sábado, 8 de setembro de 2018

As reais Crystal Gems - Parte 1

Não é fácil ter quatro empregos. Sim, quatro empregos. Sou estudante (ainda), estagiário, professor e ainda sou blogueiro. Claro, escrevo a cada 2 meses e sempre prometo escreve mais, porém a rotina e a preguiça atrapalham a minha jornada. Fora ter uma vida social, encontrar o amor de sua vida e por fim, deixar suas séries da Netflix em dia. Não dá.
Desculpem o desabafo, gente. Mas tenho que falar o que anda acontecendo comigo. E esqueci das eleições, mas isso é tema para o mês que vem. Neste mês, tenho coisas mais decisivas para fazer. Além de tornar meu inglês fluente, ainda tenho que escrever minhas matérias. Essa demorou, mas fiz com todo o meu ser.
Bem, sobre a matéria é sobre um dos desenhos mais amados da atualidade. Quem disse que não dá pra ver desenho após a infância? E estou eu aqui fazendo matéria sobre Steven Universo, um dos desenhos mais legais da atualidade. Bastante divertido e com uma história bem contada, além da quebra de diversos tabus, o desenho fala sobre um menino chamado Steven Universo. Tá, o que ele tem de especial? O menino é filho de um humano com uma alien conhecida como Gem, que são aliens que representam pedras preciosas e que estão na Terra há milhares de anos. A história vai além, mas vemos que o menino cresceu longe do pai e criado por três amigas de sua falecida mãe. Falecida nem tanto, né gente...enfim, temos uma família bem diferente aqui.
Além de divertir as crianças (e adultos também), a série também nos ensina sobre as gemas (gem no original). As gemas são minerais que quando lapidados viram pedras preciosas de alto valor e requinte. Muitas delas são conhecidas, outras nem tanto. E algumas coisas da série tem muito a ver com a vida real. Quais serão?
Bem, as principais Gems do desenho estão listadas abaixo. Nem todas estão aqui e muitas outras ainda estão por aparecer. Saiba como são elas na série e como são na vida real. Se divirta com as personagens e aprenda um pouquinho de mineralogia, química e geologia. Um pouquinho...

Pérola

Resultado de imagem para pérola steven universo
                     Nossa querida Pérola
Quem ela é no desenho: Pérola é a Crystal Gem mais próxima de Steven e literalmente é a que tem papel mais materno com ele, sempre tendo muito cuidado com ele, como prometeu para sua mãe. Grande amiga (e crush também) de Rose Quartz, escondeu um grande segredo de Steven sobre sua mãe (assistam para saber). Sendo uma Gem de média estatura, com sua pedra em sua cabeça, Pérola é teoricamente a Gem mais fraca. Tudo porque na sociedade das Gems, as Pérolas são como empregadas e servas pessoais de Gems de classes elevadas (como as Diamantes e as Safiras). Mas esta Pérola é diferente, pois além de ser uma ótima lutadora (como uma samurai), Pérola é muito inteligente e sabe muito sobre ciência e invencionices, sendo que ela constantemente arruma o carro do pai de Steven.
E na vida real: As pérolas da vida real vem dos mares. Mais precisamente das ostras (e mexilhões também). Sendo uma reação dos mariscos contra invasores naturais, como vermes, e também grãos de areia, as ostras envolvem os invasores com camadas de nácar, uma substância constituída principalmente de calcário. A substância também é responsável pelas conchas dos moluscos, mas as pérolas são formadas por camadas esféricas. As pérolas são formadas num período de três anos e duram em média 150 anos. 
Um detalhe: das Gems da série, as pérolas são as únicas que tem uma origem orgânica. E na vida real, as pérolas são cultivadas em muitos países, com os criadores inserido algum pedaço de plástico ou areia para se obter a gema. As pérolas possuem várias cores (que dependem do tipo de invasor), mas geralmente são rosas, azuis ou vermelhas. As pérolas negras são as mais raras e obtidas apenas na Oceania. Mas os maiores produtos são os países do Golfo Pérsico e do Oceano Índico, como a Índia e o Sri Lanka. As pérolas de melhor qualidade são produzidas nestes lugares.

Resultado de imagem para pérola
A pérola real.

Garnet

Resultado de imagem para Garnet
Uma das mais queridas personagens da série.
Quem ela é no desenho: A maior e mais forte Crystal Gem após Rose Quatz, Garnet é o resultado da fusão pelo amor de Safira e Rubi. As duas Gems se encontraram durante a Guerra entre as Gems da Terra e do Planeta Natal e pouco se separaram desde então. Garnet é uma fusão considerada imprópria, pois a fusão entre Gems sem ser do mesmo tipo é malvista pelas autoridades do Planeta Natal. Mesmo sendo uma fusão, só no fim da 1° temporada é que foi revelado que Garnet é uma fusão. Fora isso, Garnet é uma grande lutadora e ainda pode prever o futuro, graças ao poder de Safira. Como outras fusões, Garnet possui três olhos (escondido pelos óculos escuros). Bastante sábia, ensina bastante para Steven, porém é bastante rígida com o mesmo. Apesar disso, ama muito o garoto.Apesar de estar sempre séria o tempo todo, Garnet solta algumas das frases mais engraçadas da série.
E na vida real: Em português, Garnet corresponde a gema granada. Na dublagem brasileira, o nome dela não foi traduzido. A granada é um mineral constituídos de vários elementos,  sendo sua fórmula geral (A3B2(SiO4)3) constituída de alumínio, Silicato, boro e outros minerais. Tendo uma grande variedade de cores e tamanhos, a granada apresenta diversos tipos, como o Rubi do Cabo, Grossulate, Almadite e dentre outros. Basicamente sendo utilizada como joias, mas variedades artificiais são utilizadas na indústria de informática e em raios lasers. A granada possui diversas cores, como vermelho, marrom, verde, amarelo, preto e incolor. As granadas são encontradas em vários lugares do mundo, mas os países africanos como Madagáscar e Tanzânia são os maiores produtores. Outros produtores importantes são a Índia, a Rússia, o Brasil e o Canadá.

Resultado de imagem para Garnet
A real Garnet, ou em bom português, granada.

Ametista

Resultado de imagem para ametista steven universe
        A divertida Ametista
Quem ela é no desenho: A mais nova das Crystal Gems, Ametista é uma Gem que é diferente das outras do seu tipo. Sendo do tipo Quatz, Ametista deveria ser extremamente alta e ser uma das Gems mais fortes importantes. Mas Ametista tem metade do tamanho de uma Ametista normal e muitas vezes fica triste com este fato. Mas apesar disso, ela é a mais alegre das Crystal Gems (apesar de ficar muito triste as vezes) e tem uma grande gama de poderes. Brincalhona, se diverte muito com Steven e com ele, tem uma relação de irmãos. 
E na vida real: Faz sentido a Ametista da série, se culpar um pouco. Das Crystals Gems, a Ametista é a pedra mais valiosa entre elas. A Ametista é um tipo de quartzo de cor violeta ou púrpura, devido as impurezas de ferro presentes. A ametista foi por muitos séculos uma pedra bastante valorizada, sendo que havia uma crença de que a pedra evitava a embriaguez. E até o século XVII, teve uma importância em valor parecida com o diamante tem hoje. Era extremamente rara e encontrada em uma quantidade razoável na Rússia. Mas no século XVII, grandes reservas foram achadas no Brasil e daí, a ametista virou uma pedra semi-preciosa. Apesar disso, atualmente ela é bastante extraída para ser usada em joias. Fora o Brasil, outros grandes produtores incluem Madagáscar e o Uruguai. A pedra tem vários significados, sendo a pedra do curso de letras, a pedra dos signos de Peixes, Câncer, Áries, Sagitário e Aquário. 
Resultado de imagem para ametista
Uma das pedras mais bonitas da natureza, a Ametista

Peridot

Resultado de imagem para peridot
A nossa querida Peridot.
Quem ela é no desenho: Anteriormente uma antagonista, Peridot passa para o lado do bem no decorrer da série. No começo, usando uma armadura ao estilo Homem de Ferro, deu muito trabalho para as Crystal Gems antes de se aliar com elas. As Peridots são Gems com a função de gerir os Jardins de Infância, que são locais onde as novas Gems foram criadas. E a Peridot da série (a única conhecida), tinha como função de verificar a Drusa, uma geoarma Gem feita de diversas Gems mal formadas que tinha como objetivo explodir a Terra. Após isso, Peridot vive no celeiro da família de Greg Universo e ajuda as Crystal Gems. Mesmo na fase maléfica, ela rendeu muitos momentos dos mais engraçados, especialmente por sua dificuldade em estabelecer relações sociais e sua falta de conhecimento sobre a Terra.
E na vida real: No português claro, peridoto, é uma gema que também é conhecida como crisólito. Uma variedade da Olivina, o peridoto é assim como Peridot verde, mas há pedras nas cores amarelas e até castanho. Sendo da família dos neosilicatos, são minerais bastante comuns pelo mundo e são encontrados até em rochas lunares e em Marte. Ocorrendo em rochas ígneas e metamórficas, são produzidas em vários locais, mas as melhores gemas de Peridoto são obtidas na ilha de Zabargad, localizada próxima do Egito (no mar Vermelho).


Resultado de imagem para peridot
O perídoto real.

Lápis Lazuli

Resultado de imagem para lapis lazuli steven universe
Lapis e suas asas de água
Quem ela é no desenho: Uma Gem que também era uma antagonista, mas que virou uma aliada poderosa para as Crystal Gems. Com poderes de hidrocinese, ela domina como poucos a água, tendo também a capacidade de voar, habilidade que voltou a ter após ser curada por Steven. Não se sabe qual a real função de Lapis Lazulli, mas teorias apontam que possa ser desde para tirar toda a água de um planeta até ser uma mensageira do Planeta Natal. Pouco se sabe do seu passada antes de ter sido presa no espelho e sendo danificada ao ser pisada. Mas sabe-se que ela teme muito a guerra entre as gems e sofre de  estresse pós-traumático até hoje. 
E na vida real: Composta por vários minerais, sobretudo lazurita e calcita, Lápis Lazulli nada mais é que uma rocha metamórfica. Basicamente sendo da cor azul devido a lazurita, a rocha é usada há milhares de anos por civilizações, desde as mais antigas como a egípcia e a do vale do rio Indo. As melhores pedras vem do Afeganistão, mas há outros lugares em que ele pode ser obtido, como a Rússia, Canadá, Estados Unidos e Myanmar. Além de joias, são usadas também nos vasos, canetas e nas construções antigas, sendo usadas em colunas. Na forma de pó, dá origem a um tipo de pigmento muito valorizado nas artes.

Resultado de imagem para lapis lazuli
Pedras de Lapis Lazuli.

Rubi

Resultado de imagem para rubi steven universe
A Rubi da imagem é a que constitui a Garnet
Quem ela é no desenho: Várias delas apareceram na série, mas a Rubi que se fundiu com Garnet é a mais conhecida. Sendo energéticas e bastante brutas, elas atuam como guardas comuns e soldados rasos. Graças a essa vocação, tem bastante força e ganham mais poder ao se fundir entre elas, podendo se fundir em até 5 rubis diferentes. 
E na vida real: Apesar de não ser muito importante na sociedade Gem, a pedra Rubi é uma das mais valorizadas na vida real. Sendo uma das gemas mais resistentes (9 na escala Mohs), são constituídas de óxido de alumínio junto de impurezas de crómio, que fornece a cor vermelha do rubi. O rubi, além de ser usado como pedra preciosa e joia, foram e são utilizados nos raios lasers, sendo que a cor da pedra deu a cor clássica dos lasers. As pedras naturais são encontradas na África, Ásia e Austrália

Resultado de imagem para rubi
Não confundam este Rubi com a novela...
.

Safira

Resultado de imagem para safira steven universe
A graciosa Safira
Quem ela é no desenho: As Safiras são gems que possuem poderes de gelo, mas seu poder mais conhecido é a previsão do futuro, o que fez com que elas fossem valorizadas na sociedade Gem e se tornassem aristocratas, permitindo que elas fossem protegidas pelas Rubis e ter Pérolas como criadas.Tendo só um olho, a safira mais conhecida da série foi a que deu origem a Garnet junto da Rubi que a protegia. 
E na vida real: Rebeca Sugar foi muito genial no conhecido das gemas para fazer um casal como Safira e Rubi. As safiras na vida real também são coridons, como os rubis, feitas de óxido de alumínio. Porém, as safiras tem várias cores e podem ser azuis, púrpuras, douradas ou incolores. E suas cores vem de impurezas de minerais de titânio, ferro, crômio, cobalto e outros. Além de joias, são utilizadas para raios lasers também (como o rubi). E as safiras também são muito encontradas nas mesmas regiões dos rubis.

Resultado de imagem para safira
A Safira azul, a mais conhecida delas.

Quartzo rosa

Resultado de imagem para rose quartz
Rose Quartz
Quem ela é no desenho: Na série, as Rose Quatz foram criadas para proteger a Diamante Rosa, que fora morta por uma Rose Quatz, que era a mãe de Steven. Tendo uma grande bondade e grande poderes de transformação, Rose Quatz tinha vários poderes especiais. Mas ela deu a vida para gerar Steven e por isso, ela fisicamente não existe. Mas vive dentro de Steven. 
E na vida real: O quartzo é um dos minerais mais abundantes do planeta, sendo menos comum do que os feldspatos. Composta de óxido de silício, possui uma forma trigonal bastante simples e constituem várias rochas conhecidas, como os arenitos, os granitos e os quartzitos. Sendo bastante comum e de grande resistência (7 na escala Mohs), junto de suas propriedade fisicas, os quartzos são utilizados na construção civil (nos vidros), e em outras áreas como a computação, química, relojoaria e na fabricação das cerâmicas. As quartzos rosas são usadas apenas para a fabricação de joias. 

Resultado de imagem para rose quartz
Os reais Quartzos rosas

Bismuto

Resultado de imagem para bismuto steven universo
A grande e poderosa Bismuto
Quem ela é no desenho: Bismuto é uma das Crystal Gem original, porém foi "poofada" (perdeu a sua forma física) por Rose Quartz e escondida na dimensão do Leão por causa de sua ambição. A ambição de Bismuto era estraçalhar as diamantes e causar um verdadeiro caos na guerra entre as Rebeldes e o Planeta Natal. Após muitos anos, Steven libera Bismuto novamente, mas após uma discussão entre Steven e Bismuto (que até então estavam se dando bem), Bismuto novamente perde sua forma física e só volta na última temporada, para o casamento entre Safira e Rubi.
Na sociedade Gem, as Bimutos são responsáveis pelas construções. Seriam como os engenheiros e arquitetos de nossa sociedade. Mas fora construções, também constroem armas. A Bismuto da série que fez a espada de Rose Quartz.
E na vida real: Embora não seja uma gema na vida real, o Bismuto (Bi) é uma das únicas Gems que aparece na série e que aparece na Tabela Periódica. Tendo como número atômico 83, está no grupo 15 da tabela periódica (a família do Nitrogênio). É um metal frágil, com uma tonalidade rosácea, embora multicolor. Embora seja do grupos dos metais pesados, tal como Mercúrio e o Chumbo, não é tóxico como estes e existem pesquisas para o seu uso no lugar dos anteriores. Além disso, possui a mais alta resistência elétrica entre os metais. Por mais um metal relativamente desconhecido da maioria da população, ele tem vários usos e é bastante usado na indústria dos cosméticos (no caso, o oxicloreto de bismuto), em medicamentos e na indústria avançada, sobretudo para os supercondutores (responsável por trens levitarem em experimentos). Embora não seja um metal abundante, os maiores produtores do metal são Canadá, Peru, Japão, México e Bolívia. 

Resultado de imagem para bismuto
O mineral surreal conhecido como Bismuto

Água Marinha

Resultado de imagem para steven universe agua marinha
A irritante Água Marinha
Quem ela é no desenho: Água marinha é uma das Gems mais poderosas mostradas na série. Com sua varinha, deu trabalho para todas as Crystal Gems. Seu poder vem de uma varinha, capaz de paralisar os atingidos. Dona de uma personalidade forte, infantil e que muitas vezes foge do controle, ela veio à Terra junto da Topázio, enviadas pelas Diamantes, para buscar os humanos listados por Steven em um episódio muito anterior. Steven salva os listados, menos Lars, que junto com ele vão para o Planeta Natal. 
E na vida real: Longe de ser uma fadinha irritante da série, a água marinha é uma das joias mais bonitas que existem. Sendo constituída de berílio e silicato de alumínio, a água marinha possui uma grande resistência na Escala Mohs (está na escala 8). Sendo constituída de berílio, a sua cor tende ao verde, mas as pedras mais comuns são de cor azul até a transparência. Embora seja encontrada no mundo inteiro, o Brasil é o maior produtor desta gema e ela é encontrada principalmente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Inclusive foram dadas de presente água-marinhas para a Rainha Elizabeth II.

Resultado de imagem para agua marinha
Uma gema não lapidada de Água Marinha

Jasper

Resultado de imagem para jasper
Uma das Gems mais poderosas da série.
Quem ela é no desenho: Uma das antagonistas mais recorrentes e mais poderosas da série, Jasper é considerado o "Soldado Quartzo perfeito". Sendo alta e de grande força física, além de ter numerosas técnicas, derrotou as Crystal Gems diversas vezes. Foi enviada a Terra apenas para fazer a segurança de Peridot quando esta veio à Terra para ver a geoarma denominada Drusa. Só foi derrotada por Garnet ao som de uma das melhores músicas da série (Stronger than you). Após isso, ela se funde com Lápis Lazuli e se torna a Malaquita, uma das fusões mais fortes da série. Só que Lapis a domina e impede-a de causar destruição. Após se separar de Lapis, ela começa a tentar se fundir com qualquer uma, incluindo as Gems corrompidas. Com isso, ela acabou se corrompendo e foi pufada por Peridot. Atualmente está na sala das bolhas, junto de outras Gems em suas formas cristalizadas.
E na vida real: O nome em português é Jaspe (Jasper é o nome em inglês). O Jaspe é da mesma família dos Quartzos, que incluem as ametistas (Jasper foi criada na mesma época que a Ametista da série e seu desenvolvimento é apontado como a causa da nossa Ametista ser daquele tamanho). Familiares a parte, o Jaspe é um mineral opaco, de coloração variando entre o amarelo e o vermelho. É usado como pedra ornamental e também na fabricação de artesanatos, como vasos e caixas.

Resultado de imagem para jasper
A verdadeira Jasper (ou Jaspe para nós).

Topázio

Resultado de imagem para topaz steven universe
Apesar de grande, ela engana pela aparência...
Quem ela é no desenho: Junto de Água Marinha, Topázio foi enviada a Terra para cumprir a missão de capturar os humanos listados por Steven. Topázio não foi enviada sozinha com Água Marinha, pois havia mais Topázios para se fundirem. Embora parecesse uma gem calada e fria, que cumpre integralmente sua missão, ela mostrou um lado emocional e bastante sensível, inluindo uma voz doce demais para alguém com seu tamanho.
E na vida real: Longe de ser um brutamonte, o topázio é uma pedra preciosa bastante valorizada. De coloração variando entre o amarelo e o marrom dourado, pertence a família dos silicatos. Com grande resistência (escala 8 de Mohs) e considerada uma das pedras mais bonitas, o topázio é encontrado em diversos locais do mundo, tendo destaque o Brasil como maior produtor mundial e a Rússia como segundo. Nesse locais também pode ser encontrada a variedade conhecida como Topázio Imperial, que apresenta coloração amarelo, laranja e dourada e ganhou este nome devido a ser encontrado na Rússia primeiramente. Atualmente, o topázio imperial só pode ser encontrado no Brasil (e na região de Ouro Preto).
Resultado de imagem para topazio
Topázio Imperial amarelo lapidado.

Ágata

Resultado de imagem para agata steven universe
Ágata em Steven Universe
Quem ela é no desenho: Aparentemente uma Gem de classe alta, faz parte da corte da Diamante Azul. Não se conhece muito ao seu respeito, mas sabe-se que a única Ágata vista na série cuidava do Zoológico de seres humanos que anteriormente pertencia a Diamante Rosa. Ágata ainda mostra ser uma Gem arrogante e bastante preconceituosa, já que considera Gems como as Rubis e Ametistas como inferiores a ela
E na vida real: Embora preconceituosa com as Ametistas na série, as Ágatas também são da família dos quartzos. As ágatas são formadas em regiões anteriormente de grande atividade vulcânica, geralmente preenchendo espaços que anteriormente era de material incandescente. Ao contrário das ametistas, as ágatas são ocas e constituídas principalmente de SiO2 (sílica). Tem uma resistência de até 7 na escala Mohs e apresentam uma grande variedade de cores, desde azul, passando por cores como vermelho, amarelo, marrom,cinza e até incolor. É encontrada em diversos locais do mundo, como no Brasil, Itália, Grécia, Estados Unidos, China e Índia por exemplo. Além de ser usada como pedra ornamental, também é usada em  artesanatos e na indústria, como faca para se cortar determinados medicamentos. Na antiguidade, era utilizada como ferramenta de corte em várias culturas. Devido a sua constituição, muitos trabalhadores que tiram seu sustento das pedras de ágata sofrem com silicose, uma doença pulmonar causada pela inalação de sílica ao longo do tempo e que pode ser fatal.

Resultado de imagem para agata
Ágata da vida real.

Zircônia

Resultado de imagem para zirconias steven universe
Zircônia de acusação
Quem ela é no desenho: Tendo aparecido apenas durante o julgamento de Steven no Planeta Natal, as Zircônias tinham como função o pleno funcionamento do tribunal. Uma das zircônias era verde e tinha como função a de promotoria, ou seja, acusar Steven (como Rose Quartz) de ter assassinado a Diamante Rosa. Do outro lado, estava a Zircônia de defesa, que era advogada de Steven. A Zircônia de acusação era verde (embora dita que era na verdade amarela) e a de defesa era Azul. Ambas foram poofadas pela Diamante Amarelo após a mesma se irritar com o final do julgamento, que colocava suspeita nas Diamantes no assassinato da Diamante Rosa.
Resultado de imagem para zirconias steven universe
Zircônia de defesa

E na vida real: Pode se dizer que esta Gem tem duas origens possíveis. Pelo nome, a Zircônia seria nada mais nada menos que o metal conhecido como zircônio (Zr). De número atômico 40, o zircônio é um metal de transição e está no meio da tabela periódica. Seus óxidos mais comuns são +2, +3 ou +4. É um metal leve, mais do que o aço, e de cor branco acinzentado. Outras características incluem sua alta resistência e muito resistente ao ataque de ácidos e a corrosão. É empregado, sobretudo, como revestimento de reatores nucleares devido a sua baixa capacidade de choque de neutrons. Pode ser combinado com outros metais para formar ligas mais resistentes a corrosão, como com o níquel.
Por outro lado, o Zircônio constitui algumas gemas. Uma delas é a Zircônia cúbica, um mineral que é obtido em laboratório e que possui propriedades semelhantes aos diamantes, sendo o mineral mais comum para imitar o diamante comercialmente. Já o silicato de Zircônio ou Zirconita é um mineral encontrado na natureza e com cores variáveis, como o vermelho, amarelo, azul, verde ou marrom. Popularmente conhecido como Zircão, é considerado um dos minerais mais conhecidos do planeta e encontrado nas rochas de mais diversas origens, seja de origem vulcânica, sedimentar ou metamórfica. Austrália e África do Sul são os principais produtores desta gema, que fora seu uso como imitação do diamante, é utilizado em medicamentos.

Resultado de imagem para zirconio  Resultado de imagem para zirconio
                              Do lado esquerdo, o metal zircônio. Do direito, o mineral zircão.

Esmeralda

Resultado de imagem para esmeralda steven universe
Esmeralda de Steven Universe.
Quem ela é no desenho: Ainda pouco mostrada na série, Esmeralda aparentemente é uma general do exército Gem. Ela estava bem zangada com o fato de uma de suas naves ter sido roubada por Lars e as descoloridas (grupo de Gems marginalizadas do Planeta Natal). 
E na vida real: Pouco conhecida na série, mas bem conhecida na vida real. As esmeraldas estão entre as pedras preciosas mais conhecidas do mundo e também das mais resistentes (na escala Mohs, tem resistência 8). As esmeraldas pertencem a família do Berílio e é o mais nobre mineral dentre eles. Sua conhecida cor esverdeada é devido a presença de crômio em sua fórmula. São pedras brilhantes e opacas. Além da beleza das pedras, o que mais contribui para a sua valorização é o fato dela ser encontrada em poucos lugares. As maiores minas são encontradas na Colômbia, seguidas por Brasil, Rússia e Zimbábue. Uma variedade mais rara é a esmeralda vermelha, que tem coloração avermelhada (obviamente) e que só pode ser encontrada nos EUA (nos Estados de Utah e Novo México).

Resultado de imagem para esmeralda
E a da vida real, bem melhor né?

Diamante

Resultado de imagem para diamantes steven universo
Desenhos das Diamantes na Base Lunar de Steven Universe. Abaixo, as quatro diamantes em suas formas reais.
Resultado de imagem para diamante azul                                     Resultado de imagem para diamante amarelo Resultado de imagem para diamante rosa                                      Imagem relacionada

Quem ela é no desenho: Primeiro de tudo, elas. As Diamantes constituem a autoridade do Planeta Natal e de todas as colônias Gems. São as Gems mais poderosas e segundo Peridot, não possuem nenhuma fraqueza. As Diamantes são muito maiores que as Gems normais (com exceção da Diamante Rosa) e possuem habilidades únicas. Todas as outras Gems nascem para servir as suas Diamantes, com suas funções definidas desde o nascimento. O corpo de comando das Diamantes constituem um regime totalitário sobre todas as outra Gems. Apesar de serem uma autoridade única, cada uma comanda seu próprio corpo de Gems e tem suas colônias separadas. Além disso, apresentam personalidades completamente opostas. A Diamante Amarelo, por exemplo, é extremamente temperamental e não demonstra muita compaixão, sendo bastante explosiva. Já a Diamante Azul é o oposto, sendo bastante diplomática e melancólica, podendo fazer todos ao redor chorar se ela chorar também. A Diamante Rosa, que foi "morta" e deu origem a guerra entre as Rebeldes da Terra e o Planeta Natal, mostrou ter uma personalidade um tanto infantil, porém demonstrou-se carinhosa e bastante compreensiva com a vida orgânica. Por fim, a misteriosa Diamante Branco, que só apareceu no mais recente episódio da série e mostrou-se ser a mais poderosa e temida das Diamantes, com uma personalidade bastante misteriosa e dito que não saiu do Planeta Natal por eras. 
E na vida real: Tal como a ficção, os diamantes são as pedras preciosas mais valorizadas e o material mais resistente encontrado na Terra. Estando no mais alto degrau da escala Mohs (escala 10), os diamantes não pode ser destruídos por qualquer outra pedra, a não ser outro diamante. Só pode ser destruído em temperaturas acima de 5000 °C, ou seja, em temperatura encontrada na superfície do Sol. É constituído apenas de Carbono (C), tendo uma formação bastante simples e em pressões maiores acima de 6 GPa. Sendo carbono puro, em determinadas condições pode se transformar em grafite, que possui a mesma fórmula química, mas com outra distribuição. E sendo derretido, pode dar origem ao Dióxido de Carbono (CO2). E o grafite pode se transformar em diamante, dando origem aos diamantes artificiais. Os diamantes, além do altíssimo valor como gema e sendo a joia mais preciosa existente, também possui pode ser utilizado nas indústrias, pois sendo o mineral mais resistente do planeta, pode cortar qualquer outro objeto existente. Suas cores, tais como as Diamantes de Steven Universe, são bem variadas. Desde incolor, os diamantes podem ser azuis, amarelos, rosas e também vermelhos, sendo os dois últimos as variedades mais raras. As maiores reservas de diamantes do planeta estão na Rússia, África do Sul, Austrália e Botswana. 

Bom gente, a lista é longa e poderia ter mais. Mas prometo que vai ter uma parte e especificamente sobre as fusões (com exceção de Garnet). Aguardem até 2020 a parte 2. Até lá.

sábado, 7 de julho de 2018

Seis coincidências macabras que impedem o hexa

Salve nação! Ontem foi um dia triste para todos nós. Mais uma vez, o Brasil bateu na trave e não trouxe o tão sonhado hexacampeonato de futebol. O sonho do hexa vai ficar para 2022, no Qatar. Isso caso se classifique, pois nunca sabemos o dia de amanhã. E mais uma vez, tivemos algumas coincidências que nos impedem de irmos para a mão esquerda no número de títulos.
A seleção brasileira vinha jogando bem, mas parou na "Geração Belga" que busca o seu primeiro título. Sabemos bem  que muitas equipes "modinhas" ganharam do Brasil e não conseguiram o título depois. Temos a Hungria de 1954, a Holanda de 1974 e a França de 1986. Não sabemos da Bélgica (e nem quero saber). Mas sabemos que apesar de muitos acharem coincidências deste ano para o ano do penta, no distante ano de 2002 (tinha apenas 7 anos na época), mas desde 2006 para cá, há coincidências que vem atrapalhando o tão sonhado hexa do Brasil. Alguns são ridículos, mas algumas são muito evidentes.
Eia aqui os seis motivos que nos impedem do hexa e que ainda vão impedir...

1 - Jogos decisivos contra Europeus (que sofreram antes)

Depois do penta em 2002, a seleção brasileira não conseguiu mais derrotar mais nenhum europeu nas partidas de mata-mata. E bastou apenas um jogo para todo o sonho do hexa ir ao chão ao encontrar um europeu nas fases finais. E temos jogado muito mal contra eles.
Se em 2002, a seleção só teve europeus nas partidas eliminatórias e passou por todos eles (Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha), a coisa se inverteu. Em 2006, uma derrota amarga para a França (carrasca em outras duas edições). Em 2010, uma eliminação inesperada para a Holanda, quando foi para o intervalo com a vantagem. Em 2014, dois grandes baques. O primeira veio com o famigerado 7 a 1 em pleno Mineirão (uma derrota que não vai sair do povo brasileiro, infelizmente). E na decisão do 3° lugar, uma derrota de 3 a 0 para a Holanda. E agora, em 2018, uma derrota para a Bélgica. 
Outra coincidências nessas eliminações é que os adversário vieram de jogos disputados. Em 2006, a França ganhou de 3 a 1 da Espanha, quando virou o placar aos 40 do segundo tempo. Em 2010, a Holanda passou com um 2 a 1 pela fraca seleção da Eslováquia. Em 2014, a Alemanha passou pela Argélia nas oitavas com um 2 a 1 na prorrogação (quando os argelinos estavam melhor) e com um magro 1 a 0 contra a França, quando os franceses jogavam mais. E agora em 2018, a Bélgica veio de uma dura partida contra o Japão, da qual perdia por 2 a 0 e conseguiu virar no fim do jogo.
Nesses 5 jogos, a seleção tomou 15 gols e só fez 3!!!! Realmente, um desempenho muito aquém da história da nossa seleção que sempre bateu em todos eles. Coincidentemente, estes resultados tem muito em comum com algo que aconteceu com a seleção brasileira nestes últimos 16 anos. E vamos ao segundo motivo.

Resultado de imagem para henry brasil
Henry passou por todo mundo neste gol.

Resultado de imagem para sneijder brasil
Sneidjer subiu mais que toda defesa brasileira.
Resultado de imagem para kross brasil
Muller abre o placar para o passeio.
Resultado de imagem para de bruyne brasil
E agora De Bruyne entra para a lista de carrascos brasileiros.
Reparem que França, Bélgica, Holanda e Alemanha fazem fronteira entre si. Quem vai eliminar o Brasil na próxima, Luxemburgo?

2- Mais estrangeira que brasileira

Em todos os títulos do Brasil, a maioria dos jogadores da seleção jogavam em clubes brasileiros. Até 1978, todos os jogadores da seleção jogavam exclusivamente no Brasil. A partir de 1982, começamos a ter um jogador brasileiro que jogava fora do Brasil (na verdade dois), os meias Falcão (na Roma da Itália) e Dirceu (no Atlético de Madrid da Espanha). E o número só aumentou a partir de então. Em 1994, a seleção já tinha mais jogadores na Europa do que no Brasil, mas mesmo assim o futebol brasileiro estava em grande número (11 jogadores no elenco). Em 1998, havia mais jogadores em times estrangeiros, porém havia um grande número de "brasileiros" (9 jogadores entre os 23). Em 2002, ano do penta, a maioria dos jogadores jogava em clubes brasileiros (13 jogadores). Mas a partir de 2006, quando a sina contra os europeus começou, se contava nos dedos quem da seleção jogava no Brasil. Na Alemanha em 2006, estavam apenas Rogério Ceni e Mineiro (do São Paulo) e Ricardinho (do Corinthians). Em 2010, Robinho (Santos), Gilberto (Cruzeiro) e Kleberson (Flamengo). Em 2014, em número ligeiramente maior estavam Jô e Victor (Atlético Mineiro), Fred (Fluminense) e Jefferson (Botafogo). E finalmente em 2018, tínhamos Cássio e Fágner (Corinthians) e Pedro Geromel (Grêmio).

Resultado de imagem para seleção de 2018
Enquanto 2018, conta-se nos dedos quem joga no Brasil...
Resultado de imagem para seleção de 2002
...na equipe pentacampeã, muitos jogadores da foto estavam em campos brasileiros. Vejam ai Marcos, Rogério Ceni, Vampeta, Luizão e afins...
E nesse meio tempo, os convocados de times brasileiros foram meros coadjuvantes e poucos foram titulares. Apenas Robinho em 2010, Fred em 2014 e Fágner este ano foram titulares nesse meio tempo. Pouco para fazer a diferença durante a Copa. Em 1994, por exemplo, Mazinho (na época no Palmeiras) entrou no lugar de Raí (que estava no PSG) e fez muita diferença para o Brasil chegar à final e conquistar o tetra. Com ele na equipe, o time ficou mais compacto defensivamente e ganhou força no ataque para as fases finais. Em 2002, Kleberson (no Atlético-PR na época) entrou no meio da competição no lugar de Juninho Paulista e fez toda a diferença no esquema tático da equipe de 2002. Jogadores assim fizeram falta nesses últimos anos e consequentemente, faltou um pouco de futebol brasileiro no futebol da seleção. Embora o futebol brasileiro não esteja tão em alta assim nos últimos anos e vemos isso nos mundiais de clubes, ainda temos bons jogadores no futebol brasileiro e que poderiam fazer diferença nas Copas. E torcedores do Brasil inteiro convocariam estes jogadores. Seja Neymar e Ganso no espetacular time do Santos em 2010, seja a dupla Arthur e Luan do Grêmio campeão da Libertadores de 2017 para este 2018. 
Mas isso sem contar uma coincidência muito clubista nesse mio tempo...

3 - Falta um palmeirense ou são paulino na equipe

Resultado de imagem para marcos seleção brasileira
São Marcos, o último palmeirense que esteve em uma Copa.
Podem me chamar de clubista, mas faltou jogadores dos dois grandes paulistas na equipes. Algo que sempre teve nos títulos do Brasil foram jogadores dessas equipes. No título de 2002, o goleiro titular era nada mais que o grande Marcos do Palmeiras. E no elenco ainda havia Rogério Ceni e o jovem Kaká no elenco. Voltando em 1994, ano em que as duas equipes estavam em alta (São Paulo campeão do mundo e Palmeiras campeão brasileiro), o verdão emplacou o meia Mazinho. E o São Paulo ainda tinha o goleiro Zetti, os laterais Leonardo e Cafu (este que começava uma grande história) e o atacante Muller. Isso sem contar que Raí do PSG e o zagueiro Ronaldão que jogava no Japão na época, fizeram parte dos títulos mundiais do São Paulo. 
Indo mais para atrás, em 1970, o elenco iluminado de 1970 tinha os palmeirenses Baldocchi e Leão e o tricolor tinha nada menos que Gérson (sem comentários). Em 1962, o Palmeiras mandou para o Chile nada mais que Djalma Santos (um dos maiores laterais da história), além de Zequinha e Vavá (que foi um dos artilheiros da Copa). E o São Paulo mandou a dupla Bellini (que era o capitão em 1958) e o jovem Jurandir. Por fim, em 1958 o Palmeiras tinha o ítalo-brasileiro Mazzola (que depois defenderia a Itália). E o tricolor paulista teve no elenco Dino Sani, De Sordi e Mauro Ramos. 
Pois bem, com uma rica história em Copas do Mundo, com exceção de 2006, não tivemos são-paulinos nos elencos da Copa do Mundo. Palmeiras? Depois de Marcos, nenhum palmeirense esteve na Copa do Mundo. Muito por causa da péssima fases de ambas as equipes, com o São Paulo conquistando poucos títulos após 2008 e o Palmeiras tendo dois rebaixamentos neste período. Óbvio que as equipes tiveram glórias nesse período e o Palmeiras vem se reconstruindo, porém nada suficiente para integrar os elencos da seleção brasileiras nas copas neste tempo. E faz falta, mesmo com as piadas dizendo que o Palmeiras não tem mundial.

4 - Bola aérea

Uma jogada essencial em toda grande equipe  é a jogada pelo alto. Toda equipe tem o seu grande cabeceador ou alguém que tire proveito deste tipo de jogada. Os europeus são muito eficientes neste tipo de jogada e a seleção brasileira  sofreu com gols pelo alto destas equipes.
Em 2006, a França derrotou o Brasil com gol de Henry em um cruzamento de Zidane. A bola encontrou no segundo pau o letal atacante francês. Na Copa de 2010, dois gols sofridos pelo alto. No primeiro gol, Júlio César e Felipe Melo bateram cabeça e gol contra. No segundo gol, um gol de cabeça de Sneijder, o jogador mais baixo da Holanda e que nunca tinha feito um gol de cabeça na vida. Em 2014, um gol de bola aérea iniciou o 7 a 1. Bola na área e no segundo pau, Muller abriu o placar. E agora em 2018, uma bola aérea fez a Bélgica abrir o placar, quando encontrou Fernandinho que fez gol contra. 
Em todos estes jogos, a bola aérea fez diferença. E a seleção de Tite, embora sofreu poucos gols, sempre sofreu de gols pelo alto. E a sina com a bola aérea continuou. Lembra da matéria que fiz analisando as médias de altura e outros dados da seleções? A seleção brasileira não era das mais altas...

5 - Maldição da 6° maior cidade

Os locais das partidas onde o Brasil foi eliminado tem uma certa coincidência. Desde 2006, a seleção brasileira perde para um europeu na fase de mata-mata e quase sempre na...sexta maior cidade do país sede. Uma coincidência geográfica, que poucos percebem e é esdrúxula. Mas não para mim e para quem curte geografia.
Em 2006, a seleção foi eliminada em Frankfurt. A cidade alemã é uma exceção, pois na realidade é a 5° maior cidade da Alemanha (atrás de Berlim, Hamburgo, Munique e Colônia). A cidade é conhecida por ser um grande centro financeiro do país e local da maior bolsa de valores do país (a principal). É sede de grandes empresas alemãs e é sede do Banco Central Europeu. Possui atualmente 732.688 habitantes.

Resultado de imagem para frankfurt
A grande cidade de Frankfurt, uma das cidades mundiais.
Já em 2010, o Brasil caiu em Port Elizabeth, a sexta maior cidade da África do Sul (na verdade, é a região metropolitana de Nelson Mandela Bay). A cidade é conhecida por ter um dos maiores portos do país e pelo turismo. A região metropolitana possui 1.152.115 habitantes.

Resultado de imagem para port elizabeth áfrica do sul
A turística Port Elizabeth.
Em 2014, a cidade da vez era Belo Horizonte. A sexta maior cidade brasileira é a capital de Minas Gerais e popularmente conhecida como BH. A cidade mineira foi uma das primeiras cidades planejadas do país. A cidade tem como fonte de renda o setor de serviços e a indústria, sendo sede de grandes empresas industriais no país. Belo Horizonte possui atualmente 2.502.667 habitantes.

Resultado de imagem para Belo horizonte
A planejada Belo Horizonte, mesmo sendo grande, é uma cidade tranquila (o que dizem).
E agora em 2018, o Brasil caiu na sexta maior cidade russa. A cidade de Kazan é a capital da República do Tartaristão, sendo uma das repúblicas que compõe a Rússia e uma cidade que apesar de estar na Rússia, possui uma população de maioria muçulmana. A economia da cidade depende do turismo e é ainda o maior centro científico do país. A cidade possui atualmente 1.143.535 habitantes.
Pois é minha gente, torçamos que não joguemos que a fase de mata-mata na sexta maior cidade do Qatar que é...Umm Salal, que não receberá nenhum jogo. É um sinal do hexa?

Resultado de imagem para Kazan cidade
A bela mesquita da belíssima Kazan, cidade muçulmana russa.

6- O time adversário nos conhecia muito bem...

Lembra na última copa, aquela frase "O Dante conhece os alemães...". Pois bem, o zagueiro jogava na época no Bayern de Munique, a equipe com mais jogadores da equipe alemã. Certamente, teria bons conhecimentos da equipe alemã. Mas tudo foi em vão, como nós sabemos. E a frase virou um dos mantras do 7 a 1. Mas em todas as eliminações do Brasil, os jogadores brasileiros teoricamente conheciam os adversários. Mas eles nos conheciam mais do que nós.
Em 2006, o carrasco Zidane jogava junto de Ronaldo e Roberto Carlos no Real Madrid. E Thiery Henry jogava junto do volante Gilberto Silva no Arsenal. Em 2010, o carrasco Sneidjer jogava na então campeã da Liga dos Campeões, a Inter de Milão da Itália. E nesta mesma equipe, jogavam parte da equipe titular da seleção na época: o goleiro Júlio César, o lateral Maicon e o zagueiro Lúcio. Certamente, o baixinho holandês sabia como passar por nossa defesa. Em 2014, tínhamos Dante e além dele, o volante Luiz Gustavo (na época, no Wolfsburg) jogou também no Bayern de Munique no período entre 2010 e 2014. Também conhecia os alemães muito bem...
Por fim, agora na Copa de 2018, os belgas também fazem muita companhia aos brasileiros. Um dos autores do gol, Kevin De Bruyne joga ao lado de Ederson, Gabriel Jesus, Fernandinho e Danilo no Manchester City. Além dele, o zagueiro Kompany também atua lá. No Chelsea, o craque Hazard conhecia bem William. E por fim, o lateral Meunier conhecia bem Neymar e Thiago Silva, fora Marquinhos no banco.
O futebol globalizado fez nossos craques ficarem mais conhecidos e consequentemente, mais estudados ao longo do período até a Copa. Eles fazem isso. Mas e nós, não usamos o conhecimento sobre eles ao nosso favor? Não é só a ABIN que não funciona no país...
Resultado de imagem para zidane e ronaldo
Zidane conhecia muito bem Ronaldo, Roberto Carlos, Cicinho e Robinho
Resultado de imagem para sneijder e julio cesar
Sneidjer conhece bem a defesa brasileira.
Resultado de imagem para De Bruyne e jesus
De Bruyne conhece bem Gabriel Jesus...

Resultado de imagem para Dante e os alemães
Dante conhece os alemães...

Bônus

Peraí, são 7? Não, são mais três fatos importantes a saber. E são algumas coincidências que também explicam o porquê do hexa não chegar no Brasil ainda. São eles:
Maldição mexicana: Desde 1994, a seleção mexicana consegue passar pela fase de grupos, mas sempre caiu na fase de oitavas-de-final. Ao longos destes 24 anos, a seleção mexicana foi eliminada por: Bulgária em 1994, Alemanha em 1998, EUA em 2002 (considerada a mais dolorida das eliminações), Argentina em 2006 e 2010, Holanda em 2014 e Brasil em 2018. O que em comum aconteceu com eles? Não ganharam a competição. E o Brasil continuou a sina mexicana. Se o México não vai às quartas, ninguém mete a mão na taça.
Camisa 10 em baixa: Após a brilhante Copa do Mundo de 2002, o Brasil não teve um camisa 10 jogando bem a Copa do Mundo. A camisa usada por Pelé, Zico e Rivaldo (o último grande camisa 10 brasileiro em copas) não tem sido bem representada nestas eliminações brasileiras. Em 2006, Ronaldinho Gaúcho vinha em alta por ter sido eleito duas vezes o melhor jogador do mundo. Mas em 2006, pouco fez na Copa e praticamente sumiu no jogo contra a França. Em 2010, o camisa 10 era Kaká. Melhor do mundo em 2007, Kaká vinha em baixa e atuou a Copa lesionado. Tal como Ronaldinho Gaúcho, não fez nenhum gol quando jogou com a 10 da seleção. Nas duas últimas copas, Neymar passou a atuar com a camisa 10. Mas o atual jogador do PSG não fez copas com o que se espera dele. Em 2014, marcou 4 gols na fase de grupos. Durante a fase de mata-mata, jogou abaixo do esperado e ainda foi tirado por Zuñiga nas quartas-de-final. E se livrou do vexame do 7 a 1. Já em 2018, vindo de uma lesão que o fez perder boa parte da temporada pelo PSG, Neymar ficou mais marcado por suas quedas nas faltas que sofreu (ou não) do que pelos dois gols que marcou. Enquanto os ditos coadjuvantes brilharam (Zé Roberto em 2006, Elano em 2010 e Coutinho em 2018), os craques da camisa 10 jogaram pouco na Copa.
Kazan: Além do fator 6° maior cidade, Kazan está sendo conhecida nessa Copa como a cidade que eliminou campeões. No estádio, caíram três campeões do mundo. Na primeira fase, a Alemanha foi eliminada ao perder da Coreia do Sul. Nas oitavas de final, foi a vez da Argentina cair no estádio, desta vez para a França. E por fim e agora, o Brasil caiu no estádio para a Bélgica.
Eu falei três, mas tem mais uma. Não é algo que o Brasil sofreu, mas sim algo que os adversários que eliminaram o Brasil conseguiram.
Ajuda do Brasil: O que alivia o Brasil é que nas últimas três eliminações, é que seus adversários chegaram na final e nos mostra que eram bons times. A resposta é óbvia para a Alemanha, já que a eliminação foi nas semi-finais. Mas em 2006 e 2010, quando a eliminação foi nas quartas de final, França e Holanda chegaram a decisão. O que significa que ganhar do Brasil é um fator que aumenta a auto-estima da equipe, já que em 2006 o favoritismo brasileiro veio das estrelas da equipe e pelo título de 2002; em 2010, a seleção de Dunga não era brilhante, mas vinha com bons resultados contra as grandes equipes e títulos da Copa América e da Copa das Confederações; em 2014, o favoritismo era o fator casa. As equipes ganharam força e chegaram a final. Mas ganhar  Copa, só a Alemanha mesmo conseguiu (e evitou a festa argentina em 2014 no Brasil). Será que a  Bélgica chega à final em 2018? Nos últimos 16 anos, a resposta é sim...mas veremos isso na terça-feira (10/07).

Pois é galera, mais uma vez estamos de ressaca com a eliminação da seleção brasileira na Copa. Mas calma gente, ainda tem mais 4 anos para o hexa chegar. Para isso, a receita do título é:
1 - Ganhar de europeus nas fases de mata-mata
2 - Ter mais jogadores atuando no Brasil
3 - Não jogar na 6° maior cidade do país
4 - Ter alguém do Palmeiras e do São Paulo na equipe
5 - Não tomar gol pelo alto
6 - Conhecer os adversários antes deles
7 - Não pegar o México nas oitavas
8 - Ter um camisa 10 inspirado durante a competição

Concordam com a lista. Tem mais alguma coisa pra dizerem aqui?

Então me deixe enxugar as lágrimas da eliminação e trabalhar normalmente na terça-feira.

Até mais, pessoal.