quinta-feira, 13 de julho de 2017

A Origem dos nomes das estações das Linhas da CPTM: Linha 11 - Coral

Voltei galera! Não, não estava sumido. Mas voltei com uma das séries de maior sucesso aqui do blog: a origem dos nomes das estações da CPTM. E hoje, depois de quase seis meses, vou falar sobre os nomes das estações da Linha 11 - Coral.
A linha foi inaugurada em 1875 e pertencia a antiga Central do Brasil, mas antes pertencia a Estrada de Ferro do Norte. Ligava a cidade de São Paulo, desde a atual estação Brás (antiga Roosevelt) até o Rio de Janeiro, passando pelo Vale do Paraíba e chegando até Minas Gerais. No século seguinte, começou a operação de trens suburbanos que ligavam a Zona Leste até a cidade de Mogi das Cruzes. E este se mantém até hoje, agora controlada pela CPTM e começando seu trajeto na estação da Luz. Em 2000, foi criado o Expresso Leste, uma linha de trens rápidos (para a média da CPTM) e que liga a Luz até a estação Guaianases. Futuramente, pretende-se ampliar o Expresso Leste até a cidade de Suzano, beneficiando passageiros das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. 
A linha passou por diversas mudanças até chegar ao trajeto atual. A linha possui atualmente 50 km e 16 estações, havendo transferência na estação Guaianases do Expresso Leste para a Linha 11. Poderia até ter mais estações, mas muitas foram desativadas no ano 2000 para a criação do Expresso Leste. São elas: Engenheiro São Paulo (próximo da estação Belém do Metrô), Clemente Falcão (entre as estações Belém e Tatuapé), Engenheiro Gualberto (próximo da estação Carrão), Carlos de Campos (Próximo da estação Penha) e as estações Vila Matilde, Patriarca e Artur Alvim (nem preciso dizer onde ficavam) e XV de Novembro, estando próxima da atual estação Dom Bosco (embora mais ao norte). Pouco sobrou dessas estações antigas, que foram demolidas e quase nada delas resta. Mas alguns vestígios podem ser vistos se prestarem atenção em detalhes como antigas plataformas, escadas e pátios abandonados. Infelizmente, pouco se tem para contar história.
Mas os nomes das estações existentes ainda contam muita história. Muitos locais surgiram próximos as estações de trem e seus nomes ajudam a contar a história desses locais. E o Blog aqui vai contar um pouco da história dessas estações e dos seus locais. Portanto, vamos embarcar na Luz e vamos chegar a Mogi das Cruzes. Vamos contar muita história.
Bora lá?


Plataforma da antiga estação Carlos de Campos, vista da Estação Penha.


Luz 

Brás 

Tatuapé

Corinthians-Itaquera

Dom Bosco 

Resultado de imagem para estação dom bosco
Plataforma da estação, que é elevada.
A estação Dom Bosco foi inaugurada em 2000 para servir ao recém-criado Expresso Leste. A estação se chamaria Jacu, em referência a Avenida Jacu-Pêssego e ao córrego homônimo, onde está localizado. Mas recebeu o nome da Obra Social, Dom Bosco, fundada em 1909 pelos salesianos, no lugar de uma escola de ensino fundamental e que fica próximo da estação. A instituição oferece cursos profissionalizantes aos jovens da região. O nome Dom Bosco é o nome de um santo canonizado em 1934 pela Igreja Católica que se chamava João Melchior Bosco (1815-1888) e era italiano. É conhecido como Mestre da Juventude e é o padroeiro da capital federal, Brasília.

Resultado de imagem para dom bosco
O Santo Dom Bosco, que dá nome a Obra e a estação.


Resultado de imagem para obra social dom bosco
Obra social Dom Bosco.

José Bonifácio 

Resultado de imagem para estação jose bonifacio
Plataforma da estação, também elevada
A estação está localizada no distrito de mesmo nome, que fica na região de Itaquera (pelo qual a região é mais conhecida), sendo José Bonifácio se referindo ao conjunto habitacional que fica na região. Mas o nome é bastante ilustre. José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) foi ministro de Dom Pedro I e é conhecido como o "Patrono da Independência", já que sua atuação foi decisiva para o Brasil se tornar independente de Portugal, combatendo focos separatistas. Embora tenha se exilado após divergências com Dom Pedro I, voltou ao Brasil e foi tutor de Dom Pedro II antes de sua morte. Uma curiosidade interessante sobre Bonifácio é que foi ele o descobridor do elemento Lítio (Li), um dos metais mais utilizados no mundo. Isso o torna o único brasileiro a ter descoberto um elemento químico (embora a descoberta só foi oficializada mais tarde).

Resultado de imagem para jose bonifacio
O Patriarca da Independência, José Bonifácio.

Guaianases 


Resultado de imagem para estação guaianazes
Estação atual
A última estação do Expresso Leste, assim como as duas antecessoras, foi inaugurada em 2000. É a última estação do atual Expresso Leste e substitui a antiga estação do local, que foi originalmente inaugurada em 1875 e que passou por várias reconstruções antes de sua desativação, no ano 2000. Atualmente, a estação antiga (que fica depois da atual) deu lugar a um restaurante Bom Prato. 
Mas indo direto ao foco da matéria, Guaianases é o nome da subprefeitura/distrito de mesmo nome e a origem do nome tem haver com os antigos habitantes da região, os índios Guaianases ou Guianás. Ao contrário do que muitos pensam, a tribo era do tronco Macro-Jê, diferente do Guarani. A tribo dos Guianás habitava desde o Rio de Janeiro até o Uruguai, habitando as regiões de serra. A tribo encontra-se extinta. E o bairro surgiu das missões jesuítas que iam catequizar esses índios. Com a ferrovia Central do Brasil, possuiu muitas olarias. Porém, com a decadência dessas e o aumento da população do bairro devido a migração nordestina, tornaram o distrito um "bairro dormitório" e por causa disso, o bairro se tornou um dos mais precários da cidade de São Paulo.

Resultado de imagem para guaianazes
Vista do bairro com o trem em destaque.

Antônio Gianetti Neto 

Resultado de imagem para estação gianetti ferraz de vasconcelos
Plataforma da estação.
Saindo de São Paulo, chegamos ao município de Ferraz de Vasconcelos. E a primeira estação da cidade é a complexa Antônio Gianetti Neto. Complexa só no nome que tem.
A estação foi inaugurada em 1998 com o nome de Lajeado. Porém, no mesmo ano, o nome foi alterado para homenagear um influente industrial da região e que doava material para construção de escolas. O nome foi sugerido pelo ex-Deputado estadual José Guilherme Gianetti (1961-2005), que também é o autor da lei que tornou a data do 9 de julho feriado no Estado de São Paulo, em 1997.


Resultado de imagem para guilherme gianetti
Ex-deputado Guilherme Gianetti, que homenageou o tio.

Ferraz de Vasconcelos

Resultado de imagem para estação ferraz
Entrada da Estação, totalmente reformada.
A estação foi inaugurada em 1926 e pertenceu a antiga Central do Brasil. Recebeu seu nome como uma homenagem a José Ferraz de Vasconcelos, chefe do 2° distrito de operação de tráfego e que tinha morrido dois anos antes. Foi ele quem projetou a estação, que se chamaria Vila Romanópolis. A estação surgiu bem antes da cidade, que fora um distrito da vizinha Poá e se emancipou em 1953. A cidade desde então se tornou uma cidade que destaca no comércio e possui várias indústrias. Mais uma cidade que surgiu graças as ferrovias. A cidade possui atualmente pouco mais de 182 mil habitantes.

Resultado de imagem para ferraz de vasconcelos
Vista atual da cidade

Poá 

Resultado de imagem para estação poá
Plataforma da estação, completamente reformada
A próxima cidade que visitaremos. A estação Poá foi inaugurada em 1875, mas só ganhou um prédio em 1891. Ela teve quatro prédios diferentes durante sua existência, tendo sido recentemente reformada. E assim como Ferraz de Vasconcelos, a cidade surgiu depois da estação. Poá se emancipou de Mogi das Cruzes em 1949. E seu nome tem duas origens diferentes (suposições): derivada da palavra Itrapuá e depois Itapoá, que denomina um córrego da cidade ou vem da palavra "Piá", que era uma maneira rápida de falar "Peaçaipá", que na língua tupi significa "Encruzilhada", tendo em vista que a cidade se localiza entre São Paulo, Mogi das Cruzes, Santos e Rio de Janeiro. 
Sobre Poá, é a segunda menor cidade da região metropolitana de São Paulo em área (17 km²). Isso graças a emancipação de Ferraz de Vasconcelos (que tem 30 km²) e de perdas de áreas para Suzano e Itaquaquecetuba. Possui 112 mil habitantes e é uma das cidades mais densamente habitadas da região. Apesar disso, a cidade recebe muitos turistas em razão de suas fontes de água mineral, sendo que a cidade recebe o título de estância hidromineral desde 1970 por esta razão. O setor de serviços é o que move a economia local, além das indústrias (embora não sejam poluentes).


Resultado de imagem para poá sp
Vista da cidade de Poá.

Calmon Viana 

Resultado de imagem para estação calmon viana
Estação totalmente reformada.
Conectada a Linha 12- Safira, a estação de Calmon Viana foi inaugurada em 1926 e se localiza na cidade de Poá. É a última estação da Linha 12- Safira e recebeu o seu nome em homenagem ao engenheiro ajudante Antônio Calmon Viana. Atualmente possui duas plataformas, de maneira a atender ambas as linhas.



Suzano 

Resultado de imagem para estação suzano
Vista da estação Suzano.
Chegamos a cidade de Suzano. Inaugurada em 1875, a estação teve outros nomes antes da denominação atual: Piedade (devido a proximidade com uma igreja), outrora Campos de Mirambava, Concórdia e Guiaó (nome de um rio que passa na região). O nome atual foi adotado em 1907, homenageando o engenheiro José Augusto Suzano Brandão, que foi o responsável por melhorias no prédio no ano de 1894. A estação passou por uma grande reforma e foi reinaugurada esse ano, possuindo o maior bicicletário da CPTM. A estação ainda receberá o Expresso Leste e será a estação final da Linha 12 - Safira.
Sobre Suzano, a cidade se emancipou de Mogi das Cruzes em 1949 (mesmo ano de Poá) e se destaca por sua intensa produção industrial, especialmente a indústria química, tendo duas unidades  de uma das grande empresas de papel e celulose do país que tem o mesmo nome da cidade. A cidade se destaca por sua produção de flores, introduzida pela colônia japonesa que chegou a cidade (Suzano tem uma das maiores proporções de orientais em sua população). Por conta disso, Suzano é conhecida como "Cidade das Flores".


Resultado de imagem para suzano
Vista da cidade de Suzano.

Jundiapeba 

Resultado de imagem para estação jundiapeba
Vista da plataforma da estação, que conserva a arquitetura centenária.
Chegamos ao último município da Linha 11, Mogi das Cruzes. E a primeira estação da cidade é a de Jundiapeba. A estação foi inaugurada com o nome de Santo Ângelo em 1914, mas mudou para o nome atual na década de 50. O nome é o mesmo do distrito, que é uma junção de dois rios que cortam a região: o Jundiaí (o significado vocês já viram) e o Taiaçupeba, nome que os índios chamavam os porcos selvagens da região. O Taiaçupeba foi represado e a represa é uma das que integram o Sistema Alto Tietê, que abastece a região leste da Grande São Paulo, assim como o Jundiaí.


Resultado de imagem para rio jundiai mogi das cruzes
Rio Jundiaí e sua represa

Resultado de imagem para rio taiaçupeba
Rio Taiaçupeba.
Resultado de imagem para queixada
O porco selvagem queixada, conhecido como Taiaçupeba pelos indígenas.
Seu nome científico é Tayassu Pecari.


  

Brás Cubas 

Resultado de imagem para Estação Bras Cubas
Plataforma da Estação.
Brás Cubas ou Braz Cubas, é a segunda estação da cidade de Mogi das Cruzes e se localiza no distrito homônimo da cidade. O prédio data de 1914 e tal como sua antecessora, conserva a arquitetura antiga. Há divergências quanto a data de inauguração da estação, pois alguns afirmam que a estação foi inaugurada apenas em 1928 ou 1929. Divergências a parte, o nome do distrito e da estação homenageiam o explorador português Brás Cubas (1507-1592), que também foi um dos homens mais ricos no começo da colonização do país e para alguns historiadores, foi quem inaugurou a cidade de Santos (1543) e Mogi das Cruzes (1560). Governou duas vezes a Capitania de São Vicente, chegou a Chapada Diamantina e foi um dos causadores da Confederação dos Tamoios. Realmente, o cara "causou".
PS: Não confundam esse Brás Cubas com a personagem do livro de Machado de Assis. Uma curiosidade é que a personagem Brás Cubas faz referência ao real. Machado manjava das referências.

Resultado de imagem para Bras Cubas
O verdadeiro Brás Cubas


Mogi das Cruzes 

Resultado de imagem para estação mogi das cruzes
Entrada e fachada da estação.
A estação que carrega o nome da cidade e está bem no coração dela foi inaugurada em 1875. Passou por várias reformas desde então e teve seu prédio atual inaugurado em 1984. Ao contrário das outras cidades anteriores, a cidade surgiu bem antes da estação de trem. O nome da cidade vem do tupi e significa "Rio das Cobras", uma referência ao Rio Tietê. Originalmente, se escrevia Moji. A grafia com g influenciou também a grafia de suas "irmãs", Mogi Guaçu e Mogi Mirim. O acompanhamento é uma influência religiosa.
Mogi das Cruzes foi fundada em 1560 e é uma das mais antigas cidades da região. Foi elevado a cidade em 1865 e desde então, a cidade é a maior da região do Alto Tietê e importante centro da região, atraindo pessoas também do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Possui mais de 424 mil habitantes e se destaca em vários setores econômicos. Na agricultura, a cidade se destaca como a maior produtora de hortaliças do país e também é a maior produtora de caqui (a cidade é conhecida como "Cidade do Caqui"), orquídeas, cogumelos e nêsperas. A cidade deve isso a grande colônia japonesa da cidade, que trouxe esses cultivos para a região. Além disso, a cidade possui muitas indústrias e um setor de serviços forte. A cidade também é sede de duas grandes universidades da região, a UMC (Universidade Mogi das Cruzes) e a UBC (Universidade Brás Cubas). A cidade possui os melhores indicadores sociais da região e trata 92% de seu esgoto. Por causa disso, dois amigos meus de Guarulhos amam muito a cidade. Foi por causa de tudo isso que contei?

Resultado de imagem para Mogi das Cruzes
Vista de Mogi das Cruzes misturando o campo com cidade grade.

Estudantes

Resultado de imagem para estação estudantes cptm
Plataforma da estação, a última da linha
E chegamos ao fim da jornada. E com uma estação que já disse para o que veio. A estação foi inaugurada em 1976 para justamente atender aos estudantes das duas universidades da cidade, a UMC e a UBC, que se localizam em lados opostos da estação. Além disso, ela também liga ao Mogi Shopping,  além do Terminal Rodoviário. Bem, sem muito a dizer sobre o nome dessa estação, a mais oriental do sistema.

Resultado de imagem para umc mogi das cruzes
Universidade Mogi das Cruzes.

Resultado de imagem para Universidade Braz Cubas MOgi
Universidade Brás Cubas
É isso aí galera. Chegamos ao fim da viagem. Aguardem a próxima. Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário