O Pica Pau (Woody Woodpecker no original) é uma animação estdadunidense que foi criada em 1940 por Walter Lantz. A animação teve entre 1940 e 1972 cerca de 172 episódios e fez muito sucesso pelo mundo, tendo ganhado uma estrela na calçada da fama de Hollywood. Mais ainda no Brasil. Sendo uma das primeiras animações que foram exibidas pela TV brasileira, o desenho começou a ser exibido na década de 60 peal TV Record. A animação continua sendo exibida até hoje no país, tendo passado pelas mais diversas emissoras, como o SBT e a Globo, voltando à TV Record em 2007 e até hoje está no ar. Além disso, o desenho está em um canal oficial do Youtube com mais de 6 milhões de inscritos apenas do Brasil, um número dez vezes maior do que a versão inglesa. Isso mostra o sucesso que a ave fez no Brasil, virando praticamente uma personagem brasileira e marcando diferentes gerações de adultos e crianças. A popularidade fez a Universal (dona dos direitos do Pica Pau) fazer uma nova animação em 1999 chamada "O Novo Pica Pau" e atualmente uma websérie.
A animação mostra as aventuras de um pica pau antropormófico nas mais diversas situações, sendo na maioria das vezes a ave tentando se dar bem acima de tudo. Outra marca da animação são as suas versões desenhadas, que mudaram bastante com o passar dos anos. Além disso, o Pica Pau também ficou marcado por sua dublagem marcante feita nos estúdios AIC e BKS, contando com alguns dos mais célebres dubladores da história brasileira, como por exemplo Garcia Júnior e Olney Cazarré (1945-1991) sendo as vozes da ave na animação clássica (Marco Antônio Costa e Sérgio Stern foram as vozes nas séries posteriores), além de outros grandes nomes nas personagens secundárias como Borges de Barros (1920-2007), Eleu Salvador (1932-2007), Garcia Neto (1931-1996), Jorge Barcellos, Antônio Moreno, dentro outros. Com uma excelente interpretação e diversos bordões que viram memes até hoje, a dublagem ajudou a imortalizar a animação e na popularidade do desenho.
Entretanto, todo o sucesso do desenho acabou ocultando algumas questões que se tornaram sensíveis hoje em dia. Nas décadas em que o desenho fora originalmente exibido, a animação exibia piadas e cenas que certamente hoje não seriam bem aceitos (tal como em diversas animações daquela época) e já é sabido que o próprio Pica Pau está longe de ser uma protagonista exemplar, especialmente para as crianças. Tentando se dar bem a qualquer custo, a ave emprega métodos nada limpos para conseguir o que quer na maioria das vezes. Mas além do comportamento da protagonista, a obra retrata preconceitos e comportamentos que hoje não seriam mais tolerados, mas que na época não causava grandes problemas com o público. Porém, os tempos mudaram e muito do que o desenho retratou certamente não seria mostrado e sofreria boicote do público ou de parte de alguns setores.
Hoje, o blog vai mostrar alguns episódios que possuem trechos ou temáticas que hoje em dia não cairiam muito bem e que certamente você não mostraria para seus filhos. O blog não tem inteção nenhuma de cancelar o Pica Pau (sou um grande fã da série), mas é necessário discutir algumas temáticas que os episódios passavam e que não éramos capazes de discernir. Bora lá!
Yellow-face
Episódio: O Biruta (1941)
Sinopse: Neste episódio, o Pica-Pau deixa um guarda maluco após oferecer sua ajuda para pegar um rachador (sendo ele mesmo um). No fim, o guarda fica biruta e vai para um hospício. O episódio é conhecido como aquele do rachador.
Por que seria cancelado?
Enquanto estava fazendo o guarda pirar, o Pica Pau se disfarça de um transportador chinês e fala com um sotaque chinês no jeito de falar. Provavelmente seria cancelado nos dias de hoje acusado de Yellow Face, neste caso um ator ou personagem não oriental imitando a forma de falar ou se "montando" com a aparência de um oriental (olhos puxado, bigode fino, chapéu, etc.). Em um mundo hoje que está combatendo esteriótipos e abraçando todas as culturas, piadas como essas não seriam mais toleradas. Mas o tema entrou em voga novamente por conta da pandemia de coronavírus.
Touradas ilegais
Episódio: O matador de Hollywood (1942)
Sinopse: O Pica Pau participa de uma tourada, encarando Osnar, o Terrível. Entre as mil e uma loucuras que ele apronta com o Touro, no final o Pica Pau vence a tourada e transforma o Touro em lanche.
Por que seria cancelado?
Embora façam parte da cultura do mundo hispânico, as touradas estão entre os eventos mais perigosos do mundo. Seja para os participantes, ainda mais para os próprios animais. Os touros, quando perdem na arena, costumamente são mortos. Fora os mau-tratos que sofrem antes das touradas para que fiquem nervosos e possam entreter o público. Por causa disso, muitos países estão proibindo touradas e atualmente elas só acontecem em poucos países. O episódio reforça os maus-tratos que os animais sofrem antes e durante os espetáculos, além do touro ter morrido no final do episódio, representando o que acontece com o touro que perde o evento. E ele ter virando hambúrguer do lanche revoltaria os vegetarianos também.
Um diabo no céu
Episódio: O afanador de gasolina (1943)
Sinopse: Num episódio que representa o Brasil atual, o Pica Pau não pode abastecer seu carro devido ao racionamento de combustível. Então, ele tem a brilhante ideia de roubar gasolina de outro carro, mas eis que era um carro de polícia. No fim, após muitas confusões com o guarda, eles batem as botas.
Por que seria cancelado?
Apesar do próprio roubo de gasolina ser um crime por si só, a situação do cancelamento deste episódio seria outra. No começo do episódio, ao ler uma placa que pedia para economizar gasolina e pneu, o Pica Pau simplesmente diz "Eu sou um Diabo necessário". Só esta frase faria religiosos do mundo inteiro pedirem que o desenho não fosse exibido por induzir as crianças ao satanismo. Mas por ironia do destino, o Pica Pau morreu e foi para...o ceú.
Quanto esteriótipo
Episódio: O Barbeiro de Sevilla (1944)
Sinopse: Em um dos mais clássico episódios da série, o Pica Pau vai ao salão cortar o cabelo. Mas ao ver que o barbeiro não está lá, ele resolve assumir o negócio e aprontar todas no salão.
Por que seria cancelado?
Em um episódio no contexto da Segunda Guerra Mundial, os vilões dos desenhos desta época eram dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Um dos clientes do salão aparentemente era um operário ítalo-estadunidense, que foi bastante zoado pelo Pica Pau. Antes disso, um índigena havia ido ao salão e foi representado com diversos esteriótipos pelo qual os nativos eram representados como ignorantes, falando errado e sendo sacaneado pela protagonista. Por conta deste preconceito histórico contra os índios, este episódio atualmente seria cancelado.
Essas mulheres seriam....
Episódio: O Pica Pau come fora (1945)
Sinopse: Quando não encontra nenhum restaurante aberto, o Pica Pau pensou que uma loja de taxidermia era um. Ao entrar e encher o saco do dono, o dono do estabelecimento descobre que o museu dará 100 mil dólares por um Pica Pau empalhado. O dono bem que tentou, mas não conseguiu empalhar o Pica Pau e perdeu 100 mil dólares.
Por que seria cancelado?
Quando o dono da loja pensava o que fazer com o dinheiro, ele imaginou o que faria com o dinheiro. Carros, iates, mansões e...mulheres. Foi o que ele mais pensou e isso causaria problemas. As mulheres em questão pareciam que trabalhavam em uma casa de burlesco pelas roupas delas. Isso poderia levar a interpretação de que as mulheres eram prostitutas. Além disso, as mulheres são vistas como um troféu e longe de serem humanas. Era reflexo de uma época em que poucas mulheres tinham espaço. Hoje, já é diferente e bem diferente...
Drag Queen
Episódio: O Polka do Pica Pau (1951)
Sinopse: Em um episódio mudo, o Pica Pau tenta entrar em uma festa na qual ele não fora convidado. Então, para entrar, o pássaro se veste de mulher para encantar o porteiro (que era o Leôncio) e assim poder comer e dançar a noite toda.
Por que seria cancelado?
Muitos conservadores iriam cancelar este episódio pelo simples fato de o Pica Pau se travestir de mulher. Ainda hoje, Drag Queens como Pablo Vittar sofrem com a homofobia e o preconceito. Então, muitos pais iriam falar para o filhos não assistirem o episódio por medo de se vestirem de mulher.
Doses seguras de narguilé
Episódio: Briga em Marrocos (1954)
Sinopse: Pica-Pau é incubido de proteger a Princesa Salame ante a ameaça do bandido Zeca Urubu.
Por que seria cancelado?
Em uma cena do episódio, Pica Pau e Zeca Urubu brigam pela chave da cela onde a Princesa Salame está presa. A chave cai em uma vasilha de...narguilé. Pois é. Pica Pau e Zeca Urubu, para tirarem a chave de lá, resolvem "fumar" o narguilé para tirarem a chave de lá. Ambos ficam até "alterados", mas conseguem tirar a chave e continuam brigando por ela. Mas esse episódio seria cancelado nos dias de hoje por ter clara referências as drogas.
Maus tratos aos animais
Episódio: Os desabrigados (1955)
Sinopse: Ao ter sua casa destruída porum cachorro, Pica Pau resolve se vingar e destrói a casa do cachorro. Por causa da chuva forte, ambos se abrigam na casa de uma velhinha casada com um...homem bem "gentil". Por causa das brigas dos animais, o homem faz o possível para botar os dois para fora de casa.
Por que seria cancelado?
O episódio em si não parece ter nada de grave, porém hoje em dia com as pessoas mais conscientes sobre a violência contra os animais, este episódio seria cancelado. O motivo é pelo fato do homem do episódio aparecer constantemente agredindo o cachorro, pior ainda quando ele bota o bicho para fora. Isso seria visto como maus tratos aos animais.
Maus tratos aos animais 2
Episódio: Farejador vs. Pica Pau (1955)
Sinopse: Numa aula sobre taxidermia, Pica Pau e outros animais estão encarcerados com o objetivo de serem empalhados (ou recheados). Pica Pau consegue escapar e é perseguido por um cachorro. A ave apronta mil e uma com o pobre Sabujo (raça do cachorro) e causa o insucesso deste. Mas para salvar o bicho de ser sacrificado, eles se unem e botam para fora o "Professor".
Por que seria cancelado?
Mais um episódio sobre maus tratos aos animais e este ainda mais cruel. Os animais estão presos e com o objetivo de servirem para experimentos para taxidermia. Os aniamis aparentemente estão mal alimentados e lamentam quando Pica Pau é levado pelo Professor para servir de experiência. Outra cena explícita que evidencia os maus tratos é quando o Professo diz que irá sacrificar o cachorro por não conseguir trazer o pássaro fujão,mas o mesmo é salvo após Pica Pau se deixar ser capturado e ambos se salvam. Mas as referências aos maus tratos fariam este episódio ser cancelado mais uma vez.
Maus tratos aos animais 3
Episódio: Pica Pau Ama Seca (1955)
Sinopse: Pica Pau é contratado para ser babá por uma noite. Porém, ele descobre que o bebê é um Gorila e o casal são caçadores. Após várias confusões para fazer o gorila dormir, Pica Pau descobre que o casal foi caçar por 20 anos. Ao "matar" o casal, ele resolve atordoar o gorila no final.
Por que seria cancelado?
No terceiro episódio seguido sobre maus tratos aos animais, este episódio traz referências implícitas sobre maus tratos aos animais, como o fato do casal ser de caçadores e o gorila ser tratado como um bebê, sendo um animal exótico trazido da África para servir de pet.
Nativos mal representados
Episódio: Chefe Charlie Cavalo (1956)
Sinopse: Terminando um índio de madeira, Pica Pau recebe a visita de um xerife que confude a escultura com um criminoso real. Há uma grande recompensa por ele, então Pica Pau descobre que o verdadeiro criminoso está em sua loja. Após conflitos, ele consegue levar o bandido à delegacia. Mas o delegado pensa ser um índio de madeira.
Por que seria cancelado?
Não apenas esse, mas quase todos os episódios de Pica Pau que envolvem índigenas são bastante problemáticos. Este em especial coloca o índio como um criminoso por um crime que significa que ele falsificava fichas de apostas. Na maioria dos episódios, os índios são reduzidos a selvagens que falam errado e antagonistas, tendo poucas qualidades. Sendo considerado um criminoso então, fica ainda pior. Esse é o reflexo dos desenhos mais antigos, nos quais as minorias eram retratadas como antagonistas ou como piadas.
Satanismo
Episódio: Seu melhor duende (1958)
Sinopse: Lotado de dívidas, o Pica Pau recebe a visita de um duende que promete resolver seus problemas. Mas ao pedir para ficar rico, o duende leva o Pica Pau ao cofre de um banco e ao sair de lá, a polícia corre atrás por pensar que ele assaltou o banco. Depois de conseguir sair da enrascada, Pica Pau pede ao duende para ir àquele lugar que não devo falar aqui.
Por que seria cancelado?
A parte final do episódio é bastante polêmica por mostrar o dito cujo falando com o duende e dizendo que ele "voltou ao seu lugar antigo". Dado a interpretação, o duende veio daquele lugar e representaria o coisa ruim. Mais um episódio que seria cancelado por teóricos religiosos ultra-conservadores que diriam que o desenho possui pacto. Ainda há vídeos circulando na internet em que mostra o duende fazendo sinais satanistas. Difícil o episódio conseguir se manter no ar desse jeito.
Muitas e muitas armas
Episódio: O último Martin (1960)
Sinopse: Em uma paródia da contenta entre os Hatfields e McCoys, no caso entre os Martin e Coy, o Pica Pau acidentalmente ressucita a briga ao visitar o museu da família Coy que fora toda derrotada pelos Martin. O último Martin vivo, ao ver que o tiro fora disparado da antiga casa dos Coy, parte mais uma vez para a briga.
Por que seria cancelado?
O episódio apresenta um grande excesso de armas, mesmo para um episódio de um desenho já considerado violento, tendo inclusive momentos em que as personagens atiram mesmo contra o outro desarmado. Por ser um desenho animado, as coisas acabam bem. Mas na vida real a coisa seria diferente. Por conter muitas referências e tiroteios, o episódio seria mal visto por pessoas que defendem o desarmamento.
Preconceito religioso
Episódio: O Rei do Voo-Doo (1962)
Sinopse: Ao atrapalhar um programa de rádio dedicado ao vudu, Pica Pau se mete em problemas com Zé Jacaré, um praticante do vuduísmo, que acaba atraindo a ave para sua toca e desejando comê-lo. Mal sabia ele que seria o seu fim.
Por que seria cancelado?
Claramente este episódio sofreria um boicote por pessoas que professam o vuduísmo e outras religiões de matriz afro. Quando o Pica Pau diz coisas como "Vudu é tapiação", "Vudu come angú" e "Vudu é pra jacú", as frases são bem explícitas ao tirar sarro com uma religião. E fora os outros preconceitos, como quando Zé Jacaré diz que faria "Magia Negra", ou seja, atribuindo a religião a coisas ruins. E reforçando mais ainda a visão de que o Vudu é uma religião feita de pessoas ruins e com práticas contestáveis, como hipnotismo ou o conhecido boneco de vudu. Em um mundo que avança no combate ao preconceito religioso (e consequentemente racial), este episódio seria com certeza um mal exemplo.
Experiência em animais
Episódio: Fricção Científica (1963)
Sinopse: Pica Pau cai em uma enrascada e acaba virando cobaia em um experimento que misturaria o seu cérebro com o de um macaco. O cientista admite que misturou muitas coisas no passado e este seria o melhor. No final, nada sai como planejado.
Por que seria cancelado?
Em outro episódio que envolve maus tratos aos animais, este episódio vem a um debate moderno: o uso de animais em experimentos científicos. Muitas marcas, para melhorar suas imagens, estão certificando que seus produtos não utilizaram animais na sua concepção. Animais utilizados em experimentos são muitas vezes maltratados e morrem na maioria dos experimentos. E no episódio não é diferente, pois o macaco é mantido em cativeiro e parecia bastante ansioso em conseguir escapar. Ele consegue até mais que isso no episódio. Mas não saberíamos o que aconteceria na vida real, então episódio cancelado.
Carne polêmica
Episódio: Problema cavalr (1967)
Sinopse: Pica Pau tenta proteger Pé-de-Pano (seu cavalo) de um índio que quer se aliemntar do seu mascote.
Por que seria cancelado?
Em mais um episódio em que índios são antagonistas e motivos de chacota pela forma de falar, o episódio ainda traz a questão do índio querer comer carne de cavalo (hábito moralmente condenável no Ocidente). Apesar de ser já ridicularizado, o episódio ainda traz esta problemática e coloca o índio como agente de um hábito condenável. Mais um episódio cancelado, seja por quem defende as minorias ou por quem defende os animais.
Violência doméstica
Episódio: Briga para ninguém botar defeito (1968)
Sinopse: Pica Pau trouba comida de um casal do interior e acaba botando lenha na fogueira na briga deste casal, pois a mulher pensa que o marido comeu tudo sem deixar nada para ela.
Por que seria cancelado?
Ainda que ambos os membros do casal se agridem, o episódio é uma representação de uma briga de casal com tons mais jocosos, ainda mais com o Pica Pau causando mais situações para colocar o casal em guerra. Ainda que não haja uma violência explicíta contra a mulher, ela sofre em algumas situações. Mais um episódio que seria cancelado por incentivar violência doméstica
E aí, tem mais algum episódio que possui alguma problemática que você não aceitaria ou não seria aceito nos dias de hoje? Comenta aí.