sexta-feira, 10 de abril de 2015

5 fatos que acontecerem desde a ultima vez que escrevi

Nossa, há quanto tempo. Fiquei o dia todo tirando as teias de aranha que ficaram aqui no blog. Nem eu mesmo lembrava que tinha um blog. Deixei muito pra lá por causa das provas. Umas bem, outras mal, mas estou vivo. E vou cumprir minha promessa de ter pelo menos três posts por mês antes das férias. Estou aliviado por voltar a escrever.
Bem, desde a última vez que escrevi aqui muita coisa aconteceu no Brasil e no mundo. E foram desde declarações grosseiras até coisas que irão mudar nossas vidas radicalmente. Fatos que estão dando o que falar até agora e não vão parar tão cedo. E eu ainda contribuo para isso (risos).
O blog vai te ajudar a relembrar o que aconteceu. Algumas coisas foram esta semana. Hora de colocarmos uma discussão e uma opinião minha. Let's go, diria o primeiro da lista.



Ed Motta com a boca no trombone, o playback de Wanessa e o fim do Restart


No mundo da música, os brasileiros abalaram nesses últimos tempo. Vamos por partes. Vamos com muita calma.
Começarei pelo sobrinho do saudoso Tim Maia, Ed Motta. O cantor causou polêmica nas redes sociais ao afirmar que em sua turnê na Europa, não queria ver brasileiros falando em português nos seus shows e nem gritando ou bebendo cerveja na platéia. Isso gerou revoltas, com ataques de que o cantor está sofrendo de "viralatice". Isso vem gerando memes diversos na internet, como este aqui:



 O cantor disse no post uma verdade apenas: que o inglês é a língua universal e tudo o que já sabíamos. O cantor poderia anunciar sua turnê sem destilar um certo preconceito por aí. Isso porque não foi a primeira vez que ele causa polêmicas. Ele já disse que os brasileiros são "feios" quando esteve em Curitiba, que São Paulo é um país civilizado dentro do Brasil e outras vezes em que ele se sente superior por ter mais cultura. Mal sabe ele que o jazz que ele toca e "gourmetizou" começou entre os que ele criticou: os mais humildes e sem tanto acesso a cultura erudita. Bem, o cantor tem o total direito de fazer suas declarações, mesmo que eu ou você não concorde. Mas que arque com as consequências. Poderia ir para Miami como um certo cantor também faria e que u colunista da Veja já o fez.
Continuando os músicos, o playback da cantora Wanessa, filha do Zezé di Camargo (mais conhecido como Mirosmar) foi motivo de risos durante sua participação no "Programa do Gugu" na Rede Record. A cantora iria cantar seu sucesso em inglês "Shine It On" (mais conhecido como Xainiron), mas o playback...bem, veja o vídeo e tire suas conclusões.




Por fim, anuncio que o Restart, banda que lançou o auto-denominado "Happy Rock" (ou emo colorido) e que marcou a virada da década. Mas como qualquer produto da indústria cultural, perdeu seu espaço e até tentaram virar apresentadores de televisão, Mas quando nunca mais se ouviu falar deles, houve a separação. Surpresa para uns, tristeza para os fãs que ficaram. E felicidade dos haters.

Bom, quem se importa...

O acidente aéreo que chocou a Europa (e o mundo)

O co-piloto Andreas Lubitz, possível causador da tragédia.
Sabe que ele era inexperiente, tendo apenas 630 horas de voo

Nos alpes franceses, um avião da companhia aérea alemã Germanwings sofreu um grave acidente. A empresa, uma marca digamos "popular" da Lufthansa, ia de Barcelona (Espanha) para Dusseldorf (Alemanha) com 150 pessoas à bordo, quando caiu nos alpes no dia 24 de março. Havia no avião cidadãos de  16 países, em sua maioria alemães e espanhóis. Um grande tragédia que repercutiu mais ainda quando a causa do acidente foi humana.
O co-piloto Andreas Lubitz foi apontado pelas gravações da caixa-preta do avião como o causador do acidente. Ele se trancou na cabine e intencionalmente, acelerou o avião e reduziu sua altitude até se chocar com os Alpes. Não se conhece quais as razões que levaram Andreas a fazer isso. A hipótese de terrorismo (em alta no mundo) foi logo descartada. Sabe-se que ele nem deveria estar trabalhando, pois estava de licença médica. Familiares próximos alegam que ele sofria de depressão e que tudo piorou após o fim de seu noivado. Era descrito como calmo e simpático pelos conhecidos, que não imaginavam que cometeria suicídio.
Após o acidente, muitas companhias aéreas mudaram seus procedimentos durante o voo com sua tripulação. Foi estabelecido de que pelo menos dois tripulantes permaneçam sempre no cockpit. Tudo para evitar que casos de alguém fique sozinho e tenha atitudes similares ao co-piloto alemão. Tudo isso nos leva a crer que apesar dos acidentes por problemas mecânicos, o mais importante é evitar acidentes causados tanto por falha humana técnica ou psicológica, como foi a tragédia europeia. 


A polêmica na maioridade penal do Brasil

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo. E muitos criminosos começam sua vida no crime cedo, muitas vezes durante a adolescência. E muitos crimes de repercussão recente foram causados por menores de idade. E muitas vezes, ficam impunes, com os menores sendo punidos com no máximo 3 anos de internação em instituições como a famosa Fundação Casa (ou Febem para os mais velhos como eu).
Graças a eleição de políticos para o Congresso mais ávidos por mudanças na maioridade penal, foi aprovada pela Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos. As alegações são de menores de idade ficam impunes em crimes hediondos e que os jovens de hoje não são como de quando a atual maioridade foi estabelecida. Mesmo que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabeleça internação para menores infratores a partir dos 12 anos. Mas como disse antes, eles permanecem lá por 3 anos. E ao completar a maioridade, não são julgados pelo crime que cometeram quando menores. O caso mais notável desse imbróglio jurídico é Roberto Aparecido Alves Cardoso, conhecido como Champinha. Aos 16 anos, em 2004, planejou e assassinou junto de dois comparsas, o casal de namorados Liana Friedenbach e Felipe Café. Como era menor, foi internado na Fundação Casa, chegando a fugir dela em 2007. Apesar de ter mais de 21 anos atualmente (21 anos é a idade máxima para o menor permanecer em Instituições como a Fundação Casa), ele não foi para a prisão. E está lá, sem ninguém saber o que fazer com ele.
O debate sobre a redução da maioridade penal vai e volta na medida da repercussão de crimes cometido por menores. Os que são contra propostas dizem que isso não irá acabar com a violência, pois não se acabaria com os motivos para que o jovem se torna-se violento, como a falta de educação e lazer nas comunidades carentes. Além disso, argumentam que as cadeias atuais não tem conseguido fazer o papel de recuperar os presos, os tornando até piores, lembrando que facções criminosas como o PCC (Primeiro Comando da Capital) começaram nas prisões. Assim, o jovem levado a cadeia cada vez mais cedo iria apenas piorar sua condição. Já os que são a favor afirmam que países seguros possuem maioridades penais ainda mais baixas, que nada se fez e nem se fará por esses jovens e que é preciso punir com rigor os menores para que se evitem novos crimes. Por fim, argumentam que o código penal deve se atualizar a realidade atual, pois a idade atual foi estabelecida em 1940.
Ainda que se ache que a redução da maioridade penal fere a constituição, parece que muita gente é a favor da mudança. Segundo o Datafolha, 93% dos entrevistados são a favor da redução da maioridade como solução para a violência. Não sabemos como essa história vai mudar, se criminosos irão usar menores de 14 para novos crimes. Lembrando que a maioridade penal na África do Sul é de 7 anos, assim como na Inglaterra e em alguns estados dos EUA. Mas a África do Sul é um dos países mais violentos do mundo, ainda mais mortal que o Brasil, apresentando uma taxa de homicídios de 31,8 assassinatos para 100 mil habitantes. O Brasil vem com 22. Ainda veremos muitos debates em torno da maioridade, mas tudo depende da relatividade do problema e se é possível dizer que alguém de 16 anos é maturo o suficiente para responder por seus atos. Há quem diga que escolhemos o presidente do país com esta idade. (lembrando que maiores de 16 anos e menores de 18 não são obrigados a votar). Mas pesquisas indicam que a adolescência acaba e a maturidade começa aos 25 anos. Ainda teremos longas discussões, tais como as de futebol sobre o tema. Saiba escolher o lado que defender.

A favor...



... e os contra!



Terceirizações à vista

Quem fala que é a favor ou...

Nosso congresso vem aprovando leis polêmicas. Ainda mais polêmica que a redução da maioridade penal, está a aprovação pelo congresso da PL 4330, que regulamenta terceirizações não só em atividades-meio, mas para atividades-fim. Ou seja, antes as terceirizações estavam em atividades de serviços como limpeza, conserto de telefones ou segurança particular. Agora ela poderá ser aplicada em qualquer atividade.
A terceirização se define quando uma empresa contrata outra empresa para realizar uma determinada atividade na qual é especializada. Temos como exemplo uma universidade que não querendo arcar uma empresa para a limpeza, contrata uma empresa especializada para isso. Isso nos moldes de hoje, pois com essa nova lei, uma montadora de carros pode contratar outra empresa que realize a montagem do carro. Além disso, até os concursos públicos seriam trocados por terceirizações. Segundo a lei, a regulamentação atende ao desejo de patrões e empregados, garantindo que os direitos trabalhistas sejam respeitados e o empresário ganha com isso pagando menos impostos. Além disso, os trabalhadores terceirizados seriam representados pelos seus sindicatos.
Mas muitas entidades ligadas aos trabalhadores e a justiça já condenaram a medida, afirmando que ela prejudicará o trabalhador em vários sentidos. Na atualidade, trabalhadores terceirizados ganha até 24% menos que os trabalhadores registrados, trabalham 3 horas a mais que o normal e respondem por mais de 80% dos acidentes, além de denúncias de trabalho escravo, sobretudo no setor têxtil. Isso seria uma negação aos direitos da Carteiro de Trabalho e outros direitos trabalhistas. Muitas entidades já disseram que haverá manifestações em defesa do trabalhador. 
Aparentemente, a lei não foi bem recebida por muitas pessoas. Mas outras alegam que a lei irá atrair investimentos em um momento que o Brasil está à beira da recessão. A legislação brasileira seria uma das mais liberais do mundo. Mas muitos alegam que relações ilegais, sonegações e corrupção aumentariam. Tudo isso agora vai depender do Senado e do veto ou não da querida presidente Dilma Rousseff. Mas o veto pode ser derrubado pela câmara, que sob a gestão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vem demonstrando rusgas com o governo e mostrando a real força do Parlamento, muito mais forte do que muitos imaginam.


5° motivo, só para terminar aqui o resumão...

Dia 12/04 o país vai parar. Irá para as ruas atrás de seus direitos. Atrás de seus sonhos, de suas ambições. Cabeças vão rolar e quem detém o poder irá ser retirado do poder. Isso vai acontecer porque...
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Eu não assisto a série, só quis zoar!




Sei que muitos estão esperando o país mudar pela 5° temporada de Game of Thrones! Vamos lá, vocês esperavam outra coisa né?
Eu só quis sair do tom sombrio que está por aí. Bom, se cuidem!


Adendo:

Dois colegas e amigos da Faculdade chegaram ao 2.0. Parabenizo aqui, já que parabenizei o Italo, parabenizo os dois gênios loucos da sala.
Parabéns ao Elias que fez 20 anos no dia 20 do mês passado (to atrasado). E agora nessa semana, parabéns ao Paulozzi que chegou aos 20 com carinha de 30 e corpinho de 40. Brincadeira, é nozes gente.
Por motivos de força maior, também me lembrei de mais um. O nosso querido Felipe, o "Bola" ou "Michel Teló" (a escolha do freguês), também fez seu niver no dia 4 de março. Desculpe Bola!

*Já vou avisando, mais colegas meus aparecerão por aqui. Aguardem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário