sábado, 28 de junho de 2014

Análise das Oitavas de Final - Parte 1

      Bom dia galera, preparados para as oitavas-de-final da Copa do Mundo 2014? Sei que todos estamos ansiosos para as partidas, o jogo da seleção brasileira contra a seleção chilena e toda a expectativa para grandes jogos nesta fase da Copa, já que tivemos partidas espetaculares na 1° fase. Gols, festa nas arquibancadas, emoção em campo e que tudo ocorra dentro na normalidade, é o que esperamos ver hoje e nestes dias de oitavas. Mas claro, não devemos esquecer de problemas extracampo. Isso fica para um próximo Post. Assim como os outro jogos das oitavas, falarei aqui dos jogos deste fim de semana.
      Agora, vamos para análise dos jogos destas oitavas-de-final, que ocorrerão neste fim de semana.




                                                   Brasil X Chile

                                      Estádio  Mineirão - 13:00  ( Horário de Brasília )

        O primeiro jogo das oitavas promete. Brasil e Chile se enfrentam pela terceira vez nesta fase da Copa pela terceira vez. A seleção brasileira ganhou as duas outras semifinais ( 4 a 1 em 1998 e 3 a 0 em 2010 ), sem contar o confronto de semifinal em 1962, que terminou 4 a 2 para a nossa seleção. Neste quarto encontro, portanto, o jogo não será tão fácil.
       O Chile vem de uma derrota para a Holanda, porém empolgados com a grande atuação na vitória sobre a atual campeã, a Espanha por 2 a 0. Os chilenos mostram confiança para este jogo e nos seus destaques, os meio-campistas Arturo Vidal e Charles Aránguiz e os atacantes Eduardo Vargas e Alexis Sánchez. Mas Vidal e o zagueiro Gary Medel podem ser desfalques pro jogo, pois ambos vem de lesão.
      Já a seleção brasileira vem com mudanças na escalação, após atuações irregulares na 1° fase. No meio-campo, o volante Paulinho, contestado após péssimas atuações dá lugar a Fernandinho, que entrou no segundo tempo contra Camarões e deu um outro ritmo à equipe, com uma marcação e saída de bola melhor. Por causa de uma lesão nas costas, David Luiz, um dos destaques da seleção, poderá dar lugar para Dante. Na lateral direita, Felipão chegou a treinar com Maicon no lugar de Daniel Alves, mas provavelmente entrará com o contestado lateral do Barcelona, que apresentou graves problemas de marcação.
      O jogo deverá ser movimentado, pois ambos os times tem jogadores rápidos, capazes de decidir em um só lance e de muita marcação no meio-campo. Ambos irão explorar os pontos fracos dos outros. A deficiência chilena na bola aérea e os problema de marcação do Brasil em seu lado direito serão explorados por ambos o treinadores. Pelo seu histórico mais que favorável e sua qualidade, o Brasil é amplo favorito. Mas terá que se cuidar, pois nos últimos dois jogos o Chile demonstrou ser uma equipe muito mais competitiva contra o Brasil. É esperar para ver.
Prováveis escalações:

  Brasil : Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz ( Dante ) e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Técnico: Luis Felipe Scolari
  Chile : Bravo; Medel, Jara e Silva; Isla, Díaz, Aránguiz, Vidal e Mena; Sánchez e Vargas. Técnico : Jorge Sampaoli

Árbitro : Howard Webb ( ING)


Neymar, destaque do Brasil
                                                                                     Vidal, destaque chileno



                                           Colômbia X Uruguai
                                         Estádio do Maracanã - 17:00 ( Horário de Brasília )

        Mais um confronto sul-americano nesta Copa do Mundo. Colômbia e Uruguai vão se enfrentar hoje, mais tarde no Rio de Janeiro. Com uma campanha invicta na 1° fase e um ataque que marcou 9 gols, a Colômbia entra como favorita no confronto. Mas nunca duvide da força uruguaia, que surge em confrontos como este, em fases decisivas. A seleção colombiana vem com uma geração que deseja fazer história e passar para as quartas-de-final pela primeira vez. Já o Uruguai quer repetir o passado e surpreender no mesmo estádio que causou o " Maracanazzo " e derrotar a seleção cafetera. A Celeste quer repetir o feito do passado e da Copa passada, quando surpreendeu e ficou em 4° lugar. O vencedor deste jogo irá nas quartas, enfrentar Brasil ou Chile, que irão se enfrentar horas antes.
        A Colômbia, sem seu maior craque e artilheiro, Falcão Garcia, aposta nos jovens James Rodríguez e Guillermo Cuadrado para poder avançar. Apresentando um futebol rápido, objetivo e sem sofrer com a defesa, a Colômbia comandada pelo argentino José Pékerman virá a campo com seu time titular completo, embora não me agrade o ataque formado por Gutierrez e Ibarbo, sendo que há opções melhores no banco como Jackson Mártinez do Porto de Portugal e Adrián Ramos que joga no futebol alemão. Ambos se destacaram na goleada sobre o Japão por 4 a 1. Mas é esperado o retorno do ataque titular. Em time que está ganhando, não se mexe.
       Já a seleção uruguai vem com um grande desfalque. Luisito Suárez, suspenso após morder Chiellini na última partida por 9 jogos pela seleção em jogos oficiais e quatro meses em atividades ligadas ao futebol, já está no Uruguai. A Celeste irá sem ele, com protestos, mas tentará surpreender. Forlán entra na vaga do suspenso Suárez. Cavani, que até agora não se destacou tentará comandar o time uruguaio, que tem também bons nomes como Nicolás Lodeiro, Álvaro Pereira e Godin, o novo capitão após Lugano ir para o banco, dando lugar ao jovem e promissor Giménez. Mesmo com o desfalque de seu principal atacante, o Uruguai mostrá a mesma garra que demonstrou contra Inglaterra e Itália, jogos decisivos após a derrota para a Costa Rica.
        Será um jogo com muita garra, pegado, com muitas faltas, mas será um grande show tecnicamente no maio estádio brasileiro, o Maracanã. Nos confrontos recentes, 4 a 0 para a Colômbia e 2 a 0 para o Uruguai nas eliminatórios. Ambas as equipes venceram em suas casas. Agora, veremos como se sairão em campo " neutro ".
Prováveis Escalações:
  
    Colômbia: Ospina; Zuñiga, Yepes, Zapata e Armero; Aguillar, Sánchez, Rodríguez e Cuadrado; Ibarbo e Gutierrez. Técnico: José Pékerman.

     Uruguai: Muslera; Cáceres, Godin, Giménez e Álvaro Pereira; Árevalo, Gónzalez, Cristian Rodríguez e Lodeiro; Forlán ( Stuani ) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Árbitro : Björn Kuipers ( HOL )




                                               Os destaques de ambas as equipe, Rodríguez pelo lado colombiano e 
                                                                   Forlán, o melhor jogador da última Copa, no lugar de Suárez.





                
                       Holanda X México
                      Estádio Castelão - 13:00 ( Horário de Brasília )
               
        Holanda e México medem forças em Fortaleza, no próximo domingo. Será o confronto do melhor ataque, neste caso da Holanda, com 10 gols marcados em 3 jogos contra a defesa mexicana, a melhor da Copa no momento ( Junto com Costa Rica e Bélgica ) que tomou apenas 1 gol. Mas o México também teve um bom saldo ofensivo, que poderia ser maior, porém dois gols legais foram anulados na estreia contra Camarões.
        A seleção laranja vem de excelentes resultados, especialmente a goleada de 5 a 1 sobre a Espanha. Vice-campeã no último torneio em 2010, a Holanda vem invicta da 1° fase, com três vitórias até aqui e quer ser campeã do mundo pela primeira vez aqui no Brasil, mas para isso, terão de superar a desconfiança inicial, de uma equipe que não passou da 1° fase da Eurocopa de 2012 e se classificou num grupo fácil nas eliminatórias. Esperanças depositadas nas canhotas de Arjen Robben e Robin Van Persie. O contra golpe holandês será mortal com estes dois, munidos por Wesley Sneijder.
        O time mexicano, após vir na repescagem, encontrou-se nesta Copa. Invictos e empatados em pontos com o Brasil na 1° fase ( perdeu a liderança no saldo de gols ), o México aposta na defesa. O goleiro Ochoa vem sendo o destaque até aqui, após parar o Brasil em suas defesas, não tão difíceis, mas decisivas. O zagueiro Márquez, o volante Vázquez e o atacante Giovanni dos Santos são os outros destaques do animado time mexicano. A torcida promete invadir Fortaleza.
         Ambas as equipes exploraram os contra-ataques até aqui, mas neste jogo, a expectativa é de que a holanda agrida mais, porém o México poderá assumir as ações do jogo assim que tiver espaços.  Jogo do melhor ataque contra a melhor defesa promete. Vai ferver em Fortaleza.
Prováveis Escalações:

  Holanda: Cillessen; Janmaat, De Vrij, Vlaar, Blind e Kuyt ( Indi ); De Jong, De Guzmán, Sneijder; Robben e Van Persie. Técnico: Louis Van Gaal.

  México: Ochoa; Rodríguez, Márquez e Moreno; Aguillar, Vázquez ( Salcdo ) , Herrera, Guardado e Layún; Dos Santos e Peralta. Técnico: Miguel Herrera.



                                                                Ochoa, destaque do México até aqui.

                                               






Robben, o mais perigoso jogador holandês na atualidade












                   

                    Costa Rica X Grécia 
                    Arena Pernambuco - 17:00 ( Horário de Brasília )

        Costa Rica e Grécia. O jogo das surpresas vai rolar e agitar Recife ( mais precisamente São Lourenço da Mata ) neste domingo. Ambas as equipes se superaram na 1° fase e farão este jogo, que será histórico para o vencedor. Mas já é histórico em si só para as duas equipes. A Costa Rica superou qualquer expectativa e ficou com o primeiro lugar do grupo D. A Grécia, no sufoco e surpreendendo a tudo e a todos superou a Costa do Marfim e levou a segunda vaga do grupo C. O vencedor além de fazer história e ir para as quartas-de-final irá enfrentar o vencedor de Holanda e México, que irão jogar no mesmo dia.
        Líder e sensação da copa até o momento, a seleção da Costa Rica superou os campeões mundiais de seu grupo e passou com méritos pelo grupo. Com uma defesa forte, que tomou apenas um gol de pênalti e com um ataque eficiente, superou Uruguai e Itália e segurou a Inglaterra. Com Joel Campbell e Bryan Ruíz, seus principais atacantes e com o melhor goleiro do último Campeonato Espanhol, Keylor Navas, a Costa Rica mostrará que está bem, enfrentando um adversário teoricamente mais fraco que seus últimos três rivais.
        Por Zeus e por Hades, a Grécia se classificou. Após ser goleada por 3 a 0 contra a Colômbia, empatar sem gols com o Japão e ganhar no último minuto em um gol de pênalti contra a Costa do Marfim, a Grécia terá que provar que não foi por acaso que passou para a 2° fase. O time grego aposta na sua defesa, destaque historicamente no país campeão da Eurocopa em 2004 e pouco vazada nas eliminatórias e em seu principal atacante, Giorgios Samaras. A defesa conta com nomes conhecidos como Sokratis Papastathopoulos e Vasislis Torosidis na defesa e Giorgos Karagounis, o mais experiente jogador da seleção grega e remanescente do título europeu de 2004.
        Os times na 1° fase jogaram apostando em contra-ataques, sendo que a Costa Rica demonstrou mais qualidade e sabia atacar em momentos chaves do jogo. A Grécia aposta na sua defesa. A expectativa é de um jogo emocionante, com as equipes dando o sangue em campo e um jogo bem disputado.
Prováveis Escalações:

  Costa Rica: Navas; González, Duarte e Umaña ( Miller ); Gamboa, Tejeda, Borges, Bolaños e Junior Díaz; Ruíz e Campbell. Técnico: Jorge Luis Pinto.

  Grécia : Glykos ( Krnezis ); Torosidis, Sokratis, Manolas e Cholevas; Katsuranis, Kone e Karagounis ( Samaris ); Samaras, Gekas e Mitroglou. Técnico: Fernando Santos.



     
                                                                Samras, destaque da Grécia






Campbell, destaque da surpresa da Copa até aqui







       Caros amigos, amanhã colocarei a análise dos outros quatro jogos. Aproveitem bem este fim de semana e até amanhã.















Nenhum comentário:

Postar um comentário