Agora que passamos pelas oitavas, vamos às quartas-de-final. Sem mais delongas, eis meus palpites:
Argentina X Holanda
Um jogo nada inédito na história das Copas. Pela 6° vez na história das Copas, Argentina e Holanda se enfrentam e pela 4° vez em uma fase eliminatória. Em 1974, a Holanda não teve dó dos hermanos e meteu 4 a 0. Mas o troco veio em 1978, quando os argentinos em casa, venceram a final contra os holandeses por 3 a 1 na prorrogação. Vinte anos mais tarde, em 1998, nesta mesma fase da Copa, os holandeses ganharam de virada (2 a 1) e foram as semis e enfrentaram a seleção brasileira. Em 2006, um empate em 0 a 0 na primeira fase. No último encontro entre as duas seleções, em 2014 no Brasil, um empate sem gols no tempo normal e uma vitória argentina nos pênaltis que levou aquela seleção à final. Agora, qual a história que argentinos e holandeses irão contar?
De um lado, um time que conta com o talento de Messi para desequilibrar. Do outro, uma das melhores defesas da Copa e com alguns dos melhores defensores do mundo. Nas oitavas, a Argentina venceu um jogo duro contra a Austrália e contando com a ajuda do goleiro australiano. Já a Holanda passou com mais tranquilidade (3 a 1) contra os EUA, aguentando a pressão ianque e matando o jogo nos contra-ataques. É bem provável que a Argentina detenha as ações do jogo, mas precisa tomar cuidado com o contra-ataque holandês diante de uma zaga que mostrou ter pontos fracos. A partida promete ser bem disputada e teremos um confronto de alto nível no Qatar.
Curisidade inútil: Argentina e Holanda também tem tradição e rivalidade em outro esporte sobre a grama: o hóquei. Assim como a versão mais famoso no gelo, os jogadores utilizam tacos e jogam um disco contra o gol adversário. Na última edição dos jogos olímpicos, Argentina e Holanda fizeram a final no hóquei feminino. Na decisão, as holandesas bateram as argentinas e ficaram com o ouro. Ambas as equipes já conquistaram o título mundial no esporte, com as holandesas levando vantagem. Já no masculino, as duas equipes tem tradição, mas sofreram com a...Bélgica.
Palpite: Um jogo que será bastante disputado, cuja torcida pode fazer a diferença.Os argentinos estão em maior número no Qatar e tem a simpatia dos locais. Mas a Holanda já mostrou que possui sangue frio e possui o contra-ataque para decidir as partidas. Mas a Argentina tem um craque que pode mudar tudo, ainda que bem marcado Um jogo disputado, mas que a Argentina mostra-se capaz de passar.
Placar: Holanda 1 X 2 Argentina (na prorrogação)
Brasil X Croácia
O jogo que abre as quartas-de-final nesta sexta possui um histórico recente em Copas do Mundo. Brasil e Croácia já jogaram em fase de grupos nas Copas de 2006 e 2014. No primeiro encontro, 1 a 0 para o Brasil. Em 2014, no jogo de abertura da Copa, o Brasil virou o jogo e ganhou a partida por 3 a 1. No entanto, minhas lembranças destes jogos foram de partidas duras e a de amanhã não será diferente, com a diferença de que quem perder volta para casa.
O Brasil, desde 2002, não ganha de um europeu na fase mata-mata de uma Copa do Mundo. Foram derrotas para França, Alemanha, Bélgica e para a Holanda (duas vezes). Com exceção do 7 a 1 ante a Alemanha, as demais partidas contaram com um Brasil que atacou e buscou o gol, mas que foi nocauteado nos momentos-chave do jogo. E desta vez, o Brasil precisa ficar muito esperto com a Croácia. A seleção dos Balcãs foi a última vice-campeã da Copa do Mundo e possui a experiência necessária para levar as partidas as fases mais tardias (prorrogação e pênalti). A Croácia fez assim contra o Japão, enquanto o Brasil vem embalado após a goleada de 4 a 1 contra a Coreia do Sul. Nesta partida, é previsível dizer que o Brasil, que repetirá a escalação da última partida, deverá enfrentar uma equipe bem armada na defesa e que poderá dificultar no meio-campo. Entretanto, a Croácia não tem um poderio ofensivo dos melhores (junto do Marrocos, possui o pior ataque entre as seleções desta fase).
Curisidade inútil: A partida marca o confronto entre o país mais populoso desta fase da Copa contra o pais menos povoado destas quartas-de-final. Enquanto o Brasil, em 2022, possui 214 milhões de habitantes, enquanto a Croácia possui apenas 3,9 milhões de habitantes. Para se ter uma ideia desta diferença, a população croata é menor do que a da Zona Leste de São Paulo (atualmente na casa de 4 milhões de pessoas).
Palpite: Os croatas vão dificultar a vida dos brasileiros e vão se defender bem, mas sem deixar de atacar quando for necessário. Com certeza o Brasil terá mais volume de jogo e promete dar trabalho ao goleiro Dominik Livakovic (Dínamo Zagreb), o heroi das oitavas que defendeu 3 pênaltis. Mas é esperado que o Brasil vença o jogo pela qualidade técnica e se aproveitando de um cansaço da seleção croata, cujo time é mais velho e jogou uma prorrogação nas oitavas. Mas claro, se o Brasil jogar o que jogou com a Coreia. Se não, pênaltis a vista e vantagem para a Croácia.
Placar: Brasil 2 X 0 Croácia
Inglaterra X França
Até aqui, o maior confronto da Copa. Duas seleções campeãs mundiais e que estão em ótima fase (ao menos neste mundial). As equipes possuem uma grande rivalidade desde tempos antigos e protagonizaram muitas guerras. Mas agora, a guerra será em campo e um espetáculo deverá acontecer no Qatar.
Ambas as equipes apresentam os melhores ataques da Copa até aqui. Enuanto a Inglaterra marcou 12 gols, a França fez 9. E justamente a França tem o melhor jogador deste mundial: Mbappé. O jogador é o artilheiro desta Copa com 5 gols e é o homem a ser marcado do lado francês. Já do lado inglês, um jogador acostumado a marcar gols pelo seu time está neste momento na seleção ajudando a dar assistências. Harry Kane já serviu seus companheiros 3 vezes e ainda marcou um gol contra Senegal. Ambas as equipes foram muito bem nas oitavas: enquantoa França bateu a Polônia por 3 a 1, a Inglaterra fez 3 a 0 em Senegal. Além dos craques, os times contam com grandes coadjuvantes para este confronto e qualquer um deles pode decidir o jogo.
Curisidade inútil: Ainda que não seja tão inútil, esta será a primeira vez que franceses e ingleses se enfrentam em uma fase de mata-mata da Copa. Nas outras ocasiões em que jogaram na Copa, todas foram pela fase de grupos. Em 1996, quando os ingleses foram campeões mundiais em casa, venceram a França por 2 a 0. Em 1982, novamente vitória inglesa por 3 a 1.
Palpite: O jogo mais imprevisível até o momento, pois ambas as equipes tem condições de vencer a partida. Enretanto, dentro do jogo, os principais craques das equipes é que farão a diferença. Entre Mbappe e Kane, é esperado que o primeiro possa decidir (tal como foi em outros jogos). Mas em partidas assim, é bem provável que o jogo vá para pênaltis.
Placar: Inglaterra 1 X 1 França (nos pênaltis, a França ganha)
Marrocos X Portugal
Por fim, Marrocos e Portugal fazem mais um clássico histórico (tal como foi Marrocos e Espanha) da região do Estreito de Gibraltar. De um lado, a seleção africana que chegou pela primeira vez às quartas-de-final e do outro, uma seleção que quer consagrar o seu maior jogador.
De um lado, o Marrocos vem de uma classificação heroica contra a Espanha após um empate sem gols no tempo normal. Sendo que agora detém a melhor campanha de uma seleção árabe em mundiais, os marroquinos contarão com a sua fanática torcida e com o apoio dos locais. Do outro, Portugal vem bem embalado após fazer uma goleada histórica contra a Suíça (6 a 1), após a corajosa decisão do técnico Fernando Santos de deixar o astro Cristiano Ronaldo no banco e colocar o jovem Gonçalo Ramos (Benfica), que foi o principal jogador das oitavas ao marcar 3 gols (o primeiro hat-trick da Copa). Certamente ambas as seleções vem embaladas e com qualidades opostas. Enquanto Portugal tem um ataque que fez 12 gols (melhor ataque ao lado da Inglaterra), os marroquinos tomaram apenas 1 gol até aqui. E contra a Espanha, a defesa do Marrocos fez a diferença e impediu os Espanhóis de chegarem ao gol e os marroquinos por pouco não mataram a partida. Certamente, o jogo balançará o Qatar.
Curisidade inútil: O lendário Rei português Dom Sebastião (1554-1578) estava presente na batalha de Alcácer-Quibir, que foi uma batalha travada entre Portugal e Espanha contra o Sultanato Saadiano, no atual Marrocos. Na batalha, Dom Sebastião desapareceu e nunca mais foi encontrado, levando a criação de um mito que dizia que um dia ele iria reparecer (popular em Portugal e também em algumas partes do Brasil). O mito, verdadeiro ou não, causou uma grande consequência: pelo fato de ter morrido e sem herdeiros, foi o fim da dinastia Avis em Portugal (que teria como regente Henrique I), o que resultou que o trono fosse parar nas mãos de Felipe II, que era primo do rei português. Nascia aí a União Ibérica, que teve grandes consequências não só em Portugal, como em sua principal colônia, um tal Brasil. Neste caso, vocês acabaram de descobrir que o Marrocos influenciou a história do Brasil muito antes da novela O Clone.
Palpite: Um duelo de ataque contra defesa. É esperado que o Marrocos faça um jogo semelhante contra a espanha, dificultando o jogo português pelo meio e contra-atacando quando tiver chance, aproveitando-se da fragilidade da defesa portuguesa (a pior desta fase com 5 gols tomados). Entretanto, será difícil parar o ataque português, que mesmo sem Cristiano Ronaldo, mostrou capaz de fazer estragos e possui mais criatividade do que o espanhol para quebrar um time mais parelho como o norte africano. Passa Portugal, mas como diríamos no boxe, por pontos.
Placar: Marrocos 1 X 2 Portugal
Bora que amanhã tem Copa pessoal. Sextou!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário