sábado, 27 de junho de 2015

1 ano de Blog!!!!!

Pois é galera, não imaginava que estaria com vocês até hoje. Embora eu esteja em uma crise de identidade, o Engenheiro de Vida completa 1 ano de vida. Mais de 70 posts publicadas e chegando a marca de 3100 acessos. Marca modesta se comparado a outros blogs por aí, mas pessoalmente para mim já é bastante significativo. Afinal, quem acessa me elogia e diz que gostou das matérias publicadas. Como disse na 1° matéria publicada a 1 ano atrás, o blog tem como nome engenheiro pois o ser que escreve aqui estuda engenharia. Claro que vou falar de engenharia sempre, mas isso não impede deste humilde Blog falar sobre vários assuntos e vou te contar, semana que vem falarei de temas polêmicos.
Tudo começou quando um entediado estudante de engenharia de férias estava sem nada para fazer além de ficar assistindo os jogos da Copa e nos afazeres domésticos. Sem nada para fazer, ele resolveu escrever algumas "besteiras" para passar o tempo e assim nasceu o Engenheiro de Vida.
Quero agradecer aos leitores do Blog que não se restringem ao Brasil, mas agradeço aos leitores de outros países, que até hoje somam mais de 15. O Blog agora começa a andar como um bebê da mesma idade. E digo que o blog vai melhorar e embora não tenha mais tanto tempo além das férias para escrever, compensarei em qualidade.
O blog agradece a você, leitor! Celebremos este aniversário com alguns dados do Blog (engenheiro adora número).

Acessos totais até hoje: 3083 acessos (média de 8,45 acessos por dia)

Países que mais acessaram o Blog:

Brasil - 1534 acessos


Estados Unidos - 944 acessos


Alemanha - 135 acessos


Índia - 101 acessos


França - 56 acessos


Matérias mais acessadas e lidas:


A matéria fala sobre alguns dos principais dubladores do Brasil (em minha humilde opinião) e os personagens aos quais fizeram a versão brasileira.


Ítalo é um amigo e colega de universidade que sempre sugeriu matérias pro Blog que nunca consegui escrever. Mas ficou a homenagem dele aos seu aniversário. Mas isso causou remorsos em meus colegas, por isso sempre os parabenizo para fazer justiça. Falando nisso, a Isabella mês passado. Desculpa Isa, é nóis!


Os Cavaleiros do Zodíaco é um dos animes mais populares no Brasil e não é diferente para este autor aqui. Os seus nomes condizem um pouco com seu signo e com suas características, especialmente para os cavaleiros de ouro que representam os doze signos do zodíaco. por isso nos simpatizamos com eles, seja para melhor (Saga de Gêmeos) ou pior (Máscara da Morte de Câncer).


Fiquei um tempão sem escrever aqui e além disso, sem saber o que escrever. Decidi falara sobre alguns assuntos e fatos que renderam (e ainda rendem) naquele momento. Terceirização, redução da maioridade penal e Ed Motta boladão foram só alguns deles.


Aécio Neves foi o verdadeiro vencedor das eleições e injustiçado. O Blog foi em sua defesa e deu 10 motivos para votar nele


Vilões dos cinemas, quadrinhos e TV nos fazem pensar em seres sobrenaturais e sobre-humanos. Mas não é bem assim e o Blog fez esta matéria apresentando alguns deles que existiriam (ou existem) fielmente na vida real. E claro, quais os crimes que cometeriam.


A 2° maior competição de clubes do mundo não poderia ficar de fora aqui do Blog. A competição que teve o Barcelona como campeão e Neymar, Messi e Suárez o trio de ataque mais assustador do mundo, analisamos os times e fizemos expectativas que dera...errado como cálculo de viga!


O blog falou sobre música. Eu sou um amante de Rock e este não ficaria de fora. Embora não gostasse da maioria das bandas (quer dizer, não ser muito fã), selecionei as que continham os integrantes mais técnicos e mais expressivos baseados em análises. cada um tem a sua, esta foi só mais um...


A melhor competição de clubes do mundo não ficaria de fora. Ainda em andamento, o blog fez um guia com as equipes participantes, estádios e jogadores. Minhas expectativas foram por água abaixo, mas isso que dá brincar de vidente.


Nesse Top 10, a única matéria ligada mais com engenharia (embora mais ligada a história). Baseado em rankings de revistas e outras fontes, a matéria mostra como surgiram as cidades e como elas estão atualmente.

Bem galera, semana que vem a gente continua. Obrigado!!!

Galera, estamos no Facebook também. Para curtir lá, a página está neste endereço: https://www.facebook.com/engenheirodevida?ref=aymt_homepage_panel



 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

5 luxos e 1 lixo: Partidas da Copa do Mundo 2014!

Pois bem galera, era para ter escrito essa matéria no dia dos namorados. Por quê, se você escreveu sobre o Taj Mahal? Bem, eu estou apaixonado, sabe como é. Por quem? Bem, pelas minhas férias que acabaram de chegar.
Vamos sair da minha vida pessoal. Semana passada, os solteirões da quebrada estavam relembrando a Copa das copas. Pois é, Dilma tinha razão. Pode não ter sido pelo lado político e para ela, vaiada no jogo de abertura ocorrido em 12 de junho de 2014. Mas para o povão, foi sim. Gringos e gringas na Vila Madalena até de madrugada zoando com os brazucas, jogos inesquecíveis e memes e mais memes, antes, durante e depois da Copa. Não acabou bem para o Brasil, vocês sabem muito bem. Alemanha se saiu bem daqui e a Argentina...sabem como é!
Para matar saudades da Copa, selecionei 5 dos melhores jogos da Copa passada e irei colocar no DVD se vocês quiserem. E 1 partida para ser esquecida (já vou avisando, não é o 7 a 1). Preparem a vinheta (OEAAAAAAAAA!!!!) e vamos voltar para 2014, quando ficávamos assistindo a Copa, falando da Copa e zoando a Copa o tempo inteiro. Aqui vai.

EUA 2 X 2 Portugal



Foi uma partida quente em Manaus. Quente não só no clima, mas também em campo. Jogo bem jogado por duas seleções que digamos, são medianas. Ambas estavam no grupo G da Copa, um dos mais equilibrados da copa com Alemanha e Gana. Sabíamos que a Alemanha ficaria em primeiro e os outros três integrantes disputariam um lugar ao sol. Portugal começou muito bem perdendo de 4 a 0 para a Alemanha. Já os ianques derrotaram Gana por 2 a 1. Era um jogo que valia muito para as duas seleções. A sobrevivência para Portugal e a classificação para o ianques, em caso de derrota.
Portugal começou com tudo e abriu o placar aos 5 minutos com Nani (atualmente no Sporting Lisboa), aproveitando a falha do zagueiro Cameron. Os ianques não se abateram e foram pra cima, mas paravam no goleiro português Beto e na falta de pontaria. Mas os portugueses, mesmo pressionados pelos comandados por Jurgen Klismann, tiveram chances de ampliar, mas pararam no goleirão Howard (um dos melhores goleiros da Copa) e na trave. Jogo aberto no 1°tempo. E no 2° também. A pressão dos ianques surtiram efeito e aos 19 minutos do 2° tempo. Jermain Jones empatou o jogo num chutaço de fora da área sem chances para Beto. E os ianques seguiram bem na partida e viraram o jogo com seu principal jogador, Clint Dempsey (com nariz quebrado), à la Renato Gaúcho contra o Flamengo de barriga. Os estadudinenses tinham a vitória nas mãos e a liderança do grupo nas mãos (a Alemanha empatou com Gana antes), mas perderam tudo isso aos 50 minutos, no último lance da partida com o gol de cabeça de Silvestre Varela, em uma grande assistência de Cristiano Ronaldo, que ficou quase toda a partida sumido. Apesar disso, o empate foi justo para as duas equipes. A partida marcou o recorde de audiência do soccer (como os estadudinenses chamam o futebol), sendo que a maioria do estádio em Manaus eram torcedores da Terra do Tio Sam.

Espanha 1 X 5 Holanda



Quem diria que a então campeã do mundo seria goleada por uma Holanda mais fraca que aquela de 2010? Em Salvador, o favoritismo era espanhol. Campeã do mundo e da Europa, parecia que a derrota para o Brasil na final da copa das confederações era passado. Era, pois a equipe ibérica saiu do jogo irreconhecível. Começou até bem com o gol de pênalti de Xabi Alonso, sofrido pelo então brasileiro Diego Costa, vaiado até o fim durante o mundial pelos seus conterrâneos. Mas ficou só nisso. A Holanda resolveu mostrar sua vingança pelo mundial perdido em 2010 na cabeça de Van Persie. Após um lançamento milimétrico de Blind, Van Persie fez um golaço de peixinho de fora da área, encobrindo Casillas. Era só o começo, pois no segundo tempo apareceu a fera da equipe. Arjen Robben recebeu mais uma bola de Blind e em jogada típica (cortar pra esquerda), virou o jogo. De cabeça, o zagueiro De Vrij fez mais uma após falta de Sneijder (carrasco do Brasil em 2010). Após falha de Casillas com os pés, Van Persie fez mais um. Virava passeio em Salvador. E ainda faltava mais um para a Holanda, jogando contra uma Espanha mal no jogo. Em um contra-ataque, Robben correu mais que toda zaga da Espanha, driblou Casillas e ainda escolheu o canto antes de fazer o quinto. Um golaço! A zaga espanhola demonstrava o que seria a Espanha nesta Copa. E era só o início da Arena Fonte de Gols, como ficou conhecida a Arena fonte Nova em Salvador, que ainda ficou marcada por mais duas goleadas (5 a 2 da França sobre a Suíça e 4 a 0 da Alemanha sobre Portugal). 

Grécia 2 X 1 Costa do Marfim



Uma das partidas mais dramáticas da fase de grupos. E era decisão para ver quem iria para a próxima fase. A Costa do marfim tinha 3 pontos e a Grécia apenas 1. Uma vitória grega mudaria esse patamar e mandava os marfinenses de volta para casa. A equipe da Costa do marfim comandada por Didier Drogba era melhor tecnicamente, com jogadores em grandes times europeus como o meia Yaya Touré e o atacante Gervinho. A Grécia vinha com uma equipe experiente (alguns campeões da Eurocopa de 2004) e de nomes complicados. Mas os nomes mais simples decidiram a partida. A Grécia foi para cima em Fortaleza, colocando bola na trave e fazendo o goleiro adversário trabalhar. Mesmo perdendo dois jogadores por lesão no primeiro tempo (o goleiro Karnezis e o meia Kone), a Grécia abriu o placar em Fortaleza com Samaris, que havia entrado no lugar de Kone. Já era bom para os gregos, mas os marfinenses foram para cima no segundo tempo. A Grécia seguia nos contra-ataques e o jogo era aberto. Mas a Grécia não resistiu e Bony empatou o jogo. O empate garantia pela primeira vez os marfinenses nas oitavas de final do torneio. Mas os gregos não se abateram e foram com tudo pra cima. Até que aos 47 minutos, pênalti marcado para os gregos. Pênalti bastante duvidoso, mas que decidiria o destino das duas equipes. Coube ao craque grego Samaras a cobrança. E para alegria dos gregos, que até hoje sofrem com a crise financeira, Samaras converteu (embora o goleiro Barry quase pegou a cobrança) e a Grécia se classificava pela primeira vez para a segunda fase do torneio. Infelizmente, não deu para Drogba avançar com a equipe e marcou a aposentadoria do grande ídolo do Chelsea de sua seleção.

Uruguai 2 X 1 Inglaterra



Na Arena Itaquera (em Sampa), dois campeões do mundo queriam se redimir. No grupo da morte, em que estes dois campeões mundiais faziam companhia a tetracampeã Itália e o até então patinho feio do grupo, a Costa Rica. Mas os costarriquenhos surpreenderam todo mundo quando fizeram 3 a 1 no Uruguai e ainda bateram a Itália em Recife. Já os ingleses tinham perdido para a Itália em Manaus, estádio que a mídia britânica tinha medo. Mas em São Paulo, foi um jogão entre campeões do mundo. Chances para os dois lados, mas com domínio inglês. O jogo parecia terminar zerado no 1° tempo, mas coube ao ídolo e artilheiro do Liverpool da Inglaterra Luis Suárez abrir o marcador, em jogada com Cavani. Suárez quase não foi para Copa por causa de uma lesão no joelho. Guardem este nome. No segundo tempo, os uruguaios perderam claras chances de gol. Bom para os ingleses, que pressionaram o gol defendido por Muslera. A pressão seguiu até os 30 minutos do segundo tempo, quando Wayne Rooney empatou o jogo. Saia dali uma grande sina, já que Rooney ia para sua terceira Copa sem marcar gols. Mas os uruguaios não desistiram. Depois do "renascimento" do lateral Álvaro Pereira, que desmaiou mas acordou rapidamente, o goleiro lançou a bola ao ataque, Cavani desviou (na verdade, o defensor inglês) e quem marcou? Ele mesmo, Luis Suárez fez o segundo dele na partida aos 40 minutos. A partida foi decidida naquele lance. Os ingleses se lançaram para o ataque, mas pararam na defesa uruguaia. Falta fez Suárez para a Celeste Olímpica, pois foi suspenso após aquela mordida em Chiellini na partida vencida pelos uruguaios contra a Itália na rodada seguinte, que classificou o time em segundo. E em primeiro? claro, a Costa Rica, campeã moral da Copa (não perdeu nenhuma partida).

Alemanha 2 X 1 Argélia



Na fria Porto Alegre, antes do mineiraço, a Alemanha sofreu para ganhar da Argélia. Era a primeira vez dos africanos nesta fase da competição, mas poderia ser a segunda se não fosse os...alemães. Isso mesmo, na Copa de 1982, a Argélia estreava em Copas e ganhou da Alemanha por 2 a 1. Após perder da Áustria e ganhar por 3 a 2 do Chile, tinha saldo 0 de gols. A Alemanha goleou o Chile e precisava vencer a Áustria. Mas em um resultado "combinado" por alemães e austríacos, a Alemanha fez um 1 a 0 e se classificou junto da Áustria, já que 1 a 0 não eliminava os austríacos. O resto da partida entre alemães e austríacos foi marcado por ser um joo sem um chute a gol com ambas as equipes só tocando a bola. Vaias da torcida marcaram o jogo da vergonha. Por causa dessa partida, as partidas da última fase no mesmo grupo são disputadas no mesmo dia e horário, para não haver estas combinações.
Mas sobre o jogo, ele foi emocionante do começo ao fim. Os argelinos, sabendo de sua inferioridade aos alemães, jogaram atrás. Mas isso não impediam de terem jogado melhor que os alemães no 1° tempo e ameaçando o gol de Neuer. Mas Neuer mostrou uma de suas qualidades: jogar como um último zagueiro, evitando vários ataques da Argélia. A Alemanha criou chances, mas nenhuma com muito perigo. Já no segundo tempo, pressão total alemã. Mas os alemães pararam na marcação argelina, na falta de pontaria e no goleiro M'Bolhi. Era um massacre alemão, mas que não tirou o zero do placar. A partida foi para prorrogação. Bem no começo, os alemães marcaram com Schürrle em um gol meio que sem querer de letra. Os alemães passaram a tentar matar o jogo e conseguiram aos 120 minutos com Özil, após bate rebate na área e bola trada na linha. Mas os argelinos ainda marcaram no último minuto (ao 121 minutos, o gol mais tardio da história das copas) com Djabou. Mas não adiantou tirar a classificação dos alemães. Apesar disso, a Argélia fez uma grande partida e fez jus a toda festa feita para o time quando se classificou.  


Lixo - Brasil 0 X 3 Holanda



Já não bastasse o 7 a 1, a seleção brasileira ainda teve a chance de se redimir. Mas contra a Holanda, sem o o craque Neymar que saiu destruído contra a Colômbia e bastante abalada com o resultado atípico, jogou igual aquele jogo. Sem vontade, sem garra e desorganizada, mesmo o técnico Felipão mudando meio time e escalando a equipe como deveria contra os alemães. A Holanda, eliminada nos pênaltis contra a Argentina parecia não ter vontade. Isso até os 2 minutos do primeiro tempo após pênalti de Thiago Silva em Robben. Embora fora da área (então falta), deveria ser expulso por ser o último homem da defesa. Mas com a penalidade marcada, Van Persie marcava mais um na Copa. A seleção tentou chegar ao gol holandês, mas não conseguia criar nenhuma chance clara de gol, embora David Luiz quase marcou. Mas a Holanda, mesmo não interessada no jogo, marcou mais um em boa jogada de ataque. Embora impedido, Wijnauldum cruzou e após bola mal afastada, o canhoto Blind de perna direita fez mais um. Muitos já esperavam mais, mas os holandeses "tiraram o pé", enquanto os brasileiros iam desesperados para o gol, mas não fizeram o goleiro Cillesen trabalhar. Tranquila na partida, a Holanda só administrava a partida que valia o terceira colocação do mundial, E como quem quisesse marcar gol quando quisesse, a Holanda fez mais um após boa jogada trabalhada. De Robben para Janmaat, de Janmaat para Wijnauldum e dele pro gol. Era o 10° gol sofrido em dois jogos pela seleção, que não foi capaz de reagir ao 7 a 1. Mutos dizem que a partida contra a Alemanha foi a pior da seleção. Mas contra a Holanda, a falta de vontade da seleção que precisava se reconstruir (e ainda precisa) foi maior que a dos holandeses frustrados por não estarem na final. E ainda por cima, a Holanda podia ter feito mais se estivesse motivada. Como ficou marcado no Brasil: 7 a 1 foi pouco!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sobre o dia dos namorados...Taj Mahal!

Saca só esta cúpula...
Pois é meus amigos, mais um dia dos namorados solteiro. Só reclamei apenas para começar o meu texto de hoje, não ligo muito por estar sozinho no mundo, na verdade, não tenho muita pressa em sair beijando por aí. Sei que namoro, mas não fui apresentado a minha namorada (ou namorado nesses tempos modernos, haha). Só digo que a garota deve ser louca em querer namorar um estudante de engenharia como eu, que ainda perde tempo neste blog que ninguém lê. Brincadeira, muita gente lê e a audiência tá aumentando. Muito obrigado leitores do mundo inteiro.
Bem, onde eu estava? Ah sim, hoje no Brasil se comemora o dia dos namorados. Só mesmo aqui, já que no mundo o dia é celebrado em 14 de fevereiro, dia de São Valentim. Já no Brasil, a data foi criada pelo publicitário João Dória (pai daquele maluco do Show Business) pela proximidade do dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Bem, deixe confusões pra lá.
Bem, se eu namorasse hoje e amasse muito (muito mesmo) eu construiria alguma coisa em homenagem a ela (ou ele, como queiram haha). Bem, não sei o que seria, mas seria algo arquitetonicamente perfeito (cadê minha professora com a nota?) e belo, que mostraria para as gerações futuras e se transformaria em algo visto por gerações e viraria a oitava maravilha do mundo. Bem, alguém já teve essa brilhante ideia há mais de 350 anos atrás. E bem longe daqui. Não foi no dia dos namorados, mas ele pensou bem na sua amada.
Vamos para a Índia do século XVII. Muito dinheiro no bolso do imperador mongol Shah Jahan, comandando o Império Mogol (império formado por descendentes do Império Mongol, o maior da história criado por Genghis Khan) no subcontinente indiano, um império imenso que estava onde hoje é a Índia, o Bangladesh, O Paquistão, o Afeganistão e partes do Nepal e Butão. Na época, era considerado o estado mais rico e poderoso, com uma administração bem centralizada e rica em pedras preciosas e comércio. E com tanto dinheiro nas mãos do imperador, o que ele podia fazer? Melhorar a educação? A saúde do povo? Vejamos, uma obra monstruosa e faraônica para o povo admirar? Isso sim, a mesma tática usada até hoje por políticos no Brasil (Maluf curtiu isso).
Jardim do Taj Mahal.
Mas voltando ao imperador Shah Jahan, ele era casado com a imperatriz Mumtaz Mahal há mais de 20 anos. Tiveram juntos 14 filhos, mas no parto deste último, ela faleceu. Era o ano de 1631 e o Imperador casou com ela por amor (os casamentos entre imperadores, seja na Índia ou em outra parte do mundo eram arranjados) e o imperador se abalou com sua morte. No ano seguinte, quis demonstrar o quanto amava sua esposa, uma das esposas, pois era polígamo. Mas Shah Jahan amava muito Mahal, que era a sua esposa favorita. Então, no ano seguinte, iniciou a obra para um mausoléu para ela. Um mausoléu é um túmulo bem construído e gigante, tal como o Mausoléu de Halicarnasso ou as Pirâmides do Egito. Mas este mausoléu seria bem diferente.
Taj Mahal, Agra, India edit2.jpg
E bota prova de amor nisso.

A construção começou em 1632. Utilizando mármore branco em grande quantidade (típicos de construções mongóis) vindas do Rajastão (há 300 km dali de Agra) e trazidas não de caminhões e carros, e sim por elefantes, camelos, búfalos, bois e dromedários. O mármore tem uma grande resistência a pancadas e outros impactos, bem como é um material bonito de se ver. E junto do mármore, arenisco foi usado. E bastante, como em todas as obras de origem islâmica. Sim, era a fé do Imperador e a do Império, embora deixassem o povão seguir o que bem entendessem. Prosseguindo, a obra foi projetado por arquitetos vindos do Império Otomano, considerados os melhores da época junto de artistas persas e indianos. A obra mistura elementos construtivos das edificações de origem islâmica, indiana e persa. Um bom exemplo era a cúpula, em formato de uma semiesfera, que os árabes chamam de amrud (maça em árabe) e típico de mesquitas islâmicas, mas com uma espécie de antena no topo da cúpula, que já é um exemplo de arquitetura indiana e asiática em geral, denominada pagode (não confundam com Molejo, amigos). Os pagodes são aquelas estruturas usadas em templos budistas. Para finalizar a cúpula, ela também possui elementos hindus, como as flores de lótus desenhadas na cúpula.
Visto a noite.
A cúpula de mais de 25 metros de altura e 20 de diâmetro está no topo do edifício, que possui um interior decorado com diversas joias preciosas e semipreciosas vindas de várias partes da Ásia. Entre elas, estão a turquesa, lápis-lazúli, jade, jaspe e vários tipos de quartzo. Mais de 28 tipos de gemas fora usadas. As salas possuem paredes imensas (com 25 metros de altura em uns setores) e o salão principal dá acesso a todas as outras partes do complexo, em um formato hexagonal. E dentro dele, há os túmulos dos dois amados, no pavimento interior. E típico de arquiteturas orientais, todas construídas de maneira simetricamente perfeita. Além disso, um sistema hidráulico movidos por animais e com vários tanques e uma grande cisterna.
Mesquita adjacente ao Taj Mahal
Darwaza, entrada principal ao complexo.
A gigantesca prova de amor exigiu uma fundação de 15 metros, que na verdade foi o nível da área do terreno foi elevada para se evitar infiltrações do rio próximo, o rio Yamuna. Se escavava principalmente para se encontrar água e depois para ser preenchida por pedras. Um poço gigante foi deixado para se monitara o nível da água. Feito a fundação e a base do pedestal, o mausoléu foi construído. Para se carregar o enorme mármore ao nível aonde ficaria o complexo, rampas imensas foram construídas. Tinham até 15 km. Os andaimes para colocação dos blocos não eram de bambu, como na época. Foram feitas de ladrilhos e era muito maiores que os andaimes da época. Dizem que estes andaimes levaram anos para serem montados e desmontados, isso dentro e fora do Taj Mahal. O Mausoléu e todo seu exterior foi decorado com passagens do Corão, com letras quase que indecifráveis, típico da arte islâmica que evitava a decoração com imagens da natureza. E feito o mausoléu, foram construídos os minaretes, que são aquelas torres que acompanham o mausoléu e que servem para anunciar as orações diárias que os islâmicos devem fazer (cinco em direção à Meca). Por fim, foram feito também um mesquita próxima a construção principal, mausoléus secundários para as outras viúvas do imperador (ele pensou em tudo) e a entrada, uma construção denominada Darwaza e que serve para a proteção do mausoléu. Isso sem contar o imenso jardim, que conta com espelhos d'água, árvores, moitas e várias flores com imensas avenidas. É o chamado chahar bagh (jardim persa), que tinha como função simular o paraíso para os islâmicos e era comum em construções e praças no atual Irã (antiga Pérsia), mas o jardim do Taj Mahal é o maior do estilo. O estilo foi introduzido na Índia pelo primeiro imperador mogol, Babur e descendente do último grande imperador mongol Tamerlão.
Inscrições externas
Tumba dos apaixonados (repare que ela foi deslocada do centro.

Tudo isso demorou mais de 25 anos para ser feito. A obra terminou no ano de 1657. Mas Shah Jahan não estava mais no trono, pois cinco anos antes foi deposto (sonho de quem quer tirar a Dilma do poder) por seu filho mais velho, Aurangazeb. Jahan já estava velho e doente e viu de longe sua obra ser terminada com tristeza e se lembrando de seus dias com sua amada Mumtaz. Faleceu em 1666 e foi ficar ao lado de sua amada, em um túmulo gigante de mármore apontado para Meca. Mas dizem que o túmulo foi deslocado de seu lugar original, já que Aurangzeb era devoto fiel do islã e a religião evita túmulos que ostentem demais. Então, mandou enterrar o pai num túmulo mais simples e a simetria do túmulo foi quebrada. É uma das muitas lendas do Taj Mahal, que incluem a construção de uma versão dark (na verdade com mármore preto), mutilação de trabalhadores e polêmicas quanto a origem, já que hindus radicais dizem que o Taj Mahal era um templo hindu do Deus Shiva. Os islâmicos radicais dizem que pelo templo ter inscrições do corão, o templo era deles. mas o governo da Índia já disse que o Templo é de todo mundo.
A prova de amor foi cara. Custou o equivalente a 500 milhões de dólares em valores atuais (estimado) e usando mais de 20 mil trabalhadores vindos de diversas partes da Ásia, sendo encontrado o nome de 657 deles e outros arquitetos, em uma parede escondida no complexo. Por causa da grandeza e custo da obra, há quem diga que depois de inaugurado, o Taj Mahal marcou o início da decadência do Império Mogol, que acabou em 1857 e aquela região foi parar nas mãos dos ingleses. E os ingleses supostamente queriam demolir a prova de amor de Jahan e vender o mármore dali. Nada feito, mas havia o risco da obra ir por água abaixo por causa de rebeliões de extremistas hindus. Nada feito e os ingleses foram os primeiros a conservar e reformar o Taj Mahal, dando retoques no jardim também. Em 1983, a obra foi declarada patrimônio histórico da humanidade e em 2007, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.
Taj Mahal Visto do forte de Angra, onde os reis mandavam.

Mas atualmente o Taj Mahal sofre com a modernidade, turismo e mudanças climáticas. Mudanças na umidade do solo e secas no rio Yamuna tem provocado problemas na fundação e inclinando os minaretes, bem como prejudicando a estrutura. A industrialização relâmpago da Índia provoca chuva ácida, que prejudica o mármore branco do Taj Mahal, deixando-o marrom. Além disso, o turismo intenso (a construção chaga a receber mais de 7 milhões de turistas por ano) causa problemas, desde sobrecarga até depredações ao complexo. Embora a chuva ácida afete o visual do mausoléu, a poluição e a seca do rio Yamuna prejudica a fundação e consequentemente a estrutura do complexo, causa o risco da obra cair. Mas o governo indiano vem tomando medidas para despoluir o rio e ainda por cima, proibiu o tráfego de carros próximos ao Taj Mahal. Mas infelizmente, o risco do edifício desabar permanece.
A maior prova de amor do mundo ainda está de pé. Encanta turistas, apaixonados, arquitetos, engenheiros e artistas em geral. Shah Jahan fez o que já pensei há muito tempo antes de eu nascer. Mas ele conseguiu mostrar o quanto amou sua amada. E ainda inspirou Jorge Ben Jor, artista brasileiro, a criar a música que fecha a nossa matéria para o dia dos namorados. Engenheiros e engenheiras, lembrem-se: construam um Taj Mahal se amam mesmo alguém, independente de quem seja. E para quem namora, um feliz dia dos namorados. Para os solteiros (como eu), fica aí e curta Jorge Ben Jor. Feliz dia dos namorados!




Fontes:
Site Oficial do Taj Mahal (em várias línguas, menos português): http://www.tajmahal.gov.in/home.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal#Lendas_e_hip.C3.B3teses
http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/india-agra-atracao-taj-mahal
http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/taj-mahal-esta-ameacado-pela-poluicao

terça-feira, 9 de junho de 2015

A Copa voltou em versão feminina

Há um ano atrás, o Brasil parou por causa da Copa do Mundo de futebol. Durante um mês, era um carnaval nas ruas das cidades sedes e torcidas indo da alegria à tristeza durante os jogos. O Brasil foi humilhado pela Alemanha, que ganhou o título. E a animação de um ano atrás se foi. E hoje, para a Copa do Mundo não há mais alegria? Copa do Mundo? Sim meu amigo, a Copa voltou. Mas não são 22 homens em campo e sim, mulheres. 2015 é ano de Copa do mundo de futebol feminino sim, amigos.
O esporte conta com pouco apoio da CBF (que mal apoia o futebol masculino) e nem de mídia para ser divulgado, com equipes se desfazendo após alguns meses. Tanto é que nossas jogadoras tem outras profissões e para se firmar no futebol, superam preconceito. Para se ter uma ideia, o futebol feminino só foi permitido no Brasil após 1979, já que tinha sido proibido a prática do futebol por mulheres por um decreto do Estado Novo. Embora em outras partes do mundo o esporte sofreu preconceito, ao menos houve avanços. Ligas permanentes e times atuantes vão cada vez mais se firmando. Para se ter uma ideia, a seleção brasileira não era permanente até o ANO PASSADO. A seleção feminina se tornou permanente após um pedido do atual técnico da seleção, Oswaldo Alvarez, técnico conhecido como Vadão e com passagem em grandes clubes brasileiros. O futebol feminino no Brasil é pequeno perto do masculino, infelizmente. Mas apesar disso, o Brasil está entre as 10 melhores seleções do mundo).
A sede deste ano é um país em que o futebol feminino é mais popular que o masculino. Sim amigos, no Canadá há mais jogadoras do que jogadores. Mesmo com as polêmicas da FIFA por crimes de corrupção que levaram até seu eterno presidente Joseph Blatter a renúncia, vai ter copa sim. Mesmo com gramados de grama sintética, que revoltaram as jogadoras e muitas fizeram até abaixo-assinado contra o uso da grama sintética, mas não foram ouvidas. Iremo ver se por causa da grama, em que a bola corre mais e dificulta o domínio de bola, fará a qualidade dos jogos cair. Além disso, houve o aumento no número de seleções de 16 para 24, o que fez 8 seleções disputarem a competição pela primeira vez.
O Blog fará uma análise breve e segura dos grupos e apontar as seleções favoritas. Será que o Brasil vai estar? Veremos. A Copa já começou e a Alemanha para variar, já passeou (10 a 0 na estreante Costa do Marfim). Se você quer acompanhar a competição, só por TV a Cabo (Sportv). Na TV aberta, a Band só mostrará alguns jogos no período da tarde. A RGT tem os direitos, mas só irá transmitir caso a seleção brasileira chegue a final.
Bem, vamos as análises dos grupos e as destaques de cada seleção antes que eu fale demais...

Grupo A - Canadá, China, Nova Zelândia e Holanda

O grupo conta com a seleção da casa, que quer usar o fator casa para ir mais longe desa vez. A seleção canadense foi eliminada na 1° fase da última Copa e não quer dar vexame em casa. Para isso, conta com a experiente atacante Christine Sinclair (Portland Thorns - EUA) e uma equipe bastante experiente para avançar por um grupo mais fácil do que esteve há quatro anos atrás. A China é uma seleção mais tradicional e já foi vice-campeã em 1999. Para voltar aos dias de glória, aposta em um time jovem, com a atacante Gu Yasha (Beijing BG) omo a craque do time. A Nova Zelândia espera passar de fase desta vez, já que sempre foi eliminada na 1° fase das suas últimas participações. Aposta na dupla de ataque formada pelas experientes Sarah Gregorius (AS Efen Saitama - JAP) e Amber Hearn (USV Jena - ALE) para ir adiante. Já a Holanda estreia na competição querendo já passar de fase e conta com jogadoras bem jovens e com fome de gols. Que o diga a camisa 9 da seleção Viviane Midiema (Bayern Munich - ALE) com 19 gols em 23 jogos pela seleção com 18 anos de idade. Garota prodígio, não é?
Expectativas: Como a competição já começou neste fim de semana, Canadá e Holanda começaram bem com vitórias magras. Mas a China pode reagir e a Nova Zelândia surpreender. Pelo fator casa, o Canadá passa. A Holanda disputa a segunda vaga com a China, sendo que esta última pode se classificar em 3° (como um dos melhores terceiros). A Nova Zelândia deve correr por fora.

Grupo B - Alemanha, Costa do Marfim, Noruega e Tailândia

Duas seleções fortes e favoritas para a disputa do título contra duas seleções estreantes. As expectativas não poderiam ser piores para Tailândia e Costa do Marfim. A seleção alemã é uma das grandes favoritas para a conquista deste mundial e tem totais condições para isso. Conta com a experiente goleira Nadine Angerer (Portland Thorns - EUA) que foi a melhor jogadora do mundo em 2013, a meio-campista Behringer (Bayern Munich) e as atacantes Celia Sasic (Frankfurt) e Anja Mittag (Rosengard - SUE). Uma seleção fortíssima mesmo sem sua principal jogadora, a atual melhor do mundo Nadide Kessler (Wolfsburg), fora do mundial por lesão. A Noruega foi campeã mundial em 1995 e quer voltar a glória, já que na última Copa foi eliminada na primeira fase. As norueguesas aposta em uma combinação de experiência e juventude, da experiente capitã, a defensora Trine Ronning (Stabaek) e a meia Solveig Gulbrandsen (Kolbotn) com as jovens atacantes Isabell Herlovsen (LSK Kvinner) e a mais jovem ainda Ada Hegerberg (Lyon - FRA). A estreante Costa do Marfim tem como principal jogadora a atacante Josée Nahi (Zvezda 2005 Perm - RUS). Já a asiática Tailândia chega ao mundial pela primeira vez contando com jogadoras jovens e que atuam no futebol da casa, sendo a principal jogadora e uma das mais experientes a meia Naphat Seesraum (BG Bundit Asia).
Expectativas: Alemanha e Noruega já golearam as seleções novatas e disputaram a 1° colocação do grupo, com vantagem para as alemãs que ganharam o título europeu das próprias norueguesas. Já Tailândia e Costa do Marfim devem disputar uma vaga para a próxima fase epla terceira colocação do grupo.

Grupo C - Japão, Camarões, Suíça e Equador

O grupo C conta com a atual campeã do mundo. A seleção japonesa é a atual detentora do título e uma das favoritas para o mundial novamente, bem como é a atual vice-campeã olímpica. A seleção conta com algumas das melhores jogadoras do mundo, entre elas as experientes meias Homare Sawa (Inac KObe Leonessa) que foi a melhor jogadora do mundo em 2011 e que junto da brasileira Formiga, chega a sua sexta Copa seguida (um recorde tanto para homens ou mulheres) e Aya Miyama (Okayama Yonugo) e a atacante Yuki Ogimi (Wolfsburg - ALE). A Suíça faz sua estreia e conta com algumas jogadoras que atuam no futebol alemão, a liga mais forte entre as ligas do futebol feminino, como a meio campista Martina Moser (TSG Hoffenheim - ALE) e a atacante Ana Maria Crnogorcevic (FFC Frankfurt - ALE). camarões também estreia e conta com jogadoras que atuam no país, bem como outras que jogam no exterior como a atacante Madeleino Ngono (Guingamp - FRA) a mais experiente. Já o Equador aposta em jogadoras locais, sendo a defensora Merly Zambrano (Espuce) e a atacante Ámbar Torres (Talleres Emanuel) as mais conhecidas.
Expectativas: O Japão é amplo favorito para o primeiro lugar do grupo e passando sem sustos. A Suíça é favorita para a segunda vaga. Já Camarões e Equador correm por fora.

Grupo D - Suécia, Nigéria, Estados Unidos e Austrália

Outro grupo que reúne duas favoritas ao título com duas seleções que correm por fora. Estados Unidos e Suécia estão entre as seleções mais fortes do mundo, sendo as estadudinenses as primeiras colocadas no ranking da Fifa e atuais campeãs olímpicas (tricampeãs), bem como vice-campeãs mundiais. A equipe tem algumas das melhores jogadoras do mundo atuando em solo local, como a polêmica goleira Hope Solo (Seatle Reign), a experiente defensora Christie Rampone (Sky Blue), a meio campista Shannon Boxx (Chicago Red Stars) e as atacantes Alex Morgan (Portland Thorns) e a goleadora Abby Wambach, maior goleadora da história por uma seleção (seja masculina ou feminina) e atualmente sem clube, mesmo sendo uma das melhores jogadoras da história. A Suécia é uma seleção muito forte e tem como destaque sua treinadora, Pia Sundhage. A treinadora fez um bom trabalho com a seleção estadudinense e volta ao seu país (ela é sueca) afim de levar a seleção ao topo novamente. Atual terceira colocada no último mundial, a Suécia conta com jogadoras que atuam em seu país (uma das ligas mais fortes) e fora dele. Entre as destaques do time sueco estão a defensora Nilla Fischer (Wolfsburg - ALE), a meio-campista Caroline Seger (PSG - FRA) e a atacante Kosovare Asllani (PSG - FRA). A Nigéria também tem ótimas perspectivas, já que é a melhor seleção africana e até passou de fase em 1999. A seleção nigeriana já ganhou títulos mundiais nas seleções de base (tal como os homens) e nunca brilhou nas competições principais (tal como os homens nigerianos também), mas há muita expectativa sobre a jovem atacante Asisat Oshoala (Liverpool - ING), artilheira e melhor jogadora do mundial sub-20 passado. Os jornais ingleses apostam nela como uma das melhores jogadoras do mundo para os próximos anos Enquanto isso, a Nigéria ainda conta ainda com as atacante Desire  Oparanozie (Guingamp - FRA) e a experientíssima Perpetua Nkwocha (Clemensnäs IF - SUE). Já a Austrália tem uma equipe menos badalada com jogadoras que atuam em sua maioria no país,sendo a atacante Lisa De Vanna (Melbourne Victory) a jogadora mais conhecida da equipe.  
Expectativas: Suécia e Estados Unidos irão disputar a primeira posição do grupo, tal como em 2011. Mas naquela ocasião, as suecas ganharam a primeira colocação. A Nigéria pode surpreender e invadir o espaço das duas seleções mais tradicionais. Já a Austrália corre por fora, mas não surpreenderia sua classificação para a próxima fase, tal como em 2011 quando desbancou a forte Noruega. Mas pela força do grupo, fique mais para trás.

Grupo E - Brasil, Espanha, Coreia do Sul e Costa Rica

O grupo conta com a seleção brasileira e três seleções estreantes. A seleção brasileira já foi mais forte em outras edições do torneio, mas a equipe não vem bem. Embora ganhou um amistoso contra a Suécia, foi goleada pela Alemanha (novidade?) em um torneio amistoso. A equipe ainda depende de Marta (FC Rosengard - SUE), melhor do mundo por 5 vezes e a maior jogadora de futebol de todos os tempos, mas que infelizmente só conseguiu o vice campeonato em 2007. A equipe passa por renovações e mistura a experiência de jogadoras como a da volante Formiga (São José) que disputa sua 6° Copa do Mundo e da atacante Cristiane (Centro Olímpico), junto de novatas como as meias Bia (Hyundai Red Angels - Coreia do Sul), Andressa (São José) e da defensora Érika (Centro Olímpico). A Espanha vem crescendo no futebol feminino e aposta nas suas principais jogadoras, que jogam em clubes conhecidos do país (Barcelona e Athletic Bilbao) e fora dele, como a atacante Sonia Bermúdez (Arsenal - ING) e a atacante e capitã Veronica Boquete (FFC Frankfurt - ALE). A Coreia do Sul vem para a sua primeira participação, substituindo sua vizinha-irmã Coreia do Norte, time mais tradicional e que foi suspenso por dopping na última Copa. Problemas a parte, a equipe conta com a veloz meia - atacante Ji So Yun (Chelsea - ING) conhecida como "Messi Coreano". Já a Costa Rica estreia no torneio com uma jogadora que esteve na final da última Champions League Feminina e que é a aposta do time, a meio-campista Shirley Cruz Treña (PSG - FRA), além da jovem atacante Raquel Rodríguez (Pennsylvania State Univ. - EUA).  
Expectativas: O Brasil por sua experiência no torneio passará em primeiro certamente, mas não será tão fácil. A Espanha pode ficar com a segunda vaga, com a Coreia do Sul e a Costa Rica correndo por fora.

Grupo F - França, Inglaterra, México e Colômbia

O grupo F conta com duas seleções europeias tradicionais com dois azarões. A França tem um dos times mais fortes do mundo e que certamente é uma das favoritas para o título. Os times franceses vem em uma crescente, sendo que Lyon e PSG formam boa parte da equipe. Do time do Lyon vem as meias Camille Abily e Louisa Nécib, sendo que esta última chegou a disputar o prêmio Puskás de gol mais bonito em 2013. Já do PSG, vem a defensora Wendie Renard e a atacante Marie-Laure Delie. A Inglaterra, que também foi pioneira no futebol feminino, quer ir mais além do que nas últimas vezes e aposta nas jogadoras vindas da crescente liga local, com destaque para a defensora Alex Scott (Arsenal), da meia Jill Scott (Manchester City) e da atacante Eniola Aluko (Chelsea). A Colômbia vem com um time bastante jovem e aposta nas meias Yoreli Rincón (Torres Calcio - ITA) e Catalina Usme (Formas Íntimas). Por fim, temos a seleção mexicana, que possui muitas jogadoras que atuam na liga estadudinense, entre elas a destaque do time, Mónica Ocampo (Sky Blue - EUA).
Expectativas: França e Inglaterra são favoritas para os primeiros lugares do grupo. Já Colômbia e México correm por fora.

Sedes

A Copa do Mundo de 2015 conta com 6 cidades-sedes. A final será disputada na cidade de Vancouver e a partida de abertura foi em Edmonton. A cidade de Toronto preferiu ficar fora da Copa para se preparar para os Jogos Pan Americanos deste ano, que será na cidade.
Os estádios usados e as cidade-sedes serão:
Vancouver -  BC Place (54.500 torcedores)
Edmonton - Commonwealth Stadium (53.058 torcedores)
Montreal - Estádio Olímpico (61.004 torcedores)
Ottawa - Lansdowne Stadium (24.000 torcedores) 
Winnipeg - Winnipeg Stadium (33.422 torcedores)
Moncton - Moncton Stadium (10.000 torcedores)

Se não terá nada para fazer nas férias, a Copa está aí. Pena que não anteciparam as férias. Bom, boa Copa!

Jogos que já foram
Grupo A - Canadá 1 X 0 China
                 Nova Zelândia 0 X 1 Holanda
Grupo B - Noruega 4 X 0 Tailândia
                 Alemanha 10 X 0 Costa do Marfim
Grupo C - Japão 1 X 0 Suíça
                 Camarões 6 X 0 Equador
Grupo D - Suécia 3 X 3 Nigéria
                 EUA 3 X 1 Austrália
Grupo E - Espanha 1 X 1 Costa Rica
Grupo F - França 1 X 0 Inglaterra
                 Colômbia 1 X 1 México 
Links e fontes externas:

sexta-feira, 5 de junho de 2015

O Boticário está de parabéns, conseguiu o que queria

Talvez o assunto da semana neste país seja a propaganda feita pela marca de cosméticos O Boticário. A marca é conhecida pelos seus perfumes e é comandada pelo boliviano naturalizado brasileiro Michael Krigsner, é uma das maiores empresas do Brasil. E aproveitando a chegada do dia dos namorados (data em que sempre estou sozinho, haha), a marca lançou seu comercial para divulgar seus produtos e causou polêmica ao mostrar casais heterossexuais e homossexuais no mesmo vídeo trocando presentes, que eram perfumes da marca.
A polêmica é a presença dos casais homossexuais e suas trocas de abraço. O vídeo teve milhões de visualizações, com seus likes e deslikes. Como uma afronta a forma de família tradicional, setores conservadores repudiaram a propaganda. E um dos líderes dos conservadores e religiosos, o polêmico pastor Silas Malafaia pediu que seus fieis boicotassem a marca por financiar o movimento LGBT e o homossexualismo. E em sites como Reclame Aqui, houve reclamações contra o comercial e declarações homofóbicas.
Mas ao contrário de Malafaia e sua laia, muitos gostaram da forma como o vídeo abordou o amor sem se importar se era o amor hétero ou homossexual. E fizeram propaganda positiva da marca por ela aceitar a diversidade, que cada vez mais o mundo tolera. Embora ainda esteja longe da realidade dos mais velhos, já que a população brasileira ainda rejeita ideias como a do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Mas a conclusão de tudo isso é uma só: o Boticário conseguiu o que queria, queira você ou não. Ao utilizar um tema tão controverso na sociedade brasileira e que ainda é um tabu muito grande, consegue divulgar a marca. Seja falando bem ou mal. É aquela história, falem bem ou falem mal, mas falem de mim. E a marca ganhou repercussão mundial. Isso sem se importar com as críticas positivas dos progressistas ou das críticas dos conservadores. A marca pode não querer defender o casamento gay ou não. Mas conseguiu o empurrãozinho que precisava para se divulgar na sociedade de consumo, aonde a propaganda é essencial. E conquistou até aqueles que não são favoráveis ao financiamento de empresas a deputados, como o Deputado Jean Wyllis (PSOL-RJ), defensor dos direitos LGBTs.
Adotar tabus em comerciais é um grande risco. Mas o caso dos homossexuais é um pouco mais dividido, pois aos poucos os homossexuais vão ganhando seus espaço no mundo. E conseguem a simpatia de homossexuais ou não para conseguirem seus direitos. E O Boticário se aproveitou desses novos tempos para divulgar sua marca e ser até que bem sucedido, apesar das críticas negativas dos mais conservadores. Ou dos mais machistas e hipócritas. Os produtos da marca são usados por héteros ou não. Assim como a cerveja, celulares ou alimentos. E representar os homossexuais é justo para as empresa, afinal eles também consomem e pagam por seus produtos.
Por fim, deixo claro que repercussão não será sinal de lucro. Por causa do boicote, muitos que são conservadores ou muito influenciados por eles boicotaram a marca, mesmo não a consumindo. Mas outros a consumirão com prazer e comprarão mais que um perfume. Afinal, o perfume não me fará gay ou ser paquerado por eles, já que uso a marca (já fazendo propaganda). E que a marca conseguiu ser falada e divulgada até aqui no blog.
Assista o vídeo e tire suas conclusões. Além disso, vejam o vídeo do Pastor Malafaia, outro lado da história.






quinta-feira, 4 de junho de 2015

A origem dos nomes dos Cavaleiros de Ouro

Olá, amigos! Reapareci depois das provas me sequestrarem. Estou feliz que boa parte das matérias já eliminei. E agora, posso voltar a escrever aqui tranquilamente depois de muitos números e matérias enfiadas na cabeça. E sobre que eu irei escrever na primeira matéria nas férias deste semestre?
Bem, muitos dos meus amigos e colegas gostam de ver filmes, séries, novelas e animes nas férias. E animes é uma das coisas que mais gosto nestas férias para assistir. Alguns assistia nos intervalos de estudos ou nos finais de semana. Um dos favoritos de gerações por aí são Os Cavaleiros do Zodíaco, um dos primeiros animes que desembarcaram aqui e fizeram sucesso. Transmitido na Rede Manchete nos anos 90, foi novamente transmitido na TV Aberta para novas gerações pela TV Band e pela antiga Rede 21 (antes das Igrejas). Na TV fechada, foi transmitido pelo Cartoon Network, que inclusive foi responsável pela exibição da redublagem do anime feita pela falecida Álamo (a original é da Gota Mágica, que também faliu).
E neste post, falarei sobre os mais poderosos cavaleiros de Atena: os cavaleiros de ouro. Suas armaduras representam os doze signos do zodíaco celestial e são responsável pela proteção das 12 casas, o caminho que é necessário passar para chegar até o mestre do Santuário. E cada um deles carrega uma personalidade,técnicas e origens bem diferentes. Seus nomes também carregam alguns significados que tem tudo a ver com cada um. Os nomes que pareciam soar estranhos e sem sentidos serão desvendados agora.

Mu de Áries

Image620

O cavaleiro Mu de Áries tem seu nome retirado provavelmente de dois continentes perdidos. O primeiro se chama Mu, que estaria localizado próximo a América do Sul. Seria um continente rico em ouro e que toda a humanidade descenderia de Mu. Já a Lemúria tem mais a ver com o tibetano Mu. A Lemúria é um continente perdido que estaria localizado entre os Oceanos Índico e Pacífico, e que se acredita que seus habitantes tivessem poderes de telecinese e um terceiro olho, localizado na nuca. Isso seria relacionado a Mu, já que a personagem possui o maior poder de telecinese entre os cavaleiros de ouro e aqueles dois pontos em sua testa seriam o terceiro olho. Na enciclopédia dos cavaleiros, é dito que no antigo continente se dominava a arte de conserto e fabricação de armaduras, mas que se perderam e apenas os descendentes dos lemurianos sabem da arte de consertar as armaduras. Não só Mu, mas também seu mestre, o antigo cavaleiro de Áries e antigo Mestre do Santuário Shion e seu aprendiz e cavaleiro de Áries em Cavaleiros do Zodíaco: Ômega, Kiki são as únicas personagens no anime que dominam esta arte. 

Aldebaran de Touro


O cavaleiro de ouro, Aldebaran, que é brasileiro da gema, é o responsável por guardar a casa de touro. O nome Aldebaran é de origem árabe e significa "aquela que segue" ou "olho de touro", sendo que Aldebaran é o nome da estrela conhecida como Alfa da constelação de Touro, sendo a maior e mais brilhante estrela da constelação, sendo ela 38 vezes maior que o Sol. O nome Aldebaran combina com a personagem, fisicamente o mais forte e mais alto cavaleiro de ouro (pela Saintseiyawiki, ele tem 2,10 m de altura). O nome sempre foi dado Aldebaran a todos os cavaleiros de touro, segundo o Aldebaran de Touro do século XVIII em CDZ: The Lost Canvas. Mas como The Lost Canvas não faz parte da história original (já que não foi feito pelo autor original, Masami Kurumada), isso não foi aplicado no atual cavaleiro de touro, Harbinger.

Saga de Gêmeos



O cavaleiro de ouro que usurpou o cargo de Mestre do Santuário e considerado um dos mais fortes de todos os tempos, bem como um dos personagens mais populares do anime, Saga tem um nome de origem tão misteriosa quanto a origem do seu lado maléfico. O nome Saga provavelmente tem origem nórdica e significa "o que diz", sendo que a palavra deu origem a palavra say, que significa dizer em inglês, diferente dos dias de hoje em que Saga tem o significado de história longa, embora também seja dualidade. Embora para se relacionar com a personagem, a palavra também possui o significado de face, se relacionando com Saga elo fato dele ter duas personalidades, uma boa e outra maligna que não se sabe quando foi desenvolvida, já que Saga era descrito tão bom quanto um Deus. Provavelmente, ele desenvolveu um lado maligno por inveja a Aiolos de Sagitário, cavaleiro de ouro que era junto de Saga, cotado para ser o próximo mestre do Santuário, mas Aiolos tinha a preferência para desgosto de Saga. Isso o fez ele se tornar um dos vilões na Saga do Santuário.

Kanon de Gêmeos

Kanon perfil

O irmão gêmeo de Saga, Kanon tinha uma personalidade perversa. Foi o responsável pelo renascimento do Deus Poseidon e por estimular o lado maligno de Saga, desencadeando a origem da Saga do Santuário e a Saga de Poseidon, chegando a enganar o próprio Poseidon. A origem do nome de Kanon vem da palavra cânone, que significa lei ou instrumento de medida. Mas pelo fato de Kanon ser preparado para substituir Saga como Cavaleiro de Ouro e por ninguém saber de sua existência por anos, leva a palavra cânone para o sentido musical, que significa voz que acompanha, assim como Kanon acompanha o irmão.

Máscara da Morte de Câncer

MDM12

Não há muitos segredos neste nome. O que se sabe é que o nome Máscara da Morte é um apelido para o cavaleiro de Câncer, já que o seu nome verdadeiro nunca foi revelado. Na dublagem inglesa, ele é chamado de Mefisto, demônio medieval comparado a Lúcifer. A alcunha foi dada ao número de mortes causadas pelo cavaleiro, que assassinou até mulheres e crianças, ainda expondo as cabeças dos mortos na casa de Câncer. Embora considerado um dos cavaleiros mais impopulares, na nova série Soul of Gold, demonstra ser mais que alguém sádico e cruel, mostrando que foi injustiçado na série regular.

Aiolia de Leão

Aiolia H08-01

O cavaleiro de leão Aiolia é o irmão mais novo do cavaleiro de Sagitário, Aiolos. O valente cavaleiro de ouro cresceu como irmão de um traidor, sendo desprezado e malvisto por todos. Mas se tornou um cavaleiro forte e seu nome tem a ver com isso. Aiolia vem da palavra grega Aeolia, que significa ilha dos ventos. Tudo a ver com um dos cavaleiros mais fortes dentre os dourados, conhecido por ser o mais rápido entre eles, assim como o vento.

Shaka de Virgem

Shaka-de-virgem

A reencarnação de Buda e um dos mais poderosos cavaleiros de Atena, possuindo mais de 20 ataques (embora nem todos mostrados), Shaka de Virgem é conhecido como o "homem mais próximo de Deus", não só porque é a reencarnação de Buda, mas por sempre estar acima dos problemas dos homens e estar onipresente em muitos aspectos. E seu nome tem muito a ver com Buda. Buda, o fundador do budismo, tinha como nome real Sidartha Gautama e nasceu no atual Nepal. Buda também é conhecido como Sakyamuni ou Shakyamuni (sábio dos Shakyas), sendo Shakya o nome de um antigo império localizado entre a Índia e o Nepal, local de nascimento de Shaka de Virgem.

Dohko de Libra

0ldohko  Mestre ancião

Conhecido como Mestre Ancião dos Cinco Picos Antigos durante a maior parte do anime e mangá, Dohko de Libra é um dos mais respeitados guerreiros e que já não estava no Santuário há mais de 243 anos. Embora aparentasse ser um ancião anão, roxo e pacato, se apresentou na Saga de Hades sua forma verdadeira de um guerreiro relativamente jovem. Isso foi possível graças a Dohko ter rompido a Misopetha-Menos, que foi dado por Atena a Dohko por este ter sobrevivido a Guerra Santa contra Hades em 1743. Com isso, Dohko passou a ter batimentos cardíacos na ordem de 100.000 ml batimentos por ano, sendo que 100.000 batimentos e o número de batimentos cardíacos médio de um ser humano por dia. Assim, Dohko só envelheceu 243 dias em 243 anos. Mas histórias a parte, seu nome significa pequeno tigre (ele tem a tatuagem de um tigre nas costas) na língua chinesa, sendo que embora pequeno, ele é um tigre poderoso.

Milo de Escorpião

100937980

Cavaleiro de ouro da casa de escorpião, Milo tem seu nome na dublagem pronunciado erroneamente (como Miro, embora seu nome é dito assim na dublagem original) e considerado um dos mais rápidos e perigosos cavaleiros de ouro. Seu nome faz bem alusão ao seu signo, já que embora Milo signifique maçã no grego, é o nome de um ilha localizada na Grécia e dita como local de nascimento do cavaleiro, que existe na vida real e aonde foi achada a famosa estátua da Vênus de Milo. A ilha de Milos é conhecida pela sua variedade de espécies de escorpião. Escolhido a dedo, não? 
Detalhe: Milo virou mulher no último filme dos cavaleiros, fato que gerou polêmica entre os fãs. 

Aiolos de Sagitário

Aiolos1080p

Assim como seu irmão Aiolia, seu nome tem a ver com o vento. Mas no caso de Aiolos, seu nome faz alusão com o deus grego Eólo o deus do vento. Seu nome significa ágil.

Shura de Capricórnio

Shura n

O guerreiro mais leal a Atena, embora quase a matou quando ainda era um bebê, Shura sabia das ambições malignas do mestre, mas pouco fez. Além disso, possui antipatia de Aiolia já que foi Shura quem assassinou Aiolos quando este protegia Atena de ser morta por Saga, que já tinha usurpado o cargo de Mestre do Santuário. O seu nome vem do Deus indiano da guerra e da violência Asura, que é conhecido como Shura no Japão. Mas também seu nome está relacionado a demônios guerreiros no Sânscrito. O fato de ser um guerreiro que usa a lendária espada Excalibur em seus braços, explica provavelmente o nome.

Camus de Aquário

300px-Camus

O nome do querido cavaleiro de aquário, descrito como o mais frio entre os cavaleiros de ouro, é uma homenagem ao filósofo francês nascido na Argélia Albert Camus, tendo ganhado o Nobel de Literatura em 1957. Inclusive o temperamento e comportamento de Camus foi herdado do Camus real, tanto que o Camus cavaleiro é francês. Albert Camus era do signo de escorpião, fato que fez que Camus e Milo de Escorpião fossem amigos, embora Kuromada pensou em Milo ser mestre de Hyoga de Cisne, mas deu o cargo posteriormente na história oficial para o cavaleiro de aquário. 

Afrodite de Peixes

Afrodite1080p

Provavelmente é o cavaleiro de ouro mais polêmico de todos. Tudo por causa de sua aparência e seu nome serem femininos, embora algumas coisas tenham explicação, já que nada prova que ele seja andrógeno, homossexual ou nada do gênero. O seu nome vem diretamente da Deusa do Amor e da beleza da mitologia grega. Isso tem duas relações com o cavaleiro: a primeira se relaciona com a origem do signo de peixes, pois Afrodite e seu filho Eros (o Cupido) se jogaram no rio e se transformaram em peixes para escapar do gigante Tífon. Já a segunda tem a ver com a vaidade de Afrodite, preocupado demais com sua aparência. Por causa disso, o cavaleiro utiliza rosas como armas, já que a rosa simboliza a deusa que dá origem a seu nome. Embora pareça frágil, é dito por Saga de Gêmeos como o mais temível dos cavaleiros de ouro. Embora injustiçado na história regular, está se redimindo em Soul of Gold.


Pois é amigos, as férias só estão começando. Mais matérias esse mês, podem apostar!

Fonte: http://pt.saintseiya.wikia.com/wiki/Saint_Seiya_Wiki