resultado de imagem para abutre michael keaton

Universo de: Universo Cinematográfico da Marvel
Profissão: Engenheiro eletrônico e inventor
Crimes de que seria acusada na vida real: Tentativa de homicídio, roubo, formação de quadrilha e tráfico de arma

Dentre os vilões dos filmes do UCM (Universo Cinematográfico da Marvel), alguns vilões seriam bastante reais. Um deles é considerado um dos melhores vilões deste Universo e se destacou no filme do "Homem-Aranha: De volta ao lar". O Abutre, cujo nome verdadeiro é Adrian Toomes e foi interpretado por Michael Keaton (o antigo Batman de Tim Burton), foi um desafio grande para o novato heroi, seja ao Homem Aranha ou mesmo a Peter Parker. No filme, ele era o pai de Liz Allen (nas HQs, eles não tem nenhuma relação) que foi a paixão de Parker no filme. E o antagonista já sabia que Peter era o Homem Aranha e a sua ameaça a Parker foi uma das melhores cenas do filme. Mas no fim ele foi preso.
A sua lista de crimes incluem a tentativa de homicídio de Parker, mas ele se destaca especialmente por crimes que incluem o roubo e tráfico de armas. O próprio Adrian Toomes inventava as armas, a partir do restos das armas dos Chitauri, aliens que foram convocados por Loki em "Os Vingadores" para destruir Nova York. Apesar da vitória dos herois, muito entulho sobrou dos Chitauri e inicialmente Toomes tinha uma empresa que fazia a limpeza após a batalha. Porém, um certo Tony Stark fez com que sua empresa assumisse a limpeza da cidade com exclusividade e Toomes perdeu seu ganha pão. Até que com aquilo que recolheu (ou roubava de Stark) ele criou novas armas e passou a vendê-las a criminosos comuns, sendo que o crime tinha armas altamente destrutivas e procedência desconhecida. Para o serviço, Toomes formou uma quadrilha e estes passaram a ajudá-lo na criação das armas e da venda. Com isso, Adrian mantinha um padrão de vida bem acima da média e fazia todas as vontades da filha adolescente. Como ele mesmo disse, tudo ele fez por sua família e manter um padrão de vida bom para ela. Porém, ele mesmo comprometeu outras famílias com as suas criações.
O Abutre, dada as proporções, pode ser alguém que na vida real venda armas de alta qualidade, seja para o crime organizado nas cidades ou até mesmo para grupos terroristas ao redor do mundo. Ele seria um traficante de armas altamente qualificado e que forneceria armas de uso restrito às Forças Armadas para grupos extremistas. Portanto, ele seria um tipo de criminoso altamente perigoso, que apesar de entendermos as suas motivações, faria muito estrago para a paz das cidades.

Ultron

Resultado de imagem para ultron

Universo de: Universo Cinematográfico da Marvel
Profissão: Inteligência artificial
Crimes de que seria acusada na vida real: Genocídio humano, diversos homicídios dolosos, terrorismo, lesão corporal, sequestro, cárcere privado e tráfico de minerais

Mais um vilão dos filmes da Marvel e este sem dúvidas seria um dos mais complicados de lidar na vida real. Ultron (voz de James Spader) é uma inteligência artificial que fora criada por Hank Pym (o Homem Formiga) nas HQs, mas que nos cinemas foi uma invenção de Tony Stark e Bruce Banner. Ele serviria para proteger a paz mundial, mas o próprio se rebelou e assumiu um corpo robótico, já que concluiu que os Vingadores eram os verdadeiros vilões e deveriam ser eliminados para a paz mundial (assim como toda a raça humana). Com esta deturpada visão sobre o que seria a paz, Ultron cometeu as mais diversas atrocidades no filme. Além dos vários assassinatos a civis, ele ainda queria fazer um país (Sokovia) voar pelos ares e fazê-la um meteoro para acabar com a vida na Terra. Fora outros crimes, como terrorismo, lesão corporal (cortou o braço de Ulisses Klaw que viraria o Garra Sônica) e sequestrou e manteve em cárcere a Viúva Negra, além da Dr. Helen Cho . E falando em Klaw, ele ainda estava comprando deste o Vibranium vindo de Wakanda que revestiu seu novo corpo.
Atualmente, um vilão ao estilo Ultron seria um tanto improvável. Mas com o avanço da tecnologia e com máquinas cada vez mais inteligentes, não será nada anormal que uma inteligência artificial como Ultron possa ter uma visão deturpada da raça humana e queira cometer atrocidades contra estas. Não que Ultron fosse diferente de outros vilões robóticos que causaram futuros distópicos em outros filmes, como Exterminador do Futuro ou Matrix. Então, todo o cuidado é pouco para que a tecnologia que nós estamos criando não se volte contra os seres humanos.

Hendricksson

Resultado de imagem para hendrickson nanatsu

Universo de: Nanatsu no Taizai
Profissão: Ex-grão-mestre dos cavaleiros sagrados de Liones
Crimes de que seria acusada na vida real: Homicídio doloso, tentativa de assassinato, lesão corporal grave, formação de quadrilha, terrorismo, conspiração e manipulação genética

Um dos animes de maior sucesso na atualidade, Nanatsu no Taizai é um daqueles animes que possuem muita coisa fantasiosa e é inspirado nas lendas arturianas. Entretanto, o antagonista da primeira temporada é um vilão que apesar dos poderes sobre-humanos (até demais), seus métodos de ação são semelhantes ao da vida real. Hendricksson, que naquele momento era um dos grão-mestres do Reino de Liones (o mais forte dos cavaleiros sagrados) agia nas sombras como o comandante do reino. Vendo que os cavaleiros sagrados estavam sem prestígio e que estavam de certa forma fora de ação, decidiu de uma maneira ou de outra recriar a guerra do reino contra o Clã dos demônios. Para isso, ele e Dreyfus assassinaram o então Grão-Mestre Zaratras (irmão de Dreyfus) e acusaram a Ordem dos Sete Pecados Capitais de cometer o crime e de ainda tentar dar um golpe no Rei. Com isso, o grupo se separou e neste tempo os cavaleiros sagrados assumiram o comando do país e colocaram o terror contra qualquer opositor. Além disso, Hendricksson ainda fez experimentos genéticos com sangue de demônio afim de aumentar o seu poder e de cavaleiros sagrados que até então eram fracos ou que tinham pouco poder mágico. Ao tomar o sangue de demônio, o "voluntário" poderia morrer imediatamente ou desenvolver rapidamente um grande poder mágico. Porém, muitos destes que "deram certo" passaram a ficar com uma aparência demoníaca e ficaram descontrolados, cujo Hendricksson foi aperfeiçoando com o tempo. Com isso, criou-se novos cavaleiros denominados "Nova Geração", que em troca de mais poder estavam a total serviço das ordens de Hendricksson. Mas no fim, Hendricksson foi derrotado pela trupe de Meliodas e aparentemente morrido, mas logo ele estava vivo e envolvido em um plano mais sinistro para reviver os Dez Mandamentos, o grupo mais poderoso de demônios. Mas esta é uma outra história.
Embora Hendricksson tenha cometido outros crimes na história, desde assassinatos, conspiração para tomar o poder em Liones, formação de quadrilha pois agia em conjunto com Dreyfus e Hellbram, além de outros cavaleiros sagrados e lesão corporal contra vários, este se destaca por fazer experimentos genéticos extremamente antiéticos, colocando em risco a vida de quem se propõe a fazê-lo. Com o avanço da genética e de experimentos como a clonagem, seja em plantas, animais ou até mesmo seres humanos, os limites para tais experimentos lidam com tabus na comunidade científica. Hendricksson pode até ser comparado com Josef Mengele, o anjo da morte dos Nazistas e seus experimentos bizarros envolvendo judeus e outras minorias. Existir na vida real não é só tão improvável, mas cada vez mais plausível com o avanço dos experimentos genéticos.


Professor Ivo

Resultado de imagem para professor ivo

Universo de: Liga da Justiça (DC)
Profissão: Cientista e inventor
Crimes de que seria acusada na vida real: Terrorismo, pesquisa ilegal e sequestro

Apesar de ser um vilão não tão falado do universo da DC, como Lex Luthor, Coringa ou mesmo Darkseid, o Professor Ivo é um dos vilões mais insanos da Liga da Justiça. Um cientista genial e com medo da morte, ele além de ter se tornado um ser imortal, ele simplesmente criou um dos vilões que mais deram trabalho para a Liga: o androide Amazo. Amazo é u Androide criado por Ivo que tem o poder de todos os membros da Liga da Justiça. Tendo a gama de poderes de herois como o Superman, a Mulher Maravilha ou mesmo o Lanterna Verde, Amazo sempre dá muito trabalho para a Liga pois ele é capaz de usar os poderes que bem entender contra a Liga, duplicar os poderes ou podendo também a utilizar os pontos fracos dos herois em algumas versões. Criando um androide tão poderoso e ameaçador como Amazo, Ivo poderia causar consequências graves no mundo real. Embora sempre lutando contra a Liga da Justiça, Amazo poderia causar diversos estragos pelo mundo e seu criador seria acusado de inúmeros crimes, sobretudo terrorismo. Além disso, Ivo seria processado por pesquisas ilegais e sequestro. Mas como os quadrinhos já indicaram, ele poderia não ser preso em um presídio comum, mas em algum manicômio judicial, no estilo do Asilo Arkham, no qual já esteve internado e foi mais uma estrela do local onde ficaram os mais insanos vilões da DC.

Irmãos Metralha

Resultado de imagem para irmãos metralha

Universo de: Disney
Profissão: Ladrões
Crimes de que seria acusada na vida real: Tentativa de assalto, assalto a mão armada, porte ilegal de arma, fuga da prisão, mercenarismo e formação de quadrilha

Embora atrapalhados, os Irmãos Metralha estão nessa lista. Criminosos recorrentes das histórias do Tio Patinhas, eles vivem sempre a tentar roubar a imensa fortuna do ser mais rico do universo da Disney. Mesmo não sendo bem sucedidos na empreitada de roubar o Tio Patinhas (houve pouco sucesso), os irmãos podem ser acusados de diversos crimes ao longo do tempo e seriam criminosos bem factíveis de aparecer em programas como Cidade Alerta ou Brasil Urgente. Além das inúmeras tentativas de assalto ao caixa forte do Tio Patinhas, esses criminosos seriam acusados de uma série de crimes. Dentre eles, seriama acusados obviamente de formação de quadrilha, pois além dos irmãos (varia de 3 a 5 normalmente), estão envolvidos na quadrilha  o primo (Primo Azarado), a tia (Titia Metralha) e até a avó (Vovó Metralha), porte ilegal de armas, fuga da prisão (já fugiram inúmeras vezes) e também de serem mercenários, pois já trabalharam para o rival de Patinhas, o Patacôncio algumas vezes. Embora não tão bem sucedidos quanto os bandidos da vida real (infelizmente), eles certamente seriam presença frequente nos programas sensacionalistas policiais daqui do Brasil e certamente virariam memes na internet. Embora criminosos fracassados, eles viraram inspiração para nomear criminosos bem sucedidos da política brasileira. Para se referir aos petistas, os algozes se referem como "Petralhas"

Dooley

Resultado de imagem para dooley pica pau

Universo de: Pica Pau
Profissão: Na maioria dos episódios, ladrão
Crimes de que seria acusada na vida real: Tentativa de homicídio, assaltos, pertubação à ordem pública, porte ilegal de arma, caça ilegal, estelionato, manipulação de jogos e calote

Outro bandido caricatural, mas que também faria a alegria dos programas sensacionalistas é Dapper Denver Dooley, um personagem recorrente e um dos mais engraçados do Pica Pau. Dooley aparece em vários episódios sempre cometendo algum delito diferente (exceto em um que ele é bobo da corte e em O Novo Pica Pau), geralmente sempre representando um bandido do velho oeste. Dooley sempre é um criminoso procurado por assaltos que cometeu, seja assaltando bancos, bares e até trens. Sempre armado, ele seria acusado de porte ilegal de arma além de tentativa de homicídio, seja contra a vida do Pica-Pau ou contra a polícia com quem sempre reage. Dooley também seria acusado de perturbação da ordem pública (por causa de seus confrontos), além de em alguns episódios ele também ser acusado de estelionato e calote, especialmente no famoso episódio em que o Pica Pau vende um seguro de vida a ele. Outro crime por ele cometido é caça ilegal as baleias, atualmente um crime internacional, além de tentar trapacear no golfe. Assim sendo, vemos que Dooley seria um criminoso que cometeria os mais variados crimes e assim, poderia ter várias passagens pela polícia. E claro, no Cidade Alerta e outros programas do gênero, sem antes prejudicar a vida de muitas pessoas.

Dr. Martin Brenner

Resultado de imagem para Martin brenner

Universo de: Stranger Things
Profissão: Cientista sênior e diretor do Laboratório de Hawkins
Crimes de que seria acusada na vida real: Manipulação genética, diversos homicídios dolosos, tortura, sequestro de menores, tentativa de assassinato, cárcere privado e crimes contra o meio ambiente


Stranger Things virou sem dúvidas uma das séries mais amadas e de maior repercussão da Netflix. A história que gira em torno de um sumiço de uma criança e que leva a uma dimensão diferente, humanos com poderes e criaturas estranhas possui muitos fãs atualmente e personagens extremamente carismáticos e bem representados. Entretanto, nem tudo são flores (não mesmo) nesta série e um dos personagens mais obscuros e misteriosos da trama é o chefe do Laboratório de Hawkins, o Dr. Martin Brenner (Mattehw Modine). O cientista realizou, bem longe dos olhos da pequena cidade do interior, experiências bastante sinistras, em que ele cometeu diversas ilegalidades e crimes para manter seus objetivos. Ele esteve envolvido no projeto MKUltra, um projeto secreto mantido pela CIA (o Serviço Secreto Americano), que tinha como objetivo desenvolver pessoas com poderes mentais. Uma das voluntárias do programa era Terry Ives, que estava grávida na época e deu a luz a Jane Ives. A menina, que nasceu com habilidades de telepatia e telecinese, foi separada da mãe por Brenner e Terry, ao tentar recuperar a menina, foi sequestrada e torturada de maneira cruel até entrar em estado vegetativo, se limitando a falar uma frase (utilizada na tortura) e sem reconhecer ninguém ao redor. Mas as monstruosidade de Brenner não para por aí, pois ele tornou Jane conhecida como "11" (eleven) e realizou inúmeras torturas ao longo da vida da pobre menina, além de torturá-la fisicamente e mentalmente para que ela utilizasse seus poderes e os ampliasse. Embora o objetivo era derrotar a União Soviética (a série se passa durante a Guerra Fria), ela acabou entrando em contato com as criaturas do chamado "Mundo Invertido", chegando a abrir portais para esta dimensão obscura e misteriosa. Com a abertura do portal, a menina fugiu de seu "pai" (Eleven se referia desta maneira a Brenner). Com isso, uma criatura chamada Demogorgon sai de sua dimensão e sequestrou Will Byrnes, que ficou sumido por toda a temporada 1. Fora que o Demogorgon ainda matou a amiga de Nancy (Barbie) e vários animais da floresta da cidade, o que bota na conta de Brenner um homicídio e crimes contra o meio ambiente. Não se sabe o paradeiro de Brenner, pois aparentemente ele foi morto no final pelo Demogorgon no final da primeira temporada e na segunda temporada, embora aparece em flashbacks, um ex-colaborador dele afirmou que ele ainda estava vivo. Não sabemos se ele aparecerá, mas sabemos que um cientista manipulador, frio e extremamente antiético pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo real, seja no laboratório da esquina até os maiores, já que o experimento da série é baseado em experiências reais realizadas tanto pelos EUA quanto pela União Soviética. Além das monstruosidades que cometeu com Eleven (na verdade, Jane) e sua mãe, ele ainda pode ter sequestrado mais crianças, pois a numeração de Eleven indica que ela não foi a única a se submeter aos testes, tendo outras crianças que participaram das experiências. Algumas podem não ter sobrevivido, mas outras podem ter fugido como Kali (conhecida com Eight), que fugiu de Hawkins e foi para a cidade grande, onde depois se encontra com Eleven. Apesar da pouca aparição, o Dr. Brenner sem dúvidas é um dos mais cruéis desta lista e claro, podendo ser tão real quanto possível. Inclusive, Brenner pode ser comparado aos médicos nazistas e aos serviços secretos da Guerra Fria que conduziram experimentos desta maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário