Olá amigos, vocês estão bem? Pois bem, a nossa viagem continua aqui pelas linhas da CPTM. Muitas delas ajudam a contar um pouco da história da nossa região. Tudo porque em torno de muitas dessas estações, muitas regiões cresceram e viraram cidades. E de acordo com seus nomes e suas trocas, elas ajudam a contar um pouco da nossa história.
Hoje vamos fazer uma viagem pela Linha 10 - Turquesa e iremos com ela até a região do ABC paulista. Uma das regiões mais importantes da Região Metropolitana, ela muito se desenvolveu graças a esta linha, que nos séculos XIX e XX fazia parte da Ferrovia Santos - Jundiaí, uma das principais ferrovias do país e que era essencial para o transporte do nosso principal produto até então: o café, que saia do interior de São Paulo. Como linha da CPTM, ela passou por algumas mudanças. Anteriormente, ligava a estação da Luz até a estação de Paranapiacaba, distrito de Santo André já próximo do litoral. Porém, a estação de Paranapiacaba foi desativada em 2002 devido a falta de passageiros, assim como a estação Campo Grande. Mas ao contrário de Paranapiacaba, a estação Campo Grande não existe mais e está em ruínas. Já Paranapiacaba ainda existe, mas fazendo parte do Expresso Turístico. E desde 2011, os trens da linha param no Brás e não mais na Luz. Por fim, havia a Parada Pirelli, próxima da fabrica de pneus da Pirelli. Mas devido a alguns problemas com intrusos, já que a parada deveria atender somente funcionários da Pirelli e de forma gratuita, a parada foi fechada em 2006.
A Linha 10 possui atualmente 38 km e 14 estações, ligando o centro de São Paulo ao ABC. Isso é, excluindo as cidades de São Bernardo do Campo e Diadema, duas das maiores cidades da região e que não passam nem perto de ter trem. Mas em compensação, são atendidos pelo corredor de Trólebus da EMTU. Mas voltando a linha, muitas das estações ainda conservam características muito antigas, datadas do século XIX e começo do século XX. Mas a linha sofre com muitos problemas, tal como falha nos trens e alagamentos constantes, além da estrutura das estações não atenderem as necessidades atuais. Problemas similares a sua irmã Linha 7 - Rubi, já falada aqui. Mas tal como problemas, ambas tem em comum o fato de terem sido construídas pela São Paulo Railway, juntas formavam a Santos-Jundiaí e ambas tem a mão inglesa. Mas devido ao fato da estação Tamanduateí estar agora ligada a Linha 2 - Verde do metrô, a linha passou a ser essencial no Transporte Metropolitano sobre trilhos, por ligar o ABC com a capital.
Apresentei o geral da linha. Agora vou falar de cada uma das estações. Só adiantando, Paranapiacaba significa "lugar onde se vê o mar" e hoje é um ponto turística, tombado e cheio de história pra contar. Mas agora, vamos até o Brás para começar nossa viagem.
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Paranapiacaba. |
Brás
Juventus-Mooca
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Foto antiga da fachada da estação. |
Foi inaugurada em 1898. O nome Mooca já foi revelado aqui em:
http://engenheirodevida.blogspot.com.br/2015/12/a-origem-dos-nomes-das-estacoes-de_7.html . Mas o agora primeiro nome da estação, Juventus, vem do mais famoso time local. A equipe fundada em 1924 pela colônia italiana do bairro, foi campeã paulista em 1934 e campeã da Série B do Brasileirão em 1983 e por suas diversas vitórias ante os grandes times da capital, lhe valeu a alcunha de "moleque travesso". A equipe, apesar de longe das grandes competições, segue firme e forte com sua torcida fiel, sua rivalidade com a Portuguesa e com o seu grande Clube Social. O nome do time na estação foi um pedido dos moradores, pelo time ser um patrimônio do bairro e por outros times já terem estações com seus nomes. Além de que, o mítico estádio da Rua Javari fica próximo da estação.
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Estádio da Rua Javari, pertencente a Juventus. |
Ipiranga
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Entrada da estação. |
Tamanduateí
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Estação Tamanduateí renovada |
São Caetano do Sul
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Entrada da estação. |
A estação ainda ganhou o nome de Walter Braido, ex-prefeito de São Caetano por três vezes e que faleceu em 2008, tendo o nome dele acrescido na estação em 2015. Mas chegamos a primeira cidade do ABC, São Caetano do Sul. A estação inaugurada em 1883 conserva muita coisa do passado e até hoje espera por reformas. Mas indo a fundo, o nome da cidade vem de São Caetano de Thiene (1480-1547), um monge católico que foi canonizado em 1671, pela Igreja Católica. É o padroeiro dos gestores públicos e de várias cidades pelo Brasil e do mundo, como a própria São Caetano do Sul. Embora fundada em 1877, a cidade tem suas origens desde o século XVI, quando os primeiros jesuítas subiram a Serra do Mar e chegaram onde hoje é São Paulo. A menor das cidades da Região Metropolitana em área, possui 15 km² e quase 160 mil habitantes, dependem da indústria e do comércio, sendo que a cidade sedia a General Motors (GM) no Brasil e de lá, se originou as famosas Casas Bahia. Mas a cidade se destaca por sua qualidade de vida, sendo a cidade brasileira com o maior IDH do país.
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A bela São Caetano do Sul, conhecida por sua qualidade de vida. |
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Walter Braido, ex-prefeito da cidade e homenageado. |
Utinga
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Plataforma da Estação. |
Atravessamos a pequenina São Caetano para chegarmos a gigante Santo André. E começamos com a estação Utinga, localizada no distrito homônimo. A estação foi inaugurada em 1933 e passou por mudanças no prédio nas décadas de 60 e 70. O nome Utinga vem do Tupi-Guarani e significa "Água branca".
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Bairro de Utinga. |
Prefeito Saladino
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Exterior da Estação. |
A segunda estação da cidade é também uma das mais recentes da linha. Inaugurada em 1952 como uma parada, em 1966 virou uma estação. O nome da estação vem de um antigo prefeito da cidade, Saladino Cardoso Franco, que foi prefeito da cidade entre 1914 e 1930, tendo sido tirado do poder pela Revolução de 1930. Pertencia a uma das famílias mais influentes da cidade.
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Saladino Cardoso de Franco (1873-1951) |
Prefeito Celso Daniel - Santo André
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Interior da Estação |
A estação mais antiga da cidade, inaugurada em 1867, leva ao mesmo tempo o nome original e o nome de um dos prefeitos mais polêmicos da cidade. Em 2007, foi adicionado o nome de Celso Daniel. Mas antes de receber o nome de Santo André, tinha o nome da vizinha São Bernardo. Na época, Santo André era parte de São Bernardo e que era parte de São Paulo, antes de se emancipar em 1938. O nome da cidade vem de Santo André da Borda do Campo, a primeira vila inaugurada pelos portugueses quando chegaram ao topo do Planalto, em 1553. O nome do Santo vem do Apóstolo André, irmão do Apóstolo Pedro e um dos 12 discípulos de Jesus. A cidade que leva o nome do santo é a 4° maior da Região Metropolitana e tem mais de 700 mil habitantes. A economia da cidade depende do comércio e outrora foi uma cidade-indústria, com várias fábricas que montavam peças paras as metalúrgicas da região, mas esta atividade decaiu na década de 80. Outras indústrias, como petroquímicas, de eletrônicos e borracha, também estão presente na cidade
Falamos da cidade, falaremos de Celso Daniel (1951-2002). Foi prefeito da cidade ente 1989 e 1992 e depois entre 1997 até 2000 e estava em seu terceiro mandato, quando foi assassinado em 2002, tendo seu corpo encontrado na cidade de Juquitiba. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), sua morte permanece um mistério até hoje. Sabia-se que ele estava envolvido em escândalos de corrupção no setor de transportes do município e isso tem influência até hoje em casos maiores e mais recentes, como o Mensalão do PT em 2005 e até na atual Lava-Jato. Na época, Celso Daniel fazia parte da campanha vitoriosa de Lula e viria a fazer parte do governo recém-eleito. O crime ainda teve suas consequência, como a morte de sete testemunhas antes delas deporem e do mandante do crime, Sérgio Gomes da Silva, conhecido como "Sombra". Até hoje, não se sabe se o crime foi político ou não.
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A cidade de Santo André. |
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Celso Daniel, ainda em vida. |
Capuava
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Plataforma da estação. |
Passando pela antiga parada Pirelli (já citada no começo da matéria), chegamos a cidade de Mauá. A primeira estação da cidade é a de Capuava. Inaugurada em 1920 como um posto telegráfico, virou uma estação no ano de 1960 e desde então, virou uma estação por completo. O nome da estação, que faz referência ao bairro localizado entre Mauá e Santo André significa "Valentão" ou "Matuto", tendo origem indígena.
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Parque Industrial de Capuava. |
Mauá
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Estação vista de cima. |
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Irineu Evangelista de Souza, o Barão e depois Visconde de Mauá (1813-1889) |
E chegamos a principal estação da cidade. A estação inaugurada em 1883 se chamava Pilar e só recebeu o nome atual em 1926, passando por reformas na década de 70. A estação ajudou a cidade a crescer. A troca de nomes só ajuda a contar
a história de Mauá, que se chamava Pilar antes do nome atual. O nome faz referência a tribo indígena Tamoia que vivia na região da Baía de Guanabara antes da colonização. O nome ficou famoso com Irineu Evangelista de Souza , o Barão de Mauá, um dos primeiros empresários do país e grande incentivador das ferrovias no país (ele inaugurou a primeira). E foi homenageando o grande incentivador das ferrovias (inclusive a estrada Santos-Jundiaí), que a estação mudou de nome. E mudou o nome da região que se emancipou de Santo André em 1953. Desde então, a cidade de Mauá cresceu e se tornou uma das mais densamente habitadas da região. Embora tenha uma área de 62 km² e tendo parte da área do município como Parque Industrial e parte do Parque Estadual da Serra do Mar, possui quase 450 mil habitantes. Antes denominada "Capital da Porcelana", hoje a cidade depende da logística e da indústria química, tendo uma refinaria da Petrobrás na cidade, além de várias empresas químicas conhecidas. A estação também conta com o maior bicicletário da América Latina, tendo vagas para mais de 2 mil vagas, com empréstimo de bicicletas.
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Cidade de Mauá. |
Guapituba
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Entrada da estação. |
A última estação da cidade fica numa área relativamente nova da cidade. Era somente um posto telegráfico quando foi inaugurada, em 1907. Mas com o crescimento da região, os moradores exigiram uma estação no local e o pedido foi atendido em 1983. Conhecida também por seu jardim repleto de flores, como rosas, azaleias, cravos e dálias, o nome da estação tem a ver com outra planta. Embora divirjam, o nome de origem indígena significa "Rio onde há muito aguapé" ou "Abundante de aguapé", fazendo referência a essa planta aquática.
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Parque Guapituba |
Ribeirão Pires
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Estação Ribeirão Pires. |
E chegamos a cidade de Ribeirão Pires. E sua estação inaugurada em 1885 ainda conserva muitas características do século XIX até hoje. E a cidade foi batizada justamente pelo ribeirão que corta a cidade e recebe este nome. Mas quem foi o Pires, aí é outra história. Segundo Pedro Taques, o nome veio de um rico português chamado Salvador Pires, que descobriu a região e tinha muitas terras perto do ribeirão. Mas para o historiador Wanderley Santos e sendo a hipótese mais aceita, o nome veio de Antônio Pires de Ávila, que tinha terras na região há muito tempo. Mas origens a parte, a cidade tem em seu nome "Estância Turística", o que lhe garante mais recursos para o turismo, do qual depende a cidade, seja por seus pontos históricos do período colonial, seja por suas belezas naturais. A cidade tem pouco mais de 113 mil habitantes e se emancipou de Santo André em 1953. A estação ainda ganhou o nome de Antônio Bespalec, antigo secretário de Meio Ambiente do município nos anos 80 e candidato a prefeito em 1996. Faleceu em 2008.
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Antônio Bespalec. |
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Vista aérea da cidade. |
Rio Grande da Serra
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Chegada da Estação. E em destaque, a passagem de nível. |
A nossa última parada é na pequena Rio Grande da Serra. Já bem distante do centro de São Paulo, a cidade possui uma das estações mais velhas da linha, datada de 1867 e tal como a da vizinha Ribeirão Pires, conserva muita de suas características originais. E é a única que conta com uma passagem de nível, antes da estação. A cidade cresceu em torno da estação, que desde de 2002 é o término da linha. Com 37 km² de área e pouco mais de 40 mil habitantes, a menor das cidades do ABC depende do turismo, do comércio e de pequenas indústrias. Boa parte da cidade está em área de conservação de mananciais. O nome da cidade faz referência ao Rio Grande, rio que nasce na região da cidade e que é a principal fonte da Represa Billings. O rio era um dos principais pontos de paradas dos tropeiros. O nome Serra já se refere a Serra do Mar que cerca o município. Embora seja uma das regiões mais antigas a serem povoadas quando os jesuítas subiram a Serra do Mar, a cidade só surgiu em 1964, quando se emancipou de Santo André. Antes desse período, a estação foi nomeada só Rio Grande e antes de receber o nome atual, se chamava Icatuaçu.
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Centro da Cidade. |
E encerramos aqui mais uma viagem pelos trilhos de trem da linha 10. Aguardem até a próxima viagem. Até!
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