sexta-feira, 5 de junho de 2015

O Boticário está de parabéns, conseguiu o que queria

Talvez o assunto da semana neste país seja a propaganda feita pela marca de cosméticos O Boticário. A marca é conhecida pelos seus perfumes e é comandada pelo boliviano naturalizado brasileiro Michael Krigsner, é uma das maiores empresas do Brasil. E aproveitando a chegada do dia dos namorados (data em que sempre estou sozinho, haha), a marca lançou seu comercial para divulgar seus produtos e causou polêmica ao mostrar casais heterossexuais e homossexuais no mesmo vídeo trocando presentes, que eram perfumes da marca.
A polêmica é a presença dos casais homossexuais e suas trocas de abraço. O vídeo teve milhões de visualizações, com seus likes e deslikes. Como uma afronta a forma de família tradicional, setores conservadores repudiaram a propaganda. E um dos líderes dos conservadores e religiosos, o polêmico pastor Silas Malafaia pediu que seus fieis boicotassem a marca por financiar o movimento LGBT e o homossexualismo. E em sites como Reclame Aqui, houve reclamações contra o comercial e declarações homofóbicas.
Mas ao contrário de Malafaia e sua laia, muitos gostaram da forma como o vídeo abordou o amor sem se importar se era o amor hétero ou homossexual. E fizeram propaganda positiva da marca por ela aceitar a diversidade, que cada vez mais o mundo tolera. Embora ainda esteja longe da realidade dos mais velhos, já que a população brasileira ainda rejeita ideias como a do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Mas a conclusão de tudo isso é uma só: o Boticário conseguiu o que queria, queira você ou não. Ao utilizar um tema tão controverso na sociedade brasileira e que ainda é um tabu muito grande, consegue divulgar a marca. Seja falando bem ou mal. É aquela história, falem bem ou falem mal, mas falem de mim. E a marca ganhou repercussão mundial. Isso sem se importar com as críticas positivas dos progressistas ou das críticas dos conservadores. A marca pode não querer defender o casamento gay ou não. Mas conseguiu o empurrãozinho que precisava para se divulgar na sociedade de consumo, aonde a propaganda é essencial. E conquistou até aqueles que não são favoráveis ao financiamento de empresas a deputados, como o Deputado Jean Wyllis (PSOL-RJ), defensor dos direitos LGBTs.
Adotar tabus em comerciais é um grande risco. Mas o caso dos homossexuais é um pouco mais dividido, pois aos poucos os homossexuais vão ganhando seus espaço no mundo. E conseguem a simpatia de homossexuais ou não para conseguirem seus direitos. E O Boticário se aproveitou desses novos tempos para divulgar sua marca e ser até que bem sucedido, apesar das críticas negativas dos mais conservadores. Ou dos mais machistas e hipócritas. Os produtos da marca são usados por héteros ou não. Assim como a cerveja, celulares ou alimentos. E representar os homossexuais é justo para as empresa, afinal eles também consomem e pagam por seus produtos.
Por fim, deixo claro que repercussão não será sinal de lucro. Por causa do boicote, muitos que são conservadores ou muito influenciados por eles boicotaram a marca, mesmo não a consumindo. Mas outros a consumirão com prazer e comprarão mais que um perfume. Afinal, o perfume não me fará gay ou ser paquerado por eles, já que uso a marca (já fazendo propaganda). E que a marca conseguiu ser falada e divulgada até aqui no blog.
Assista o vídeo e tire suas conclusões. Além disso, vejam o vídeo do Pastor Malafaia, outro lado da história.






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