Agora, vamos para análise dos jogos destas oitavas-de-final, que ocorrerão neste fim de semana.
Brasil X Chile
Estádio Mineirão - 13:00 ( Horário de Brasília )
O primeiro jogo das oitavas promete. Brasil e Chile se enfrentam pela terceira vez nesta fase da Copa pela terceira vez. A seleção brasileira ganhou as duas outras semifinais ( 4 a 1 em 1998 e 3 a 0 em 2010 ), sem contar o confronto de semifinal em 1962, que terminou 4 a 2 para a nossa seleção. Neste quarto encontro, portanto, o jogo não será tão fácil.
O Chile vem de uma derrota para a Holanda, porém empolgados com a grande atuação na vitória sobre a atual campeã, a Espanha por 2 a 0. Os chilenos mostram confiança para este jogo e nos seus destaques, os meio-campistas Arturo Vidal e Charles Aránguiz e os atacantes Eduardo Vargas e Alexis Sánchez. Mas Vidal e o zagueiro Gary Medel podem ser desfalques pro jogo, pois ambos vem de lesão.
Já a seleção brasileira vem com mudanças na escalação, após atuações irregulares na 1° fase. No meio-campo, o volante Paulinho, contestado após péssimas atuações dá lugar a Fernandinho, que entrou no segundo tempo contra Camarões e deu um outro ritmo à equipe, com uma marcação e saída de bola melhor. Por causa de uma lesão nas costas, David Luiz, um dos destaques da seleção, poderá dar lugar para Dante. Na lateral direita, Felipão chegou a treinar com Maicon no lugar de Daniel Alves, mas provavelmente entrará com o contestado lateral do Barcelona, que apresentou graves problemas de marcação.
O jogo deverá ser movimentado, pois ambos os times tem jogadores rápidos, capazes de decidir em um só lance e de muita marcação no meio-campo. Ambos irão explorar os pontos fracos dos outros. A deficiência chilena na bola aérea e os problema de marcação do Brasil em seu lado direito serão explorados por ambos o treinadores. Pelo seu histórico mais que favorável e sua qualidade, o Brasil é amplo favorito. Mas terá que se cuidar, pois nos últimos dois jogos o Chile demonstrou ser uma equipe muito mais competitiva contra o Brasil. É esperar para ver.
Prováveis escalações:
Brasil : Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz ( Dante ) e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Técnico: Luis Felipe Scolari
Chile : Bravo; Medel, Jara e Silva; Isla, Díaz, Aránguiz, Vidal e Mena; Sánchez e Vargas. Técnico : Jorge Sampaoli
Árbitro : Howard Webb ( ING)
Neymar, destaque do Brasil
Vidal, destaque chileno
Colômbia X Uruguai
Estádio do Maracanã - 17:00 ( Horário de Brasília )
Mais um confronto sul-americano nesta Copa do Mundo. Colômbia e Uruguai vão se enfrentar hoje, mais tarde no Rio de Janeiro. Com uma campanha invicta na 1° fase e um ataque que marcou 9 gols, a Colômbia entra como favorita no confronto. Mas nunca duvide da força uruguaia, que surge em confrontos como este, em fases decisivas. A seleção colombiana vem com uma geração que deseja fazer história e passar para as quartas-de-final pela primeira vez. Já o Uruguai quer repetir o passado e surpreender no mesmo estádio que causou o " Maracanazzo " e derrotar a seleção cafetera. A Celeste quer repetir o feito do passado e da Copa passada, quando surpreendeu e ficou em 4° lugar. O vencedor deste jogo irá nas quartas, enfrentar Brasil ou Chile, que irão se enfrentar horas antes.
A Colômbia, sem seu maior craque e artilheiro, Falcão Garcia, aposta nos jovens James Rodríguez e Guillermo Cuadrado para poder avançar. Apresentando um futebol rápido, objetivo e sem sofrer com a defesa, a Colômbia comandada pelo argentino José Pékerman virá a campo com seu time titular completo, embora não me agrade o ataque formado por Gutierrez e Ibarbo, sendo que há opções melhores no banco como Jackson Mártinez do Porto de Portugal e Adrián Ramos que joga no futebol alemão. Ambos se destacaram na goleada sobre o Japão por 4 a 1. Mas é esperado o retorno do ataque titular. Em time que está ganhando, não se mexe.
Já a seleção uruguai vem com um grande desfalque. Luisito Suárez, suspenso após morder Chiellini na última partida por 9 jogos pela seleção em jogos oficiais e quatro meses em atividades ligadas ao futebol, já está no Uruguai. A Celeste irá sem ele, com protestos, mas tentará surpreender. Forlán entra na vaga do suspenso Suárez. Cavani, que até agora não se destacou tentará comandar o time uruguaio, que tem também bons nomes como Nicolás Lodeiro, Álvaro Pereira e Godin, o novo capitão após Lugano ir para o banco, dando lugar ao jovem e promissor Giménez. Mesmo com o desfalque de seu principal atacante, o Uruguai mostrá a mesma garra que demonstrou contra Inglaterra e Itália, jogos decisivos após a derrota para a Costa Rica.
Será um jogo com muita garra, pegado, com muitas faltas, mas será um grande show tecnicamente no maio estádio brasileiro, o Maracanã. Nos confrontos recentes, 4 a 0 para a Colômbia e 2 a 0 para o Uruguai nas eliminatórios. Ambas as equipes venceram em suas casas. Agora, veremos como se sairão em campo " neutro ".
Prováveis Escalações:
Colômbia: Ospina; Zuñiga, Yepes, Zapata e Armero; Aguillar, Sánchez, Rodríguez e Cuadrado; Ibarbo e Gutierrez. Técnico: José Pékerman.
Uruguai: Muslera; Cáceres, Godin, Giménez e Álvaro Pereira; Árevalo, Gónzalez, Cristian Rodríguez e Lodeiro; Forlán ( Stuani ) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.
Árbitro : Björn Kuipers ( HOL )
Os destaques de ambas as equipe, Rodríguez pelo lado colombiano e
Forlán, o melhor jogador da última Copa, no lugar de Suárez.
Holanda X México
Estádio Castelão - 13:00 ( Horário de Brasília )
Holanda e México medem forças em Fortaleza, no próximo domingo. Será o confronto do melhor ataque, neste caso da Holanda, com 10 gols marcados em 3 jogos contra a defesa mexicana, a melhor da Copa no momento ( Junto com Costa Rica e Bélgica ) que tomou apenas 1 gol. Mas o México também teve um bom saldo ofensivo, que poderia ser maior, porém dois gols legais foram anulados na estreia contra Camarões.
A seleção laranja vem de excelentes resultados, especialmente a goleada de 5 a 1 sobre a Espanha. Vice-campeã no último torneio em 2010, a Holanda vem invicta da 1° fase, com três vitórias até aqui e quer ser campeã do mundo pela primeira vez aqui no Brasil, mas para isso, terão de superar a desconfiança inicial, de uma equipe que não passou da 1° fase da Eurocopa de 2012 e se classificou num grupo fácil nas eliminatórias. Esperanças depositadas nas canhotas de Arjen Robben e Robin Van Persie. O contra golpe holandês será mortal com estes dois, munidos por Wesley Sneijder.
O time mexicano, após vir na repescagem, encontrou-se nesta Copa. Invictos e empatados em pontos com o Brasil na 1° fase ( perdeu a liderança no saldo de gols ), o México aposta na defesa. O goleiro Ochoa vem sendo o destaque até aqui, após parar o Brasil em suas defesas, não tão difíceis, mas decisivas. O zagueiro Márquez, o volante Vázquez e o atacante Giovanni dos Santos são os outros destaques do animado time mexicano. A torcida promete invadir Fortaleza.
Ambas as equipes exploraram os contra-ataques até aqui, mas neste jogo, a expectativa é de que a holanda agrida mais, porém o México poderá assumir as ações do jogo assim que tiver espaços. Jogo do melhor ataque contra a melhor defesa promete. Vai ferver em Fortaleza.
Prováveis Escalações:
Holanda: Cillessen; Janmaat, De Vrij, Vlaar, Blind e Kuyt ( Indi ); De Jong, De Guzmán, Sneijder; Robben e Van Persie. Técnico: Louis Van Gaal.
México: Ochoa; Rodríguez, Márquez e Moreno; Aguillar, Vázquez ( Salcdo ) , Herrera, Guardado e Layún; Dos Santos e Peralta. Técnico: Miguel Herrera.
Ochoa, destaque do México até aqui.
Robben, o mais perigoso jogador holandês na atualidade
Costa Rica X Grécia
Arena Pernambuco - 17:00 ( Horário de Brasília )
Costa Rica e Grécia. O jogo das surpresas vai rolar e agitar Recife ( mais precisamente São Lourenço da Mata ) neste domingo. Ambas as equipes se superaram na 1° fase e farão este jogo, que será histórico para o vencedor. Mas já é histórico em si só para as duas equipes. A Costa Rica superou qualquer expectativa e ficou com o primeiro lugar do grupo D. A Grécia, no sufoco e surpreendendo a tudo e a todos superou a Costa do Marfim e levou a segunda vaga do grupo C. O vencedor além de fazer história e ir para as quartas-de-final irá enfrentar o vencedor de Holanda e México, que irão jogar no mesmo dia.
Líder e sensação da copa até o momento, a seleção da Costa Rica superou os campeões mundiais de seu grupo e passou com méritos pelo grupo. Com uma defesa forte, que tomou apenas um gol de pênalti e com um ataque eficiente, superou Uruguai e Itália e segurou a Inglaterra. Com Joel Campbell e Bryan Ruíz, seus principais atacantes e com o melhor goleiro do último Campeonato Espanhol, Keylor Navas, a Costa Rica mostrará que está bem, enfrentando um adversário teoricamente mais fraco que seus últimos três rivais.
Por Zeus e por Hades, a Grécia se classificou. Após ser goleada por 3 a 0 contra a Colômbia, empatar sem gols com o Japão e ganhar no último minuto em um gol de pênalti contra a Costa do Marfim, a Grécia terá que provar que não foi por acaso que passou para a 2° fase. O time grego aposta na sua defesa, destaque historicamente no país campeão da Eurocopa em 2004 e pouco vazada nas eliminatórias e em seu principal atacante, Giorgios Samaras. A defesa conta com nomes conhecidos como Sokratis Papastathopoulos e Vasislis Torosidis na defesa e Giorgos Karagounis, o mais experiente jogador da seleção grega e remanescente do título europeu de 2004.
Os times na 1° fase jogaram apostando em contra-ataques, sendo que a Costa Rica demonstrou mais qualidade e sabia atacar em momentos chaves do jogo. A Grécia aposta na sua defesa. A expectativa é de um jogo emocionante, com as equipes dando o sangue em campo e um jogo bem disputado.
Prováveis Escalações:
Costa Rica: Navas; González, Duarte e Umaña ( Miller ); Gamboa, Tejeda, Borges, Bolaños e Junior Díaz; Ruíz e Campbell. Técnico: Jorge Luis Pinto.
Grécia : Glykos ( Krnezis ); Torosidis, Sokratis, Manolas e Cholevas; Katsuranis, Kone e Karagounis ( Samaris ); Samaras, Gekas e Mitroglou. Técnico: Fernando Santos.
Samras, destaque da Grécia
Campbell, destaque da surpresa da Copa até aqui
Caros amigos, amanhã colocarei a análise dos outros quatro jogos. Aproveitem bem este fim de semana e até amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário